9 países baratos para viajar sem passaporte onde brasileiros podem ir

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Brasileiros não precisam de passaporte para viajar para nove países na América do Sul, que fazem parte do Mercosul.

Esse acordo diplomático criado em 1991, estabeleceu a livre circulação de bens, serviços, pessoas, informações e mercadorias entre seus membros.

Ou seja, você só precisa apresentar seu documento de identificação brasileiro (RG) para entrar nos países pertencentes ao bloco.

9 países para viajar sem passaporte, só com RG

A seguir, você encontra a lista de países para viajar sem passaporte em 2024.

Aproveite a facilidade burocrática para aventurar-se pelas riquezas culturais, históricas e naturais dos nossos irmãos sul-americanos.


Essa é a lista de países que você não precisa de visto ou apresentar passaporte para entrar.


Leia também: Calendário de feriados 2024 para planejar suas viagens


1. Explore a Argentina sem passaporte 

A Argentina é um destino perfeito para quem quer viajar para fora do Brasil pela primeira vez.

Os preços são ótimos e as paisagens e atividades são diversas e interessantes. Da maravilhosa capital Buenos Aires, às vinícolas de Mendoza, passando pela selvagem Patagônia, a Argentina é um país incrível e está à sua espera.

Veja a seguir, dicas dos principais destinos na Argentina.

Como visitar a Argentina sem passaporte

» Buenos Aires (4 dias)

Buenos Aires, a capital argentina, é famosa pela sua arquitetura, cultura, gastronomia e vida noturna.

Conheça o Microcentro de Buenos Aires, o coração da cidade. Visite o Caminito e passei por bairros como Palermo, Recoleta e San Telmo para conhecer uma cidade vibrante, cultural e com uma gastronomia riquíssima!

Não deixe de assistir a um show de tango em Buenos Aires, hein? É imperdível!


» Mendoza (3 dias)

A região de Mendoza é a principal produtora de vinho da Argentina e oferece paisagens deslumbrantes da Cordilheira dos Andes. Você pode fazer degustações nas vinícolas, visitar o Parque Provincial Aconcágua, e relaxar nas termas de Cacheuta.

Conheça os TOP passeios em Mendoza.


» Bariloche (3 dias)

Bariloche é a porta de entrada da Patagônia argentina. Um paraíso para os amantes da natureza e dos esportes de inverno.

Você pode fazer o cruce andino pelos lados da Cordilheira dos Andes, explorar o Parque Nacional Nahuel Huapi. E se aventurar no Cerro Catedral, onde fica uma das estações de esqui mais famosas da América do Sul.



Não tem necessidade do passaporte, mas o RG é essencial, hein? 

É importante saber que para ingressar em todos os países é necessário ter um documento de identidade válido.

O RG deve estar em bom estado de conservação. E deve ter uma foto atualizada, que permita o seu reconhecimento físico.


Leia também: Ranking dos passaportes mais poderosos do mundo


2. Visite a Bolívia sem passaporte 

Visitar a Bolívia é uma oportunidade única de conhecer sua rica cultura, povo acolhedor e algumas paisagens de tirar o fôlego.

Veja a seguir, dicas dos 3 principais destinos no país.

Como visitar a Bolívia sem passaporte

» La Paz (2 dias)

A capital boliviana é uma cidade vibrante e colorida, situada a mais de 3.600 metros de altitude.

Você pode conhecer o centro histórico, o Mercado de las Bruxas e o Mirador Killi Killi.

Não deixe de fazer um passeio até Tiwanaku, local onde ficava a capital do poderoso Império Pré-Inca, que teve seu apogeu entre 500 e 900 A.E.C (antes da era comum).

Veja mais dicas sobre o que fazer em La Paz.


» Salar do Uyuni (3 dias)

O Salar de Uyuni é o maior e mais alto deserto de sal do mundo. Tem mais de 10 mil km² e é um lugar mágico. Lá você pode caminha sobre o reflexo do céu, visitar, ilhas de cactos, lagoas coloridas e vulcões.


» Lago Titicaca, em Copacabana (2 dias)

A cidade de Copacabana é a porta de entrada para o Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo.

Você pode fazer um passeio de barco até a Isla del Sol, a ilha sagrada dos incas. E admirar a vista do Cerro Calvario.


3. Aventure-se pelo Chile sem passaporte

3 destinos para viajar no Chile sem passaporte

O Chile é um dos melhores países da América do Sul para visitar sem passaporte. Alguns destinos chilenos imperdíveis, são:

» Santiago (3 dias)

A capital chilena é uma metrópole moderna e cosmopolita, cercada pela Cordilheira dos Andes.

Visite o Palacio de la Moneda, a Plaza de Armas, o Cerro Santa Lucía, o Cerro San Cristóbal, o Museu de Arte Precolombino e o Sky Costanera.

Veja mais dicas do que fazer em Santiago.


» Deserto do Atacama (4 dias)

O deserto do Atacama é o mais árido e um dos mais belos do mundo. A partir da cidade de San Pedro de Atacama, você pode fazer diversos passeios para conhecer o Valle de la Luna, o Valle de la Muerte, os Geysers del Tatio, as Lagunas Escondidas de Baltinache, o Salar de Atacama e muito mais.


» Patagônia Aysén (4 dias)

A região de Aysén, na parte norte da Patagônia chilena é menos famosa que a irmã do Sul, mas tem um ar selvagem e inexplorado capaz de deixar qualquer viajante apaixonado.

Cortada pela mítica Carretera Austral, essa região guarda destinos com paisagens de tirar o fôlego. Montanhas com picos nevados, lagos turquesa, florestas verdinhas, imensas cascatas, geleiras, cavernas de mármore, e muito mais!



4. Conheça a Colômbia sem passaporte

A Colômbia oferece uma rica mistura de cultura urbana, história e praias caribenhas.

Veja a seguir, dicas sobre mais fascinantes destinos colombianos para você começar a organizar a sua viagem.

Nova regras e requisitos para uma viagem para Colômbia em 2022

» Bogotá (3 dias)

A capital colombiana é uma cidade cheia de contrastes, história, arte e cultura. Explore o centro histórico, a Candelária, um bairro histórico com edifícios coloniais.

Além de conhecer o Museu do Ouro, o Museu Botero e subir o Cerro de Monserrate de teleférico.


» Medellín (2 dias)

A cidade de Medellín é um exemplo de transformação e inovação na Colômbia. Conheça o Parque Botero, o Parque Explora, o Jardim Botânico, o Pueblito Paisa, o Parque Arví e o metrocable.

Você também pode visitar a Comuna 13, um bairro que se tornou um símbolo de arte urbana e transformação social.


» Cartagena (3 dias)

A cidade colonial de Cartagena é uma das mais charmosas e românticas da Colômbia. Encante-se com sua arquitetura colonial, as cores, as flores, as muralhas, os castelos, as igrejas e as praças da cidade. E aproveite as praias e as ilhas caribenhas.


» San Andrés (3 dias)

San Andrés é uma ilha situada no mar do Caribe e um dos destinos de praia mais populares da Colômbia. A ilha tem muitos atrativos para os visitantes, como diversas praias paradisíacas e o famoso mar de sete cores.

Não deixe de visitar as pequenas ilhas situadas no litoral de san Andrés, chamadas de cayos. A mais famosa delas é Johnny Cay.



5. Visite o Equador sem passaporte

O Equador é o menor país da América do Sul. E abriga o famoso arquipélago de Galápagos, um paraíso para os amantes da natureza.

O país também possui vulcões, floresta Amazônica e montanhas nevadas. E dá para visitar tudo isso sem a necessidade de um passaporte. Bom, hein?

Dicas de viagem para o Equador sem passaporte

» Quito (2 dias)

A capital equatoriana é uma das cidades mais antigas e preservadas da América do Sul. Você pode visitar o centro histórico, a Plaza de la Independencia, a Basílica del Voto Nacional, o Panecillo, o Teleférico. E a Mitad del Mundo, o monumento que marca a linha do Equador.


» Galápagos (5 dias)

O arquipélago de Galápagos é um dos lugares mais incríveis e únicos do mundo, onde você pode ver de perto uma variedade de animais endêmicos e exóticos, como tartarugas gigantes, iguanas marinhas, leões marinhos, pinguins e pássaros de todos os tipos.

Você pode fazer cruzeiros, mergulhos, caminhadas e observação da vida selvagem.


» Baños (2 dias)

A cidade de Baños é um destino ideal para os amantes de aventura e natureza. Você pode fazer atividades como rafting, canyoning, tirolesa, bungee jumping, ciclismo e trekking.

Você também pode relaxar nas águas termais e admirar a bela Cascata do Pailón del Diablo.


6. Conheça o Paraguai sem passaporte

O Paraguai oferece muita coisa além das compras na Ciudad del Este. Com uma história rica, beleza natural e uma vida noturna vibrante, o país oferece muito para os visitantes.

Conheça o Paraguai sem passaporte

» Assunção (2 dias)

A capital paraguaia é uma cidade verde e cultural. Aqui, você pode visitar o Panteón de los Héroes, a Casa de La Independencia, o Museo del Barro e o Circuito Mágico das Águas.


» Trinidad y Jesús (1 dia)

Essas ruínas das missões jesuítas são Patrimônios Mundiais da UNESCO e mostram a arquitetura e a história da época colonial.


» Encarnación (2 dias)

A cidade mais popular do Paraguai é famosa pelas suas praias de água doce no Rio Paraná e pelo seu Carnaval animado, que acontece na temporada de verão, entre janeiro e fevereiro. E dura oito noites consecutivas.


7. Descubra o Peru sem passaporte

Lima, Machu Picchu, Cuzco e as misteriosas Linhas de Nazca fazem do Peru um dos destinos mais fascinantes do mundo. Sua gastronomia única é um destaque adicional.

Dicas de destinos para conhecer o Peru sem passaporte

» Lima (3 dias)

A capital peruana é uma metrópole cosmopolita e histórica. E guarda alguns dos melhores restaurantes das Américas. Visite a Plaza de Armas e seus edifícios históricos, o Parque da Reserva e o bairro de Miraflores.

» Cusco (4 dias)

A antiga capital do Império Inca é uma cidade cheia de charme e mistério. Conheça o centro histórico e faça os diversos passeios a região. O Vale Sagrado dos Incas é o mais famoso deles.

» Machu Picchu (1 dia)

A cidade perdida dos incas é uma das maravilhas do mundo. E conhecê-la é uma experiência única de contato com a natureza e a história da nossa civilização. Simplesmente imperdível!

Você pode chegar lá pela trilha inca ou pelo trem panorâmico.



8. Visite o Uruguai sem passaporte

O Uruguai é um país encantador, que oferece uma série de benefícios para viajantes estrangeiros. Além de ser nosso vizinho.

Veja a seguir, dicas para planejar seu roteiro de viagem pelo Uruguai e seus mais importantes destinos turísticos.

Três destinos para conhecer no Uruguai sem passaporte

» Montevidéu (3 dias)

A capital uruguaia é uma cidade elegante e boêmia. Aqui, você pode apreciar a arquitetura, a gastronomia, cultura e a vida noturna. Visite a Praça Independência, o Teatro Solís, o Mercado del Puerto e o Parque Rodó.

E não deixe de assistir a um show de ritmos tradicionais do Uruguai, como o candombe, tango, milonga e folclore. Recomendo o restaurante El Milongón.


» Punta del Este (3 dias)

A cidade mais badalada do Uruguai é um destino de luxo e diversão. Localizada a 130km da capital Montevidéu, é o local perfeito para curtir belas praias, apostar nos cassinos e aproveitar restaurantes e festas badaladas.

Não deixe de conhecer o Monumento al Ahogado e a Casapueblo, uma obra-prima do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró.


» Colonia del Sacramento (2 dias)

A cidade colonial de Colonia del Sacramento é uma das mais charmosas e românticas do Uruguai.

Passeie pelas ruas de pedra do centro histórico, que é considerado um Patrimônio Mundial pela Unesco. Visite o Farol e faça um passeio de barco pelo rio da Prata.


9. Conheça a Venezuela sem passaporte

A Venezuela completa essa lista de países que não precisam de passaporte para brasileiros. E apesar do cenário político instável, o país tem muito a oferecer aos viajantes.

Dicas para viajar para Venezuela sem passaporte

» Caracas (2 dias)

A capital venezuelana é uma cidade vibrante e moderna. Conheça o centro histórico, o Panteón Nacional, o Museu de Arte Contemporânea, o Parque del Este e o Teleférico de Ávila.


» Los Roques (3 dias)

O arquipélago de Los Roques é um dos lugares mais bonitos e paradisíacos da Venezuela. Aqui você pode desfrutar de praias de areia branca e água cristalina, ilhas desertas, recifes de coral e vida marinha.


» Salto Ángel (2 dias)

O Salto Ángel é a maior cachoeira do mundo, com 979 metros de altura. Ele fica no Parque Nacional Canaima, que também possui outras paisagens espetaculares de montanhas, rios, lagos e florestas.

Você pode fazer passeios de barco, avião ou helicóptero para admirar essa maravilha natural.


Abra uma conta internacional gratuita e economize muito na sua viagem!

As contas internacionais revolucionaram a forma de fazer operações com moeda estrangeira. Elas funcionam como as contas-correntes brasileiras e oferecem um cartão internacional de débito.

Eu recomendo a conta Nomad e a conta multimoedas da Wise.

Essas contas usam a cotação comercial do dólar e cobram IOF menor que o do cartão de crédito brasileiro. É a maneira mais prática, segura e moderna para levar dinheiro em viagens internacionais.

Até porque muitos lugares não aceitam mais dinheiro em espécie.


Leia também: Use nosso cupom Nomad exclusivo para ganhar 20 dólares de presente para abrir a sua conta


Quais são os outros documentos necessários para viajar sem passaporte?

Você pode viajar sem um passaporte para todos esses países. Porém, é importante saber que existem outros documentos e regras que devem ser seguidas.

» Seu RG deve estar em boas condições.

Além disso, a foto do documento de identidade deve estar atualizada, e deve permitir o seu reconhecimento.

» Seguro viagem é essencial para toda e qualquer viagem para o exterior.

Mesmo que não seja obrigatório em todos os países, é altamente recomendável contratar um seguro de viagem.

Ele oferece proteção em caso de emergências médicas, roubo, extravio de bagagem e outros imprevistos.

Use um comparador online para encontrar o plano de seguro viagem com melhor custo-benefício para você. Eu recomendo o site da Seguros Promo.

» Certificados de Vacinação

Alguns países podem exigir comprovantes de vacinação contra a febre-amarela e a COVID-19 na imigração. Verifique os requisitos de saúde específicos de cada país antes da sua viagem.

» Outros comprovantes de viagem

Antes de passar pela imigração, é sempre bom ter em mãos alguns outros comprovantes, como: a passagem de volta para o Brasil, o comprovante de hospedagem. E algum tipo de comprovação financeira que mostre que você tem condições para se sustentar no país durante a viagem.

Pode ser dinheiro vivo, extrato bancário e até o saldo de uma conta internacional, por exemplo.

» PID (Permissão Internacional para Dirigir)

A CNH brasileira é aceita como comprovante de habilitação de veículo internacional em todos os países do Mercosul.

Porém, por excesso de zelo e algumas experiências traumáticas com abordagens policiais de trânsito no exterior, eu recomendo que você faça a Permissão Internacional para Dirigir (PID) caso for dirigir na gringa.

O documento segue um padrão internacional e é uma tradução da CNH em 9 idiomas. Ele, com certeza, vai facilitar muito a comunicação em caso de qualquer problema ou acidente.

Dá para emitir a PID online e você pode usá-la por até 3 anos (ou até a validade da sua CNH brasileira), em locais e viagens diferentes.


Informe-se com antecedência através do site oficial do consulado do país que você pretende visitar.


Atenção: CNH não é válida como documento de identidade fora do Brasil

Outra informação importante é que não dá para viajar com a carteira de motorista brasileira (CNH), carteira profissional ou carteira de trabalho como comprovante de identidade.

Esses documentos não são aceitos em outros países, nem mesmo os países do Mercosul.


Conheça os documentos e regras de viagem para os principais países do Mercosul


Passagens aéreas baratas para viajar sem passaporte na América do Sul

Eu uso algumas ferramentas online para comprar passagem aérea barata. A primeira delas é o Google Flights. Ferramenta super útil que me permite pesquisar as melhores datas para embarque.

Os sites Skyscanner e o Vai de Promo também oferecem descontos imperdíveis em passagem aérea.


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM