O que fazer em Porto Rico: 11 experiências e dicas imperdíveis

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Porto Rico é um dos destinos mais interessantes do Caribe. Com muita história, belas praias, natureza exuberante, culinária deliciosa e um povo super hospitaleiro, conhecer la Isla del Encanto é uma daquelas experiências que irão te surpreender. Tem tanta coisa para ver e fazer em Porto Rico, que você vai se encantar do início ao fim da sua viagem.

E antes que você me pergunte, vale a pena conhecer a terra dos Menudos bem despacito, no ritmo das águas mansas e claras do Caribe. Aproveite as dicas e vem ver como Porto Rito é um encanto!

O que fazer em Porto Rico: 11 dicas incríveis


Porto Rico: uma breve introdução

Porto Rico é composto por um arquipélago que fica no Mar do Caribe, entre a República Dominicana e as Ilhas Virgens (Americanas e Britânicas). O arquipélago é formado por uma ilha principal, onde fica a capital San Juan e várias pequenas ilhas (cayos).

A ilha é uma colônia espanhola desde a chegada de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo em 1492, mas n ofinal do século XIX, Porto Rico tornou-se território estadunidense, e desde então, é um pedaço dos Estados Unidos em pleno Caribe.

Mapa de Porto Rico, no Caribe
Mapa adaptado de googlemaps.com

A língua oficial de Porto Rico é o inglês – além do espanhol -, a moeda é o dólar e você precisa ter o visto americano para visitar a Ilha. Mas não é tudo tão simples assim. Geopoliticamente, Porto Rico é um território não incorporado dos Estados Unidos mas não é um estado, como o Havaí, por exemplo.


Estado Livre Associado de Porto Rico

O status de ‘Estado Livre Associado de Porto Rico’ dá alguns direitos aos porto-riquenhos, como cidadania americana e livre trânsito em território estadunidense, mas não garante direito de voto para presidente (a menos que morem nos EUA continental).

Além disso, o único representante de Porto Rico no Congresso também não tem qualquer poder de voto.

Parece um assunto complicado? E é! Em 2017, foi realizado um referendo em Porto Rico e com cerca de 97% dos votos, os porto-riquenhos escolheram se tornar o 51º estado americano. Porém, a consulta popular foi altamente boicotada, e registrou a participação de apenas 22,7% dos 2.2 milhões de porto-riquenhos.

Muitos partidos independentistas consideraram a consulta uma mentira, já que o referendo não era vinculante para os EUA.

Como eu falei, a história de Porto Rico é complexa e o assunto divide opiniões. Mesmo sendo ‘parte dos Estados Unidos’, a construção da cultura e ‘nação’ porto-riquenha é um processo muito mais delicado e tem muitos aspectos similares à formação cultural de outras ilhas caribenhas e mesmo com nosso Brasil.


Abra uma conta gratuita em dólar e economize muito na viagem para Porto Rico

Passei a economizar MUITO nas minhas viagens para o exterior desde que comecei a usar os novos cartões de débito vinculados a contas internacionais como Nomad e Wise.

Essas contas são gratuitas e além de oferecerem um cartão de débito Mastercard sem taxas ou anuidade, usam o câmbio do dólar comercial (bem mais vantajoso do que o dólar turismo, usado pelas casas de câmbio e bancos) e cobra apenas 1,1% de IOF (menos que os 5,38% do cartão de crédito brasileiro).


Leia também: Saiba como funciona a conta Nomad gratuita e ganhe até US$ 20 de presente (R$ 100).


O que fazer em Porto Rico: 11 experiências imperdíveis

Preparei essa lista com 11 dicas imperdíveis de o que fazer em Porto Rico para todos os gostos e tipos de viagem.

Experimentar La Isla del Encanto em toda sua plenitude é deixar-se levar pelas belezas naturais e riquíssima mistura cultural entre a cultura africana, a cultura indígena dos Taínos e a cultura europeia imposta pelos colonizadores espanhóis.

A seguir, você encontra uma lista com as melhores atrações de Porto Rico.


1. Explore Old San Juan a pé

Old San Juan, ou Viejo San Juan é o bairro onde nasceu a cidade que é a capital de Porto Rico, lá em 1520. A região é belíssima e recebeu o título de Patrimônio Histórico pela Unesco e é um dos principais pontos turísticos de Porto Rico. À primeira vista você já entende o porquê.

Conheça Old San Juan, em Porto Rico

A segunda cidade mais antiga do hemisfério oeste foi batizada em homenagem a San Juan Bautista (São João Batista) e foi planejada usando a razão dourada de Fibonaci.

As ruas coloridas de Old San Juan formam um verdadeiro museu a céu aberto. Caminhar por elas fará você embarcar em uma viagem no tempo até a época da colonização do Caribe pelos espanhóis, que deixaram por aqui sua marca.

Exemplos disso são os fortes, marcas vivas da importância estratégica de Porto Rico desde os primeiros anos de exploração do Novo Mundo.

Os principais fortes em San Juan, que você tem que visitar são o Castillo de San Cristóbal, a maior fortificação erguida pelos espanhóis nas Américas (construído entre 1634 e 1790), o Castillo San Felipe del Morro e o Palácio de Santa Catalina, também conhecido como La Fortaleza, que ainda hoje é usado como sede executiva do governador de Porto Rico.

O que fazer em Porto Rico: passeio por Old San Juan

Caminhe por Viejo San Juan prestando atenção na variedade de estilos e influências da arquitetura das casas, galerias de arte, restaurantes, bares e pequenos negócios que dão vida à história porto-riquenha.

Percorrer as ruas de paralelepípedo à pé é uma ótima maneira de sentir na pele como Porto Rico encanta!

Dica do que fazer em Porto Rico: caminhar pelas ruas de Old San Juan

Conhecer Old San Juan é uma excelente maneira de começar a desvendar Porto Rico. Recomendo que este seja o seu primeiro compromisso na Ilha. Uma boa dica é fazer o tour com a Spoon Tours.

Eles oferecem diversas experiências e tours gastronômicos. Eu fiquei encantada com o meu guia Pablo, porto-riquenho raiz e apaixonado. Quando olhamos as cidades pelo olhar de seu povo, as portas se abrem e passamos a nos reconhecer. Isso aproxima as culturas, as pessoas e nos apresenta uma nova perspectiva de como fazer turismo. Recomendo!


Reserve os tours online com antecedência e cancelamento grátis em caso de alguma eventualidade


2. Experimente as delícias da culinária porto-riquenha (dicas do que comer em Porto Rico)

E já que o assunto é comida, o segundo item da nossa lista de coisas imperdíveis para se fazer em Porto Rico é comer bem. Oba!

A gastronomia porto riquenha é um dos pontos altos de qualquer viagem para Porto Rico. Com forte influência das culturas espanhola, africana e taina (indígenas nativos da região), comer em Porto Rico é um deleite para todos sentidos. Permita-se e experimente novos sabores!

San Juan tem ótimos bares e restaurantes, e você não pode deixar de experimentar o prato mais famoso da Ilha: o mofongo. Uma espécie de purê de banana-da-terra, com frango, carne, vegetais ou frutos do mar, que pode ser servido com arroz e feijão, uma salada e tostones, esses chips de banana.

Mofongo, principal prato da gastronomia porto-riquenha


3. Visite Loíza, a atração considerada a ‘Capital da Tradição’ de Porto Rico

Considerada a ‘Capital da Tradição’ de Porto Rico, Loíza é o destino perfeito para conhecer as verdadeiras raízes porto-riquenhas.

A cidade fica a menos de meia hora de distância de San Juan e lá você pode conhecer mais sobre as ‘máscaras caretas’, usadas pelos Vejigantes na Fiesta de Santiago Apósto.

Vejigante, em Loíza, Porto Rico

Uma tradição super especial em Loíza, é que as máscaras são esculpidas na casca do coco por artesãos locais.


Leia também: Loíza, a ‘Capital da Tradição’ de Porto Rico


4. Faça um passeio de barco até a Isla Culebra

Outra dica imperdível do que fazer em Porto Rico é embarcar em um passeio de barco até a Isla Culebra, para conhecer a Playa Flamenco, uma das 10 praias mais bonitas do mundo.

Fiz o tour de 1 dia até Culebra com a East Island Excursions e adorei! Os tours geralmente partem de San Juan e incluem uma breve parada para snorkel e uma parada na belíssima praia.

Recomendo fazer a reserva online, com antecedência, já que as vagas são limitadas.

Ahh, e Culebra é tudo isso mesmo, viu?!

Playa Flamenco, em Porto Rico


Em uma próxima oportunidade, gostaria de ficar uns dias em Culebra como a Fran, do Viagem que Sonhamos fez. Achei o máximo!


5. Aventure-se na tirolesa mais alta do mundo em Orocovis

The Monster é o nome da maior tirolesa das Américas, com 2.5km de extensão (28 campos de futebol) e velocidade de até 152km/h.

Essa ‘monstruosidade’ fica no Toro Verde Adventure Park, em meio às montanhas da região de Orocovis, a uma hora de San Juan.


Leia também: Aventura na maior tirolesa das Américas em Porto Rico


Não se esqueça do seguro viagem, hein?

Se você tá pensando em viajar para Porto Rico, a recomendação do Ministério das Relações Exteriores é contratar um bom seguro viagem.

Assim como nos Estados Unidos, se você tiver qualquer emergência médica ou odontológica, precisará pagar a conta do atendimento do seu próprio bolso, e ela pode ser bem cara!

Uma dica para economizar é usar um comparador online. A gente usa e recomenda o site da Seguros Promo, que é confiável e fácil de usar e tem o melhor preço. Aproveite a oportunidade e ganhe até 25% de desconto!


6. Encante-se com uma das baías de bioluminescência em Porto Rico

Uma das dicas mais incríveis e surreais do que fazer em Porto Rico é visitar uma das baías bioluminescentes, um fenômeno raríssimo, encontrado em apenas 5 lugares no mundo.

A bioluminescência (emissão de luz por organismos vivos) é causada pela alta concentração de dinoflagelados (micro-organismos unicelulares) nas águas de 3 baías em Porto Rico:

  • Laguna Grande, em Fajardo
  • Mosquito Bay, na Ilha de Vieques
  • La Parguera, em Lajas
Baías bioluminescentes em Porto Rico
Foto: Discover Puerto Rico

» Laguna Grande, Fajardo

A Laguna Grande em Fajardo não é bem uma baía, mas é o destino mais visitado para ver a ‘água que brilha no escuro’, por ficar bem perto de San Juan.

Isso também faz com que o passeio seja muito concorrido. Por isso, é super recomendável reservar com antecedência.

» Mosquito Bay, Vieques

Mosquito Bay é uma das baías bioluminescentes mais brilhantes do mundo. É destino certo para quem deseja presenciar ao vivo esse fenômeno incrível, que surpreendentemente aumentou após a passagem do furacão Maria em Porto Rico, em 2017.

Reserve seu lugar no passeio de barco com antecedência e viva na pele esta experiência!


» La Parguera, Lajas

A grande vantagem de fazer o passeio pela baía bioluminescente em La Parguera, no sudoeste de Porto Rico, é que lá você pode mergulhar no azul do plâncton ou fazer um passeio de barco com fundo de vidro.

Lembre que os passeios são muito concorridos. Faça sua reserva com antecedência e ‘mergulhe-se’!


❗Reservando seu passeio com antecedência pelo site da Get Your Guide, além de garantir sua vaga nesse tour super concorrido, você consegue ir se planejando e já viaja com tudo pago. Além disso, o cancelamento grátis até 24 horas antes da data do passeio.


Você sabia que você pode fazer um passeio em Cocoa Beach, na Flórida, para conferir de perto o fenômeno da bioluminescência?!


7. Aproveite a praia em San Juan

Praia em San Juan: dica de o que fazer em Porto Rico

Voltando para San Juan, a capital de Porto Rico, ir à praia é simplesmente um dos passeios que você não pode perder na cidade.

Para pegar um bronze, recomento as seguintes praias:

  • Condado Beach: uma das praias mais badaladas da região, em Santurce. Aqui estão os grandes resorts e as baladas de San Juan;
  • Playa El Escambrón: essa pequena praia, localizada entre Condado e San Juan, tem natureza mais preservada e atrai muitas famílias por suas águas calmas;
  • Isla Verde Beach: o distrito de Isla Verde tem uma das melhores praias urbanas na região de San Juan. Foi lá que me hospedei, no Hotel Verdanza, a apenas uma quadra da praia. Vale a visita, hein?

Confira as melhores ofertas de hospedagem em Isla Verde


8. Aprecie a arte de rua em San Juan

Aproveite seu passeio por San Juan para apreciar a arte de rua de Porto Rico. Além de toda a história ainda presente nas ruas da cidade antiga, os graffitis e intervenções urbanas estão por toda a parte.

Fiquei muito curiosa especialmente em relação a uma intervenção artística que vi em Old San Juan. De um muro com revestimento desgastado, em plena Calle San José, alguns dos maiores artistas plásticos porto riquenhos guardam uma versão preto e branca da bandeira de Porto Rico.

Arte de rua em Old San Juan, Porto Rico

A intervenção La Puerta, feita por um coletivo informal de artistas, simboliza a luta pela resistência e não luto. O coletivo usa a plataforma para “inspirar, incitar, disseminar, continuar o diálogo sobre o atual cenário sócio-político, a fim de educar, unir e capacitar os cidadãos para criar frentes de luta.”


9. Visite o Parque Nacional El Yunque

O Parque Nacional El Yunque e sua grande floresta tropical  fica perto de Fajardo, a pouco mais de 1 hora de San Juan, no nordeste de Porto Rico.

Você pode aproveitar trilhas, cachoeiras e vistas panorâmicas de tirar o fôlego. Dá para fazer a visita por conta própria (para quem está com um carro alugado) ou contratar um tour.


Também dá para combinar uma visita a El Yunque e um passeio para conhecer uma das bio bays de Porto Rico. Que tal?


10. Curta a noite em San Juan

» La Placita

La Plaza del Mercado, em Santurce, é um dos lugares perfeitos para curtir a vida noturna de San Juan. La Placita funciona como um mercado durante o dia, e de noite se transforma com o movimento dos restaurantes e bares locais.

Experimentei a comida deliciosa do restaurante Chicharron e recomendo! Vai super bem com uma Medalla geladinha, a cerveja mais famosa de Porto Rico.

Restaurante em La Placita, San Juan


» Drinks no bar La Factoria

Visitar San Juan e não ir até o bar mais incrível da cidade é como não ir a San Juan. Não deixe de tomar um drink no bar La Factoria, na Calle San José, uma das ruas mais famosas de San Juan. Com certeza você vai ter uma experiência incrível.

Recomendo o Lavender Mule, feito com vodka, chá de gengibre, lavanda e limão. Delícia!

Drinks em La Factoria, Sand Juan, Porto Rico


» Cerveja artesanal no Taberna Lúpulo

Por último, mas não menos importante, quer conhecer a cena cervejeira de Porto Rico?! Corra para La Taberna Lúpulo, um bar especializado em cervejas artesanais. Recomendo!

Taberna Lúpulo: onde tomar cerveja artesanal em San Juan


11. Faça compras em Porto Rico

Para quem curte uma comprinha durante as viagens, dá para esticar até o Puerto Rico Premium Outlets, em Barceloneta. Uma cidade a uma hora de San Juan. Lá você vai encontrar lojas de marcas conhecidas e bons preços.


Leia também: Ganhe um ótimo cupom de descontos em outlets Premium nos EUA


Como chegar e se locomover em Porto Rico?

Não existem voos diretos entre o Brasil e Porto Rico. A melhor opção é pegar um voo direto para San Juan a partir de Miami, por exemplo.

Outra opção é fazer um cruzeiro que passe pela ilha. A partir de Miami, existem cruzeiros que combinam o destino com outras ilhas, como Cuba e Jamaica.

Para quem chega em Porto Rico de avião, recomendo alugar um carro no aeroporto de San Juan. Assim você poderá explorar a ilha com maior independência e praticidade.


Uma ótima dica para economizar é acessar o site da Rentcars para pesquisar preços de locadoras diferentes de uma vez só.

A Rentcars garante o melhor preço no aluguel de carro, parcelamento no cartão de crédito e alterações ou cancelamentos grátis até 1 dia antes do início da reserva.


Leia também: O site da Rentcars é confiável? Vale a pena usar?


Onde ficar em San Juan, Porto Rico?

Existem vários hotéis em San Juan, dos mais diversos tipos e estilos – e preços -. A localização também varia muito. Você pode se hospedar em Condado, perto da praia, Isla Verde, perto do aeroporto ou então na charmosa Old San Juan.

Eu me hospedei no Hotel Verdanza, em Isla Verde, a uma quadra da praia, pertinho de um ótimo supermercado, Walgreens e Target. Em uma próxima visita eu, com certeza me hospedaria em Old San Juan.


Encontre as melhores ofertas de hospedagem em San Juan


Qual é a melhor época para visitar Porto Rico?

Porto Rico tem uma localização geográfica especialmente vulnerável às mudanças climáticas. Por isso, o ideal é evitar visitar a ilha durante a temporada de furacões de junho a setembro

Janeiro e fevereiro são os meses com temperaturas mais baixas, em torno de 22 °C.


Mapa de Porto Rico com os principais pontos turísticos

Confira as localizações de todas as principais atrações de Porto Rico no mapa abaixo.


Leia mais: Tutorial completo de como usar um mapa do Google My Maps para organizar seu roteiro de viagem


Leia mais dicas de viagem para Porto Rico


Alessandra viajou a convite do Brand USA e Discover Puerto Rico


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM