O litoral norte da Bahia possui 260 Km de paisagens deslumbrantes e praias paradisíacas. De Arembepe a Mangue Seco, passando pela famosa Praia do Forte, neste post você encontrará um guia completo do que fazer no litoral norte da Bahia, como chegar, quando ir e muito mais!

Aproveite muito sol e mar, experimente o tempero baiano, aventure-se pela natureza e curta excelentes opções de hospedagem.

O que fazer no litoral norte da Bahia: as melhores dicas


Leia também: Onde ficar – hotéis e pousadas no litoral norte da Bahia


Como ir: litoral norte da Bahia de carro

Viajar de carro pelo litoral norte da Bahia é a melhor opção pois a estrada é ótima e tem uma sequência de praias incríveis, uma bem próxima da outra, para você conhecer.

A rodovia BA 099 percorre todo o litoral norte da Bahia e é conhecida como Estrada do Coco no trecho que vai de Lauro de Freitas até a Praia do Forte. E de Linha Verde da Praia do Forte até o município de Jandaíra, onde fica Mangue Seco, na divisa com Sergipe.

A estrada asfaltada é bem conservada e segura durante todo o trajeto, com controle de velocidade. De Salvador à Praia do Forte (Km 54), a pista é duplicada. Já do Km 54 ao 192, a pista se torna simples. Apesar disso, o percurso é feito numa boa.

Há apenas um pedágio na rodovia BA 099, ele fica no Km 14,5. A tarifa para carros de passeio é de R$ 7,20 nos dias úteis e R$ 10,80 aos finais de semana e feriados (janeiro/2021).

Conheça os melhores destinos do litoral norte da Bahia de carro

Quer uma dica para alugar carro mais barato nas suas viagens? Eu sempre uso um comparador online para buscar preços de diferentes locadoras de uma vez só, de maneira rápida e fácil).

Recomendo o site da Rentcars, que tem garantia de melhor preço e ainda oferece parcelamento no cartão de crédito.

Dá para fazer uma cotação grátis pelo site.


Leia também: O site da Rentcars é confiável? Vale a pena usar?


Quando ir: previsão do tempo para o litoral norte da Bahia

A melhor época para visitar o litoral norte da Bahia é de dezembro a fevereiro ou no mês de setembro, quando chove menos.

Evite viajar em abril e maio, quando chove muito na região.

Nos outros meses do ano chove um pouco, mas eu ainda assim arriscaria. Vale a pena conhecer a Costa dos Coqueiros!


As praias do litoral norte da Bahia estão liberadas?

Sim, as praias do litoral norte da Bahia estão liberadas. Porém, é sempre bom lembrar que ainda estamos vivendo uma pandemia e todas as medidas de segurança possíveis devem ser seguidas para o seu próprio bem estar e do próximo.

Não esqueça da máscara, do álcool gel e sempre que possível, mantenha o distanciamento social.


A seguir, você vai encontrar mais informações e dicas sobre as principais praias do litoral norte baiano.

Navegue por praia


» Arembepe

A pequena vila de Arembepe, no município de Camaçari, localizada a 40 km de Salvador (e 25km da Praia do Forte) é um dos mais peculiares lugares do litoral norte da Bahia.

Arembepe possui muitas belezas naturais, destaque para o encontro entre rio e mar, as dunas, os belos coqueiros e as piscina naturais, formadas na maré baixa graças a presença dos recifes de coral da região.

Outras duas atrações do destino são: a vila hippie que recebeu durante os anos 70 as visitas ilustres de Janis Joplin, Mick Jagger e dos Novos Baianos e uma unidade do projeto Tamar.

Uma boa dica de onde comer em Arembepe é o restaurante pé na areia Mar Aberto.

Litoral Norte da Bahia: Praia de Arembepe
Foto: Ben Tavener – CC BY 2.0

🏠Onde ficar em Arembepe

Apesar de Arembepe ficar bem pertinho de Salvador e ser um excelente destino para um bate-e-volta, você também pode escolher hospedar-se por lá. Boas opções de hospedagem em Arembepe, são:


Veja as localizações das melhores praias do litoral norte da Bahia no mapa virtual no final de post


» Barra do Jacuípe

Barra do Jacuípe é a próxima praia do litoral norte da Bahia que vamos explorar nessa lista. A praia fica a cerca de 10km ao norte de Arembepe e ao sul da famosa praia de Guarajuba.

Um dos destaques aqui é que o encontro do rio Jacuípe com o mar, o que torna a praia muito especial. E ai, você prefere banho em águas doces ou salgadas?

Guia Litoral Norte da Bahia: Barra de Jacuípe

Hoje em dia o vilarejo, que até os anos 70 era uma vila de pescadores bem rústica, tem melhor infraestrutura turística, com bares, mercados, restaurantes e muitas opções de casas para aluguel de temporada.

🏠 Onde ficar em Barra de Jacuípe

Para quem quer se hospedar em Barra de Jacuípe, a Pousada Peregrino (★ 9.5) e a Casa Terezinha (★ 9.1)

O Airbnb também tem ótimas casas disponíveis para aluguel de temporada. Em tempos de pandemia é uma segurança – e economia – a mais alugar um espaço todo para você, sua família ou seu grupo de amigos, né?!

Fiz uma lista com algumas opções:


Veja todas as opções de aluguel de temporada em Barra do Jacuípe

» Guarajuba

A praia de Guarajuba é uma das melhores praias do litoral norte da Bahia. Com areia fofa e mar calmo (pelo menos do lado esquerdo da praia), Guarajuba abriga o o resort Vila Galé Marés e muitos condomínios de casas (muitas delas disponíveis para aluguel de temporada).

O Bar do Carlinhos é quase uma instituição na praia. Fica a dica.

Guarajuba, praia no litoral norte da Bahia

🏠Onde ficar em Guarajuba

Nós já nos hospedamos no Vila Galé Marés (★ 8.4), um resort all inclusive bem popular no litoral norte da Bahia.

O resort tem quartos confortáveis e uma piscina deliciosa! Além disso, tem preços melhores que o Iberostar Bahia (★ 8.7), o all inclusive na Praia do Forte.

Se você está procurando um imóvel para aluguel de temporada em Guarajuba, não deixe de conferir essas ótimas casas no Airbnb:

» Itacimirim

Continuando o nosso passeio pelo litoral norte da Bahia, chegamos em Itacimirim, a vizinha tranquila da badalada Praia do Forte. Apenas 5Km de distância separam uma da outra. A partir de Salvador, a distância é de 50Km.

A costa de Itacimirim é extensa e tem lugares onde o mar é calmo e com água morna, típica do litoral norte da Bahia, como é o caso da Praia da Espera. É ali que fica a charmosa e pé na areia Pousada Jambo. As barracas estão à direita da pousada.

Litoral Norte da Bahia: Itacimirim

Na Praia da Espera, quando a maré está baixa forma-se uma grande piscina natural bem em frente às barracas, o que deixa o banho de mar ainda melhor.

Outra praia que visitei em Itacimirim foi a Praia da Barra, no encontro do mar com o rio Pojuca. Ali o banho é tranquilo em alguns pontos, só é preciso observar a correnteza.

Litoral Norte da Bahia: Itacimirim

Atravessando o rio você acessa a praia e entre rio e praia tem uma piscininha natural. Na beira do rio há várias barracas.

🏠Onde ficar em Itacimirim

Boas opções de hospedagem em Itacimirim, são: Pousada Jambo (★ 8.5), Pousada Praia das Ondas (★ 9) e Pousada Ilha do Meio (★ 8.5).

Se você procura imóveis para aluguel de temporada em Itacimirim, não perca a lista a seguir:

» Praia do Forte

A Praia do Forte fica a cerca de 55 km do aeroporto de Salvador, no distrito de Mata de São João e é um dos mais famosos destinos do litoral norte da Bahia.

Além de ser bem conhecida pelas deliciosas piscinas naturais que se formam ao longo de toda a costa, a Praia do Forte abriga a sede do Projeto Tamar, que trabalha com conservação de tartarugas marinhas.

Outro atrativo natural da Praia do Forte é a observação de baleias jubarte em alguns períodos do ano. Pra mim, uma das coisas mais incríveis do mundo! Vale a pena conhecer.

Guia completo do litoral norte da Bahia
Foto: Filipe Fortes | CC BY-SA 2.0

Ahhh, e não deixe de conhecer também o Castelo Garcia D’Avila, única construção com características medievais no Brasil e um principais marcos históricos do litoral norte da Bahia.

🏠 Onde ficar na Praia do Forte

A Praia do Forte oferece opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos.

Para quem curte hospedagem em resort, pode escolher entre o Iberostar Bahia – All Inclusive (★ 8.7), o Tivoli Ecoresort Praia do Forte (★ 8.9) e o Iberostar Selection Praia do Forte (★ 8.8).

Prefere uma pousada charmosa? Confira tarifas e disponibilidade nas pousadas Refúgio de Vila (★ 9.1), Tatuapara (★ 8.7), Casa do Forte (★ 8.9) e Rosa dos Ventos (★ 9).

O Airbnb também oferece vários imóveis para aluguel de temporada na Praia do Forte. Vale a pena ficar de olho nas ofertas.


Vale a pena o bate-e-volta de Salvador?

Se você pensa em conhecer alguns lugares do litoral norte da Bahia, mas só quer fazer um bate-e-volta a partir de Salvador, recomendo ir, no máximo, até a Praia do Forte.

Para conhecer os destinos mais ao norte vale a pena ficar mais tempo. Existem ótimos hotéis e pousadas no litoral norte da Bahia!

» Imbassaí

Imbassaí é um refúgio rústico e mais tranquilo para a ‘badalação’ da Praia do Forte.

Localizada a apenas 10km da vizinha famosa, a praia tem 6km de extensão e é margeada pelo rio Imbassaí, uma atração à parte.

Dunas de areia branca e imensos coqueirais completam a cena paradisíaca. A cachoeira da Zilda é outra atração imperdível dessa região.

Melhores praias do litoral norte da Bahia: Imbassaí
Foto: Tereza Torres – Setur

🏠Onde ficar em Imbassaí

O Grand Palladium Imbassaí (★ 8.6) é uma das boas opções de resort no litoral norte da Bahia.

Se você prefere uma pousada menor e mais charmosa, não deixe de conferir valores e disponibilidade nas Pousada Luar da Praia (★ 8.8), Pousada Capitù (★ 9.1) e Vilangelim Eco-Pousada (★ 8.9).

Outra opção é alugar uma casa de temporada por aqui e curtir os dias na praia com segurança e privacidade. Boas opções no Airbnb, são:

» Diogo

A Vila do Diogo é (ainda) um segredo bem guardado do litoral norte da Bahia. Por aqui, o sossego impera. É o lugar perfeito para quem quer fugir de agito e aproveitar uma das melhores praias da Linha Verde baiana.

Diogo está a 70 Km de distância do aeroporto de Salvador, 150km de Mangue Seco, 25 Km de Itacimirim, a 15km da Praia do Forte e a 5Km de Imbassaí.

Melhores praias do litoral norte da Bahia: Diogo

Não deixe de conhecer a Praia de Santo Antônio, aquele pedaço de paraíso que você tanto sonha! Eu passei o dia na barraca Maresia do Mar, a última da praia, do lado direito.

E por falar em comer, não deixe de comer a moqueca de camarão à Sombra da Mangueira do badalado restaurante Sombra da Mangueira.

🏠 Onde ficar em Diogo

Em Diogo, o mais recomendado é hospedar-se em uma pousada. Passei alguns dias em um agradável bangalô na deliciosa e rústica Pousada Roana (★ 9.7), bem perto da vila, com boas opções de restaurantes por perto.

A pousada tem ótimo atendimento, conforto na medida e sem estrutura de lazer. Lugar para descansar.

Veja outras opções de hospedagem em Diogo.

» Costa do Sauípe

Melhores destinos do litoral norte da Bahia: Costa do Sauípe
Foto: Divulgação

A Costa do Sauípe é um bom destino para quem curte tirar férias em família sem muitas preocupações.

O complexo turístico à beira-mar, a pouco mais de 100km da capital baiana é do mesmo grupo dono do Rio Quente Resorts, em Goiás e oferece a seus hóspedes uma excelente infraestrutura de lazer e alimentação.

Além disso, você pode escolher entre três opções hospedagens diferentes/ Todas elas funcionam no sistema all-inclusive, com refeições e bebidas inclusas nas diárias.

» Massarandupió

No mundaréu de areia à beira-mar
De Massarandupió
Em volta da massaranduba-mor
De Massarandupió

Nem toda praia pode se dar ao luxo de ser nome e tema de música de Chico Buarque, né?! Massarandupió pode.

Com 8km de extensão, Massarandupió fica na cidade de Entre Rios e é uma das últimas praias do litoral norte baiano.

A praia é belíssima e tem 2km reservados para a prática naturista.

Melhores praias do litoral norte da Bahia: Massarandupió
Foto: Fred Schinke | CC BY-ND 2.0

🏠Onde ficar em Massarandupió

As duas pousadas em Massarandupió são simples, mas bem avaliadas.

No site do Airbnb você pode encontrar uma casa para alugar e aproveitar o litoral norte da Bahia como se estivesse em casa!

» Baixio

Baixio fica a pouco mais de 120km de Salvador e oferece as belezas do mar e de lagoas com águas cristalinas formadas pelas nascentes da região.

Quer coisa melhor que a combinação água doce + água salgada?!

Guia completo do litoral norte da Bahia
Foto: Humberto Filho | CC BY-SA 2.0

🏠Onde ficar em Baixio

A Aldeola Pousada e Restaurante (★ 8.9) é uma das melhores opções de hospedagem em Baixio.

Os valores de aluguel de temporada por aqui também são bons. Vale a pena conferir:

» Sítio do Conde

A praia Sítio do Conde, localizada a 160 km do aeroporto de Salvador, é o destino perfeito para quem está em busca de praias desertas no litoral norte da Bahia.

🏠Onde ficar em Sítio do Conde

Uma boa opção de hospedagem na região é o Hotel Coco Beach (★ 8.9).

Para aluguel de temporada em Sítio do Conde, confira as ofertas:

» Mangue Seco

Cenário do romance Tieta do Agreste de Jorge Amado, Mangue Seco é um destino para quem quer mais do que uma praia para relaxar.

Melhores destinos do litoral norte da Bahia: Mangue Seco

Localizado no extremo do litoral norte da Bahia, bem na divisa com Sergipe. Para chegar até lá é preciso ir até Pontal, já no estado de Sergipe, e atravessar para Mangue Seco de lancha, pelo rio Real.

O pequeno povoado oferece atrativos naturais, além de possibilitar aventuras como andar de quadriciclo ou bugue pelas famosas dunas de Mangue Seco.

Melhores destinos do litoral norte da Bahia: Mangue Seco

Muitas pessoas fazem bate-e-volta para Mangue Seco, normalmente a partir da Praia do Forte, e passam apenas o dia no vilarejo.

Eu passei a noite e assim aproveitei 1 dia e meio. Recomendo pernoitar porque tem muitas atrações em Mangue Seco. Duas noites seria ideal!

O que fazer em Mangue Seco

Os passeios imperdíveis em Mangue Seco são:

  • Assistir ao pôr-do-sol nas dunas
  • Relaxar na praia
  • Aventura-se pelas dunas de quadriciclo
  • Nadar no rio Real

🏠Onde ficar em Mangue Seco

Em Mangue Seco fiquei hospedada na deliciosa Pousada O Forte, que fica na ponta da Península, pé na areia do rio Real.

A própria pousada oferece o serviço de traslado de lancha de Pontal a Mangue Seco, com custo adicional. Além de passeios de lancha e de quadriciclo. Fica a dica!

Mapa do litoral norte da Bahia

Confira a localização das melhores praias do litoral norte da Bahia no mapa interativo abaixo.


Leia também: Saiba como usar um mapa personalizado do Google para organizar a sua viagem

Roteiro de viagem pelo litoral norte da Bahia: 1 a 5 dias

Para te ajudar a organizar o seu roteiro de viagem pelas cidades do litoral norte da Bahia, preparei algumas sugestões de roteiros de 1 a 5 dias.

1 dia no litoral norte da Bahia
Dê preferência para as praias mais próximas à capital baiana, como Arembepe e Barra do Jacuípe.
2 dias no litoral norte da Bahia
Aproveite para conhecer a famosa Praia do Forte. Passe a noite lá ou na vizinha rústica Imbassaí, se orçamento é um problema para você.
3 dias no litoral norte de Bahia
Com uma noite a mais, vá até Diogo conhecer a nova queridinha do litoral norte da Bahia.
4 dias no litoral norte de Bahia
Se você tem 3 noites (4 dias), faça um bate-e-volta até Mangue Seco e conheça as praias mais ao norte. Na volta para Salvador, passe uma noite na Praia do Forte ou Itacimirim.
5 dias no litoral norte de Bahia
Para um roteiro de viagem sem pressa, com 5 dias de duração, vá direto para Mangue Seco e passe a noite lá. Na volta para Salvador, aproveite 2 diárias em Diogo e 2 em Itacimirim.

Leia mais dicas de viagem para Bahia


Salve essas dicas do que fazer no litoral norte da Bahia no Pinterest

Comece já a planejar sua viagem pelos melhores destinos do Litoral Norte da Bahia. De Arembepe a Mangue Seco, passando pela famosa Praia do Forte.


DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome