Você já pode começar a planejar a sua sonhada viagem para o Uruguai! Depois de um longo período fechado, o país reabriu suas fronteiras para turistas estrangeiros no dia 1º de novembro de 2021 e promete muitos incentivos para atrair visitantes, com descontos que podem chegar até 22% na diárias de hotéis, restaurantes e aluguel de carro.

Neste post você irá encontrar todas as informações que você precisa para organizar uma viagem para o Uruguai em 2022.

Requisitos para viagem para o Uruguai em 2022
Uruguai reabriu suas fronteiras para os turistas estrangeiros

Saiba quais são as regras e requisitos para entrada de brasileiros e conheça todos os benefícios para turistas estrangeiros que visitam o país. Só tem dica boa, hein?! Aproveite!



Viagem Uruguai em tempos de Covid-19: o país está aberto para brasileiros?

Durante o ápice da pandemia do novo coronavírus no Uruguai, o país fechou suas fronteiras para o turismo. Porém, desde o dia 1º de novembro de 2021, as fronteiras do país estão abertas a todos os turistas estrangeiros vacinados. Incluindo brasileiros!

Veja a seguir quais são os requisitos para entrada de brasileiros no Uruguai em 2022 e confira a situação atualizada da pandemia de Covid-19 no país.

Viagem Uruguai: as fronteiras estão abertas para brasileiros?


Requisitos para entrada no Uruguai durante a pandemia de Covid-19

De acordo com o decreto do governo uruguaio, qualquer turista estrangeiro em viagem para o Uruguai, deverá cumprir os seguintes requisitos:

  1. Apresentar comprovante de esquema de vacinação completo com pelo menos 14 dias e no máximo 9 meses de antecedência da data da viagem;
  2. Apresentar resultado negativo de teste RT-PCR realizado até 72 horas do embarque;
  3. Ter um seguro viagem para o Uruguai com cobertura para a COVID-19;
  4. Preencher declaração juramentada antes da chegada ao país declarando a ausência de sintomas e o contato com casos confirmados ou suspeitos de COVID-19 nos 14 dias anteriores à viagem para o Uruguai.

Maiores de 18 anos não vacinados podem pedir uma autorização excepcional de entrada no Uruguai, além de fazer isolamento obrigatório de 14 dias. Porém, tenho certeza que você já se vacinou, né?! Vacinas salvam vidas!


Mais detalhes sobre os requisitos para entrada de brasileiros no Uruguai

Em condições de normalidade, brasileiros precisam apenas de documento de identidade para entrar no Uruguai. Porém, como vivemos tempos de exceção, turistas brasileiros devem cumprir esses requisitos especias.

Como a pandemia tem mudado de uma fase para a outra, recomendo consultar as informações oficiais atualizadas antes da sua viagem. Tanto no site do governo do Uruguai quanto no site da companhia aérea que irá te levar até lá.

1. Apresentar comprovante de esquema de vacinação completo

Apresentar comprovante de esquema de vacinação completo (dose única ou duas doses contra o vírus SARS-CoV-2), com pelo menos 14 dias, e no máximo 9 meses de antecedência da data da viagem.

Use a plataforma ConectSUS para emitir uma versão em espanhol e inglês do seu comprovante de vacinação (Certificado Nacional de Vacinação Covid), ou apresente o comprovante de vacinação físico.

Segue a lista de vacinas/laboratórios aprovadas para entrada no Uruguai (baseada nas regras das autoridades sanitárias do Brasil):

  • AstraZeneca/Oxford (Fiocruz)
  • Pfizer/BioNTech Comirnaty
  • Janssen (Johnson & Johnson)
  • CoronaVac (Butantan)
  • Covaxin (Bharat Biotech)
  • Sputnik-V (União Química)

2. Teste RT-PCR Negativo (até 72 horas antes da viagem)

Para entrar no Uruguai durante a pandemia do novo Coronavírus você também deverá apresentar um resultado negativo para Covid-19 obtido através de um teste RT-PCR feito a menos de 72 horas antes do embarque, em um laboratório habilitado no Brasil.

Em voos com escala, é considerado desde o último embarque.

Não são válidos testes rápidos de antígenos.


Viajantes que tiveram a doença de 20 a 90 dias antes da chegada no Uruguai estão isentos do teste.

Estes indivíduos devem apresentar apenas o laudo do resultado positivo do teste RT-PCR ou teste de detecção de antígeno, realizado em um período máximo de 90 dias e até 20 dias antes do embarque para o Uruguai.


3. Seguro viagem para o Uruguai com cobertura para a COVID-19

Outro item obrigatório para a entrada no Uruguai é o seguro viagem para o Uruguai com assistência específica para Covid-19.

E uma super dica para comprar seguro viagem de maneira prática, rápida e com o melhor preço é fazer uma cotação usando o comparador online do site da Seguros Promo.

Além de ter o melhor preço e atendimento do mercado, a Seguros Promo ainda oferece vários cupons de desconto durante o ano inteiro para te ajudar a economizar muito na sua viagem para o Uruguai!

Passo-a-passo para comprar seguro viagem pelo site da Seguros Promo
Use um comparador online para contratar seguro viagem para o Uruguai obrigatório

Os quatro planos com melhor custo-benefício de seguro viagem para o Uruguai em 2022, são:

  • Coris 30 Basic +COVID19
  • Affinity 35 LATAM COVID-19 SILVER5
  • VC 30 Mundo (exceto EUA) COVID-19 20K
  • UA 40 MUNDO (exceto EUA) COVID-19

QUERO FAZER UMA COTAÇÃO GRÁTIS


Ficou com alguma dúvida? Deixa um comentário ou acesse as melhores dicas para contratar seguro viagem Uruguai em 2022.


4. Preencher declaração juramentada antes da chegada ao país

Para completar a lista de requisitos para entrar no Uruguai em 2022, você deverá preencher uma declaração juramentada antes da chegada ao país declarando a ausência de sintomas e o contato com casos confirmados ou suspeitos de COVID-19 nos 14 dias anteriores à viagem para o Uruguai.

A declaração é individual e o formulário deve ser preenchido online, através do site oficial do governo do Uruguai.

Menores de idade também devem preenchê-la e apresentá-la na imigração uruguaia.

Declaração juramentada para viagem para o Uruguai
Formulário online para emitir declaração juramentada para viagem para o Uruguai

Atenção! A declaração juramentada deve ser preenchida com o mesmo documento com que você utilizará para entrar no Uruguai.


Regras para viajar para o Uruguai com menores de idade não vacinados

Viajantes menores de idade que (infelizmente) ainda não foram vacinados também devem apresentar:


Lembrando que crianças com menos de 6 anos não precisam apresentar teste RT-PCR.


Benefícios para turistas em viagem para o Uruguai

O Uruguai oferece uma série de benefícios para turistas estrangeiros não-residentes, que comprovarem estar no país por menos de 60 dias.

Os benefícios para turistas em viagem para o Uruguai, são:

IVA zero em hotéis

Estrangeiros com documento de identidade emitido no exterior estão isentos da cobrança do Imposto ao Valor Agregado (IVA) no pagamento de diárias de hotéis no Uruguai.

Para reservas online, feitas pelo site Booking.com, que eu uso e recomendo, escolha a opção de pagamento no check in.

Devolução de 10,5% do valor do aluguel de imóveis de temporada

Sempre que o aluguel for realizado por meio de imobiliárias registradas e o pagamento for feito com cartão de débito ou crédito emitido no exterior. Benefício válido até o dia 30 de abril de 2022.

Devolução do IVA em serviços gastronômicos

Sendo que estes ‘serviços gastronômicos’ podem ser executados por restaurantes, bares, confeitarias, cafeterias, salões de chá e similares.

Ou mesmo por hotéis, motéis, apart-hotéis, hosterias, estâncias turísticas, hotéis de campo, fazendas turísticas, pousadas de campo, casas de campo e camping hostels.

Benefício válido até 30 de abril de 2022.

Devolução do IVA em aluguel de carro (sem motorista)

Desconto do IVA também para aluguel de carro no Uruguai. Benefício válido até 30 de abril de 2022.

Redução do 24% do valor da gasolina nas cidades fronteiriças do Uruguai

Desconto válido para postos de abastecimento num raio de 20Km da fronteira com a Argentina (FrayBentos – Puerto Unzué, Paysandú – Colón, Salto – Concordia) e com a fronteira com o Brasil (Chuy, Río Branco, Aceguá, Rivera, Artigas e Bella Unión).

O pagamento deve ser feito com cartão de crédito ou débito. Saiba mais detalhes.

Regime de Tax-Free

Outro ótimo benefício para turistas estrangeiros viajando no Uruguai é o regime de zero cobrança de impostos em compras em algumas lojas registradas no Programa Tax Free do governo uruguaio.

Para ter acesso ao benefício você deve preencher o formulário Tax Free (disponível nas lojas registradas) e solilcitar a devolução do valor do IVA ao sair do país nesses pontos de fronteira:

  • Aeroporto Internacional de Carrasco e Porto de Montevidéu
  • Aeroporto de Laguna do Sauce e Terminal de Arribos de Cruzeiros de Punta del Este;
  • Porto de Colônia;
  • Ponte Salto – Concórdia;
  • Ponte Paysandú – Colón;
  • Ponte Fray Bentos – Porto Unzué;
  • Chuy.

Para ter acesso a estes benefícios, basta usar seu cartão de crédito ou débito para pagar hospedagem, aluguel de carro e refeições em restaurantes.

A devolução do IVA é feita na hora e você pode conferir o valor do desconto no recibo emitido pelo estabelecimento. E o desconto vale a pena mesmo com a cobrança do IOF de 6.38% em transações internacionais no cartão de crédito, viu?! Fica a dica!


Vacinação para menores de idade no Uruguai?

O governo uruguaio anunciou que pretende imunizar jovens de 12 a 18 anos que visitarem o país. Turistas estrangeiros adultos que buscarem uma terceira dose de reforço da vacina também serão contemplados.

Bora começar a organizar uma viagem para o Uruguai?!


Pontos de fronteira abertos para viagem ao Uruguai

Os principais aeroportos do Uruguai são:

  • Aeroporto Internacional de Carrasco (Montevidéu);
  • Aeroporto Internacional Laguna del Sauce em Punta del Este (Maldonado);
  • Aeroporto Internacional Laguna dos Patos (Colônia do Sacramento).

Os postos de fronteira fluviais do Uruguai também são bastante populares entre os turistas brasileiros, que usam barcos e ferry-boats para ir de Buenos Aires a Colônia, Carmelo e Montevidéu.

As regras são as mesmas para os pontos de fronteira fluviais.


Clique para ver as localizações dos pontos de fronteira abertos para viagem ao Uruguai no mapa.


Leia também: Saiba como usar um mapa personalizado do Google para organizar a sua viagem


Requisitos para voltar ao Brasil depois da viagem ao Uruguai

Para voltar ao Brasil da viagem para o Uruguai, você precisará apresentar um resultado negativo para Covid-19 ou através de teste de antígeno dentro das 24 horas anteriores ao embarque, ou através de teste RT-PCR feito em até 72 horas antes do embarque.

Você também deverá preencher e imprimir a Declaração de Saúde do Viajante da Anvisa e apresentá-la na imigração brasileira.


Dicas de laboratórios no Uruguai para fazer teste PCR para voltar para o Brasil

O Laboratório ATGen atua em diversos pontos de Montevidéu (inclusive com coleta em domicílio) e o resultado (em inglês e espanhol) é enviado via e-mail ou WhatsApp no mesmo dia da coleta.

Você também pode fazer seu RT-PCR no Laboratório Institut Pasteur de Montevideo.

O Laboratório LAC – Laboratorio de Análisis Clínicos apenas realiza coletas em domicílio

O valor do teste RT-PCR no Uruguai varia de $U 2.250 a $U 5.597 (equivalente a 50 – 125 dólares) e depende do laboratório e meio de coleta.


Leia mais dicas de viagem para o Uruguai


RESOLVA SUA VIAGEM

Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome