A viagem pelo Marrocos foi uma das minhas experiências mais extraordinárias até hoje. Passei 10 dias percorrendo este incrível país no norte da África, de carro, e me surpreendi muito com tantas belezas naturais e com a riqueza cultural de um destino cada vez mais na mira dos viajantes brasileiros!
Se você tá pensando em uma viagem para o Marrocos e precisa de dicas práticas para organizar seu roteiro, você veio ao lugar certo. Neste post vou te contar tudo o que você precisa saber para conhecer os melhores destinos do Marrocos de maneira independente, sem perrengue e com todo o conforto que você merece.
Leia também: Roteiro de 10 dias de carro pelo Marrocos
Navegue por tópicos
Qual é a melhor época para uma viagem ao Marrocos?
Você pode organizar uma viagem ao Marrocos durante todo o ano.Porém o melhor período para visitar o país é de novembro a abril (outono, inverno e primavera).
O verão (junho a setembro) pode ser quente demais, principalmente para conhecer certas regiões como o Deserto do Saara ocidental.
A alta temporada é em dezembro e janeiro, quando faz frio e não costuma chover. A desvantagem é que os preços sobem e a quantidade de turistas aumenta.
Os meses de abril, maio e outubro são boas opções para quem tem flexibilidade e gosta de viajar na média temporada, com melhor custo, menos gente e clima mais ameno.
Visto, vacinas e outros documentos para viajar para o Marrocos
Brasileiros que visitam o Marrocos por até 90 dias têm isenção de visto. Não há nenhuma vacina obrigatória para entrar no país.
Porém, é sempre recomendável estar em dia com vacinas de hepatite, tétano e até mesmo gripe. Sem contar a de febre amarela, obrigatória para a entrada em outros destinos da África, como a África do Sul.
Moeda e idiomas
A moeda oficial do Marrocos é o Dirham Marroquino (MAD). Nós levamos euros. 1 euro equivale a 10 Dirhams aproximadamente (assim como o dólar).
Procure sempre fazer o câmbio nas agências ou terminais do Banque Populaire, que não cobra taxa de serviço e costuma ter as melhores taxas de conversão.
A língua oficial é o árabe e o berber. Mas a maioria dos marroquinos falam francês, graças ao passado colonial. O espanhol e inglês também são bastante comuns.
Tipo de tomadas e voltagem no Marrocos
A corrente elétrica do Marrocos é 220v e a tomada no Marrocos é do tipo C e E.
Viagem para o Marrocos: como chegar e se locomover pelo país
Os principais hubs aéreos do Marrocos, são: Casablanca, Marrakesh, Tanger, Agadir e Fez. Nós voamos até Tanger em um voo direto a partir de Barcelona, da Vueling, uma low cost espanhola.
Uma boa dica é organizar uma viagem conjunta Portugal e Marrocos, ou Espanha e Marrocos.
Se você quiser vir de carro da Europa (Espanha ou Portugal) para o Marrocos, pode pegar uma balsa até Tanger, no norte do país.
Os voos internos no Marrocos podem ser bem caros, por isso recomendo se locomover pelo país de trem, ônibus ou carro. Nós preferimos alugar um carro e dirigir de Tânger a Marrakech, conhecendo o melhor do interior do Marrocos!
Isso nos leva até o próximo item da nossa lista: como você quer conhecer o Marrocos?! De maneira independente ou com um tour (privado ou não)?
Leia também: Vale a pena alugar carro no Marrocos?
Viagem independente X pacote de viagem para Marrocos
Quando comecei a organizar a nossa viagem para o Marrocos, procurei algumas agências de turismo. Parecia mais fácil tentar fechar um pacote, claro! Grandes agências no Brasil como CVC e Abreu oferecem pacotes com tudo incluído para o Marrocos.
Mas depois de colocar tudo na balança e me lembrar da falta de paciência com o esquema turistão na China, a possibilidade de fazer uma viagem de maneira independente, no nosso tempo, falou mais forte e resolvemos alugar um carro e dirigir por conta própria por esse país maravilhoso!
Viajar pelo interior do Marrocos é ganhar de presente um mergulho em outro mundo. Dirigíamos pelas pequenas – e grandes – estradas sempre atentas a tudo. Às pessoas que iam e vinham, de onde estavam vindo pra onde estavam indo.
Apesar de estar no Marrocos, norte da África, um oceano distante de casa, essa viagem de carro me fez enxergar o algo comum entre nós. Tornou natural as diferenças. Estávamos lado a lado cumprindo nossas jornadas. Mundos independentes, mas num só. Sabe?!
Atravessamos montanhas, deserto, desfiladeiros impressionantes, vales verdes e férteis, conhecemos cidades onde o antigo e o novo convivem em harmonia e fotografamos cada visual incrível, impressionante!
Se você é como nós e adora viajar de maneira independente, meu conselho pra você é: se joga! Você não vai se arrepender!
Se você é do tipo que prefere viajar mais sossegado, sem muita preocupação, com tudo prontinho bem seguro e determinado, tudo bem também!
A viagem de Fès a Marrakech – ou vice-versa – passando pelo deserto, pode ser organizada por uma centena de operadores turísticos diferentes.
Uma rápida pesquisa no Google ou no Tripadvisor vai te mostrar todas as opções possíveis: de trem, ônibus, van, 4×4, com guia que fala inglês, espanhol, italiano, francês, tem pra todo gosto.
Não se esqueça do seguro viagem, hein?!
Contratar um bom seguro viagem para o Marrocos é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar.
A gente sempre usa o site da Seguros Promo. Aproveite a oportunidade e ganhe até 10% de desconto usando o código TOPENSANDO05.
Leia também: Dicas infalíveis para economizar em seguro viagem
Aluguel de carro no Marrocos: é perigoso?
Viajar de carro pelo Marrocos vale muito a pena e pode ser uma aventura e tanto! Mas você tem que ficar atento quando o assunto é aluguel de carro.
Nossa experiência foi super desgastante e aprendi que devemos tomar alguns cuidados antes de escolher o ‘mais barato’.
Minha dica é: alugue seu carro com a Rentcars. Depois de apanhar muito com outras empresas, desde que começamos a usar a Rentcars, finalmente tivemos sossego. Usamos e aprovamos!
O site é um comparador online brasileiro que vai te economizar tempo e dinheiro na busca pelo melhor valor. Além de garantir o melhor preço no aluguel do carro, você não paga iof e ainda pode dividir o valor em até 12 vezes sem juros.
FAÇA UMA COTAÇÃO GRÁTIS
Leia também: O site Rentcars.com é confiável?
Mulheres no Marrocos
Escutei muitos conselhos pra tomar cuidado durante a viagem para o Marrocos e devo dizer que em nenhum momento me senti ameaçada ou com medo de alguma coisa ou alguém. Claro, viajamos eu, Sofia e meu pai, mas mesmo assim, em muitos momentos saí sozinha pra fotografar e não sofri nenhum tipo de abordagem mais agressiva.
Uma história muito engraçada é que praticamente todo mundo que vinha conversar com a gente perguntava pra Sofia se ela era berber. A gente chegou a apostar quantos camelos iam oferecer por ela. Hehehehe
Viagem para Marrocos: o que vestir e o que levar na mala?
Só se você quiser. Aliás, só pra tirar onda. É assim que costumo responder quando alguém me pergunta sobre a necessidade de cobrir os cabelos com véu no Marrocos. Ó eu aí tirando onda…
É claro que você deve tomar certos cuidados, ou melhor, claro que você deve tentar respeitar ao máximo a cultura do destino onde você está. Eu evitaria roupas muito curtas ou apertadas.
Negociação e golpes
Nas cidades mais turísticas como Fès e Marrakech, é provável que você seja abordado de 10 em 10 segundos por algum vendedor ou alguém querendo te dar informações sobre o caminho certo dentro da medina. Não estresse e não dê bobeira também. Golpes são comuns no país.
Mesmo assim, eu acho que tem que ver além, ir além. A negociação, o comércio é uma das bases da cultura marroquina. Os souks, ou mercados, são deliciosos. Entre no jogo e negocie! Seja firme e com certeza você vai conseguir ganhar um descontinho.
Outra coisa chata também e que é prática comum dos guias no Marrocos é parar em zil lojinhas, onde você faz degustações ou experimenta o produto, e no final, sempre acaba tendo que levar alguma coisa. Como qualquer outro lugar no mundo, não é?!
Uma coisa super engraçada, é que às vezes quando passávamos com a cara fechada por alguns vendedores de rua, que no Marrocos são bem insistentes, eles gritavam, em português: Brasileiro paranóico. Acho que so(u)mos, né?!
Viagem para o Marrocos: Roteiro de 10 dias
Nosso roteiro pelo Marrocos começou em Tânger e terminou em Marrakesh. O roteiro de 10 dias da viagem pelo Marrocos ficou assim:
- DIA 1 – Tânger – Chefchaouen
- DIA 2 – Chefchaouen – Fès
- DIA 3 – Medina de Fès
- DIA 4 – Fès – Azrou – Midelt – Merzouga
- DIA 5 – Merzouga
- DIA 6 – Merzouga – Gargantas de Todra e Dades
- DIA 7 – Dades Gorges – Marrakech
- DIA 8 – Marrakech
- DIA 9 – Marrakech
- DIA 10 – Marrakech
Dá uma olhada no nosso Roteiro completo de 10 dias no Marrocos!
» O que eu faria diferente?!
Essa viagem foi tão especial, que eu poderia fazê-la de novo, e dessa vez eu incluiria uma ida a Essaouira no roteiro. Além de um pernoite em Tânger e Casablanca.
Hospedagem nos melhores destinos do Marrocos
O Marrocos é um país que recebe turistas, principalmente europeus, há muitos e muitos anos e por isso, a maioria de suas cidades tem uma ótima estrutura hoteleira, pra todos os gostos e bolsos.
Nós fizemos todas as reservas de hotéis pelo Booking.com e posso dizer que acertamos em todas as nossas escolhas.
Além da garantia do melhor preço e um ótimo serviço de atendimento em português, usando o Booking.com a gente pode fazer a escolha dos hotéis com base em opiniões de clientes verdadeiros, com cancelamento gratuito na maioria dos quartos.
Pra escolher nossos hotéis, a gente sempre começa filtrando as opções. Nossa nota de corte é quase sempre 8. Depois dessa etapa, analisamos a localização do hotel e os benefícios, como, por exemplo, estacionamento e wifi grátis. Então analisamos as fotos, comentários, e pronto! A escolha está feita!
Pra te ajudar a encontrar a opção de hospedagem perfeita pra você durante a sua vigem pelo Marrocos, fizemos uma lista com algumas opções de hotéis nas principais cidades do país.
» Onde ficar em Tânger
As melhores opções de hospedagem em Tânger, são:
» Onde ficar em Chefchaouen
Chefchaouen é a cidade azul do Marrocos. É uma ótima introdução ao país e você pode se divertir muito fotografando a medina toda azul dessa cidade super charmosa em meio às montanhas no norte do país.
Quer algumas dicas de onde ficar em Chefchaouen?!
- Dar Zambra (nossa escolha na cidade!)
- Riad Cherifa
- Le Petit Chefchaouen
- Lina Ryad & Spa
» Onde ficar em Fès
Uma das cidades mais importantes do país, a cidade imperial do Marrocos. Ande pela imensa medina de Fès e viaje no tempo.
- Ibis Fes (nossa escolha na cidade, fora da medina!)
- Riad Fes Maya Suite & Spa
- Dar Seffarine
- Dar Borj
- Algilà Fès
- Fes Marriott Hotel Jnan Palace
Leia mais: Fès, a cidade imperial do Marrocos
» Onde se hospedar no deserto do Saara (Merzouga)
Chegamos em Merzouga, em pleno Deserto do Saara marroquino, quase fronteira com a Argélia depois de muito viajar por florestas de cedro, montanhas e paisagens surreais. Às vezes nada como um bom caminho para compensar a caminhada!
Foi aqui que passamos 2 noites, uma delas em um acampamento nômade no meio do deserto. Uma experiência maravilhosa e inesquecível!
Leia mais: Uma noite no grande Deserto do Saara, no Marrocos
- Kanz Erremal (nossa escolha!)
- Luxury Camp Chebbi
- Riad Madu
- Kasbah Azalay Merzouga
» Onde ficar em Boumalne
Depois de atravessar os vales férteis do Marrocos, fomos percorrer a ‘Estrada dos 1.000 Kasbahs’ e dormimos em Boulmane depois de conhecer o belíssimo desfiladeiro de Todra. No dia seguinte percorremos lado a lado a estrada que segue o rio Dades.
Essa, pra guardar na lembrança!
Leia mais: Os incríveis desfiladeiros de Todra e Dades, no Marrocos
- Kasbah Tizzarouine (nossa escolha!)
- La Perle Du Dades
- Auberge La Fibule Du Dades
- Auberge Chez Pierre
Outra coisa bem legal desse trecho da viagem, foi que ficamos hospedadas em um quarto caverna no Kasbah Tizzarouine. Que tal incluir essa experiência no seu roteiro também?!
» Onde ficar em Ouarzazate
- Le Petit Riad
- Dar Chamaa
- Kasbah Dar Daif
- Maison d’Hote Ecolodge l’île de Ouarzazate
- Maison d’hôtes Dar Farhana
» Onde ficar em Marrakech
Nosso último destino no Marrocos foi a ‘crazy’ Marrakech!
Leia mais: Uma viagem para Marrakech
Escolhemos nos hospedar em um riad (opção de hospedagem típica no Marrocos), dentro da medina de Marrakech e não nos arrependemos! Foi uma experiência super legal!
- Riad Palais des Princesses (nossa escolha!)
- Dar Mo’Da
- Riad Assakina
- Riad Al Badia
- Dar Anika
- Palais Riad Lamrani
- Royal Mansour Marrakech
- Dar Assiya
- Mandarin Oriental
- Four Seasons Resort Marrakech
» Onde ficar em Essaouira
» Onde ficar em Casablanca
- Down Town Hotel By Business & Leisure Hotels
- Le Casablanca Hotel
- Four Seasons Hotel Casablanca
- Grand Mogador City Center Casablanca
Tá pensando em viajar no Marrocos?!
Tá pensando em viajar para o Marrocos?! Tem alguma dúvida?! Deixa um comentário! Vamos adorar te ajudar a tirar do papel essa viagem maravilhosa! Usando nossos links pra reservar hotel, comprar seguro viagem e alugar um carro você ajuda o Tô Pensando em Viajar e se manter e não paga nada mais por isso!
+ dicas do Marrocos
- 10 Dias de Carro Pelo Marrocos
- Vale a pena alugar carro no Marrocos?
- Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos
- Marrocos – Fès, a cidade imperial
- De Carro Pelo Marrocos: De Fès a Merzouga, no Saara
- O grande deserto do Saara
- O incrível Mercado de Rissani
- As gargantas de Todra e Dades
- Crazy Marrakech
- 10 Experiências inesquecíveis no Marrocos
Salve esse artigo no Pinterest!
RESOLVA SUA VIAGEM
Bem legal!! Excelente conteúdo, dicas de ótimos blogs… Obrigado por compartilhar.
Boa tarde, Alessanda! Estou indo com a minha filha para Marrocos agora no final do ano e estamos definindo o roteiro. Como é dirigir pelo Marrocos, as estradas são boas e sinalizadas? O GPS funciona bem? O deserto é imperdível? Pergunto isso pq conversei com um guia e ele me disse que no final do ano é alta temporada, tudo muito cheio e caro, além de fazer muito frio e as cabanas não terem estrutura. Tinha pensado em virar o ano no deserto, mas agora estou na dúvida.
oi Luzia, se você se mantiver nas estradas principais acredito que não terá problemas. Porém, pode enfrentar tempo ruim nas montanhas. Talvez seja melhor contar com um apoio. Eu achei a experiência no deserto imperdível, mas fui em março e não estava tão frio. Recomendo que você se informe melhor antes de fechar.
Muito bom !! Adorei suas dicas .
Começando a programar a viagem por aqui
Que bom ler seu comentário, Karina. O Marrocos é APAIXONANTE! Se precisar de algo, estou por aqui. Abraços.
Olá. Quero ir agora em junho pois vou a isboa. Minha pergunta, onde estaciona os carros se ficamos nas Medinas. É realmente fácil dirigir por lá? Queria um roteiro parecido com o seu mas gostaria de ir a Casablanca
Sim. É tranquilo. Fora das medinas você encontra estacionamentos pagos. Você pode pedir indicação para o seu hotel na medina. Obrigada pela visita e comentário!
Bom dia
Estamos pensando ir ao Marrocos. Somos dois casais. Gostei das dicas. No seu roteiro vou incluir Casablanca.
Clotilde
Que ótimo, Clotilde. Faz bem incluir Casablanca! Obrigada pela visita e comentário. Grande abraço!
Adorei esse blog.Jâ estive no Marrocos e voltei encantada…Esse país é mágico…Minha pretensão era ter voltado ao Marrocos em 2020,porém o covid não permitiu.
Espero que no próximo ano esteja tudo tranquilo pra que eu possa voltar a esse paraíso.
Olá, sou Lahcen do Marrocos, gostei muito do seu artigo e estou muito feliz que você tenha gostado da experiência marroquina. Nós realmente esperamos que o covid termine logo e volte à vida normal e as pessoas viajem novamente e conheçam novas pessoas. Muito obrigado pela ótima página sobre Marrocos e bem-vindo ao seu segundo país.
Também esperamos. Obrigada pela visita e comentário.
Seu país é simplesmente mágico…é encantador…!!!
Marrocos é um país surpreendente, pela sua história, geografia e Cultura.O cenário pela Cordilheira de Montanhas do Atlas e o Sahara,foi impressionante. Andar pelas dunas numa caravana de camelos, passar a noite num acampamento com jantar, fogueira, música e dormir numa tenda aconchegante foi uma experiência inesquecível!
Adorei o blog, informações claras e concisas. Eu já viajei ao Egito e algumas coisas do relato de vcs me remeteu a esse país! Tem a ver, além dos costumes árabes, naturalmente? Essa coisa de vendedores ambulantes serem insistentes e não darem sossego é muito forte no Egito…entre outras q vc citou.
Sim, acho que tem tudo a ver! Obrigada pela visita e comentário! ;)
Viagem Inesquecível
Passamos 12 dias no Marrocos e a viagem foi fantástica, fomos super bem recebidos e cuidados pelo nosso motorista-guia Mohammed, uma ótima companhia de viagem.
Rodamos quase 2.000 km, por estradas bem cuidadas, num carro novinho e super seguro.
GOSTARIA DE UMA DICA PARA INCLUIR, NO SEU ROTEIRO (PERFEITO!), INCLUIR CASABLANCA
Pode ser antes ou depois de Marrakech, Deise. Obrigada pela visita e comentário.
Adorei
Obrigada pela visita e comentário!
Nossa gostaria de planejar essa viagem
Acho o máximo deserto
pretendo alugar um carro em lisboa e ir a tanger com esse carro ou não é permitido vc sabe me responder ??
Você deve ter autorização especial da locadora de carro para isso.
Oi, Alessandra. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
oba! Brigada, Bóia!
Olá, tudo bem?
Quanto em valor moeda brasileira, foi gasto numa viagem desta?
Quero me programar, mas queria saber se terei condições pra isso, rs.
Pôxa, Adelcina, fiz essa viagem em 2013. Faz tanto tempo que os preços devem ter mudado um pouco. Mas o Marrocos não é um país caro não.
Ola. Eu e meu marido (56 e 62 anos) iremos pra Portugal e faremos uma parada de 08 à 12/08 no Marrocos. Chegaremos em Casablanca + ou – 13 hs e pretendemos ir direto pra marrakesh. Nossa duvida:
☆ é facil acessar o trem, encontramos passagens pra embarque na hr ou pode ocorrer de so ter passagem pro final da tarde
☆ nós só falamos português….lá as pessoas são receptivas? Eles te ajudam ou pelo menos se esforçam?
oi, Mara. Acho que corre o risco de não ter passagem na hora sim, viu. Mas não sei te dizer ao certo. As pessoas são bem receptivas. Geralmente falam inglês, francês e até italiano. Obrigada pela visita e comentário.
Mto obg pelas dicas Alessandra! Vc chegou a dirigir à noite? Se sim, foi tranquilo?
E quanto tempo vc recomenda p ver o essencial em Fez e Chefchaouen?
Ola. Estava em dúvida em ir pro marrocos pois não gostamos de viagem de excursão e achei não ser pertinente ir independente! mas seu relato me animou muito! Mas me diga uma coisa: vcs fizeram aquele passeio de dormir no deserto? se sim, contrataram guia ou não? queremos muito fazer este passeio….
obrigada pelas valiosas dicas
oi Barbara, fizemos sim. Você pode ler mais detalhes sobre ele neste post. O Marrocos é apaixonante!
Olá! Que blog lindo e cheio de infos. Amei!
Pergunta: Você alugou um carro comum ou 4×4? Porque o valor é MUITO diferente entre eles.
Estou cogitando esse destino para minha Lua de Mel (agora em novembro) porque amamos natureza e lugares exóticos.
Aluguei um carro comum mesmo, mas recomendo alugar com uma locadora boa, e um carro mais parrudo, para aguentar. Obrigada pela visita.
Olá , em maio vou para Portugal com escala no Marrocos, sabe dizer se precisa de visto.
oi Elias, brasileiros não precisa de visto para entrar no Marrocos não. Obrigada pela visita.
Boa noite! Vou viajar para o Marrocos em Janeiro, vamos eu e meu marido, depois de ler o seu relato fiquei com mais vontade ainda de fazer de maneira independente, vc acha q é viável nessa época do ano, ou o fato de estar no inverno pode ser um problema? Adorei o seu roteiro e estou pensando em fazer o mesmo adicionando a cidade de Essaouria.
Acho que sim, Cristiane, mas eu evitaria as regiões de montanha por conta da neve. Ficou faltando Essaouria pra mim. Morro de vontade de ver as árvores de cabras… ;)! Estou à disposição.
Que super dicas, Alessandra! Estou ensaiando uma viagem ao Marrocos e elas serão muito úteis. Quando ela for acontecer, volto aqui.
Oi Alessandra,
vcs alugaram o carro em tanger e entregaram onde? E tranquilo pegar em uma cidade e entregar em outra?
Oi Aline, tudo bem?! Pegamos o carro em Tânger e devolvemos em Marrakech. É tudo tranquilo sim, mas tem que pagar uma taxa extra. Também tivemos um super problema com a Aircar, companhia de aluguel de carro selecionada pela Rentalcars. Por isso agora eu só alugo carro através da Rentcars. Fiquei meio traumatizada com esse episódio. Se precisar de algo é só falar, viu?! ;)
Alessandra,
Você tem ideia do quanto gastaram nessa viagem? Tenho muita vontade de ir, mas precisaria me programar financeiramente e não faço ideia do quanto se gasta numa viagem para lá. Mas amei muito suas dicas!!! Quando eu for, com certeza retornarei ao blog para ler tudo tim tim por tim tim.
Beijos
oi Gaia, tudo bem?! Obrigada pela visita e comentário. O Marrocos é um país bem barato. O mais caro foi alugar o carro, o resto foi bem tranquilo… essa coisa de quanto custa é bem difícil porque cada um viaja de uma maneira, né?! Mesmo assim, acho que com uns 60 euros por dia, por pessoa dá pra viajar tranquilo por lá… ;)
Ei Alessandra! obrigada pelas informações, adorei. Gostaria da sua opinião. Eu também adoro fotografia. Eu e minha prima estamos pensando em ir ao Marrocos agora no final de dezembro. Somos mais velhas, ela com 71 e eu com 59 anos. Viajamos muito de carro pela europa, sempre parando para fotografar as imagens belíssimas estrada a fora e nunca tivemos problema algum. Pra falar a verdade estou receosa quanto ao Marrocos. Com esta nossas idades, rsrsrs, acha que podemos arriscar de alugar carro e rodar entre as cidades de Marrakech/ Casablanca/ Rabbat / Fez? As estradas são boas? Obrigada novamente e aguardo seu retorno.
oi Regina! Obrigada você pela visita e comentário. Pelo seu itinerário acho que você não terá problemas. Fique nas estradas principais que são bem tranquilas. Só não recomendo atravessar o Atlas nesse período do ano. O Marrocos é encantador e se você também gosta de fotografia, vai adorar essa viagem.
É bom lembrar que se você pode usar nossos links de afiliado pra alugar um carro, reservar hotel e comprar seguro viagem sem pagar nada mais por isso!
Abração e estou à disposição para qualquer dúvida. ;)
Olá Alessandra!
Obrigada pelas dicas e informações sobre Marrocos!
Quanto em média você recomenda para se gastar em marrocos? Considerando meia pensão incluída na excursão que irei fazer?
oi Ingrid, obrigada pela visita e comentário. O Marrocos não é um país caro, mas depende muito do seu estilo de viagem, né?! Eu levaria no mínimo 50 dólares por dia. Abração.
Boa tarde Alessandra, adorei seu post. Gostaria de saber a respeito de custos com passeios para um roteiro semelhante ao seu. Demoramos a definir destino desse fim de ano… no momento estamos em busca de passagem para o fim do ano (vai que surge uma promo)!!
oi Maria Helena, tudo bem?! Obrigada pela visita. Olha, no final do ano recomendo que você procure uma agência. O tempo pode não ajudar e as estradas nessa época ficam bem perigosas. Isso pode encarecer um pouco a sua viagem. De qualquer maneira, viajar pelo Marrocos, principalmente pelo interior do país, não é caro não. O mais caro foi o aluguel do carro mesmo. De resto, é super tranquilo.
Adorei seu relato.Meu marido e eu estamos querendo ir em novembro para Marrocos. Gostamos muito de viajar livremente e de dirigir.
Nosso maior receio de fazer Marrocos por conta propria e que falamos e entendemos muito pouco o ingles e razoalmente bem o espanhol.
Poderiamos arriscar ou melhor excursao ??
Grata e Aguardo resposta.
oi Teresa, tudo bem?! Olha, a minha experiência independente foi ótima! Se você está acostumada, acho que não terá problemas. Conheci muitos marroquinos que falam bastante italiano (por conta dos turistas) e como é bem parecido com o espanhol, acho que você não vai ter muitos problemas. Reserve tudo antes de ir e leve os comprovantes. Não vejo muita interferência da língua nessa viagem não, viu… Se precisar de ajuda, estou à disposição. Se gostou das dicas, use nossos links de afiliado pra alugar o carro, reservar hotel e comprar seguro viagem sem pagar nada mais por isso! Abração. ;)
Ola Alessandra
Que relato maravilhoso! Estou de passagens compradas para final de Outubro. Tneho duvidas quanto a moeda? como voces se viraram lá?
Levamos dólares e trocamos no aeroporto ou nos hotéis. Você vai adorar! Aproveite!
Adoro o blog de vcs! Kkkk queriam levar a Sofia? Lindas imagens do Marrocos. Um sonho de viagem!
Brigada, Carol!!! O Marrocos é mesmo encantador!