O Uruguai está cada vez mais na mira dos brasileiros interessados em enoturismo. E não é à toa! Existem cerca de 180 vinícolas no Uruguai e cada vez mais esses estabelecimentos estão abrindo as suas portas para visitação, degustação de vinhos e experiências enogastronômicas incríveis.

As melhores vinícolas do Uruguai

Soma-se a isso o fato do país ser vizinho do Brasil e ter muitos outros atrativos. O voo de São Paulo a Montevidéu, por exemplo, dura cerca de 2 horas. Super fácil. E você consegue entrar no país apenas com seu RG. Prático, né?!

De quebra é possível passear pela capital uruguaia e por outros destinos próximos como Punta del Este, Colonia del Sacramento e Carmelo.

Visitei algumas das melhores vinícolas do Uruguai e posso te dizer com propriedade: se você quer conhecer mais sobre a cultura do vinho, o Uruguai te reserva grandes surpresas. Vamos nessa?!

Quer viajar sem preocupações?

Contrate um bom seguro viagem para o Uruguai e conte com assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas e imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.

Use um comparador online como o site da Seguros Promo ou da Real Seguros para economizar muito e ganhe até 10% de desconto para viajar com tranquilidade.

QUERO DESCONTO


Leia também: Dicas infalíveis para contratar seguro viagem mais barato


Quais são as melhores vinícolas no Uruguai

Conheci algumas das melhores vinícolas do Uruguai. A maioria dessas vinícolas faz parte da Los Caminos del Vino, uma associação que divulga o enoturismo no Uruguai. Recomendo uma consulta no site deles para saber mais opções de vinícolas uruguaias, todas familiares, que recebem visitantes.

A maioria das vinícolas que visitei estão localizadas no departamento de Canelones, próximo à capital uruguaia. Uma delas, a Bodega Bouza, fica na própria cidade de Montevidéu. Inclusive saímos do aeroporto e fomos direto até lá.

Vinícolas no Uruguai: Bouza
Bodega Bouza, pertinho de Montevidéo, no Uruguai

Outras três vinícolas destacadas aqui ficam em Carmelo, cidade que fica a cerca de 3 horas de Montevidéu, um lugar que vale a pena ser visitado, de tão lindo que é!

Em todas as vinícolas há uma lojinha com seus vinhos e outros produtos à venda. Leve mala extra porque você não vai resistir em levar muitos vinhos uruguaios para casa.

Conto aqui a minha experiência regada a vinhos, belas paisagens e ótima comida.

? Cabe informar que você só pode transportar os vinhos na bagagem despachada então é importante garantir que as garrafas estejam bem embaladas. Solicite uma boa embalagem nas vinícolas. Fica a dica!

Tannat: a uva símbolo do Uruguai

Originária do sudoeste da França, a Tannat é a principal uva do Uruguai. A variedade chegou ao país, no século 19, através dos imigrantes franceses, com destaque para Don Pascual Harriague, que foi o primeiro a plantar algumas mudas em solo uruguaio.

Os vinhos Tannat têm alta concentração de taninos, o nome vem daí. São encorpados e elegantes. Não é um vinho fácil, na minha opinião, por isso preferi os blends de Tannat com alguma outra uva como Cabernet Sauvignon e Merlot.

Em todas as vinícolas do Uruguai você encontrará vinhos Tannat, e também de outras variedades de uvas. E a qualidade impressiona, viu?!

Vinícolas próximas a Montevidéu

Existem muitas vinícolas perto de Montevidéu, o que torna a capital uruguaia uma excelente base para quem deseja desfrutar o turismo enológico e ainda aproveitar para conhecer a cidade.

Destaco aqui 7 vinícolas próximas a Montevidéu, por ordem alfabética.


Consulte as melhores ofertas de hospedagem em Montevidéu


» Antigua Bodega

A Antigua Bodega existe desde 1928, é uma das vinícolas familiares mais tradicionais do Uruguai. A Antigua fica em uma bela propriedade em Canelones, a cerca de 25km de Montevidéu.

Vinícolas no Uruguai: Antigua Bodega
Antigua Bodega Stagnari, uma das melhores vinícolas do Uruguai

Em seu comando estão Virginia Stagnari (diretora) e Laura Casella, uma das primeiras enólogas do Uruguai. A Vinícola produz 200.000 litros de vinhos finos por ano e os vinhos são excelentes!

A Antigua Bodega recebe os visitantes todos os dias da semana, mas é preciso agendar previamente. A visita guiada te leva a passear pelos vinhedos e a conhecer o processo de vinificação da bodega.

E tem degustação sim, senhorxs! São três tipos de degustações, que variam de 35 a 70 dólares por pessoa. Todas as degustações são acompanhadas por um sommelier, o que agrega ótimo valor à experiência.

Degustação na Antigua Bodega, vinícola no Uruguai
Degustação na Antigua Bodega

Na Degustação Premium ( USD 70/pessoa), duração aproximada de 2 horas, você experimentará os seguintes vinhos da Antigua Bodega:

  • Prima Donna – Sauvignon Blanc
  • Bella Donna – Marselan
  • Mburucuyá – Assamblage Collection
  • Prima Donna – Crianza Tannat
  • Osiris – Reserva Merlot

Essa degustação é acompanhada de empanadas e tábua de queijos com pão caseiro e é necessário reservar com 48 horas de antecedência. Eles também preparam almoços completos e harmonizados com vinhos para grupos com 4 ou mais pessoas, o valor é de 85 dólares por pessoa.

?️ Para agendar uma visita e degustação entre em contato pelo e-mail:
turismo@antiguabodegastagnari.com.uy.

» Artesana

A Bodega Artesana fica na região de Las Brujas, a cerca de 40 minutos de Montevidéu. Apesar dos proprietários serem dois californianos, pai e filho, a vinícola é dirigida por mulheres. E o feminino está presente em vários detalhes, como nas artes de seus rótulos.

Rótulos dos vinhos da vinícola Artesana, no Uruguai
Vinhos da Bodega Artesana

A Artesana é a única vinícola do Uruguai que produz a uva Zinfandel, uma casta característica da Califórnia e que tem equivalência genética com a Primitivo, da Itália.

Vale a pena visitar a Artesana, suas plantações de uvas e ter uma grande experiência gastronômica acompanhada pelos ótimos vinhos produzidos ali.

Vinícolas no Uruguai: Artesana
Bodega Artesana, uma das melhores vinícolas do Uruguai

Agende a sua visita através do site da Artesana e prove o menu de 6 passos, preparado com ingredientes frescos e locais, harmonizado com 5 vinhos. Eu amei! O valor dessa experiência é de 1800 pesos uruguaios por pessoa.

Há também a opção da degustação de 3 vinhos e 3 tapas por 1200 pesos uruguaios, por pessoa. Ambas incluem visita guiada pelos vinhedos e pela bodega.


» Bodega Bouza

A charmosa Bodega Bouza fica em Montevidéu, a cerca de 20 km do centro. A vinícola familiar produz vinhos de alta qualidade, em pequena escala.

Bodega Bouza: dica de vinícola no Uruguai
Carro antigo na Bodega Bouza

A visita guiada à vinícola Bouza dura aproximadamente 45 minutos, acontece das 10h30 às 16h de segunda a sábado e é gratuita. Durante o percurso o visitante conhece os vinhedos, a bodega e a cava, e tem informações sobre o processo de fabricação dos vinhos.

Para você ter uma ideia eles recebem cerca de 40 mil visitantes por ano e cerca de 90% são brasileiros.

Além da visitação é possível ter uma incrível experiência enogastronômica na Bodega Bouza. Algumas das experiências são:

? Experiência Bouza: visita guiada + almoço em 5 passos com 5 vinhos. A duração aproximada é de 2h15. E o valor por pessoa é de 3000 pesos uruguaios, cerca de 90 dólares americanos. Essa experiência dá direito ao serviço de transporte gratuito de/para o centro de Montevidéu. A comida do chef Laurent Lainé é maravilhosa e o serviço impecável. Recomendo!

? Degustação de vinhos: Essa experiência é oferecida no espaço Bouza Vinos Garage, um bar-museu que tem uma coleção de carros antigos. Ali você degustará 4 vinhos ( 1 branco e 3 tintos) harmonizados com tapas espanholas. O valor dessa experiência é de 1200 pesos uruguaios por pessoa. A duração aproximada é de 45 minutos.

Além das experiências você tem a opção de almoçar no restaurante da vinícola, que tem ótimos pratos.


Para reservas e outras informações acesse o site da Bodega Bouza.


» De Lucca

De todas as vinícolas no Uruguai que visitei, a De Lucca foi a mais rústica. A visita e degustação são sempre guiadas por um membro da família, que contará toda a trajetória da De Lucca, desde o ano de 1945, quando compraram a propriedade, até os dias de hoje.

Foi uma grande experiência ouvir o Sr. Reinaldo De Lucca e sua filha Agostina falarem com tanto amor sobre seus vinhos.

Vinícolas no Uruguai: De Lucca
Vinhos da vinícola De Lucca, no Uruguai

A proposta da De Lucca é que você sinta-se em casa. E foi na sala da casa que eles nos receberam para a degustação de alguns de seus vinhos, dentre eles o Nero D’Avola, da linha Premium e de produção limitada.


Para visitar a De Lucca entre em contato pelo e-mail info@deluccawines.com


» H. Stagnari

A vinícola H. Stagnari coleciona diversos prêmios e se define como produtora de vinhos de autor. A propriedade fica localizada a cerca de 27km de Montevidéu e oferece opções de degustação, almoço e jantar.

Você pode também fazer uma visita pela propriedade. Provavelmente quem irá te acompanhar no passeio pela plantação de uvas, linha de produção e Cava, onde ficam armazenados os vinhos, é o jovem Franco Stagnari, herdeiro da família. Ele vai te contar todas as histórias da vinícola inclusive sobre o dia em que o ex presidente norte-americano George Bush visitou a vinícola.

Vinícolas no Uruguai: H Stagnari
Vinhos da vinícola H. Stagnari

Para saber sobre as opções de experiências na Bodega H. Stagnari escreva para reservas@stagnari.com


» Bodega Juanicó

A Bodega Juanicó é uma das mais importantes do Uruguai. Nela são produzidos os renomados vinhos Don Pascual, em homenagem ao imigrante francês que trouxe a uva Tannat para o país.

Das vinícolas uruguaias que visitei essa é a mais ‘comercial’, no sentido de ter uma super estrutura de produção. Eles produzem cerca de 3 milhões de garrafas ao ano e 40% de sua exportação é para o Brasil.

A propriedade onde fica a vinícola Juanicó impressiona. Une prédios históricos a uma paisagem estonteante e faz a gente querer passar longas horas por lá.

Vinícolas no Uruguai: Juanico
Juanicó, uma das melhores vinícolas do Uruguai

Visite os vinhedos, a parte da produção e fique para um almoço harmonizado feito com ingredientes sazonais. A chef Mercedes Deicas tem apenas 23 anos e é a 3a geração da família Deicas, proprietária da Bodega Juanicó.

As degustações na vinícola Juanicó começam a partir de 30 dólares por pessoa, com vinhos e algumas porções. A maior experiência gourmet, no entanto, é a chamada Experiencia Familia Deicas, com pratos harmonizados com os vinhos Familia Deicas. Essa custa 90 USD por pessoa.

? É possível combinar o traslado de/para Montevidéu ao custo de 30 USD/pessoa. Para isso é preciso fazer a reserva com no mínimo 24h de antecedência.


Você pode reservar quaisquer das degustações pelo site da Juanicó.


» Marichal

A Bodega Marichal produz vinhos desde 1938. A tradição é mantida pela quarta geração da família Marichal. Em 2004 eles começaram a exportar seus vinhos e em 2011 abriram suas portas para atender ao enoturismo.

Os visitantes são recebidos na casa original da família que tem em sua decoração diversos objetos pessoais, que te fazem desvendar um pouco da história daquele lugar, daquela família.

Vinícolas no Uruguai: Marichal
Bodega Marichal, no Uruguai

A Marichal produz vinhos uruguaios de alta qualidade e você pode fazer uma das degustações. Por 25 dólares, é possível provar 3 vinhos e por 35 USD, 5 ou 6 vinhos. Ambas as degustações são acompanhadas de deliciosas empanadas caseiras, receita de família claro!

A Bodega Marichal realiza eventos bem legais ao logo do ano. Eles também fazem almoços para grupos de no mínimo 6 pessoas. Uma boa oportunidade para experimentar uma autêntica Parrilla Uruguaia (55 USD/pax com vinhos).

A Marichal fica a cerca de 1 hora de Montevidéu, é certamente uma das ótimas vinícolas do Uruguai. Eles indicam transporte para te levar até lá. Agende a sua visita e degustação através do e-mail visitas@marichalwines.com.

Vinícolas em Carmelo, Uruguai

Carmelo é uma simpática cidadezinha às margens do Rio da Prata, que fica a cerca de 3 horas de carro de Montevidéu e que tem ótimas e charmosas vinícolas. As três que destaco aqui nesse post, e que tive o prazer de visitar, oferecem opção de hospedagem além de incríveis experiências enogastronômicas. Se eu fosse você não deixaria de visitar Carmelo em sua viagem ao Uruguai.

» Campotinto

Já pensou em se hospedar em uma vinícola no Uruguai? Na Campotinto isso é possível! Ficar hospedada lá foi um dos pontos altos da minha viagem ao país. Super recomendo!

A Campotinto é uma pousada e vinícola que fica em um lugar dos sonhos! Ali você viverá uma experiência única. Poderá conhecer o vinhedo e fazer um piquenique, degustar ótimos vinhos, andar de bike pela propriedade, comer bem, dormir em uma de suas charmosas suítes, acordar e tomar um café da manhã com uma vista sensacional. E se for verão ainda dá para aproveitar a piscina externa.

Vinícolas no Uruguai: Campotinto
Vinícola Campotinto, uma das melhores vinícolas do Uruguai

No quesito vinhos, a Campotinto reserva grandes surpresas como é o caso do Super Icono safra 2016, um Tannat de produção restrita, apenas 300 garrafas. Para ter mais informações sobre a experiência Campotinto envie um e-mail para info@campotinto.com


Confira as tarifas para hospedagem na Campotinto


» Casa Chic

A Casa Chic é um empreendimento que engloba uma bodega, um restaurante e um hotel. Você pode agendar uma visita à vinícola Casa Chic através do e-mail recepcioncarmelo@casa-chic.com

A enóloga da Casa Chic, Caterina Viña, é uma das primeiras enólogas do Uruguai. Eles produzem vinhos Sauvignon Blanc, Viognier, Sirah, Tannat e Cabernet Franc.

Vinícolas no Uruguai: Casa Chic
Piscina com vista na Casa Chic

O hotel Casa Chic é luxuoso e proporciona uma ótima experiência para seus hóspedes. O grande destaque fica por conta da piscina de borda infinita para o Rio da Prata.


Veja as tarifas para o Hotel Casa Chic Carmelo


» Narbona

A Narbona é uma das mais prestigiadas vinícolas uruguaias, ela fica localizada em uma enorme propriedade às margens do Rio da Prata. É um lugar lindo, que tem uma ótima estrutura para os visitantes em busca de uma experiência enoturística completa. Além de vinícola a Narbona é uma lechería, eles produzem diversos produtos derivados de leite, destaque para o doce de leite, maravilhoso.

Você pode escolher fazer uma visita guiada e assim conhecer os vinhedos, as adegas (nova e antiga), uma cave subterrânea e assim saber sobre o processo de produção dos vinhos Narbona. Recomendo ainda fazer uma das degustações disponíveis. A degustação com queijos e vinhos é uma ótima pedida. Para informações sobre o tour e degustações escreva para reservas@narbona.com.uy.

Vinícolas no Uruguai: Narbona
Narbona, uma das melhores vinícolas do Uruguai

Agora, se você, como eu, adora comer bem não deixe de fazer uma refeição no restaurante da Narbona. É uma experiência memorável.A Narbona também oferece a opção de hospedagem, são apenas 5 exclusivas acomodações. O Narbona Wine Lodge é membro Relais & Châteaux.


Confira as tarifas para se hospedar no Narbona Wine Lodge e veja as melhores ofertas de hospedagem em Carmelo


Como visitar vinícolas no Uruguai

Alugar um carro pode ser uma opção mais econômica para visitar vinícolas no Uruguai. Porém, para visitar as vinícolas que ficam em Montevidéu, o Uber funciona super bem.

Para visitar as vinícolas que ficam na região de Canelones você pode combinar o transporte com a própria vinícola ou no hotel onde se hospedar. Pelo que fui informada o Uber não atende a região de Canelones.

Agora, para ir para Carmelo – não deixe de ir! – a pedida é alugar um carro. São cerca de 3 horas de viagem de Montevidéu à cidade. E com um carro alugado você tem autonomia para passear pela região, visitar Colonia del Sacramento e curtir ao máximo a viagem.

Mas cabe alertar que nesse caso o motorista não poderá beber. No Uruguai a Lei Seca é bem rígida. Se estiver em um grupo, vocês podem eleger um motorista da rodada para cada vinícola visitada.

Uma ótima dica para economizar é acessar o site da Rentcars para pesquisar preços de locadoras diferentes de uma vez só.

A Rentcars garante o melhor preço no aluguel de carro, parcelamento no cartão de crédito e alterações ou cancelamentos grátis até 1 dia antes do início da reserva.

FAÇA UMA COTAÇÃO GRÁTIS


Leia também: O site da Rentcars é confiável? Vale a pena usar?


Contrate um passeio no Uruguai

Você pode ainda contratar um passeio para visitar algumas vinícolas uruguaias e para fazer um city tour por Montevidéu. Algumas sugestões são:

?Garanta já o seu passeio reservando com antecedência através do site da Get your Guide com atendimento ao cliente 24 horas e cancelamento grátis da maioria das reservas.

As melhores vinícolas do Uruguai | No Mapa


Quer aprender a usar um mapa do Google My Maps para organizar o seu roteiro de viagem?


Leia outras dicas de viagem


Sofia viajou a convite da associação Los Caminos del Vino.


RESOLVA SUA VIAGEM

10 COMENTÁRIOS

  1. Olá Sofia, ótimas dicas. Eu visitei a Pizzorno, com almoço: Excelente, recomendo também.
    Parabéns!

    • Oi Marcos. A Pizzorno está super na minha lista! Espero ter logo a oportunidade de visitá-la. Valeu pela recomendação!

  2. Oi Sofia estranhei você não comentar sobre a Bodegas Carrau,porque também tem excelentes vinhos.obrigado

    • Oi José Carlos, eu ainda não tive a oportunidade de visitar a Carrau mas ela faz parte da Associação Los Caminos Del Vino e está em nosso mapinha de vinícolas. Espero visitá-la em breve! Grata pelo comentário.

  3. Fiquei em montevidéu por alguns dias e conheci a Bouza, por recomendação aqui do to pensando em viajar. Achei a vinícola fantástica, muito profissional e os tour muito bem feitos.

    Já tinha ido a Concha e Toro, no chile, mas na época tinha achado o passeio muito “comercial”. Na Bouza achei bem mais “familiar”.

    Em ambas fiz a degustação e achei os vinhos e a harmonização da Bouza muito melhores.

  4. Olá Sofia,
    Obrigado pela partilha. Quando visitei o Uruguai, há alguns anos, não se falava das vinícolas. Tenho família na região do Douro, aqui em Portugal, e visitar vinícolas é sempre um prazer. Ficam registadas as sugestões. Grande abraço.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome