É inacreditável pensar que em meio ao deserto do Atacama, no Chile, o mais árido do mundo, encontramos água, muita água! E as Lagunas Escondidas de Baltinache são um exemplo disso.

Trata-se de um conjunto de lagoas de cor azul turquesa, rodeadas pela brancura do sal, no meio do nada. O contraste das cores aliado à paisagem ao redor e à experiência de flutuar na água salgada, torna a visita às belíssimas Lagunas Escondidas de Baltinache um dos passeios imperdíveis do Deserto do Atacama.

Lagunas Escondidas de Baltinache, Atacama, Chile

Leia o post inteiro ou navegue por tópicos

Lagunas Escondidas de Baltinache, no Atacama

Se você está planejando uma viagem para o Deserto do Atacama não deve deixar de incluir o passeio até as Lagunas Escondidas de Baltinache em seu roteiro. Já te dou dois motivos de cara, antes mesmo de você ler este post todo:

  1. As sete lagoas que formam as Lagunas Escondidas de Baltinache têm uma coloração que impressiona.
  2. Você pode entrar em duas dessas lagoas de sal e experimentar a incrível sensação de flutuar.

Agora vou te contar mais desse lugar surreal de lindo!

Lagunas Escondidas

Como chegar até as Lagunas Escondidas de Baltinache

O trajeto do centro de San Pedro de Atacama até as Lagunas Escondidas de Baltinache leva cerca de 1 hora, são aproximadamente 60 km. Contratei um tour que saiu logo pela manhã, por volta das 9h, o que foi ótimo pois não havia muita gente.

Mas é possível também ir de carro para as Lagunas Escondidas de Baltinache, por conta própria? Sim, é possível mas é preciso tomar alguns cuidados como alugar um carro alto, uma SUV é o ideal, não é necessário ter tração 4×4.

Também é indicado ter o mapa offline – esqueça sinal de internet durante a maior parte dos trajetos no Atacama – ou alugue um carro com GPS. E por fim, sempre esteja com o tanque cheio pois não há postos de gasolina pelo caminho.

Aproveite para apreciar a paisagem do deserto durante o caminho. É incrível!

Deserto do Atacama

Uma super dica para economizar é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.

Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.

FAÇA UMA COTAÇÃO


Leia também: Aluguel de carro no Chile: as melhores dicas para economizar


Qual é a melhor forma de visitar as Lagunas Escondidas de Baltinache?

Eu fui para o Deserto do Atacama para fazer uma Viagem Vivencial com a Cris Marques. Além da experiência da “viagem interna”, que foi edificante, ainda tive a oportunidade de conhecer um dos lugares mais incríveis que já visitei.

A logística dessa viagem foi feita pela Sorbac, uma agência que oferece passeios e que também tem um lugar super agradável para a hospedagem em San Pedro de Atacama, a Casa Sorbac.

Pelo que percebi, é complexo fazer a maioria dos passeios no Atacama por conta própria, então vale a pena contratar os passeios em alguma boa agência. Eu recomendo a Sorbac pois tive uma experiência nota 1000. Eles têm um esquema bem profissional com carros novos para transporte, refeições deliciosas durante os passeios e guias super experientes.

Pois bem, o passeio para as Lagunas Escondidas de Baltinache é uma das atrações de um dos passeios de um dia da Sorbac, e foi o primeiro lugar que visitei no Atacama.

Lagunas de Baltinache

Como é a estrutura nas Lagunas Escondidas de Baltinache

As Lagunas Escondidas de Baltinache possuem uma estrutura simples mas que atende bem os visitantes. O valor do ingresso geral é de 5.000 pesos chilenos (cerca de R$ 35,00).

Logo na entrada – e apenas ali – há vestiários, banheiros e duchas com água doce. Um pouco mais adiante há um estacionamento, onde os visitantes e as empresas de turismo deixam seus carros. Próximo ao estacionamento fica a primeira lagoa, que é uma das duas em que se pode entrar. Ali encontra-se uma área com mesas e cadeiras para quem quiser fazer alguma refeição ou apenas relaxar e apreciar a vista.

A maioria das empresas de turismo oferecem algum tipo de refeição nos passeios. A Sorbac preparou um almoço bem gostoso, com direito a vinho, de frente para a lagoa.

Almoço nas Lagunas Escondidas de Baltinache

A trilha pelas lagoas é feita por uma passarela de madeira, o que ajuda na preservação do solo e facilita o caminhar. Nunca ultrapasse o limite das trilhas. O trajeto até a última lagoa, que é a outra lagoa onde é possível se banhar, é bem tranquilo e proporciona suspiros e ótimas fotos.

Trilha Lagunas Escondidas de Baltinache


Quer viajar sem preocupações?

Conte com assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas e imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.

SAIBA COMO


A incrível experiência de flutuar em uma Lagoa de Sal

A alta concentração de sal dessas lagoas te impede de afundar. E esse é o grande barato desse passeio. Flutuar é uma experiência única, pode apostar!

Eu estive no Deserto do Atacama em pleno verão, em dezembro, então mesmo a água sendo gelada foi tranquilo entrar na lagoa de sal. Já se você for no inverno precisará de uma dose de coragem para se aventurar.

Flutuando nas Lagunas Escondidas de Baltinache

É muito sal! Quando você sai da lagoa seu corpo está todo coberto de sal. A grande dica é ter uma garrafa de água doce para você se molhar já que as duchas ficam longe dali. Acredite ficar com esse sal todo no seu corpo pode incomodar.

Sal Lagunas Escondidas de Baltinache

Dicas para visitar as Lagunas Escondidas de Baltinache

É importante saber que esse é um lugar com alta incidência de raios solares. Algumas dicas são essenciais para que o seu passeio seja bem aproveitado.

Leve em sua mochila:

  • protetor solar – tudo o que você puder levar para se proteger do sol é bem vindo: filtro solar, chapéu ou boné, óculos de sol e roupas com proteção solar.
  • roupas de banho – afinal de contas você vai entrar em uma das lagoas de sal, não vai?! É bom levar também um chinelo ou algum sapato que possa molhar.
  • água potável – é importante manter-se bem hidratado então leve uma garrafa para beber e uma outra para você molhar seu corpo quando sair da lagoa.
  • toalha – se for aquela de secagem rápida melhor ainda.
  • roupas secas – uma muda de roupas extras é uma boa pedida se você tiver espaço na mochila.
  • hidratante corporal – para usar depois da ducha de água doce.

Lagoa de Sal Lagunas Escondidas de Baltinache

Dica Bônus: faça um seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório ter um seguro viagem para entrar no Chile, eu acho extremamente importante ter uma boa apólice para qualquer viagem, afinal de contas imprevistos podem acontecer.

Ainda mais, pensando em uma viagem para o Deserto do Atacama, um lugar remoto e com muitas aventuras, não custa contratar um seguro viagem e garantir a sua tranquilidade.

Nós sempre usamos e recomendamos o site da Seguros Promo para pesquisar o seguro viagem mais apropriado para você.

Os leitores do Tô Pensando em Viajar têm um desconto de até 10% na contratação de qualquer seguro viagem com o cupom TOPENSANDO05 e pagamento com boleto bancário. Não perca esta oportunidade!

QUERO DESCONTO


Lagunas Escondidas de Baltinache | No Mapa


Leia também: Saiba como usar um mapa do Google para organizar a sua viagem


Curta a página do Tô pensando em viajar no Facebook


Leia mais dicas de viagem para o Chile


Salve essas dicas no Pinterest

Visitar as Lagunas Escondidas de Baltinache é um dos passeios imperdíveis do Deserto do Atacama, no Chile. Experimente flutuar em uma lagoa de sal!


DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome