Conheça o Brasil com quem entende do assunto

36

Quando eu penso no Brasil, a razão me divide. Apesar dos dias sombrios que vivemos como nação, meu coração não se esquece do ser [email protected]. O que é ser [email protected]?! Você pensa nisso?!

Vivendo em um país grande e diverso como o nosso é mais fácil se concentrar nas óbvias diferenças do que mergulhar nas nossas semelhanças. Identidade. Pensar no Brasil-ilha, o Brasil-eu-meu-pai-minha-mãe é o que nos trouxe aqui, agora. E é urgente que a gente passe a pensar num outro Brasil, no Brasil profundo, diferente.

É por isso que eu te digo: Conheça o Brasil. De norte a sul, conheça o Brasil. Viva. Experimente. Vá e veja com seus próprios olhos, sinta na pele as diferenças, as semelhanças. Lide com isso. Aprenda!

Conheça o Brasil! E nós vamos te ajudar nisso. A seguir você vai encontrar um país inteiro de possibilidades. Vamos te indicar as maiores referências no assunto viagens pelo Brasil, incluindo dicas quentes de blogueiros locais de cada um dos 27 estados brasileiros. Tô pensando em viajar e você?!

Conheça o Brasil com quem entende do assunto

Acre

Pra começar, meu estado brasileiro favorito: o Acre. Sim, [email protected] [email protected], o Acre existe, e existe muuuuito. É uma das pérolas desse nosso Brasil, e você pode ler mais sobre minha experiência extra ultra mega incrível no artigo O Acre existe.

Eu também adoro os posts do Altier, do blog Pé na Estrada. Até passeio de balão ele fez em Rio Branco. Maravilhoso!


Leia mais sobre o Acre


Alagoas

Nossos amigos Fabio e Cleber do Viagens Cine são as maiores referências em praias brasileiras cinematográficas e têm uma série sobre Alagoas que é simplesmente de babar. Aliás, eles estão viajando pelo estado no exato momento dessa publicação e vão te surpreender com as belezas alagoanas!


Amapá

O Amapá está na minha lista de destinos dos sonhos. Minha grande meta é conhecer bem toda a região norte do país. Estou caminhando e quero chegar até a Stonehenge brasileiro. O Viramundo e Mundovirado, um dos meus blogs de viagem preferidos conheceu a Stonehenge Amazônica o e contou tudo num post de babar.

Foto: Viramundo e Mundovirado

Amazonas

Número 1 na minha lista de desejos de viagem, o estado do Amazonas povoa meus sonhos há muito tempo e a cada vez que vejo esses posts ótimos sobre a aventura dos amigos do Vida cigana em Manaus a vontade só aumenta! Viva a Amazônia!


Bahia

Se eu pudesse escolher, teria escolhido nascer baiana. A Bahia tem uma coisa que só a Bahia tem e ela representa um desses pedaços do Brasil profundo, do Brasil na sua criação, raiz. É bonito demais. Só quem foi à Bahia, sabe.

Pra dicas locais, pode contar com o Viagens invisíveis, da Nívia Guirra.

Iemanjá em Salvador

Leia mais sobre a Bahia:


Ceará

O blog Rodando pelo Ceará vai te dar todas as dicas pra viajar pelo Ceará!


Distrito Federal

Eu adoro Brasília! É uma cidade peculiar. Única no mundo, eu diria. Tenho muitos amigos que são brasilienses de escolha e isso mostra como a cidade é plural e abriga brasileiros de todas as partes do país. É a representação da construção do Brasil formado por vários Brasis. Uma das melhores experiências que tive na cidade foi um passeio pelo Lago Paranoá no fim da tarde com a Experimente Brasília.

Afinal de contas não é à toa que dizem que o céu é o mar de Brasília!

Pra dicas locais, recomendo os blogs Nós no Mundo, Across the Universe e o Ensaios de Viagem , que têm muita coisa sobre Brasília e região e têm dicas locais maravilhosas para você curtir a capital do Brasil!

Leia mais sobre Brasília:


Espírito Santo

Pra dicas quentes sobre o Espírito Santo você tem que conhecer o Capixaba na Estrada, a maior referência sobre o estado na blogosfera. Recentemente participamos do 2o Pocando no Espírito Santo, um encontro de blogueiros de viagem, e ADORAMOS conhecer o litoral sul do ES!

Leia mais sobre o Espírito Santo:


Goiás

Sou suspeita, confesso. Nasci em Goiás e sabem o que eles falam, né?! Você pode até sair de Goiás, mas o Goiás não sai de você.

Um dos lugares mais especiais de Goiás – e do mundo – é a Chapada dos Veadeiros. É tanta energia e beleza, que fica difícil descrever pra você em palavras. Tento com imagens!

Outro destino delicioso em Goiás é a pequena cidade de Pirenópolis, lá você pode se hospedar na romântica Divina Pousada e experimentar a Santa Dica, a cerveja local. Vou te falar, não é todo lugar que tem uma cerveja tão gostosa, viu…

Pra dicas de quem mora em Goiânia, a capital do estado, pode contar com o pessoal do Vamos por aí!

Leia mais sobre Goiás:


Maranhão

As meninas do blog Estrangeira têm muitas dicas legais sobre o Maranhão. Vale a pena conferir essa aventura delas por um estado tão especial. Anota aí, que também está na lista!

Foto: estrangeira.com.br

Mato Grosso

O blog Pé na Estrada tem uma série sobre Mato Grosso, com artigos sobre a Chapada dos Guimarães e o Pantanal que é de fazer inveja em muito viajante. Tô na fila. Quero conhecer!


Mato Grosso do Sul

As meninas do Marola com Carambola têm ótimas dicas para a sua viagem para Bonito, no Mato Grosso do Sul e o Rozembergue, do Mochilão Barato mora lá, então ele vai poder te contar tudo o que um local sabe! :)!


Minas Gerais

Minhas referências de viagem em Minas Gerais, são os blogs Viaggiando e Mineiros na Estrada. Eu amo Minas Gerais. Do queijo a tudo! Do doce de leite a mais. Nem tem o que falar. Uma das minhas últimas paixões mineiras encontrei durante a viagem pela Rota das Grutas Peter Lund.

É simplesmente sensacional viajar através da história da ocupação humana no Brasil pela história das cavernas de Minas Gerais. Simplesmente surreal. Uma viagem que recomendo a todos! Aliás, se puder combinar isso a um Roteiro cervejeiro em BH e uma visita ao Inhotim, melhor ainda!!!

A Renata do Viagem em Detalhes fez uma super road trip pelas Minas Gerais e deixou todo mundo por aqui com água na boca.

Leia mais sobre Minas Gerais:


Pará

Eu amo o Pará. Nosso roteiro de 7 dias no Pará: Belém e Ilha do Marajó é um dos mais lidos aqui no blog e logo logo estaremos de volta pra viver uma das maiores festas populares do nosso país: o Círio de Nazaré!

Leia mais sobre o Pará:


Paraíba

Confira ótimas dicas sobre o estado da Paraíba no blog RêVivendo Viagens.


Paraná

A Gabi do Devaneios de Biela está morando em Curitiba e sempre publica ótimas dicas sobre a cidade. As meninas do Finestrino também tem ótimas dicas sobre Curitiba. Dicas veganas, inclusive!


Pernambuco

Minha amiga Carol Duque, do blog Idas e Vindas, é a pessoa certa pra te fazer AMAR Pernambuco. E pra não dizer que não falei das flores, se você um dia visitar o Recife, é melhor conhecer a fantástica Oficina Brennand, o lar de um dos artistas mais incríveis que nosso Brasil já produziu!


Piauí

A Renata do RêVivendo Viagens fez uma viagem linda pelo Piauí recentemente e trouxe muitas dicas de lá pra te ajudar a organizar a sua viagem pelas principais atrações turísticas desse estado brasileiro!


Rio de Janeiro

Pra curtir o Rio de Janeiro você tem que ler as dicas do When in Rio e do Janela para o mundo!


Rio Grande do Norte

Pra dicas de viagem para o Rio Grande do Norte pode contar com o Compartilhe Viagens.


Rio Grande do Sul

Amo minhas amigas blogueiras gaúchas! Elas me fizeram amar esse estado tão diferente no Brasil. Conheci Porto Alegre durante um final de semana de TchÊncontro, outro grande encontro de blogueiros de viagem.

Pra dicas locais sobre o Rio Grande do Sul, recomendo os conselhos dos blogs Mochilinha Gaúcha, o Territórios e Viagens que sonhamos. Outra grande amiga blogueira gaúcha é a Glacy, do blog da Glacy, uma referência na comunidade naturista do Brasil. Glacy é uma verdadeira inspiração! Basta conhecê-la, pra saber!


Rondônia

O pessoal do blog Projeto 101 Países tem um ótimo post sobre Porto Velho, a capital do estado.


Roraima

Roraima é um dos meus sonhos atuais. A Roberta Martins, do Territórios tem uma série de artigos incríveis sobre o Monte Roraima. O Esse Mundo é nosso também tem vários posts sobre Boa Vista, a capital do estado.


Santa Catarina

Em Santa Catarina, pode confiar nas dicas do Beneth, do blog Tire a Bunda do Sofá. Se gostar de uma dica cervejeira então, ele é o cara certo!

Estivemos lá recentemente pra participar da Expedição Floripa, uma expedição fotográfica na Ilha da Magia e foi super legal! Florianópolis é o máximo,

Leia mais sobre Florianópolis:


São Paulo

Ahhhh, São Paulo! A cidade que a gente escolhe todos os dias. A super megalópole brasileira. Só quem escolhe sabe. Pra mais dicas sobre São Paulo recomendo dar uma olhadinha no Coisos on the go!

Agenda SP Setembro

Leia mais sobre São Paulo:

Onde comer em São Paulo:

Onde se hospedar em São Paulo:


Sergipe

Tá pensando em viajar para Sergipe?! Confere as dicas do Viagem Lado B.


Tocatins

Meu amado amigo Dudu Afora mora em Palmas e é o cara pra te aconselhar sobre o Tocantins! Não deixe de conferir os relatos dele sobre o Jalapão.

Depois de 27 estados, o que eu tenho pra te dizer, é: Conheça o Brasil. Conheça o Brasil. Conheça o Brasil!

Gostou das dicas?

Usando nossos links pra encontrar ofertas de hospedagem e alugar um carro durante sua viagem, você ajuda a manter o blog e não paga nada mais por isso!


Salve essas dicas no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas por lá!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Compartilhe!
Alessandra
ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

36 COMENTÁRIOS

  1. Adorei esse post!!! Já fui em alguns estados Brasileiros, mas confesso que gostaria de ter conhecido muito mais! Atualmente estamos morando em Barcelona e parece que só quando a gente sai do Brasil é que se dá conta de quanta coisa linda ainda deixou pra trás sem conhecer. O Brasil tem lugares incríveis!

  2. Que post incrível, Ale!
    Realmente a gente está vivendo um momento sombrio no Brasil. Não sei em outros estados, mas eu que amo o Rio, muitas vezes me pego triste com o meu estado. E fico pensando em desistir quando na vedada deveria pensar em como lutar pra isso mudar pq a cidade é linda e não merece o descaso com que anda sobrevivendo.

  3. Que post FANTÁSTICO Alessandra! Concordo 100% com você. Apesar da fase sombria que estamos passando, o Brasil é LINDO. Temos uma diversidade cultural que me encanta de mais, as vezes digo que não são 27 estados, e sim 27 pequenos países dentro de um grande, tamanha a mudança de um estado para outro.

    O povo gosta de falar mal do Brasil e viajar pra Europa e Estados Unidos, mas be na verdade falam de uma coisa que nem conhecem, baseados no que aparece na TV.

    Esse post caiu como uma luva pra mim. To planejando uma viagem pelo Brasil, de longa duração, e já favoritei aqui. E também vou compartilhas! :D

    Muito obrigado por citar o Tire a Bunda do Sofá, é uma honra!

  4. Sensacional este texto! O Brasil é mesmo um país incrível e de múltiplos destinos. Já viajei e sigo viajando muito pelo Brasil. O norte ainda não fui. Estou devendo. Fico portanto feliz em saber que o Acre existe!!! 😊😊

  5. Infelizmente do Brasil só conheço um pouco do Rio Grande do Norte :(
    Mas muitos parabéns pelo post-indice! Adorei a forma como está escrito e estruturado! :D

  6. Que bacana essa iniciativa Alessandra. Eu infelizmente conheço ainda muito pouco do Brasil. Pelas minhas contas rápidas aqui uns 9 estados mais ou menos. Triste admitir, mas conheço muito mais dos Estados Unidos, Alemanha e Nova Zelândia do que meu próprio país. Agora como blogueiro tenho que dizer que adorei esse mapinha interativo que vai para os destinos. Como voce fez?
    Só para complementar seu post, para quem estiver procurando mais posts dos diferentes estados Brasileiros no site da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) tem posts de vários blogueiros sobre todos os estados brasileiros e do mundo.

  7. Excelente post. Sou paranaense e recomendo o blog Matraqueando. A Sílvia tem muitos posts sobre nosso estado, roteiros, comidinhas. Vale a pena a visita!

  8. Que post mais lindo Alessandra! Realmente precisamos repensar o que é ser brasileiro e alimentar dentro de nós o orgulho de um país que, com todos os seus defeitos, ainda é um exemplo de resistência, diversidade, simpatia e hospitalidade. E pra ser baiano não precisa ter nascido aqui não, rsrs, basta ter a Bahia no coração! Grande beijo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome