O Beco do Batman, tradicional endereço do graffiti em São Paulo, fica escondido entre as vielas da Vila Madalena, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque.
O lugar é o paraíso para os amantes de arte urbana como eu e com os anos, se tornou um verdadeiro museu a céu aberto em pleno coração de São Paulo.
Neste post vou te dar todas as dicas para aproveitar uma visita ao Beco do Batman. Saiba como chegar, o que fazer nos arredores do Beco e conheça as histórias dessa galeria de street art na Vila Madalena, em SP!
❗ ATENÇÃO❗
No dia 30 de novembro de 2020 o Beco do Batman amanheceu de luto. O Local Studio, responsável pela zeladoria do lugar cobriu com tinta preta todos os muros do Beco do Batman, em total repúdio a morte violenta de Nego Vila (Wellington Copido Berrari), de 40 anos.
O artista e produtor cultural foi morto em 28/11 com um tiro no tórax efetuado por um policial que estava de folga, após um desentendimento corriqueiro.
A intervenção é uma ‘nota de repúdio pública’ e aconteceu junto a outras intervenções na cidade, com o objetivo de denunciar o genocídio do povo preto no Brasil.
Leia o post inteiro ou navegue por tópicos
A História do Beco do Batman em SP
O Beco do Batman é referência para o graffiti paulistano há mais de 30 anos. Reza a lenda que nos anos 80 um desenho do Batman apareceu da noite pro dia em uma das paredes do beco.
A partir daí, o nome pegou e o Beco do Batman, como passou a ser conhecido, se tornou tela para artistas pioneiros na arte urbana em São Paulo, como Alex Vallauri e depois o Grupo Tupinãodá.
O lugar, que antigamente era abandonado, largado, passou por uma imensa transformação com a presença dos artistas e as paredes cheias de arte e hoje em dia tem status de atração turística, com direito a placa e tudo!
Aliás, o movimento de transformação das cidades pela arte de rua é algo global. Muitas cidades como Nova York e Londres tiveram bairros inteiros transformados pela arte de rua, como é o caso de Wynwood, em Miami
Onde fica o Beco do Batman
O Beco do Batman é uma atração gratuita na Vila Madalena, bairro boêmio da zona oeste de São Paulo. O museu a céu aberto de arte urbana fica entre as rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque.
Confira no mapa interativo abaixo a localização exata do Beco do Batman e de todas as outras dicas que você vai encontrar nesse post.
Leia também: Aprenda a usar o Google My Maps para organizar o seu roteiro de viagem
Como chegar no Beco do Batman
» Metrô
A Estação Santuário N.S. de Fátima – Sumaré (1.3km), linha verde do metrô, é a estação de metrô mais perto do Beco do Batman. A estação Vila Madalena, linha verde do metrô, está a 1.7 km ddo Beco do Batman.
Já as estações da linha amarela Fradique Coutinho e Faria Lima estão a (1.5 km) e 1.7km do Beco do Batman, respectivamente.
» De carro
Para chegar até o Beco do Batman de carro é super fácil. Estacionar nas redondezas nem tanto. Minha recomendação é: chegue cedo e dê preferência aos aplicativos de mobilidade para facilitar a sua vida.
Se você insistir em ir de carro, pode tentar a sorte de achar uma vaga na Rua Medeiros de Albuquerque ou parar em um dos estacionamentos na Rua Harmonia. Prepare-se para pagar entre R$15 e R$20 por período.
Vai alugar carro em SP? A melhor dica para economizar é usar um comparador online para pesquisar preços de locadoras diferentes de uma vez só.
A gente usa e recomenda a Rentcars, empresa que garante o melhor preço, parcelamento no cartão de crédito e alterações ou cancelamentos grátis até 1 dia antes do início da reserva.
Leia também: Rentcars é confiável? Vale a pena usar?
Quando ir. É seguro?
Eu sou do tempo que a gente passava no Beco do Batman de carro. Felizmente, a prefeitura resolveu interromper o trânsito de carros, permitindo a circulação de pessoas por aqui sem preocupações.
Isso fez com que cada vez mais pessoas visitasse o Beco e acabou transformando toda essa área em um complexo cultural.
Geralmente o Beco do Batman fica lotado nos finais de semana, mas você também vai encontrar bastante movimento lá de segunda a sexta. Cada dia mais famoso, é comum ver uma quantidade enorme de gringos passeando por lá.
Passeios e experiências no Beco do Batman
São Paulo, o Beco do Batman e o graffiti
O graffiti é um patrimônio da cidade de São Paulo. Não é à toa que SP é considerada uma das capitais de arte de rua do mundo.
Aqui no Beco do Batman, as paredes são disputadíssimas e os artistas têm um código de honra entre si: quando alguém quer pintar por cima de um graffiti antigo, tem que conversar com o dono do trabalho e mesmo sem existir uma curadoria oficial, as coisas por aqui estão funcionando! Se organizar direitinho, todo mundo pinta, né?!
Esse muro, por exemplo, é uma obra coletiva que foi feita por 6 artistas diferentes: Highgraff + Ninguém Dorme + Milo Tchais + Hebert Baglione + Boleta + Fefe Talavera.
Como eu não canso de falar, São Paulo é berço e tela de grandes artistas urbanos. E conhecê-los é mais importante ainda. Quer tirar uma foto usando um dos murais no Beco do Batman como fundo?
Ótimo, vai lá! Mas pelo menos leia mais e conheça o artista responsável por aquela arte. É dando valor e crédito a estes artistas incríveis, que a gente vai conseguindo estimular cada vez mais a arte.
Aproveite que São Paulo é a melhor cidade brasileira para conhecer mais sobre graffiti, pixação, lambe-lambe, stickers e outras formas de arte que colorem e dão significado à cidade e vá pra rua. Vá ver!
Leia também: 7 artistas para (re)conhecer nas ruas de São Paulo
Onde tirar fotos no Beco do Batman e arredores
Para quem está em busca de mais oportunidades de fotos no Beco do Batman e nos seus arredores, segue uma listinha com lugares instagramáveis na região. Você não vai perder, né?!
» O Beco do Batman
Percorrer o Beco do Batman a pé é a melhor opção para quem está em busca de ‘fundos instagramáveis’. Os murais de diferentes tipos estão só esperando o seu olhar e reconhecimento.
Aproveite as cores, traços e recados para fazer a sua foto perfeita no Beco do Batman.
» As asas de anjo do Beco do Batman, na Vila Madalena
Com certeza você já deve ter visto no Instagram aquele seu amigo ou amiga que foi para São Paulo, visitou o Beco do Batman e fez aquela selfie dos sonhos com duas asas coloridas de anjo. Não viu?!
Se você está louca para saber onde ficam essas asas de anjo, vou te contar. O Anjo da Vila Madalena fica na Rua Harmonia, 150, na loja Kotton Futon. Super perto do Beco do Batman.
Corre lá para garantir a sua foto!
» Escadaria do Patápio
Outra atração famosa para fotos no Beco do Batman, quer dizer, perto dele, é a Escadaria do Patápio. Já ouviu falar nela?
Conheça os artistas do Beco do Batman
Para ir além das cores do Beco do Batman, nada melhor que saber mais sobre os artistas responsáveis por essas obras de arte. Que tal embarcar comigo em um tour virtual pelas paredes do Beco do Batman?
» Bueno Caos
Quem não conhece o Pelé Beijoqueiro do Bueno Caos?!
Luis Bueno trabalhou como designer e ilustrador e iniciou seus experimentos nas ruas de São Paulo em 2007.
Ele usa o lambe-lambe como sua principal linguagem e espalha seus personagens pelas paredes das ruas de São Paulo.
Eu adoro essa série do Bueno porque acho ela ao mesmo tempo crítica e alto astral. É o tipo de ‘humor’ de que agrada. Impossível não sorrir ao avistar um beijinho desses!
Tá vendo?! Você já tinha visto o Pelé beijoqueiro tantas vezes pela cidade, mas aposto que nem sabia o nome do ‘pai’ dele, né?! Vivendo e aprendendo…
» Miss Van e Ciro Schu
Outro destaque do Beco do Batman, para mim, é a colaboração entre a artista francesa Miss Van e o paulistano Ciro Schu, que vai sobrevivendo por aqui.
Miss Van é um dos grandes nomes da arte de rua mundial, e o trabalho dela já ganhou as galerias de arte. Vale a pena conferir mais sobre ele.
» Boletabike
Daniel Medeiros, também chamado de Boletabike usa em seus murais elementos da natureza, misturando referências do mundo da tatuagem e psicodelia dos anos 60 e 70. Seus passarinhos são personagens frequentes em suas pinturas.
Esse mural aí de cima também não existe mais. Ele foi substituído por esse outro, feito em colaboração com o Milo Tchais.
» Speto + Ciro + Binho Ribeiro | O Mural da Discórdia
Esse famoso mural feito em colaboração pelos artistas Binho Ribeiro, Speto e Ciro foi centro de uma polêmica recente.
Ele foi apagado por um morador da região, que resolveu do dia para a noite, pintar de cinza o muro externo da sua casa. O caso ganhou notoriedade, e a discussão de quem tinha razão ou não rodou o Brasil.
Fato é que o próprio Binho Ribeiro decidiu conversar com seu João e conseguiu autorização para pintar um novo mural. Ainda bem, né?! Porque uma parede cinza não combina nadinha com o Beco do Batman.
O mural foi pintado em colaboração com os artistas Boletabike e Milo Tchais.
» Coletivo Transverso
Olhe para cima e se surpreenda com as intervenções urbanas do Coletivo Transverso, criado em 2011.

Os lambe-lambes são carregados de poesia e questionamento, e como eles mesmos dizem:
‘Buscamos a construção de uma identidade estética que alie plasticidade e conteúdo, inspirada pelo haikai oriental e pelo poema-objeto concretista. Os poemas e desenhos são autorais, e todo o material das intervenções é idealizado e produzido num processo colaborativo nas reuniões do coletivo.’
» Enivo
Esse mural é outra novidade no Beco do Batman, e já chegou causando filas imensas. Afinal de contas, todo mundo quer uma selfie com o pavão, não é?!

Esse mural genial é do Enivo, um dos artistas de rua mais ativos aqui em São Paulo. É bem comum parar de descobrir novos grafites de um artista pela cidade depois que ele fica famoso e começa a ganhar as galerias. Só os bons mesmo continuam pintando na rua e trazendo mais arte e cor para a cidade. O Enivo é um desses caras. Você pode ver trabalhos dele por toda a cidade.
» NOVE | Digital Orgânico
Outro mural pintado recentemente aqui no Beco do Batman. E que coisa linda!

O responsável por esssa beleza é o talentoso NOVE, conhecido também como Digital Orgânico.
As composições geométricas do Digital Orgânico, e o uso de cor e luz são espetaculares. Uma assinatura dele, diferente de tudo e de todos. Vale a pena conhecer mais sobre o trabalho dele!
» Sliks
Saindo da pracinha principal ali do Beco do Batman, e subindo a rua Gonçalo Afonso, você logo vai ver uma das paredes mais legais do Beco. Uma das mais fotogênicas, com certeza!

Essa parede é um trabalho do Rafael Sliks, um dos grandes artistas de rua de São Paulo, e do mundo – o cara é fera! -, e um dos meus artistas favoritos!
Uma das coisas mais interessantes nos trabalhos do Sliks é o uso constante de sua tag. Todo grafiteiro tem uma tag, e praticamente todo tipo de graffiti veio dessa linguagem caligráfica das tags, da pixação.
Tanto, que em inglês, os grafiteiros são chamados de “writers’, escritores. O Sliks usa e abusa desse título, criando sobreposições surreais, e nos apresentando um outro mundo, o mundo dentro da cabeça do artista.
» Speto

Speto é o cara, né?! Não preciso nem falar.
Ele é um dos grandes nomes da arte de rua brasileira, reconhecido mundialmente, e na ativa desde a década de 80!
Os trabalhos dele são únicos e lembram xilogravuras inspiradas nos desenhos de cordel.
Delirei quando vi a arte nova, que substituiu o clássico casal, que também era fenomenal!
O Speto mora bem pertinho do Beco do Batman e tanto ele quanto suas figuras são meio os guardiões desse lugar.
Este é um mural super importante, novíssimo, e você não pode deixar de tirar uma foto dele, ou com ele de fundo, hein?!
» Paulo Ito
Na outra ponta do Beco do Batman, quase chegando na rua Harmonia, você vai avistar o enorme mural do gênio Paulo Ito. Os trabalhos dele geralmente são enormes e carregados de críticas que nos fazem refletir sobre diversos temas, mostrando o papel importante que a arte de rua tem no desenvolvimento de reflexões, inspirações.

O mural de cima deu lugar a esse outro em 2017. Sempre muito perspicaz. Sou muito fã do Paulo Ito.

Onde comer e beber perto do Beco do Batman
A Vila Madalena é um ótimo lugar para comer e beber em SP. São tantas as opções que fica difícil escolher onde ir. Vou deixar algumas dicas aqui de lugares que eu frequento e gosto muito. Desse jeito você sabe que não vai cair em cilada.
Se eu fosse você, começava a minha visita ao Beco do Batman bem cedinho, no sábado. Não sem antes tomar um café da manhã caprichado na Deli Garage, um dos meus lugares preferidos na cidade.
» Restaurantes próximos ao Beco do Batman
Para refeições mais reforçadas, minhas pedidas na região são A Peixaria Bar e Venda ou o Genésio, um clássico da Vila Madalena, que serve pratos deliciosos.
Já o Zeni Sushi, na rua Delfina, é a pedida certa para saciar a vontade de rodízio de comida japonesa.
Quer experimentar um hambúrguer bom e barato?! Vá de Bullguer. Pra terminar tudo em pizza, delicie-se com o menu da Carlos Pizza.
» Bares perto do Beco do Batman
Pra tomar uma cervejinha bem gelada, recomendo os ótimos Bar do Beco e Boteco São Conrado. O Bar do Beco é aberto e você mesmo vai lá pegar sua cerveja. Recomendo para um dia de sol. O Boteco São Conrado é fechado e tem um cardápio de petiscos também.
O Empanadas Bar é um clássico do bairro, perfeito para um fim de noite, que pode ser aproveitado com empanadas deliciosas!
Para um clima mais noturno e ‘balada’, minha recomendação é o Bar Astor ou os engraçados drinques do Olívio Bar e Gastronomia.

Atrações perto do Beco do Batman
Quer combinar a sua visita ao Beco do Batman com outras atrações em São Paulo?! A dica é economizar nos deslocamentos e escolher lugares próximos para montar seu roteiro.
» Galerias de arte e centros culturais perto do Beco do Batman
Aproveite a temática arte e cultura e visite as ótimas galerias de arte e centros culturais perto do Beco do Batman.
Comece pela Choque Cultural, uma das mais antigas galerias de arte especializadas em arte urbana de São Paulo. Uma ida à A7ma, do outro lado do Beco também é super recomendável para quem quer conhecer novos artistas urbanos brasileiros.

Outro lugar perto do Beco do Batman que vale a sua visita é o Instituto Tomie Ohtake, que assim como o Sesc Pinheiros, tem uma programação extensa e interessantíssima.
» Feira da Praça Benedito Calixto
Se você estiver pensando em fazer este passeio no sábado, não deixe de dar uma passadinha na Feira da Praça Benedito Calixto, ali pertinho do Beco do Batman. De tarde rola um chorinho delicioso. Aproveite!
Leia também: Conheça o charmoso Mercado de Pinheiros em SP
Onde ficar em São Paulo perto do Beco do Batman
Se você não é de São Paulo e quer descobrir novas regiões para se hospedar na cidade, a Vila Madalena é uma ótima escolha. Assim como o bairro vizinho Pinheiros, regiões super bem localizadas e descoladas.
Hotéis de rede como Ibis Styles Faria Lima ou Mercure São Paulo Pinheiros Hotel são boas opções.
Se o seu orçamento é mais apertado, confira os bons preços e opções de acomodação no Ô de Casa e Hostel Califórnia Café Bar.
Eu também gosto muito de usar o Airbnb, uma excelente opção para quem quer se sentir em casa fora de casa. Listei a seguir algumas das ofertas de hospedagem perto do Beco do Batman no site do Airbnb que parecem bem interessantes:
- Luxo na Vila Madalena
- Smart Studio – Vila Madalena
- Apartamento perto do metrô
- Estúdio lindo na quadra do metrô
- Vila Madalena com piscina a 100mts do metrô
Nunca usou o Airbnb? Aproveite a oportunidade, cadastre-se por este link e ganhe R$130 de crédito para pagar a sua primeira reserva!
Leia também: Guia completo de onde ficar em SP
Mais dicas de o que fazer em São Paulo
- 7 museus em SP: um pra cada dia da semana
- Parque da Mônica: como curtir SP com crianças
- 15 hotéis perto de São Paulo para aproveitar com a família
- 21 casas para alugar no Airbnb perto de SP
- Os melhores resorts de SP: 19 dicas imperdíveis
- Conheça o charmoso Mercado de Pinheiros
- Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo
- Visita monitorada a Sala São Paulo
- Domingo em SP: Museu da Casa Brasileira
- Red Bull Station, um espaço criativo no centro de SP
- Museu Lasar Segall em São Paulo
- Passeio diferente em SP: Navegando pela Guarapiranga
Onde comer em São Paulo
- Frank and Charles Sandwich Bar + Cafe: dica de onde comer bem em SP
- Via Emilia Piadineria: piadina em SP
- Bullguer, hambúrguer bom e barato em SP
- Restaurantes Bib Gourmand Guia Michelin em São Paulo
- Jantar itinerante no Eataly SP: 5 restaurantes em uma noite
- Ecully: cozinha criativa e deliciosa em SP
- NOX Sanduíche Bar em SP: dica quente na Pompeia
- Bio, o novo restaurante de Alex Atala em São Paulo
- Restaurante Carlota: um sonho gastronômico realizado
- Espaço D Gastronomia, um afetuoso brunch no sábado em SP
- Restaurante Petí: ‘Bom, bonito e barato’ em São Paulo
- Conheça o Tastemade Cafe em SP
- Brunch no P.J. Clarke’s em São Paulo
- Brunch do Pain et Chocolat em SP: provado e aprovado
- Jamie’s Italian em São Paulo
Salve essas dicas sobre o Beco do Batman no Pinterest
Olá, Alessandra!
Nunca havia ouvido se quer falar no
Beco do Batman. Simplesmente, AMEI!
Vc o descreveu perfeitamente!
Obrigada, Tatiana. Abraços.
Nossa, amei sua página, obrigada pelas dicas preciosas!!!
Obrigada pela visita e comentário, Nathalia!
Bela matéria. Com relação a origem do nome, foi por conta da galera ‘da fumaça’ que passava a noite de carro pelo beco no final dos anos 80, com os faróis desligados e só com o pisca alerta piscando, bem loucos, achando que parecia com o caminho da batcaverna. Essa é a real origem do nome. Mais detalhes, me procure. Abssss!
oi Ricardo. Vou te mandar um email. Valeu!
amei o seu relato, mto bem explicado. Seu site é incrivel. Parabens pelo trabalho.
Obrigada pela visita e comentário, Walewska!
Dá pra ir a noite ou somente durante o dia?
Dá pra ir a noite, mas é bem melhor de dia.
Adorei a indicação para conhecer o Beco do Batman, próxima vinda minha a SP quero ir conhecer o Beco! Artes maravilhosas….
Parabéns pela sugestão aos turistas e moradores de Sampa.
Que legal, Marlene. Você vai adorar!
Existem boas opções de restaurantes por perto?
Sim. Vários. O Boteco São Conrado e o Bar do Beco são ótimas opções, super próximas. E ótima ideia, vou montar um guia de restaurantes na região! ;). Obrigada pela visita e comentário.
bom dia ,
nunca fui no beco ,gostaria muito de ir para fotografar,preciso marca algum dia especifico ?
desde já agradeço
abraço.
Não precisa não, Emerson. É só ir até lá!
Quase 40 anos morando em São Paulo e ainda não fui nesse lugar incrível =/
Bora lá, Elis! ;)
Já me imaginei no beco. Texto show, detalhado e cuidadoso.
Valeu, Cynthia! Você vai adorar! Vem pra Sampa, meu!
PARABENS PELA DESCRIÇÃO DETALHADA DO BECO DO BATMAN, SUA ORIGEM E COMO VOCES SE REPEITAM ENTRE SI!!!
SE TODOS OS BRASILEIROS FOSSEM ASSIM, ACHO QUE BRASIL SERIA UMA PAIS MUITO MAIS RESPEITADO E DESENVOLVIDO!!!
COM CERTEZA IREI CONHECER SUAS OBRAS E LEVAR MUITOS AMIGOS PARA LÁ!!
ABRACOS !!!
Valeu pela visita e comentário, Pessia!
Conheci seu site hoje e já estou apaixonada. Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽
Ôô coisa boa, Laís! Bem vinda e volte sempre! Muito obrigada pela visita e comentário!