Eduardo Kobra, ou simplesmente, Kobra, é um dos grandes nomes do grafitti brasileiro. Neste post, você vai encontrar um roteiro incrível com os principais murais do Kobra em SP.

Aproveite para ver de perto o trabalho de um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com trabalhos espalhados por mais de 35 países e várias cidades e estados brasileiros.

O artista Eduardo Kobra em SP
Foto: Alan Teixeira / Divulgação

Quem é Eduardo Kobra

Nascido em 1975, no Jardim Martinica, periferia da zona sul de São Paulo, Kobra começou a sua história na arte urbana, na pixação, como tantos outros meninos paulistanos.

Nos anos 90, fez seus primeiros trabalhos comissionados, pintando cartazes e brinquedos em um parque de diversões.

Autodidata, aprendeu e desenvolveu seu estilo estudando a obra de artistas como Banksy, Eric Grohe, Keith Haring, e o mestre dos murais, o mexicano Diego Rivera.

Hoje em dia, é um dos artistas urbanos mais famosos do mundo, com trabalhos espalhados por todo o globo. É preciso ser de Marte, ou Júpiter, para não reconhecer um mural pintado por ele.


Leia também: 7 artistas urbanos para (re)conhecer nas ruas de SP


Os murais do Kobra pelo mundo

Do Jardim Martinica para o mundo, Kobra já pintou murais nos 5 continentes e desenvolveu um estilo próprio e inconfundível: imagens hiper-realistas, frequentemente baseadas em fotografias, com cores fortes e contrastantes.

É dele também, o recorde de maior mural grafitado do mundo, o ‘Etnias’, com 2.500 m2, pintado em 2016 para celebrar os Jogos Olímpicos do Rio.

Mural do Kobra no RJ

Como se não bastasse, em 2017, Kobra bateu seu próprio recorde, pintando um paredão de 5.742 m2, às margens da Rodovia Castello Branco, na Região Metropolitana de São Paulo.

Maior mural do mundo pintado por Kobra em SP
Foto: Divulgação

12 murais do Kobra em SP: um roteiro

Atualmente, Kobra mora em São Paulo, sua cidade natal, onde tem dezenas de trabalhos espalhados de norte a sul, leste a oeste.

A seguir, você encontra um roteiro com 12 murais do Kobra em SP para você ver ao vivo e em cores, os principais trabalhos paulistanos deste artista incrível. Com direito a bônus no final do post!

Navegue pelos murais do Kobra em SP


Confira no final do post um mapa interativo com todas as localizações dos murais do Kobra em SP.


1. As carpas no Beco do Batman

O trabalho mais recente de Kobra em SP é um mural no tradicional Beco do Batman, um dos endereços mais interessantes na cidade para quem gosta de arte urbana.

O trabalho, que fica na rua Medeiros de Albuquerque, Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, faz referências à Imigração Japonesa para o Brasil, através do uso das carpas, que por sua longevidade, são um símbolo da resistência dos japoneses e dos imigrantes.

Novo mural do Kobra em SP, no Beco do Batman
Foto: Felipe del Valle / Divulgação

Kobra, nesse novo mural no Beco do Batman, pintou três carpas: uma Koi ou Nishigoi (a carpa mais cara já vendida no mundo, por cerca de U$ 2 milhões), uma em formato de origami e a terceira de um tipo que nasce branca, com uma mancha vermelha na cabeça, referência à bandeira japonesa.

Ao fundo, o artista ainda traz a reprodução de uma obra da série Ninfeias, de Claude Monet.

Simplesmente imperdível visitar essa novidade no Beco do Batman, hein?!

📍As Carpas | Rua Medeiros de Albuquerque – Vila Madalena


Leia mais sobre o Beco do Batman


2. Coexistência

Outro trabalho bem recente do Kobra em SP é mural ‘Coexistência’, na rua Henrique Schaumann, em frente à Igreja do Calvário (esquina com a rua Cardeal Arcoverde), zona oeste de São Paulo.

Roteiros pelos murais do Kobra em SP
Foto: Felipe Del Valle/Divulgação

O mural é um memorial por todas as vítimas do Covid-19 e retrata crianças de cinco religiões: Islamismo, Budismo, Cristianismo, Judaísmo e Hinduísmo.

É uma mensagem de fé e de esperança, que lembra as vítimas do Covid-19 e destaca a importância da Ciência e uso de máscaras durante esse período de pandemia que estamos vivendo.

📍 Coexistência | Rua Henrique Schaumann esquina com a Rua Cardeal Arcoverde


3. Escadaria das Bailarinas

Outro trabalho incrível do Kobra em SP é a Escadaria da Rua Alves Guimarães, em Pinheiros. As bailarinas coloridas do artista revitalizaram a praça e parecem flutuar pela escadaria que liga a R. Alves Guimarães à Cardeal Arcoverde.

📍 Escadarias das Bailarinas | Escadão da Rua Alves Guimarães – Pinheiros

Bailarinas do Kobra em SP


O projeto de revitalização da praça foi uma iniciativa da Bonafont e incluiu reforma dos bancos e mesas, e cuidados com o jardim.


4. A Mão de Deus

O mural do Kobra em SP entitulado ‘A Mão de Deus’ tem 33 metros de altura e 7 de largura, e fica no Minhocão, na empena (parede lateral) de um prédio no número 50 da rua Traipu.

Kobra diz que este é um de seus murais mais autobiográficos, que foi inspirado em um momento muito difícil para ele.

Um dos murais do Kobra em SP: A Mão de Deus
Foto: @drone.cyrillo

Emocionante ver esse mural do Kobra em SP com as cores do pôr do Sol, né?!

📍 A Mão de Deus | Rua Traipu, 50


Leia também: Onde ficar em SP – Guia completo bairro-a-bairro


5. Oscar Niemeyer

Esse é um dos murais mais famosos do Kobra em SP. A homenagem ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer fica nas proximidades da avenida Paulista, um dos mais importantes entedeços da cidade.

Apesar de não ser paulistano, Niemeyer criou obras-primas na cidade, como o complexo arquitetônico do Parque do Ibirapuera, o edifício Copan e o Memorial da América Latina.

Um dos murais do Kobra em SP: Oscar Niemeyer
Foto: Divulgação

Esse belo mural do Kobra em SP foi finalizado no mesmo ano da morte de Niemeyer e tem em sua composição detalhes de algumas de duas de suas principais obras: o Palácio do Planalto em Brasília e a Pampulha, em Belo Horizonte.

📍 Oscar Niemeyer | Avenida Paulista, perto do Shopping Pátio Paulista


6. A Lenda do Brasil

Continuando nossa lista de murais do Kobra em SP, vamos falar de mais uma homenagem a outro grande brasileiro: Ayrton Senna.

O mural ‘A lenda do Brasil’ foi pintado em 2015 e restaurado recentemente, na lateral de um prédio na rua da Consolação, esquina com a Av. Paulista.

Será que você já passou por ele?

📍 A Lenda do Brasil | Rua da Consolação, 2608

Mural do Kobra em SP: A Lenda do Brasil
Foto: @drone.cyrillo

7. Clube 27

Esse mural do Kobra em SP é bem antigo e já foi atropelado algumas vezes. Ele fica no Largo da Batata, em Pinheiros, e retrata alguns integrantes do famoso Clube dos 27, formado por grandes artistas como Janis Joplin, Jimi Hendrix, Basquiat, Amy Winehouse e Kurt Cobain.

Todos viveram intensamente e morreram cedo demais (aos 27 anos), por conta dos excessos e abusos.

📍 Clube 27 | Rua Fernão Dias, 476 – Pinheiros

Um dos murais do Kobra em SP: CLUB27
Foto: Divulgação

Uma curiosidade interessante é que Kobra pintou uma releitura desse mural no Lower East Side, uma região boêmia de Nova York.


8. Casal de Bicicleta

O Casal de Bicicleta é um belo mural do Kobra em SP. A obra, que fica na empena do Ibis Styles São Paulo Faria Lima (rua Tavares Cabral, 61, em Pinheiros), fala sobre a importância da inclusão da bicicleta na rede de mobilidade urbana.

Mural do Kobra em SP: Casal de Bicicleta
Foto: Fernando Brisolla/ Divulgação

Quem passa pela movimentada Avenida Faria Lima pode observar um dos mais bonitos e imponentes murais do Kobra em SP.

📍 Casal de Bicicleta | Rua Taváres Cabral, 61 – Pinheiros


9. Olhares da Paz

Este mural de 850 metros assinado pelo Kobra em SP, no Boulevard a céu aberto do D&D Shopping  é uma celebração aos vencedores do Prêmio Nobel da Paz: Dalai Lama, Albert Einstein, Madre Teresa de Calcutá, Malala Yousafzai, Nelson Mandela, Gandhi e Martin Luther King.

📍 Olhares da Paz | Av. das Nações Unidas, 12.555

Mural do Kobra em SP: Olhares da Paz
Foto: Divulgação

10. Monalisa

Kobra pintou esse mural interessantíssimo no MIS Experience, em São Paulo, inspirado em duas grandes obras de Leonardo da Vinci: ‘Monalisa’ e ‘Autorretrato’.

A sacada é tem gente que acredita que a Monalisa seja, na verdade, um autorretrato do mestre italiano. E aqui, ela estaria pintando a si mesma. Muito legal!

Um dos murais do Kobra em SP: Monalisa
Foto: Divulgação

Em seu site oficial, Kobra ainda aponta outras três curiosidades sobre esse mural em SP: a primeira é que o braço e a roupa da Monalisa são da esposa dele. A segunda é que a latinha de spray usada pela musa é uma das 5 mil latinhas de sua coleção pessoal. E a terceira é que ele assinou o mural de forma invertida, como Leonardo fazia em suas anotações.

📍 Monalisa | R. Vladimir Herzog, 75 – Água Branca


11. O Pensador

O mural ‘O Pensador’ foi pintado por Kobra na fachada do SENAC Tatuapé, na Zona Leste da capital, em frente à Radial Leste.

A obra foi inspirada na escultura de Auguste Rodin e retrata um homem – o escritor italiano Dante Alighieri – pensando. Penso, logo existo?

📍 O Pensador | Rua Cel. Luís Americano, 130 – Tatuapé

Um dos murais do Kobra em SP: O Pensador
Foto: Divulgação

12. Ayrton Senna  – Superação

Para completar essa lista com os principais murais do Kobra em SP, vamos até o Autódromo de Interlagos para ver outra homenagem a Ayrton Senna.

O mural foi criado em homenagem aos 80 anos do Autódromo de Interlagos e 60 anos do piloto.

A cena eternizada por Kobra nesse muralfoi inspirada na vitória do GP Brasil em 1991, quando ele venceu a prova tendo apenas a sexta marcha no carro. Superação!

📍Ayrton Senna – Superação | Autódromo de Interlagos

Um dos murais do Kobra em SP: Ayrton Senna em Interlagos


Leia também: O incrível Beco do Batman em SP


Bônus: Projeto Greenpincel

Como prometido, separei ainda 2 murais do Kobra em SP que fogem ao estilo pelo qual o artista é reconhecido atualmente.

Ambos os murais fazem parte do projeto Greenpincel’, que tem como objetivo usar a arte como forma de denúncia.

Murais do Kobra em SP: Projeto GreenPincel
Fotos: Divulgação

Os assuntos tratados nessa série de murais, são: a destruição da natureza, a matança de animais e as terríveis consequências das intervenções egoístas do ser humano no planeta.

📍 AltaMira | Rua Maria Antônia

📍 Não é arte, não é cultura, é tortura | R. Belmiro Braga, 216 – Pinheiros


Murais do Kobra em SP | No Mapa


Leia também: Saiba como criar um mapa personalizado do Google Maps


Instituto Kobra: a arte como instrumento de transformação social

Em fevereiro de 2021 nasceu o Instituto Kobra, entidade fundada e presidida por Eduardo Kobra, que acredita na arte como instrumento de transformação social de adolescentes e jovens em estado de vulnerabilidade no Brasil.

O Instituto promoverá ações, prioritariamente em comunidades periféricas, apostando no papel da cultura como agente transformador de vidas e realidades.

Outras causas que serão promovidas pelo instituto, são: defesa do meio ambiente, o discurso pacifista, a pauta antirracista, o respeito entre os povos e a luta pela liberdade.

A primeira ação concreta do Instituto, neste contexto de pandemia de Covid-19, foi um leilão de um cilindro de oxigênio inutilizado transformado em arte. O valor arrecadado foi convertido em oxigênio para hospitais de Manaus.


Leia mais dicas de viagem para São Paulo


DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome