Agora você tem a oportunidade de visitar o ateliê do Kobra e ver onde e como trabalha um dos artistas urbanos mais conhecido do mundo.
Kobra abriu as portas de um dos seus espaços de criação para o público no FAMA Museu, em Itu, cidade do interior paulista e a novidade já é um sucesso.
Vem comigo ver como foi a visita ao ateliê do Kobra no FAMA Museu, em Itu.
Kobra abre as portas de seu ateliê no FAMA Museu, em Itu
O artista brasileiro Eduardo Kobra abriu, no dia 24 de fevereiro de 2024, seu ateliê no FAMA Museu, em Itu. E a inauguração foi um sucesso!
As inscrições online para garantir o ingresso gratuito do evento esgotaram em apenas cinco horas.
Segundo Kobra, “É uma grande realização ter um ateliê aberto. E isso é muito coerente com toda a minha carreira, já que minha arte sempre esteve nos espaços públicos, ou seja, são acessíveis às pessoas de forma geral”.
O projeto para adaptação do local contou com a colaboração e consultoria de Ricardo Samelli e da Buenavista.
No espaço, você pode conferir obras originais do artista e conhecer mais sobre a sua produção nesses mais de 35 anos de carreira.
Além disso, poderá acompanhar a evolução de uma obra desenvolvida no local.
Como é a visita ao ateliê do Kobra?
Eu sou fascinada pelos espaços de criação dos artistas. Acho que esses ambientes ficam impregnados com energia criativa.
E quando a gente fala de um artista da grandeza do Kobra, isso é super potencializado.
Eu achei a visita uma experiência muito interessante e recomendaria a todos que se interessem por arte urbana.
Preste atenção nos detalhes e inspire-se.
Quem é Eduardo Kobra?
Kobra é um dos principais nomes do movimento de arte urbana (Street Art). Ele assina grandes murais espalhados por mais de 40 países, em cinco continentes. Incluindo o maior mural grafitado do mundo.
Nascido no Campo Limpo, periferia de São Paulo, começou a desenhar aos 9 anos. Com 12, pichava as ruas do Campo Limpo. E hoje, com mais de 35 anos de carreira, tem um reconhecimento global como muralista, como poucos artistas.
O trabalho do Kobra tem um estilo marcante. Seus imensos retratos hiper-realistas, são feitos em cores vibrantes e com bastante contraste.
Leia também: 13 murais do Kobra em São Paulo para visitar
Quando?
A visitação ao ateliê do Kobra acontece de quarta a domingo, das 11h às 17h, conforme a agenda de funcionamento do FAMA Museu.
Quanto?
O ingresso do museu custa R$ 10. Com política de meia-entrada (inclusive para moradores de Itu) e gratuidade. A entrada é gratuita às quartas-feiras.
Onde?
O ateliê do Kobra fica dentro do complexo do FAMA Museu, no centro de Itu.
O FAMA Museu
O FAMA Museu é uma instituição privada e sem fins lucrativo. E é, atualmente, um dos maiores museus privados da América Latina aberto ao público.
O museu ocupa uma área de 25.000 m² no centro histórico da cidade de Itu, interior de São Paulo. Onde por muitos anos funcionou a Fábrica São Pedro, uma indústria têxtil.
As mais de 2 mil obras de arte no acervo do FAMA Museu se revezam em 8 salas expositivas.
Estão presentes nomes como: Aleijadinho, Tarsila do Amaral, Farnese de Andrade, Lorenzato, Flávio de Carvalho, Alfredo Volpi, Hélio Oiticica, Nuno Ramos, Adriana Varejão e Carmela Gross.
O FAMA Museu também vem ampliando suas atividades e atualmente oferece ao público programação diversificada, que reúne exposições, editais públicos, prêmios e residências artísticas, além de atividades educativas de mediação para todas as idades.
Outras iniciativas do Kobra em Itu
O Instituto Kobra também funciona em Itu. A entidade foi criada com objetivo de promover a transformação social por meio da arte.
O espaço que vai sediar. Instituto está em construção e ocupará uma área de quatro mil metros quadrados.
Lá, acontecerão oficinas, palestras, workshops, exposições e falaremos sobre história da arte urbana.
“Será o primeiro espaço do tipo no Brasil. Teremos o engajamento de diversos artistas de projeção nacional e internacional e daremos oportunidades para crianças, adolescentes e jovens”, revela Kobra.