O Beco do Batman em São Paulo é um tradicional endereço do graffiti paulistano, escondido entre as vielas da boêmia Vila Madalena. O lugar é o paraíso para os amantes de arte urbana e com o passar do tempo, ganhou fama tornando-se um museu a céu aberto em SP.

Neste post vou te dar todas as dicas para aproveitar uma visita ao famoso beco na Vila Madalena.

Beco do Batman em São Paulo
Beco do Batman em São Paulo

Saiba como chegar no Beco do Batman, o que fazer nos seus arredores e conheça mais sobre as paredes e artistas que fizeram e fazem história nessa galeria de street art na Vila Madalena, em SP!


Leia também: Sampa Sky, o novo mirante de vidro de SP



O que é o Beco do Batman

O Beco do Batman em SP é uma atração gratuita e ao ar livre. Este verdadeiro museu de arte urbana a céu aberto ocupa uma pequena viela entre as rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque, no coração da Vila Madalena, bairro boêmio da zona oeste de São Paulo.

Uma das entradas do Beco do Batman em SP
Entrada do Beco do Batman em SP

O Beco do Batman está aberto?

O Beco do Batman está aberto e com cores novas depois de uma intervenção que cobriu todos os seus muros de tinta preta.

O ato, no final de 2020, foi uma ‘nota de repúdio pública’ à morte violenta de Nego Vila (Wellington Copido Berrari), artista e produtor cultural com um tiro no tórax efetuado por um policial que estava de folga, após um desentendimento corriqueiro.


Onde fica o Beco do Batman

Você pode acessar o endereço do Beco do Batman por 3 ‘entradas’ diferentes, nas ruas:

  1. Medeiros de Albuquerque
  2. Gonçalo Afonso
  3. Harmonia
Mapa com a localização do Beco do Batman em SP
Mapa com a localização do Beco do Batman em SP
Clique para abrir o mapa do Google Maps com a localização do endereço do Beco do Batman em SP.

Eu prefiro a entrada da rua Medeiros de Albuquerque. Acho mais sossegada.


Como chegar no Beco do Batman

» De metrô

A Estação Santuário N.S. de Fátima – Sumaré (1.3km), linha verde do metrô, é a estação de metrô mais perto do Beco do Batman. A estação Vila Madalena, linha verde do metrô, está a 1.7 km do Beco do Batman.

Já as estações da linha amarela Fradique Coutinho e Faria Lima estão a (1.5 km) e 1.7km do Beco do Batman, respectivamente.

» De carro

Para chegar até o Beco do Batman de carro é super fácil. Estacionar nas redondezas nem tanto. Minha recomendação é: chegue cedo e dê preferência aos aplicativos de mobilidade para facilitar a sua vida.

Se você insistir em ir de carro, pode tentar a sorte de achar uma vaga na Rua Medeiros de Albuquerque ou parar em um dos estacionamentos na Rua Harmonia.

Prepare-se para pagar entre R$15 e R$20 por período.


A História do Beco do Batman em SP

O Beco do Batman é referência para o graffiti paulistano há mais de 30 anos. Reza a lenda que nos anos 80 um desenho do Batman apareceu da noite pro dia em uma das paredes do beco.

A partir daí, o nome pegou e o Beco do Batman, como passou a ser conhecido, se tornou tela para artistas pioneiros na arte urbana em São Paulo, como Alex Vallauri e depois o Grupo Tupinãodá.

O lugar, que antigamente era abandonado, largado, passou por uma imensa transformação com a presença dos artistas e as paredes cheias de arte e hoje em dia tem status de atração turística, com direito a placa e tudo!

Beco do Batman, em São Paulo
Beco do Batman: atração turística em São Paulo

Aliás, o movimento de transformação das cidades pela arte de rua é algo global. Muitas cidades como Nova York, Miami e Londres tiveram bairros inteiros transformados pela arte urbana.


Arte urbana no Beco do Batman em SP

O graffiti é um patrimônio da cidade de São Paulo e no Beco do Batman, as paredes são disputadíssimas.

Porém, os artistas têm um código de honra entre si: quando alguém quer pintar por cima de um graffiti antigo, tem que conversar com o dono do trabalho. Se organizar direitinho, todo mundo pinta, né?!

Muro recém pintado no Beco do Batman
Muro recém pintado no Beco do Batman

Aproveite a visita ao Beco do Batman concentra trabalhos de grandes artistas de rua da cidade e conheça, ao vivo e em cores, as mais diferentes formas de arte urbana, do graffiti à pixação, passando pelos lambe-lambes, stickers, entre outros.


Os artistas do Beco do Batman

Para ir além das cores do Beco do Batman, nada melhor que saber mais sobre os artistas responsáveis por essas obras de arte.

Comecei a fazer uma lista com os meus preferidos e no final das contas a lista ficou muito grande. Por isso vou escrever um post exclusivo com 11 artistas no Beco do Batman para você conhecer. Aguarde!

Enquanto isso, separei meu top 15 artistas no Beco do Batman para te dar um gostinho.

» Kobra

A novidade quente no Beco de Batman é a inauguração do novo mural do Kobra em SP! O trabalho mais recente de um dos artistas mais reconhecidos do mundo faz referências à Imigração Japonesa para o Brasil.

Novo mural do Kobra no Beco do Batman
Foto: Felipe del Valle

As carpas, por sua longevidade, são um símbolo da resistência dos japoneses e dos imigrantes. Ao fundo, Kobra ainda traz a reprodução de uma obra da série Ninfeias, de Claude Monet. Belíssimo!


Leia também: Roteiro com 11 murais do Kobra em SP


» Zezão

Zezão é um dos artistas de rua mais famosos do Brasil. Ele é conhecido por esses arabescos azuis chamados ‘flops’ e por ter começado a pintar em galerias pluviais, no underground de São Paulo.

Logo na entrada do Beco do Batman (na Medeiros de Albuquerque) você poderá ver e fotografar uma de suas obras.

Obra do Zezão no Beco do Batman
Obra do Zezão no Beco do Batman

» Binho Ribeiro

Vendo essa bela obra do artista Binho Ribeiro pintada em um dos principais muros do Beco do Batman em São Paulo nem dá para acreditar que este muro foi centro de uma polêmica.

Obra do Binho Ribeiro no Beco do Batman
Obra do Binho Ribeiro no Beco do Batman

Há algum tempo atrás, os graffitis desse muro foram apagados por um morador da região, que resolveu do dia para a noite, pintá-lo de cinza. O caso ganhou notoriedade e a discussão de quem tinha razão ou não rodou o Brasil.

Fato é que o próprio Binho Ribeiro decidiu conversar com seu João e conseguiu autorização para pintar um novo mural. Ainda bem, né?! Porque uma parede cinza não combina nadinha com o Beco do Batman.


» NOVE | Digital Orgânico

Outro mural pintado recentemente aqui no Beco do Batman. E que coisa linda! O responsável por esssa beleza é o talentoso NOVE, conhecido também como Digital Orgânico.

Vale a pena conhecer mais sobre o trabalho dele!

Graffiti do Digital Orgânico no Beco do Batman em SP
Graffiti do Digital Orgânico no Beco do Batman em SP

» Sliks

Saindo da pracinha principal ali do Beco do Batman, e seguindo pela rua Gonçalo Afonso, você logo vai ver uma das paredes mais legais do Beco.

Essa parede é um trabalho do Rafael Sliks, um dos grandes artistas de rua de São Paulo, e do mundo – o cara é fera! -, e um dos meus artistas favoritos!

Obra do Sliks no Beco do Batman em SP
Obra do Sliks no Beco do Batman em SP

» Magrela

O trabalho da Magrela é incrível também! Você vai encontrar muitas de suas personagens espalhadas por muros nas ruas de São Paulo.

Seus temas de interesse são: o feminino, a mistura da cultura brasileira: a fé, o sagrado, o ancestral, e a batalha do dia a dia.

Obra da Magrela no Beco do Batman em SP
Obra da Magrela no Beco do Batman em SP

Leia também: 7 artistas para (re)conhecer nas ruas de São Paulo


O que fazer no Beco do Batman e arredores

» Tirar fotos no Beco do Batman e arredores

Percorrer o Beco do Batman é a melhor opção para quem está em busca de ‘fundos instagramáveis’. Os murais de diferentes tipos estão só esperando o seu olhar e reconhecimento.

Aproveite as cores, traços e recados para fazer a sua foto no Beco do Batman perfeita.

Onde fazer fotos no Beco do Batman
Fotos no Beco do Batman

As asas de anjo do Beco do Batman, na Vila Madalena

Com certeza você já deve ter visto no Instagram aquele seu amigo ou amiga que foi para São Paulo, visitou o Beco do Batman e fez aquela selfie dos sonhos com duas asas coloridas de anjo. Não viu?!

Se você está louca para saber onde ficam essas asas de anjo, vou te contar. O Anjo da Vila Madalena fica na Rua Harmonia, 150. Super perto do Beco do Batman.

Corre lá para garantir a sua foto!

As asas de anjo do Beco do Batman, na Vila Madalena
As asas de anjo do Beco do Batman, na Vila Madalena

Escadaria do Beco do Batman

Outra atração famosa para fotos no Beco do Batman, quer dizer, perto dele, é a Escadaria do Patápio. Já ouviu falar nela?

Escadaria do Patápio, perto do Beco do Batman em SP
Escadaria do Patápio, perto do Beco do Batman em SP

» Bares perto do Beco do Batman

Pra tomar uma cervejinha bem gelada, recomendo os ótimos Bar do Beco e Boteco São Conrado.

O Bar do Beco é aberto (ao ar livre) e você mesmo vai lá pegar sua cerveja. Recomendo para um dia de sol. O Boteco São Conrado é fechado e tem um cardápio de petiscos também.

Além desses dois bares, o Empanadas Bar (um pouco mais longe) é um clássico do bairro, perfeito para um fim de noite, que pode ser aproveitado com empanadas deliciosas!

Para um clima mais noturno e ‘balada’, minha recomendação é o Bar Astor ou os engraçados drinques do Olívio Bar e Gastronomia.

Drinks no Olívio Bar em SP
Drinques inusitados no Olívio Bar, em SP

» Restaurantes perto do Beco do Batman

Para refeições mais reforçadas, minhas pedidas na região perto do Beco do Batman, são: A Peixaria Bar e Venda ou o Genésio, um clássico da Vila Madalena, que serve pratos deliciosos.

Quer experimentar um hambúrguer bom e barato?! Vá de Bullguer. E se for para terminar tudo em pizza, delicie-se com o menu da Carlos Pizza.


» Galerias de arte no Beco do Batman

Aproveite a temática arte e cultura e visite as ótimas galerias de arteperto do Beco do Batman. Comece pela A7ma, na rua Harmonia.

A7ma: galeria de arte perto do Beco do Batman
Exposição do Paulo Ito na A7ma, galeria de arte perto do Beco do Batman

A galeria Alma de Rua e a recém inaugurada Ziv, uma galeria de arte em pleno Beco do Batman, completam essa lista e são as minhas indicações para quem quer conhecer mais sobre o trabalho dos artistas do Beco do Batman e da cena de arte urbana brasileira.

Galeria Ziv no Beco do Batman em SP
Galeria Ziv no Beco do Batman em SP

Outro lugar perto do Beco do Batman que vale a sua visita é o Instituto Tomie Ohtake, que assim como o Sesc Pinheiros, tem uma programação extensa e interessantíssima.


» Murais recentes do Kobra

Além do novo mural do Kobra no Beco do Batman, você também pode conhecer outras obras do artista nos arredores da Vila Madalena.

O mural ‘Coexistência’é um memorial da fé por todas as vítimas da Covid-19 e retrata crianças das 5 maiores religiões do mundo: islamismo, budismo, cristianismo, judaísmo e hinduísmo.

O mural fica na rua Henrique Schaumann, em frente à Igreja do Calvário (esquina com a rua Cardeal Arcoverde), pertinho do Beco do Batman.

Mural novo do Kobra perto do Beco do Batman
Mural novo do Kobra na Igreja do Calvário em SP

Para conferir outra obra incrível do Kobra, continue pela Cardeal Arcoverde em direção a avenida Dr. Arnaldo até chegar à Escadaria das Bailarinas (na rua Alves Guimarães). Belíssimas!

Bailarinas do Kobra em SP
Bailarinas do Kobra em SP

» Feira da Praça Benedito Calixto

Para completar essa lista de atrações perto do Beco do Batman, se você estiver pensando em fazer este passeio no sábado, não deixe de dar uma passadinha na Feira da Praça Benedito Calixto. De tarde rola um chorinho delicioso. Aproveite!


Leia também: Conheça o charmoso Mercado de Pinheiros em SP


O Beco do Batman é perigoso? Quando ir?

Não, o Beco do Batman não é perigoso. Mas como em qualquer lugar, é bom prestar atenção nos seus pertences.

Eu sou do tempo que a gente passava pelo Beco de carro. Felizmente, a prefeitura resolveu interromper o trânsito de veículos, permitindo apenas a circulação de pessoas por lá.

Acredito que essa iniciativa tenha marcado o Beco do Batman em antes e depois. Isso fez com que cada vez mais pessoas o visitassem, com mais segurança, e transformou essa área em um belo complexo cultural.

Geralmente o Beco do Batman fica lotado nos finais de semana (principalmente nos sábados), mas você também vai encontrar bastante movimento lá de segunda a sexta.

Sábado no Beco do Batman
Beco do Batman no sábado

Onde ficar em São Paulo perto do Beco do Batman

Se você não é de São Paulo e quer descobrir novas regiões para se hospedar na cidade, a Vila Madalena é uma ótima escolha. Assim como o bairro vizinho Pinheiros, regiões super bem localizadas e descoladas.

Hotéis de rede como Ibis Styles Faria Lima ou Mercure São Paulo Pinheiros Hotel são boas opções.

Se o seu orçamento é mais apertado, confira os bons preços e opções de acomodação no Ô de Casa e Hostel Califórnia Café Bar.


Leia também: Guia completo de onde ficar em SP


Mais dicas de o que fazer em São Paulo

Onde comer em São Paulo


Salve essas dicas sobre o Beco do Batman no PinterestConheça o Beco do Batman, tradicional endereço de graffiti, escondido entre as vielas da Vila Madalena, bairro boêmio em São Paulo.


24 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Alessandra!
    Nunca havia ouvido se quer falar no
    Beco do Batman. Simplesmente, AMEI!
    Vc o descreveu perfeitamente!

  2. Bela matéria. Com relação a origem do nome, foi por conta da galera ‘da fumaça’ que passava a noite de carro pelo beco no final dos anos 80, com os faróis desligados e só com o pisca alerta piscando, bem loucos, achando que parecia com o caminho da batcaverna. Essa é a real origem do nome. Mais detalhes, me procure. Abssss!

  3. Adorei a indicação para conhecer o Beco do Batman, próxima vinda minha a SP quero ir conhecer o Beco! Artes maravilhosas….
    Parabéns pela sugestão aos turistas e moradores de Sampa.

    • Sim. Vários. O Boteco São Conrado e o Bar do Beco são ótimas opções, super próximas. E ótima ideia, vou montar um guia de restaurantes na região! ;). Obrigada pela visita e comentário.

  4. bom dia ,
    nunca fui no beco ,gostaria muito de ir para fotografar,preciso marca algum dia especifico ?

    desde já agradeço

    abraço.

  5. PARABENS PELA DESCRIÇÃO DETALHADA DO BECO DO BATMAN, SUA ORIGEM E COMO VOCES SE REPEITAM ENTRE SI!!!
    SE TODOS OS BRASILEIROS FOSSEM ASSIM, ACHO QUE BRASIL SERIA UMA PAIS MUITO MAIS RESPEITADO E DESENVOLVIDO!!!
    COM CERTEZA IREI CONHECER SUAS OBRAS E LEVAR MUITOS AMIGOS PARA LÁ!!
    ABRACOS !!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome