Escadões e escadarias de São Paulo: um roteiro de arte, história e cultura

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

A capital paulista é uma cidade surpreendente. Como o mundo diversidade e riqueza cultural. E entre as atrações que podem passar despercebidas, estão escadões e escadarias de São Paulo, que podem ser consideradas símbolos da metrópole, seja por sua arquitetura, por sua história ou mesmo por sua arte.

Neste texto, vamos conhecer as mais icônicas escadarias em SP e suas curiosidades.

Prepare-se para subir e descer muitos degraus e se encantar com as paisagens e as histórias que esses lugares guardam.

As mais icônicas escadarias de São Paulo


Navegue pelas mais icônicas escadarias da cidade


1. Escadaria do Patapio

Escadaria do Patápio, perto do Beco do Batman em SP

A Escadaria do Patapio é uma obra de arte urbana que homenageia o músico e compositor brasileiro Patápio Silva, um dos precursores do choro.

Ela foi construída em 1929 como uma via de ligação entre as ruas Patápio Silva e Medeiros de Albuquerque. Mas ganhou vida e cor em 2015, quando o artista plástico Élcio Torres e o Projeto Azul realizaram uma intervenção artística com azulejos pintados.

A escadaria fica bem pertinho do Beco do Batman, na na Vila Madalena, um ponto turístico dessa região na zona oeste de São Paulo. E um endereço para quem curte arte urbana.


Leia também: Agenda cultural com os melhores eventos em São Paulo


2. Escadaria das Bailarinas (Escadão da Alves Guimarães)

Bailarinas do Kobra em SPA Escadaria das Bailarinas foi criada em 2018 pelo renomado muralista Eduardo Kobra, em parceria com a marca de água Bonafont e celebra a beleza e a força das bailarinas.

A escadaria, localizada no bairro de Pinheiros, que estava deteriorada e abandonada, recebeu uma grande reforma e ganhou a belíssima intervenção artística do Kobra como decoração.

O artista retratou três bailarinas de Paraisópolis nos muros da capital paulista. Entre elas, Melina Reis, que superou uma amputação e voltou a dançar.

Rua Cardeal Arcoverde, número 563


Leia também: Roteiro com os mais belos murais do Kobra em São Paulo


3. Escadão Marielle Franco (Escadão da Cristiano Viana)

Escadão Marielle Franco em Pinheiros

Essa imponente escadaria em Pinheiros é um espaço de resistência e de manifestação política e social e recebeu o seu nome em homenagem à vereadora e ativista Marielle Franco, assassinada em 2018 no Rio de Janeiro.

O Escadão Marielle Franco fica entre as ruas Cardeal Arcoverde e Cristiano Viana e foi pintada com a colaboração de vários artistas e voluntários. Uma imensa foto da vereadora foi colada no centro da escadaria. Um tributo à memória e à luta de Marielle, que defendia os direitos humanos, as mulheres, os negros e as minorias.

Em 2021, a escadaria foi alvo de vandalismo, mas logo foi restaurada pelos seus apoiadores.


4. Escadarias do Jardim Botânico de SP Jardim de Lineu

Escadaria do Jardim Botânico de São Paulo
Foto: Mike Peel | CC BY-SA 4.0

O Jardim Botânico de São Paulo é um dos principais espaços verdes da cidade. E além das plantas e animais, também possui alguns monumentos, como as Escadarias do Jardim de Lineu.

Elas foram construídas em 1928, por iniciativa do naturalista Frederico Carlos Hoehne, que implantou o horto botânico no local.

As escadarias foram inspiradas no Jardim Botânico de Upsala, na Suécia, onde trabalhou Carl Linnaeus.

O botânico, zoólogo e médico sueco foi o responsável pela popularização da nomenclatura binomial usada na taxonomia moderna.


Leia também: Os melhores parques em SP para curtir ao ar livre


5. Escadaria do Museu do Ipiranga

Escadaria do Museu em Ipiranga em SP

O Museu do Ipiranga, também conhecido como Museu Paulista, é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo e um dos mais importantes do país.

Ele tem como sede um edifício-monumento que faz parte do Parque da Independência, onde ocorreu a proclamação da independência do Brasil em 1822.

A escadaria do Museu do Ipiranga é uma das partes mais imponentes e simbólicas do edifício, que foi inaugurado em 1895.


Leia também: Os melhores museus em São Paulo para conhecer


6. Escadaria Mirthes Bernardes (na Joaquim Antunes)

Escadaria Mirthes Bernardes em Pinheiros

Você sabia que o desenho geométrico das calçadas de São Paulo, que se tornou um ícone da cidade, foi criado por uma arquiteta?

Mirthes Bernardes foi a vencedora de um concurso da prefeitura em 1966, que propunha um padrão para o calçamento da cidade, usando o símbolo da cidade e do estado de São Paulo.

Em 2017, uma escadaria no bairro de Pinheiros recebeu o seu nome e uma homenagem do grupo Mosaico Paulista e da Associação de Moradores da Joaquim Antunes.

A escadaria, que fica na Rua Joaquim Antunes, foi decorada com mosaicos que reproduzem o desenho das calçadas e com uma placa que reconhece a autoria de Mirthes, que não recebeu nenhum pagamento pelo seu projeto e faleceu em 2020.


7. A escadaria do Bixiga

Escadaria do Bixiga, em SP

O Bixiga é um dos bairros mais tradicionais e boêmios da região central de São Paulo. Formado por imigrantes italianos, é conhecido pela sua gastronomia, cultura e história.

A escadaria do Bixiga foi construída em 1929 para ligar a Rua Treze de Maio com o Morro dos Ingleses. E fica em frente à praça Dom Orione, onde, aos domingos, acontece a tradicional Feira de Antiguidades do Bixiga.

Ela tem 84 degraus e 16 metros de altura, é um dos símbolos e patrimônio tombado do bairro do Bixiga e já foi palco de filmes, novelas e peças publicitárias.

Ela também é conhecida como Escadaria do Jazz e é palco de shows de jazz todo segunda sábado de cada mês, teoricamente. Acesse o link para conferir a programação.


Quer conhecer o Centro Histórico de SP?

Embarque em um Free Walking Tour pelas principais atrações do coração da cidade de São Paulo. O passeio funciona sem preço fixo, em um esquema ‘pague quanto quiser’ ao final do tour, conforme o seu grau de satisfação.

QUERO RESERVAR


Leia também: 11 tours em São Paulo para conhecer a cidade de maneira única


8. Escadaria da Liberdade na Praça Vladimir Herzog

Escadaria da Liberdade em São Paulo

A Praça Vladimir Herzog, localizada no centro de São Paulo, é um espaço de memória e de resistência em homenagem ao jornalista e ativista Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura militar em 1975.

A praça, inaugurada em 2009, conta com obras de arte que homenageiam Herzog. Além de uma escadaria que recebeu o nome de Escadaria da Liberdade.

Cada degrau da escadaria tem adesivos de trechos do Hino da Proclamação da República, que clamam pela liberdade e pela democracia.

A escadaria é uma homenagem a todas e todos que lutaram e lutam pelo direito à informação, pela liberdade de expressão e pelos direitos humanos, em especial a Herzog, a sua viúva Clarice Herzog, ao jornalista Audálio Dantas e ao cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que foi um dos principais defensores dos perseguidos políticos durante a ditadura.


Escadarias em SP | No Mapa

Use o mapa interativo a seguir para encontrar todas as localizações dos escadões e escadarias de São Paulo.


Leia também: Saiba como usar um mapa personalizado do Google para organizar sua viagem


Veja mais dicas do que fazer em São Paulo


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM