O Farol Santander em São Paulo é um dos principais centros de cultura, lazer e gastronomia da região central da capital paulista e ocupa o Edifício Altino Arantes, um verdadeiro símbolo paulistano e terceiro maior edifício de São Paulo.

Com uma programação variada, com excelentes exposições de artistas brasileiros e internacionais, um mirante com uma das melhores vistas do alto de São Paulo e um bar secreto que fica no antigo cofre do banco, é um daqueles passeios que você tem que fazer em São Paulo!

A seguir, vou te contar mais sobre as principais atrações do Farol Santander e como é a visita ao antigo prédio do Banespa, cheio de história. Vamos começar?

Exterior do Edifício Altino Arantes, onde fica o Farol Santander, em SP



O Farol Santander SP: Edifício Altino Arantes

O Farol Santander nasceu em 2018, no centro histórico de São Paulo, com a reabertura do famoso Edifício Altino Arantes ao público.

O prédio icônico de São Paulo, localizado no centro da capital, fica na Praça Antônio Prado, perto da estação São Bento do metrô e por mais de uma década, foi o prédio mais alto de Sampa.

Ele começou a ser construído em 1939, com inspiração na arquitetura art decó do Empire State Building, em Nova York e foi inaugurado em 27 de junho de 1947. Costumava ser a sede Banco do Estado de São Paulo (Banespa). Daí os apelidos ‘Banespão’ e ‘Prédio do Banespa’.

Hoje em dia, transformou-se em um importante centro de cultura, gastronomia e lazer na região central da capital paulista, com destaque para a vista do alto da cidade, do mirante no 26º andar, uma das mais incríveis vistas do coração de São Paulo.

Farol Santander era a antiga sede do Banespa


QUER CONHECER O CENTRO HISTÓRICO DE SP?

Faça um Free Walking Tour pelas principais atrações do coração da cidade de São Paulo. O passeio funciona sem preço fixo, em um esquema ‘pague quanto quiser’ ao final do tour, de acordo com o seu grau de satisfação.

QUERO!


Leia também: Sampa Sky – O mirante com chão de vidro em SP


O que fazer no Farol Santander São Paulo

A chegada ao Farol Santander impressiona logo de cara. Do lado de fora, o belo Edifício Altino Arantes nos convida a uma viagem pela história da cidade que carrega tantas marcas.

Farol Santander em SP

Por dentro, você poderá visitar o térreo, onde ficam a Loja da Cidade e o Café do Hal, o Espaço Memória (no 2º, 3º e 5º andar), a obra Vista 360º, de Vik Muniz (no 4º andar), as exposições temporárias entre o 19º e 24° andar, o Mirante e Café do 26º andar e também o Boteco do 28.

A seguir, vamos fazer um ‘tour’ pelos principais destaques do Farol Santander. Vem comigo!


» Térreo

Dentro do prédio, no térreo, você encontra a bilheteria, a Loja da Cidade e o Café do Hal. Além do belíssimo lustre de 13 metros e 1.5 toneladas, que se destaca soberano no ambiente.

Lustre no hal de entrada do Farol Santander em SP


» Espaço Memória no 2º, 3º e 5º andar

No 2º, 3º e 5º andar do Farol Santander você pode visitar a exposição permanente sobre a história do prédio e visitar as antigas instalações do banco, com mobiliário e objetos originais da década de 50.

Espaço Memória no Farol Santander em SP

Uma sala especial espelhada nos transporta pela história de São Paulo através de uma experiência imersiva com som e imagens, tendo como fio condutor a construção do belíssimo edifício, que é um dos símbolos da cidade.

Vale a pena visitar!


» 4º andar: ‘Vista 360º’ de Vik Muniz

O 4º andar do Farol Santander abriga a interessantíssima Vista 360º, obra do artista brasileiro Vik Muniz.

Muita gente chega aqui pensando em se tratar da vista da cidade e de certa forma a encontra. Os painéis criados por Vik Muniz formam uma fotografia da vista panorâmica ao redor do Farol Santander.

Mas o mais interessante, é que essa fotografia é uma recriação da cena, e foi feita com pequenas – e grandes – peças de materiais reciclados. E a gente só percebe quando chega pertinho da obra.

Obra de Vik Muniz em exposição no Farol Santander em SP


Leia também: Agenda Cultural SP Maio com os melhores eventos da cidade


» Mirante do Farol Santander e Café do 26º andar

Para completar com chave de ouro a visita, não deixe de conhecer o Mirante e Café do 26º andar, a 161 metros de altura e com uma das vistas mais incríveis de São Paulo.

Vista do Mirante do Farol Santander em SP

Os dois mirantes têm vidros no parapeito e redes de proteção. Você pode usar as marcações nos vidros para conhecer importantes locais e construções na cidade, como o Vale do Anhangabaú, o Edifício Martinelli, a Catedral da Sé, Avenida Paulista e muito mais!

Como é o Mirante do Farol Santander

É possível ver até 30 vezes mais longe do alto do 26° andar do Edifício Altino Arantes. Aproveite para ver algum detalhe usando os binóculos instalados nos mirantes.

Vista do Mirante do Farol Santander

Para completar, a cafeteria Suplicy no lado de dentro do mirante, traz um cardápio ‘urbano e contemporâneo’. O espresso feito com o Mogiana Paulista, o café produzido na cidade de São Paulo em homenagem ao Farol Santander é a pedida certa para arrematar a experiência.

Café do Mirante no Farol Santander em SP


» A pista de skate no 21º andar do Farol Santander por Rajas SkatePark

No 21° andar, o Farol Santander, em parceria com o Rajas SkatePark, oferece uma experiência inusitada: uma pista de skate nas alturas!

A pista de madeira com 300m² e vista para São Paulo funciona de terça a sexta, das 09h às 20h e nos sábados e domingos, das 9h as 17h.

Pista de skate no Farol Santander

Você pode fechar uma sessão de 2 horas (com seu equipamento ou equipamento alugado) ou contratar uma aula de 1 hora para aprender a andar de skate. Legal, né?

Saiba mais detalhes através do site oficial.


» Boteco do 28º andar do Farol Santander

Inaugurado em outubro de 2021, o Boteco do 28 é um novo espaço gastronômico no Farol Santander. No cardápio, petiscos de botecos paulistanos, como coxinha e torresmo.

O ambiente é bem descontraído mas antes que você pergunte, já te digo: não tem vista! Mesmo estando um andar acima do mirante.

O bar funciona de terça-feira a domingo, das 11h30 às 20h e você não precisa comprar o ingresso do Farol Santander para ir até lá.


» Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica no Farol Santander

No 31º andar do Farol Santander ainda existe um espaço exclusivo que funciona como uma escola de gastronomia com aulas e eventos.

Confira a programação de aulas e cursos e compre seu ingresso para aprender técnicas e receitas avançadas na cozinha do 31 por Accademia Gastronomica.


Bar do Cofre, no subsolo do Farol Santander

Não deixe de conhecer também o Bar do Cofre por SubAstor, uma verdadeira joia escondida no subsolo do Farol Santander. O bar fica dentro de um grande cofre de banco, que foi restaurado e tem decoração inspirada na São Paulo da década de 1950.

Uma experiência daquelas, hein?!


Exposições temporárias do Farol Santander

» 19º e 20º andar: As Cantoras e a História do Rádio no Brasil

A exposição destaca momentos marcantes da história do rádio no Brasi e detalhes da vida e carreira de 24 cantoras. Uma viagem do tempo para relembrar ou compreender melhor a evolução da comunicação na sociedade brasileira.

A exposição permanecerá em cartaz até dia 25/6/2023.


» 22º e 23º andar: teamLab – Impermanente Flores Flutuando em Um Mar Eterno

A instalação realizada pelo teamLab, um coletivo interdisciplicar de artistas formado em 2001, navega pela arte, ciência tecnologia e natureza, em busca da transcendência de limites da nossa percepção de mundo.

O grupo é bastante renomado no meio da arte e suas obras fazem parte do acevo do Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, da Galeria de Arte de New South Wales, em Sydney, do Museu de Arte Asiática de San Francisco, entre outros.

Fica em cartaz até 21/5/2023.


Agenda de exposições do Farol Santander em 2023

A programação do Farol Santander para 2023 promete. Fique de olho na agenda atualizada.


Dicas práticas para a visita ao Farol Santander

Quanto custa o ingresso no Farol Santander?

Os ingressos do Farol Santander custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) e dão acesso Espaço Memória (2º, 3º e 5º andar), Vista 360º (4º andar), Mirante (26º andar) e às exposições temporárias. A visita ao Hall, Loja da Cidade e Café do Hall é gratuita. Veja mais detalhes.

O que tem de bom no Farol Santander?

Com uma programação variada, repleta de excelentes exposições, uma das melhores vistas da cidade e bar secreto no antigo cofre do banco, visitar o Farol é uma daquelas coisas que você tem que fazer em São Paulo! Conheça o Farol Santander.

Quanto tempo dura a visita no Farol Santander?

A visita ao acervo e exposições permanentes do Farol Santander dura cerca de 2 horas. Porém, também é possivel visitar o mirante, café e outros espaços do edifício. Saiba mais.

Qual a exposição no Farol Santander?

Além do acervo permanente, você pode visitar outras exposições temporárias no Farol Santander SP. Confira a agenda atualizada.

Qual é o horário de funcionamento do Farol Santander?

O Farol Santander pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 20h e o tempo de duração da visita é limitado a 2h. Confira o que tem de bom para fazer no Farol Santander.

Precisa reservar sua visita a Farol Santander com antecedência?

Os ingressos para o Farol Santander podem ser comprados na bilheteria ou pelo site, com antecedência. Veja mais detalhes.

Onde fica e como chegar ao Farol Santander

O Farol Santander fica localizado na Rua João Brícola, 24, a 140 metros da estação São Bento do metrô, pertinho do Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo.

Vale a pena ir de metrô, ônibus ou aplicativo, já que o trânsito de veículos nessa região é limitado e os estacionamentos são caríssimos.

Se você precisar ir de carro, recomendo estacionar perto do Theatro Municipal (na R. Conselheiro Crispianiano) e atravessar o Anhangabaú andando pela Av. São João. Eu acho mais prático.

Onde comer perto do Farol Santander?

O Salve Jorge fica a apenas alguns metros do Farol Santander e é uma excelente opção de onde comer na região. Com cardápio extenso, o restaurante oferece pratos do dia durante a semana e tem uma cerveja própria que é uma delícia. Vale a pena experimentar!


Leia mais dicas do que fazer em SP


RESOLVA SUA VIAGEM

Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome