O Farol Santander é um dos principais centros culturais e de lazer da região central de São Paulo e ocupa o Edifício Altino Arantes, símbolo paulistano e terceiro maior arranha-céu da cidade.
Com uma programação variada, repleta de excelentes exposições, uma das melhores vistas da cidade e bar secreto no antigo cofre do banco, visitar o Farol é uma daquelas coisas que você tem que fazer em São Paulo!
A seguir, vou te contar mais sobre as atrações do Farol Santander e como conhecê-las em uma visita. Vamos começar?
O Farol Santander
O Farol Santander nasceu em 2018, com a reabertura do Edifício Altino Arantes ao público.
O prédio, que fica na Praça Antônio Prado, perto da estação São Bento do metrô, no centro de São Paulo é um dos principais ícones da cidade de São Paulo e por mais de uma década, foi o prédio mais alto da capital.
Ele começou a ser construído em 1939, com inspiração na arquitetura art decó do Empire State Building, em Nova York e ficou pronto oito anos depois. Costumava ser a sede Banco do Estado de São Paulo (Banespa). Daí o apelido ‘Banespão’.
Hoje em dia, transformou-se em um importante centro cultural e de lazer na região central da capital paulista, com destaque para a vista do mirante no 26º andar, uma das mais incríveis vistas do coração de São Paulo.
Leia também: Sampa Sky – O mirante com chão de vidro em SP
O que ver no Farol Santander: destaques por andar
A chegada ao Farol Santander impressiona logo de cara. Do lado de fora, o belo Edifício Altino Arantes nos convida a uma viagem pela história da cidade que carrega tantas marcas.
Por dentro, você poderá visitar o térreo, onde ficam a Loja da Cidade e o Café do Hal, o Espaço Memória (no 2º, 3º e 5º andar), a obra Vista 360º, de Vik Muniz (no 4º andar), as exposições temporárias no 19º, 20º, 22º, 23º e 24° andar, o Mirante e Café do 26º andar e também o Boteco do 28.
A seguir, vamos fazer um ‘tour’ pelos principais destaques do Farol Santander. Vem comigo!
» Térreo
Dentro do prédio, no térreo, você encontra a bilheteria, a Loja da Cidade e o Café do Hal. Além do belíssimo lustre de 13 metros e 1.5 toneladas, que se destaca soberano no ambiente.
Até o final de maio, você também poderá ver ali, um imenso mural de Cândido Portinari, que integra a exposição ‘Identidades – 22&22&22’.
Achei muito interessante a ideia de colocar uma amostra do que poderá ser vistos nas exposições que ocupam os andares acima. Dessa maneira, mesmo que a pessoa não possa fazer a visita, dá para sentir um pouco do que são as exposições.
» Espaço Memória no 2º, 3º e 5º andar
No 2º, 3º e 5º andar do Farol Santander você pode visitar a exposição permanente sobre a história do prédio e visitar as antigas instalações do banco, com mobiliário e objetos originais da década de 50.
Uma sala especial espelhada nos transporta pela história de São Paulo através de uma experiência imersiva com som e imagens, tendo como fio condutor a construção do belíssimo edifício, que é um dos símbolos da cidade.
Vale a pena visitar!
» ‘Vista 360º’ de Vik Muniz, no 4º andar do Farol Santander
O 4º andar do Farol Santander abriga a interessantíssima Vista 360º, obra do artista brasileiro Vik Muniz.
Muita gente chega aqui pensando em se tratar da vista da cidade e de certa forma a encontra. Os painéis criados por Vik Muniz formam uma fotografia da vista panorâmica ao redor do Farol Santander.
Mas o mais interessante, é que essa fotografia é uma recriação da cena, e foi feita com pequenas – e grandes – peças de materiais reciclados. E a gente só percebe quando chega pertinho da obra.
» 19º andar: Manabu Mabe – Uma experiência
A exposição Manabu Mabe: uma experiência está em cartaz no 19° andar do Farol Santander até 31/07/2022 e reúne um grande acervo com mais de 50 obras originais deste grande artista, que deixou o Japão, sua terra natal e chegou ao Brasil em 1934, onde trabalhou nos cafezais do interior paulista durante a infância e adolescência.
A exposição, que além de obras inéditas também inclui experiências imersivas, é um recorte de 50 anos de produção de Manabu Mabe – que era autodidata – e está dividida em cinco grandes núcleos, que facilitam a compreensão sobre o processo artístico e o uso de diferentes técnicas do artista. São eles:
- Retratos e Fase Acadêmica
- Paisagem: os anos 40
- Praticando arte de vanguarda (anos 50)
- Abstração e Mancha (anos 60)
- Pintura contemporânea (anos 80 e 90)
» 20º andar: Espuma Delirante de Rafael Silveira
Outra excelente exposição em cartaz no 19° andar do Farol Santander até 7/8/2022 é Espuma Delirante, de Rafael Silveira, um artista múltiplo que vai além e nos apresenta seu sonho Pop Surrealista onde as pinturas as óleo ganham vida.
Nessa mostra, Rafael Silveira dá vida e movimento a suas obras quando incorpora projeções digitais a elementos reais, palpáveis e escancara o contraste entre o antigo e o futurista, o artesanal e o digital.
O ambiente ganha força com a explosão de energia criativa que estimula a imaginação de crianças e adultos. Vale a pena visitar!
Veja o catálogo da exposição.
Leia também: Agenda Cultural SP Maio com os melhores eventos da cidade
» Identidades – 22&22&22, no 22º e 23º e 24º andares
Até 25/05/2022 você pode visitar a mostra Identidades – 22&22&22 no Farol Santander, que apresenta obras das coleções do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e do Santander Brasil
A exposição traz obras icônicas e com certeza merece a sua visita!
Além das obras de arte, o visitante passeia por ambientes que utilizam tecnologias de áudio e projeções de imagens e nos convidam a percorrer por uma história de busca pela identidade nacionai durante o período de independência do Brasil, e ao longo de todo o século XX.
Confira o catálogo da exposição.
Agenda de exposições do Farol Santander em 2022
Até o final do ano, o Farol Santander deve receber uma exposição inspirada no universo de ‘Alice no País das Maravilhas, ‘o clássico de Lewis Carroll. Além de exposições de Sandra Mazzini e Sergi Cadeñas.
Confira a agenda atualizada.
» Mirante do Farol Santander e café do 26º andar
Para completar com chave de ouro a visita, não deixe de conhecer o Mirante e Café do 26º andar, a 160 metros de altura e com uma das vistas mais incríveis de São Paulo.
Os dois mirantes têm vidros no parapeito e redes de proteção. Você pode usar as marcações nos vidros para conhecer importantes locais e construções na cidade, como o Vale do Anhangabaú, a Catedral da Sé, Avenida Paulista e muito mais!
É possível ver até 30 vezes mais longe do alto do 26° andar do Edifício Altino Arantes. Aproveite para ver algum detalhe usando os binóculos instalados nos mirantes.
Para completar, a cafeteria Suplicy no lado de dentro do mirante, traz um cardápio ‘urbano e contemporâneo’. O espresso feito com o Mogiana Paulista, o café produzido na cidade de São Paulo em homenagem ao Farol Santander é a pedida certa para arrematar a experiência.
» A pista de skate no 21º andar do Farol Santander por Rajas SkatePark
No 21° andar, o Farol Santander, em parceria com o Rajas SkatePark, oferece uma experiência inusitada: uma pista de skate nas alturas!
A pista de madeira com 300m² e vista para São Paulo fuciona de terça a sexta, das 09h às 20h e nos sábados e domingos, das 9h as 17h.
Você pode fechar uma sessão de 2 horas (com seu equipamento ou equipamento alugado) ou contratar uma aula de 1 hora para aprender a andar de skate. Legal, né?
Saiba mais detalhes através do site oficial.
» Boteco do 28º andar do Farol Santander
Inaugurado em outubro de 2021, o Boteco do 28 é um novo espaço gastronômico no Farol Santander. No cardápio, petiscos de botecos paulistanos, como coxinha e torresmo.
O ambiente é bem descontraído mas antes que você pergunte, já te digo: não tem vista! Mesmo estando um andar acima do mirante.
O bar funciona de terça-feira a domingo, das 11h30 às 20h e você não precisa comprar o ingresso do Farol Santander para ir até lá.
» Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica no Farol Santander
No 31º andar do Farol Santander ainda existe um espaço exclusivo que funciona como uma escola de gastronomia com aulas e eventos.
Confira a programação de aulas e cursos e compre seu ingresso para aprender técnicas e receitas avançadas na cozinha do 31 por Accademia Gastronomica.
Bar do Cofre, no subsolo do Farol Santander
Não deixe de conhecer também o Bar do Cofre por SubAstor, uma verdadeira joia escondida no subsolo do Farol Santander. O bar fica dentro de um grande cofre de banco, que foi restaurado e tem decoração inspirada na São Paulo da década de 1950.
Uma experiência daquelas, hein?!
Dicas práticas para visitar o Farol Santander
» Onde fica e como chegar ao Farol Santander
O Farol Santander fica localizado na Rua João Brícola, 24, a 140 metros da estação São Bento do metrô, pertinho do Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo.
Vale a pena ir de metrô, ônibus ou aplicativo, já que o trânsito de veículos nessa região é limitado e os estacionamentos são caríssimos.
Se você precisar ir de carro, recomendo estacionar perto do Theatro Municipal (na R. Conselheiro Crispianiano) e atravessar o Anhangabaú andando pela Av. São João. Eu acho mais prático.
» Qual é o horário de funcionamento do Farol Santander?
O Farol Santander funciona de terça a domingo, das 9h às 20h e o tempo de duração da visita é limitado a 2h.
» Quanto custa o ingresso do Farol Santander?
Os ingressos do Farol Santander custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) e dão acesso Espaço Memória (2º, 3º e 5º andar), Vista 360º(4º andar), Mirante (26º andar) e às exposições temporárias.
A visita ao Hall, Loja da Cidade e Café do Hall é gratuita.
» Como comprar o ingresso do Farol Santander?
Os ingressos para o Farol Santander podem ser comprados na bilheteria ou pelo site, com antecedência.
» Onde comer perto do Farol Santander?
O Salve Jorge fica a apenas alguns metros do Farol Santander e é uma excelente opção de onde comer na região. Com cardápio extenso, o restaurante oferece pratos do dia durante a semana e tem uma cerveja própria que é uma delícia. Vale a pena experimentar!
QUER CONHECER O CENTRO HISTÓRICO DE SP?
Embarque em um Free Walking Tour pelas principais atrações do coração da cidade de São Paulo. O passeio funciona sem preço fixo, em um esquema ‘pague quanto quiser’ ao final do tour, de acordo com o seu grau de satisfação.
Leia mais dicas de SP
- Os melhores museus de SP: um para cada dia da semana
- Parques em SP: +19 dicas para aproveitar ao ar livre
- O incrível Beco do Batman, na Vila Madalena em SP
- Planetário Ibirapuera: um passeio para as estrelas
- Térreo Virgínia: novo espaço cultural em SP
- Roteiro pelos murais do Kobra em SP
- Sampa Sky: o novo mirante com chão de vidro de SP
- Conheça o charmoso Mercado de Pinheiros
- Por que você ainda não conhece o MAC-USP?
- IMS Paulista: fotografia e cinema em São Paulo