O Farol Santander é um dos principais centros culturais e de lazer da região central de São Paulo e ocupa o Edifício Altino Arantes, símbolo paulistano e terceiro maior arranha-céu da cidade.
Com uma programação variada, repleta de excelentes exposições, uma das melhores vistas da cidade e bar secreto no antigo cofre do banco, visitar o Farol é uma daquelas coisas que você tem que fazer em São Paulo!
A seguir, vou te contar mais sobre as atrações do Farol Santander e como conhecê-las em uma visita. Vamos começar?
O Farol Santander SP
O Farol Santander nasceu em 2018, com a reabertura do Edifício Altino Arantes ao público.
O prédio, que fica na Praça Antônio Prado, perto da estação São Bento do metrô, no centro de São Paulo é um dos principais ícones da cidade de São Paulo e por mais de uma década, foi o prédio mais alto da capital.
Ele começou a ser construído em 1939, com inspiração na arquitetura art decó do Empire State Building, em Nova York e ficou pronto oito anos depois. Costumava ser a sede Banco do Estado de São Paulo (Banespa). Daí o apelido ‘Banespão’.
Hoje em dia, transformou-se em um importante centro cultural e de lazer na região central da capital paulista, com destaque para a vista do mirante no 26º andar, uma das mais incríveis vistas do coração de São Paulo.
Leia também: Sampa Sky – O mirante com chão de vidro em SP
O que tem de bom no Farol Santander São Paulo: destaques por andar
A chegada ao Farol Santander impressiona logo de cara. Do lado de fora, o belo Edifício Altino Arantes nos convida a uma viagem pela história da cidade que carrega tantas marcas.
Por dentro, você poderá visitar o térreo, onde ficam a Loja da Cidade e o Café do Hal, o Espaço Memória (no 2º, 3º e 5º andar), a obra Vista 360º, de Vik Muniz (no 4º andar), as exposições temporárias no 19º, 20º, 22º, 23º e 24° andar, o Mirante e Café do 26º andar e também o Boteco do 28.
A seguir, vamos fazer um ‘tour’ pelos principais destaques do Farol Santander. Vem comigo!
» Térreo
Dentro do prédio, no térreo, você encontra a bilheteria, a Loja da Cidade e o Café do Hal. Além do belíssimo lustre de 13 metros e 1.5 toneladas, que se destaca soberano no ambiente.
» Espaço Memória no 2º, 3º e 5º andar
No 2º, 3º e 5º andar do Farol Santander você pode visitar a exposição permanente sobre a história do prédio e visitar as antigas instalações do banco, com mobiliário e objetos originais da década de 50.
Uma sala especial espelhada nos transporta pela história de São Paulo através de uma experiência imersiva com som e imagens, tendo como fio condutor a construção do belíssimo edifício, que é um dos símbolos da cidade.
Vale a pena visitar!
» 4º andar: ‘Vista 360º’ de Vik Muniz
O 4º andar do Farol Santander abriga a interessantíssima Vista 360º, obra do artista brasileiro Vik Muniz.
Muita gente chega aqui pensando em se tratar da vista da cidade e de certa forma a encontra. Os painéis criados por Vik Muniz formam uma fotografia da vista panorâmica ao redor do Farol Santander.
Mas o mais interessante, é que essa fotografia é uma recriação da cena, e foi feita com pequenas – e grandes – peças de materiais reciclados. E a gente só percebe quando chega pertinho da obra.
Leia também: Agenda Cultural SP Maio com os melhores eventos da cidade
» 19º e 20º andar: Vinicius de Moraes – Por Toda a Minha Vida
A exposição Vinicius de Moraes – Por Toda a Minha Vida ocupa dois andares do Farol Santander e poderá ser visitada até 26/02/2023. A mostra é uma homenagem à vida e obra do Poetinha e conta com vários registros de um dos mais importantes nomes da cultura brasileira.
Além dos poemas, crônicas e canções, você poderá ver entrevistas, fotografias e documentos e objetos originais de Vinicius, como cartas, manuscritos, desenhos, livros e quadros.
Além disso, uma parte da exposição se concentra nos laços e amigos famosos a quem Vinicius dedicou poemas, crônicas, notas biográficas e críticas. Alguns dos nomes de peso que aparecem na exposição, são: Di Cavalcanti, Portinari, Santa Rosa, Scliar, Carlos Leão, Oscar Niemeyer e Elifas Andreatto
» 22º andar: Sergi Cadenas – A imagem expandida
A exposição de Sergi Cadenas ficará em cartaz até 08/01/2023 e reúne pela primeira vez no Brasil, seis grandes pinturas tridimensionais do artista espanhol.
As obras cinéticas transformam-se conforme o visitante caminha de um lado para o outro, revelando duas imagens a partir de uma única pintura, feita com faixas verticais rígidas para produzir ‘a magia’.
A dualidade é um tema central da arte cinética do pintor e aparece de várias maneiras nas imagens de Cadenas. Em uma das telas, uma senhora se transforma em criança. Em outra, Marilyn Monroe que se transforma em Albert Einstein.
Muito interessante!
» 23º andar: OCEANVS – Imersão em Azul
OCEANVS – Imersão em Azul é uma exposição imersiva que fica em cartaz até 01/01/2023 e propõe uma jornada etérea dentro da água, elemento que compõe 71% do Planeta Terra e 60% do corpo humano e é capaz de trazer sentimentos tanto por sua representação física, nos oceanos, rios e lagos quanto no imaginário figurativo.
» 24º andar: André Feliciano – Fotografe para Ver
A mostra Fotografe para Ver traz três trabalhos que promovem uma relexão sobre os pensamentos e questões entre público, foto e arte e fica em cartaz até 29/01/2023.
‘Nos sentimos satisfeitos com uma visita à uma exposição de arte, ou em uma viagem, por exemplo, só depois que tiramos uma foto, a fotografia, muito além de apenas ‘registrar’ o momento, completa nosso desejo vivenciar o mundo.
Como cultivar uma relação entre arte, natureza e fotografia na qual essa aparente oposição se transforme em simbiose, uma ajudando a outra?’
Agenda de exposições do Farol Santander em 2023
A programação do Farol Santander para 2023 promete. Fique de olho na agenda atualizada.
» Mirante do Farol Santander e Café do 26º andar
Para completar com chave de ouro a visita, não deixe de conhecer o Mirante e Café do 26º andar, a 160 metros de altura e com uma das vistas mais incríveis de São Paulo.
Os dois mirantes têm vidros no parapeito e redes de proteção. Você pode usar as marcações nos vidros para conhecer importantes locais e construções na cidade, como o Vale do Anhangabaú, a Catedral da Sé, Avenida Paulista e muito mais!
É possível ver até 30 vezes mais longe do alto do 26° andar do Edifício Altino Arantes. Aproveite para ver algum detalhe usando os binóculos instalados nos mirantes.
Para completar, a cafeteria Suplicy no lado de dentro do mirante, traz um cardápio ‘urbano e contemporâneo’. O espresso feito com o Mogiana Paulista, o café produzido na cidade de São Paulo em homenagem ao Farol Santander é a pedida certa para arrematar a experiência.
» A pista de skate no 21º andar do Farol Santander por Rajas SkatePark
No 21° andar, o Farol Santander, em parceria com o Rajas SkatePark, oferece uma experiência inusitada: uma pista de skate nas alturas!
A pista de madeira com 300m² e vista para São Paulo fuciona de terça a sexta, das 09h às 20h e nos sábados e domingos, das 9h as 17h.
Você pode fechar uma sessão de 2 horas (com seu equipamento ou equipamento alugado) ou contratar uma aula de 1 hora para aprender a andar de skate. Legal, né?
Saiba mais detalhes através do site oficial.
» Boteco do 28º andar do Farol Santander
Inaugurado em outubro de 2021, o Boteco do 28 é um novo espaço gastronômico no Farol Santander. No cardápio, petiscos de botecos paulistanos, como coxinha e torresmo.
O ambiente é bem descontraído mas antes que você pergunte, já te digo: não tem vista! Mesmo estando um andar acima do mirante.
O bar funciona de terça-feira a domingo, das 11h30 às 20h e você não precisa comprar o ingresso do Farol Santander para ir até lá.
» Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica no Farol Santander
No 31º andar do Farol Santander ainda existe um espaço exclusivo que funciona como uma escola de gastronomia com aulas e eventos.
Confira a programação de aulas e cursos e compre seu ingresso para aprender técnicas e receitas avançadas na cozinha do 31 por Accademia Gastronomica.
Bar do Cofre, no subsolo do Farol Santander
Não deixe de conhecer também o Bar do Cofre por SubAstor, uma verdadeira joia escondida no subsolo do Farol Santander. O bar fica dentro de um grande cofre de banco, que foi restaurado e tem decoração inspirada na São Paulo da década de 1950.
Uma experiência daquelas, hein?!
Dicas práticas para visitar o Farol Santander
QUER CONHECER O CENTRO HISTÓRICO DE SP?
Embarque em um Free Walking Tour pelas principais atrações do coração da cidade de São Paulo. O passeio funciona sem preço fixo, em um esquema ‘pague quanto quiser’ ao final do tour, de acordo com o seu grau de satisfação.
Leia mais dicas de SP
- Os melhores museus de SP: um para cada dia da semana
- Parques em SP: +19 dicas para aproveitar ao ar livre
- O incrível Beco do Batman, na Vila Madalena em SP
- Planetário Ibirapuera: um passeio para as estrelas
- Térreo Virgínia: novo espaço cultural em SP
- Roteiro pelos murais do Kobra em SP
- Sampa Sky: o novo mirante com chão de vidro de SP
- Conheça o charmoso Mercado de Pinheiros
- Por que você ainda não conhece o MAC-USP?
- IMS Paulista: fotografia e cinema em São Paulo