O Farol Santander é um dos principais centros culturais e de lazer da região central de São Paulo e ocupa o Edifício Altino Arantes, símbolo paulistano e terceiro maior arranha-céu da cidade.

Com uma programação variada, repleta de excelentes exposições, uma das melhores vistas da cidade e bar secreto no antigo cofre do banco, visitar o Farol é uma daquelas coisas que você tem que fazer em São Paulo!

A seguir, vou te contar mais sobre as atrações do Farol Santander e como conhecê-las em uma visita. Vamos começar?

Exterior do Edifício Altino Arantes, onde fica o Farol Santander, em SP



O Farol Santander SP

O Farol Santander nasceu em 2018, com a reabertura do Edifício Altino Arantes ao público.

O prédio, que fica na Praça Antônio Prado, perto da estação São Bento do metrô, no centro de São Paulo é um dos principais ícones da cidade de São Paulo e por mais de uma década, foi o prédio mais alto da capital.

Ele começou a ser construído em 1939, com inspiração na arquitetura art decó do Empire State Building, em Nova York e ficou pronto oito anos depois. Costumava ser a sede Banco do Estado de São Paulo (Banespa). Daí o apelido ‘Banespão’.

Farol Santander era a antiga sede do Banespa

Hoje em dia, transformou-se em um importante centro cultural e de lazer na região central da capital paulista, com destaque para a vista do mirante no 26º andar, uma das mais incríveis vistas do coração de São Paulo.


Leia também: Sampa Sky – O mirante com chão de vidro em SP


O que tem de bom no Farol Santander São Paulo: destaques por andar

A chegada ao Farol Santander impressiona logo de cara. Do lado de fora, o belo Edifício Altino Arantes nos convida a uma viagem pela história da cidade que carrega tantas marcas.

Farol Santander em SP

Por dentro, você poderá visitar o térreo, onde ficam a Loja da Cidade e o Café do Hal, o Espaço Memória (no 2º, 3º e 5º andar), a obra Vista 360º, de Vik Muniz (no 4º andar), as exposições temporárias no 19º, 20º, 22º, 23º e 24° andar, o Mirante e Café do 26º andar e também o Boteco do 28.

A seguir, vamos fazer um ‘tour’ pelos principais destaques do Farol Santander. Vem comigo!

» Térreo

Dentro do prédio, no térreo, você encontra a bilheteria, a Loja da Cidade e o Café do Hal. Além do belíssimo lustre de 13 metros e 1.5 toneladas, que se destaca soberano no ambiente.

Lustre no hal de entrada do Farol Santander em SP


» Espaço Memória no 2º, 3º e 5º andar

No 2º, 3º e 5º andar do Farol Santander você pode visitar a exposição permanente sobre a história do prédio e visitar as antigas instalações do banco, com mobiliário e objetos originais da década de 50.

Espaço Memória no Farol Santander em SP

Uma sala especial espelhada nos transporta pela história de São Paulo através de uma experiência imersiva com som e imagens, tendo como fio condutor a construção do belíssimo edifício, que é um dos símbolos da cidade.

Vale a pena visitar!

 


» 4º andar: ‘Vista 360º’ de Vik Muniz

O 4º andar do Farol Santander abriga a interessantíssima Vista 360º, obra do artista brasileiro Vik Muniz.

Muita gente chega aqui pensando em se tratar da vista da cidade e de certa forma a encontra. Os painéis criados por Vik Muniz formam uma fotografia da vista panorâmica ao redor do Farol Santander.

Mas o mais interessante, é que essa fotografia é uma recriação da cena, e foi feita com pequenas – e grandes – peças de materiais reciclados. E a gente só percebe quando chega pertinho da obra.

Obra de Vik Muniz em exposição no Farol Santander em SP


Leia também: Agenda Cultural SP Maio com os melhores eventos da cidade


» 19º e 20º andar: Vinicius de Moraes – Por Toda a Minha Vida

A exposição Vinicius de Moraes – Por Toda a Minha Vida ocupa dois andares do Farol Santander e poderá ser visitada até 26/02/2023. A mostra é uma homenagem à vida e obra do Poetinha e conta com vários registros de um dos mais importantes nomes da cultura brasileira.

Além dos poemas, crônicas e canções, você poderá ver entrevistas, fotografias e documentos e objetos originais de Vinicius, como cartas, manuscritos, desenhos, livros e quadros.

Além disso, uma parte da exposição se concentra nos laços e amigos famosos a quem Vinicius dedicou poemas, crônicas, notas biográficas e críticas. Alguns dos nomes de peso que aparecem na exposição, são: Di Cavalcanti, Portinari, Santa Rosa, Scliar, Carlos Leão, Oscar Niemeyer e Elifas Andreatto


» 22º andar: Sergi Cadenas – A imagem expandida

A exposição de Sergi Cadenas ficará em cartaz até 08/01/2023 e reúne pela primeira vez no Brasil, seis grandes pinturas tridimensionais do artista espanhol.

As obras cinéticas transformam-se conforme o visitante caminha de um lado para o outro, revelando duas imagens a partir de uma única pintura, feita com faixas verticais rígidas para produzir ‘a magia’.

A dualidade é um tema central da arte cinética do pintor e aparece de várias maneiras nas imagens de Cadenas. Em uma das telas, uma senhora se transforma em criança. Em outra, Marilyn Monroe que se transforma em Albert Einstein.

Muito interessante!


» 23º andar: OCEANVS – Imersão em Azul

OCEANVS – Imersão em Azul é uma exposição imersiva que fica em cartaz até 01/01/2023 e propõe uma jornada etérea dentro da água, elemento que compõe 71% do Planeta Terra e 60% do corpo humano e é capaz de trazer sentimentos tanto por sua representação física, nos oceanos, rios e lagos quanto no imaginário figurativo.


» 24º andar: André Feliciano – Fotografe para Ver

A mostra Fotografe para Ver traz três trabalhos que promovem uma relexão sobre os pensamentos e questões entre público, foto e arte e fica em cartaz até 29/01/2023.

‘Nos sentimos satisfeitos com uma visita à uma exposição de arte, ou em uma viagem, por exemplo, só depois que tiramos uma foto, a fotografia, muito além de apenas ‘registrar’ o momento, completa nosso desejo vivenciar o mundo.

Como cultivar uma relação entre arte, natureza e fotografia na qual essa aparente oposição se transforme em simbiose, uma ajudando a outra?’


Agenda de exposições do Farol Santander em 2023

A programação do Farol Santander para 2023 promete. Fique de olho na agenda atualizada.


» Mirante do Farol Santander e Café do 26º andar

Para completar com chave de ouro a visita, não deixe de conhecer o Mirante e Café do 26º andar, a 160 metros de altura e com uma das vistas mais incríveis de São Paulo.

Vista do Mirante do Farol Santander em SP

Os dois mirantes têm vidros no parapeito e redes de proteção. Você pode usar as marcações nos vidros para conhecer importantes locais e construções na cidade, como o Vale do Anhangabaú, a Catedral da Sé, Avenida Paulista e muito mais!

Como é o Mirante do Farol Santander

É possível ver até 30 vezes mais longe do alto do 26° andar do Edifício Altino Arantes. Aproveite para ver algum detalhe usando os binóculos instalados nos mirantes.

Vista do Mirante do Farol Santander

Para completar, a cafeteria Suplicy no lado de dentro do mirante, traz um cardápio ‘urbano e contemporâneo’. O espresso feito com o Mogiana Paulista, o café produzido na cidade de São Paulo em homenagem ao Farol Santander é a pedida certa para arrematar a experiência.

Café do Mirante no Farol Santander em SP


» A pista de skate no 21º andar do Farol Santander por Rajas SkatePark

No 21° andar, o Farol Santander, em parceria com o Rajas SkatePark, oferece uma experiência inusitada: uma pista de skate nas alturas!

A pista de madeira com 300m² e vista para São Paulo fuciona de terça a sexta, das 09h às 20h e nos sábados e domingos, das 9h as 17h.

Pista de skate no Farol Santander

Você pode fechar uma sessão de 2 horas (com seu equipamento ou equipamento alugado) ou contratar uma aula de 1 hora para aprender a andar de skate. Legal, né?

Saiba mais detalhes através do site oficial.


» Boteco do 28º andar do Farol Santander

Inaugurado em outubro de 2021, o Boteco do 28 é um novo espaço gastronômico no Farol Santander. No cardápio, petiscos de botecos paulistanos, como coxinha e torresmo.

O ambiente é bem descontraído mas antes que você pergunte, já te digo: não tem vista! Mesmo estando um andar acima do mirante.

O bar funciona de terça-feira a domingo, das 11h30 às 20h e você não precisa comprar o ingresso do Farol Santander para ir até lá.


» Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica no Farol Santander

No 31º andar do Farol Santander ainda existe um espaço exclusivo que funciona como uma escola de gastronomia com aulas e eventos.

Confira a programação de aulas e cursos e compre seu ingresso para aprender técnicas e receitas avançadas na cozinha do 31 por Accademia Gastronomica.


Bar do Cofre, no subsolo do Farol Santander

Não deixe de conhecer também o Bar do Cofre por SubAstor, uma verdadeira joia escondida no subsolo do Farol Santander. O bar fica dentro de um grande cofre de banco, que foi restaurado e tem decoração inspirada na São Paulo da década de 1950.

Uma experiência daquelas, hein?!


Dicas práticas para visitar o Farol Santander

Quanto custa o ingresso no Farol Santander?

Os ingressos do Farol Santander custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) e dão acesso Espaço Memória (2º, 3º e 5º andar), Vista 360º (4º andar), Mirante (26º andar) e às exposições temporárias. A visita ao Hall, Loja da Cidade e Café do Hall é gratuita. Veja mais detalhes.

O que tem de bom no Farol Santander?

Com uma programação variada, repleta de excelentes exposições, uma das melhores vistas da cidade e bar secreto no antigo cofre do banco, visitar o Farol é uma daquelas coisas que você tem que fazer em São Paulo! Saiba mais detalhes.

Quanto tempo dura a visita no Farol Santander?

A visita ao acervo e exposições permanentes do Farol Santander dura cerca de 2 horas. Porém, também é possivel visitar o mirante, café e outros espaços do edifício. Saiba mais.

Qual a exposição no Farol Santander?

Além do acervo permanente, você pode visitar outras três exposições no Farol Santander SP, são elas: Vinicius de Moraes – Por Toda a Minha Vida, Sergi Cadenas – A imagem expandida, OCEANVS – Imersão em Azul e André Feliciano – Fotografe para Ver. Confira a agenda atualizada.

Qual é o horário de funcionamento do Farol Santander?

O Farol Santander funciona de terça a domingo, das 9h às 20h e o tempo de duração da visita é limitado a 2h. Confira o que tem de bom para fazer no Farol Santander.

Precisa reservar sua visita a Farol Santander com antecedência?

Os ingressos para o Farol Santander podem ser comprados na bilheteria ou pelo site, com antecedência. Veja mais detalhes.

Onde fica e como chegar ao Farol Santander

O Farol Santander fica localizado na Rua João Brícola, 24, a 140 metros da estação São Bento do metrô, pertinho do Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo.

Vale a pena ir de metrô, ônibus ou aplicativo, já que o trânsito de veículos nessa região é limitado e os estacionamentos são caríssimos.

Se você precisar ir de carro, recomendo estacionar perto do Theatro Municipal (na R. Conselheiro Crispianiano) e atravessar o Anhangabaú andando pela Av. São João. Eu acho mais prático.

Onde comer perto do Farol Santander?

O Salve Jorge fica a apenas alguns metros do Farol Santander e é uma excelente opção de onde comer na região. Com cardápio extenso, o restaurante oferece pratos do dia durante a semana e tem uma cerveja própria que é uma delícia. Vale a pena experimentar!


QUER CONHECER O CENTRO HISTÓRICO DE SP?

Embarque em um Free Walking Tour pelas principais atrações do coração da cidade de São Paulo. O passeio funciona sem preço fixo, em um esquema ‘pague quanto quiser’ ao final do tour, de acordo com o seu grau de satisfação.

QUERO!


Leia mais dicas de SP


RESOLVA SUA VIAGEM

Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome