Inaugurado recentemente no Centro de São Paulo, o Térreo Virgínia é um novo espaço de arte, entretenimento e cultura urbana no coração da capital paulista. E na minha opinião, tem tudo para se tornar um destaque no roteiro cultural da cidade.

Interior do Térreo Virgínia

O que é o Térreo Virgínia

O espaço ocupa o térreo de um prédio no Centro de São Paulo e é um misto de loja, galeria de arte e bar. As paredes de vidro, convidam a cidade para entrar e acertam em cheio no charme urbano, que só um projeto de Retrofit poderia trazer.

O empreendimento é uma parceria da Somauma, uma incorporadora e construtora 100% dedicada ao Retrofit de prédios fechados – principalmente no Centro de SP -, da Barra Funda Autoral, um selo de curadoria que trabalha com artistas independentes, e da Brass Brew, cervejaria artesanal em expansão.

Exterior do Térreo Virgínia em SP
Foto: Pridia (@pridiabr)

O que é um projeto Retrofit?

É um projeto desenvolvido a partir da restauração e modernização de prédios antigos, dando um um ‘novo uso’ a esses locais abandonados e subjudados sem perder de vista sua arquitetura original.

Pinacoteca e Farol Santander são projetos de Retrofit bem sucedidos em SP.


Leia também: Dicas dos melhores museus em SP


O que fazer no Térreo Virgínia

A curadoria da ocupação artística do Térreo Virgínia é feita pela Barra Funda Autoral e inclui mais de 50 artistas (principalmente de residentes do Centro de SP) com peças de design, mobiliário, decoração, paisagismo, vestuário e bem-estar.

Tem de tudo. Arte para as suas paredes, roupas, luminárias, sabonetes e outros produtinhos cheirosos. Destaque para os trabalhos produzidos na Ocupação Nove de Julho, vizinha ao Térreo Virgínia.

Expositores no Térreo Virgínia

Arte no Térreo Virgínia

O espaço também foi pensando como um hub cultural colaborativo dedicado à arte, entretenimento e ao diálogo urbano, e apresentará iniciativas solidárias para fomentar o debate sobre moradia na cidade. Muito legal!

Cerveja artesanal no Térreo Virgínia

Para completar essa mistura de sucesso, a Brass Brew é a responsável pelos comes e bebes do Térreo Virgínia. Essa cervejaria artesanal trouxe a Casa das Caldeiras de volta à vida e agora expande seus negócios abrindo outro ponto na cidade.

A cerveja é boa e o preço é o mesmo praticado em outras cervejarias de São Paulo. A APA (300ml por R$16) é bem refrescante e bastante aromática. Perfeita para ser compartilhada nas mesinhas ao ar livre que ocupam a calçada ao redor do ed. Virgínia. Recomendo!

Cerveja artesanal no Térreo Virgínia em SP


Confira a programação e outras informações atualizadas em @terreo.virginia.


Onde fica o Térreo Virgínia

O Térreo Virgínia fica na rua Martins Fontes, 205, na região da República. O espaço é vizinho da Ocupação 9 de Julho, um marco na luta por moradia social no Centro e um importante ponto cultural da cidade. 

Veja a localização exata do Térreo Virgínia no mapa interativo abaixo.


Leia também: Como usar um mapa personalizado do Google para organizar sua viagem


Horário de funcionamento do Térreo Virgínia

O Térreo Virginia funciona de terça a domingo, nos seguintes horários:

  • Terça a quinta-feira das 14h às 22h, com bar a partir das 17h
  • Sexta das 14h às 24h, com bar a partir das 17h
  • Sábado das 14h às 24h, com bar a partir das 14h
  • Domingo das 12h às 20h, com bar a partir das 12h

QUER CONHECER O CENTRO HISTÓRICO DE SP?

Embarque em um Free Walking Tour pelas principais atrações da região. O passeio funciona sem preço fixo, em um esquema ‘pague quanto quiser’ ao final do tour, de acordo com o seu grau de satisfação.

QUERO


Leia mais dicas de São Paulo


RESOLVA SUA VIAGEM

Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome