O Museu de Arte Contemporânea (MAC USP) é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores museus de São Paulo, e com a inauguração dos excelentes Vista Café e restaurante Vista, no mezanino e terraço do museu, respectivamente, ele tem estado cada vez mais na mira das conversas e interesse dos paulistanos de nascença e de coração. E você, já parou pra pensar por que você ainda não conhece o MAC USP?
Não se estresse. Você não está só. Por curiosidade, fiz uma enquete no Instagram Stories do Tô Pensando em Viajar e 70% das pessoas ainda não conheciam o museu. Por que será?!
O MAC USP
Só pra começar, eu poderia ficar aqui falando repetidamente sobre como o MAC é todo incrível. A começar pelo prédio que abriga o museu: um complexo arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer nos anos 50, que fica pertinho do Parque Ibirapuera.
É bem fácil de chegar até aqui, fácil de parar – o MAC USP oferece estacionamento gratuito – e muito mais fácil e simples de visitar. A entrada é gratuita, e o museu abre de terça a domingo, das 11 às 21 horas. Isso mesmo, ele fica aberto até às 21 horas e a entrada é GRATUITA!
O acervo do MAC USP
O Museu de Arte Contemporânea (MAC USP) foi criado em 1963 quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo MAM de São Paulo. O museu é ligado à USP e oferece disciplinas de graduação e pós-graduação, além de uma série de cursos e simpósios.
O MAC USP possui um acervo de cerca de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, objetos e instalações de importantes artistas como Modigliani, Picasso, Miró, Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Volpi e Lygia Clark, além de uma incrível coleção de arte italiana do começo do século XX.
Logo na entrada, no primeiro andar do prédio o visitante já é desafiado a refletir com a presença de esculturas belíssimas e um gato gigante que ronrona.
A vista panorâmica do MAC USP
Como se tudo isso não fosse suficiente, o MAC USP ainda oferece a seus visitantes um terraço enorme, com uma vista panorâmica da cidade para ninguém botar defeito.
Nesses casos que envolvem vistas fenomenais, as imagem falam bem mais que as palavras, não é mesmo?!
Mapa das exposições do MAC USP
O museu conta com mostras temporárias e algumas de longa duração. Fiquei tão encantada com as minhas duas últimas visitas ao MAC, que resolvi escrever esse post e mostrar mais sobre as exposições que ficam em cartaz em 5 andares diferentes do museu neste primeiro semestre de 2018.
O mapa de exposições, fixado junto aos elevadores em cada um dos andares vai te ajudar a se localizar e aproveitar melhor a sua visita.
Confira abaixo os destaques de cada um dos andares e das exposições.
» 3o Andar: Diários de Cheiros – Teto de Vidro
A exposição individual de Josely Carvalho, artista brasileira radicada em Nova York fica em cartaz de 3 de março a 6 de maio de 2018 e é um convite a desbravar memórias e sensações através de instalações super imersivas e fortes, que te arrebatam os sentidos. Veja o folder da exposição.
» 4o Andar: A casa e Vizinhos Distantes: arte da América Latina no Acervo do MAC
A exposição Vizinhos Distantes: arte da América Latina vale a visita ao MAC USP. Te garanto. Fazia tempo que eu não via uma exposição tão interessante e cheia de um sentimento “latino-americano”, que me fez sentir em Cuba uma vez mais.
» 5o Andar MAC USP no Século XXI: a Era dos Artistas
Exposição dividida em duas partes, que é um recorte da coleção do MAC USP, composto de obras realizadas a partir de 2000. Incrível! Vale super a pena!
» 6o Andar: Samson Flexor e Visões da Arte no Acerto no MAC USP 1950-2000
No sexto andar do MAC USP, está em cartaz uma bela exposição de desenhos e pinturas de Samson Flexor pertencentes ao Acervo do MAC USP, além de parte das obras mais expressivas do acervo do museu, especialmente aquelas feitas a partir da segunda metade do século XX.
» 7o Andar: Instauração do Moderno e Visões da Arte no Acerto no MAC USP 1950-2000
O 7º andar abriga importantes peças do acervo do MAC USP da primeira metade do século XX.
‘Desta maneira o visitante tem a oportunidade de percorrer os últimos cento e poucos anos da história da arte de acordo com a curadoria das docentes Ana Magalhães, Helouise Costa e Carmen Aranha’.
Vista Café e restaurante Vista
Não dá pra negar que a inauguração dos dois empreendimentos gastronômicos Vista Café e restaurante Vista, comandados pelo chef Marcelo Corrêa Bastos, do restaurante Jiquitaia têm chamado a atenção.
Experimentei o almoço no Vista Café e fiquei bastante impressionada.
O espaço, com capacidade para 74 pessoas fica no mezanino do MAC USP e seu ambiente é super agradável.
O almoço começa a ser servido meio-dia e o menu que inclui entrada, prato e sobremesa tem preços que variam entre R$40 e R$60. O Vista Café funciona das 10h às 18h e fica aberto até às 22h nas terças-feiras.
O restaurante Vista, a novidade, foi inaugurado recentemente e fica no terraço, com uma das melhores vistas de São Paulo. Você viu, né? Eles ainda planejam abrir 2 bares no espaço, que tem tudo para abrigar o final de tarde mais incrível da cidade!
Como chegar?
O MAC USP fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301. Antigo endereço do DETRAN-SP. Você pode chegar até lá de carro e aproveitar o estacionamento gratuito, usar o transporte público ou uma das alternativas de aplicativos de mobilidade.
Onde ficar em São Paulo
Se você não é de São Paulo e quer dicas de onde ficar na cidade, não deixe de conferir o nosso Guia completo de onde ficar em SP: região por região. Já adianto que uma das melhores regiões para se hospedar em SP é a Avenida Paulista e seus arredores.
Opções de hospedagem com bons preços na Paulista, são: Ibis São Paulo Paulista, Ibis Budget SP Paulista (na Consolação) e Ibis Budget SP Paraíso, lá na outra ponta da Paulista.
Se quiser de hospedar em uma região diferente da cidade, recomendo os bairros de Pinheiros e Vila Madalena, dois bairros cheios de coisas divertidas pra fazer!
Encontre promoções de passagem aérea para São Paulo
Leia mais dicas de São Paulo
O que fazer em São Paulo
- O incrível Beco do Batman, na Vila Madalena em SP
- 7 museus em SP: um pra cada dia da semana
- Parque da Mônica: como curtir SP com crianças
- IMS Paulista: fotografia e cinema em São Paulo
- Conheça o charmoso Mercado de Pinheiros
- Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo
- Visita monitorada a Sala São Paulo
- Domingo em SP: Museu da Casa Brasileira
- Red Bull Station, um espaço criativo no centro de SP
- Museu Lasar Segall em São Paulo
- Passeio diferente em SP: Navegando pela Guarapiranga
Onde se hospedar em São Paulo
- 5 dicas de hotéis perto do Allianz Park
- Final de semana paulistano Beer Tasting no Grand Hyatt São Paulo
- O charmoso Bê Hotel em São Paulo
- Marriott SP Airport Hotel: hotel perto do aeroporto de Guarulhos
RESOLVA SUA VIAGEM