Escolher onde ficar em Belém, uma das capitais mais interessantes do Brasil, pode ser difícil à primeira vista, já que a cidade tem 71 bairros diferentes. Mas não se preocupe, estive na cidade em duas ocasiões diferentes, em anos diferentes e tenho dicas certeiras para te ajudar no planejamento da sua viagem.

Onde ficar em Belém do Pará

Vou te contar qual é o melhor bairro para ficar em Belém, o bairro mais seguro e o mais barato e vou te mostrar quais são as melhores opções de hospedagem na cidade para todos os bolsos. Vamos lá?


Leia também: O que fazer em Belém – 11 dicas testadas e aprovadas


Como decidir onde ficar em Belém?

Escolher a melhor opção de onde ficar em Belém para conhecer as principais atrações da cidade, como Mercado Ver-o-Peso, Estação das Docas, o Theatro da Paz e o Mangal das Garças é uma tarefa relativamente fácil, já que as distâncias entre elas não são longas e a cidade não tem tantas opções de hospedagem assim.

Mesmo assim, é importante se ligar em alguns detalhes para escolher um bairro seguro para se hospedar na cidade. Principalmente para quem pretende explorar Belém andando.

» Onde ficar em Belém: regiões para evitar

Eu geralmente não gosto de dar esse conselho, de onde não ficar, ou de que região evitar em uma cidade, já que tudo é relativo. Mesmo assim, na hora de escolher onde ficar em Belém, é bom dar preferência a um bairro seguro para turistas que não conhecem muito bem a cidade.

Além disso, se você não é um viajante experiente, é bom evitar lugares como o Centro Histórico de Belém e os bairros nos arredores do aeroporto.


Confira as localizações de todas as dicas de onde se hospedar em Belém no mapa interativo no final do post.


Como circular por Belém

Eu gosto bastante de alugar um carro nas minhas viagens, para facilitar os deslocamentos. Se este não é seu caso, não tem problema. Você pode se virar bem em Belém com aplicativos de mobilidade ou táxi.

Se você pretende visitar Belém no período do Círio de Nazaré, na primeira semana de outubro, o melhor a fazer é evitar o carro e tentar se locomover à pé o máximo que der, já que o trânsito da cidade sofre com alterações e interdições.

Uma super dica para economizar é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.

Eu uso e recomendo o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço e parcelamento sem juros no cartão de crédito.

FAÇA UMA COTAÇÃO


Onde ficar em Belém: os bairros mais seguros e os melhores hotéis

Confira a seguir, quais são os bairros mais seguros para ficar em Belém e encontre o melhor hotel para se hospedar na capital do Pará.

» Umarizal

Bairro nobre, que costumava ser reduto de intelectuais e boêmios. É o melhor bairro para se hospedar em Belém.

Uma das grandes vantagens de se hospedar em Umarizal é que você ficará perto de vários pontos turísticos, bares, restaurantes, casas noturnas e teatros e shoppings. Porém, se você procura uma opção mais econômica, talvez seja melhor procurar outro bairro.

Uma ótima opção de hotel no coração de Umarizal é o Mercure Belem Boulevard (★ 8.2). Mais ao norte, o Bristol Umarizal Belém (★ 7.8) é um pouco mais barato. Para economizar mais ainda, confira o Hostel494 (★ 8.8).

Onde ficar em Belém do Pará

Pontos turísticos próximos: Complexo Turístico do Ver-o-Rio, Museu Emílio Goeldi e Praça Brasil.


Confira todas as opções de hospedagem em Umarizal.


» Nazaré

Mais ao sul fica o bairro Nazaré, outra excelente região para se hospedar em Belém. É uma das áreas mais valorizadas da cidade, com ruas largas, muito verde e vários bares e restaurantes.

Essa é a região ideal para ficar em Belém durante o Círio de Nazaré, um espetáculo de fé em plena Amazônia brasileira. É em Nazaré que fica a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e também onde acontece a procissão no segundo domingo do mês de outubro.

Onde ficar em Belém do Pará

Viver o Círio de Nazaré é algo que a gente não esquece nunca! E se você pretende visitar a cidade neste período, é melhor reservar hospedagem em Belém com antecedência, hein?! Este é o evento que mais movimenta a cidade e você pode acabar ficando sem vaga!

Na região de Nazaré, destacam-se o Grand Mercure Belém (★ 7.9) e o Tulip Inn Nazaré (★ 7.8), ambos localizados na própria Avenida Nazaré, dá pra assistir ao Círio de ‘camarote’.

Onde ficar em Belém do Pará

Outra opção na região de Nazaré é o Hotel Regente (★ 8.1). Para economizar, confira as ofertas do Hotel Marajoara (★ 8.7).


Confira todas as ofertas de hospedagem no bairro Nazaré


Quer reservar sua hospedagem com desconto?

Eu uso e recomendo o Booking.com, o maior motor de busca de hospedagem do mundo. O site tem menor preço garantido, cancelamento grátis na maioria das reservas e comentários e avaliações de viajantes reais.

Além disso, é essencial reservar com a maior antecedência possível. Assim, além de ter mais opções disponíveis, você também encontrará tarifas melhores!


» Campina

Campina é um antigo bairro comercial de Belém. É parte do Centro Histórico da cidade e hospedando-se aqui você vai ficar perto dos principais pontos turísticos e cartões postais da cidade, como o Theatro da Paz e a Estação da Docas.

Onde ficar em Belém do Pará

Porém, como essa região é bem comercial, ela é mais movimentada durante o dia. As ruas ‘vazias’ do período noturno e final de semana podem se tornar meio ‘assustadoras’. Fique atento.

Outra dica é escolher bem o hotel por aqui. Opções bem avaliadas, são: Hotel Go Inn Belém (★ 9), a 400 metros do Ver-o-Peso, o Hotel Grão Para (★ 9), pertinho do Theatro da Paz e o Hotel Princesa Louçã (★ 8.2), um pouquinho mais caro.

O novo Grand Hostel Belém (★ 9.2) e a Ecopousada Miriti (★ 8.2) são boas opções para quem está em busca de economia.

Pontos turísticos próximos: Mercado Ver-o-Peso, Estação das Docas, Theatro da Paz, Praça da República, Igreja de Santana e Casarão Cultural SESC Boulevard.


» Batista Campos

Batista Campos é um bairro residencial bem tranquilo em Belém, perfeito para quem quer estar perto das atrações da cidade, mas ao mesmo tempo quer sossego.

Boas opções de hospedagem em Batista Campos, são: Radisson Hotel Belém (★ 8.9), pertinho da Avenida Nazaré, o Ibis Styles Batista Campos (★ 8) e o New Inn Batista Campos (★ 7.7), uma opção mais econômica.


» Cidade Velha

Apesar de mais afastado das atrações turísticas de Belém, o bairro Cidade Velha fica pertinho do Mangal das Garças, um dos lugares imperdíveis na cidade.

Onde ficar em Belém do Pará
Alimentação das Garças no Mangal

A região não está no centro turístico da cidade, mas abriga um dos melhores hotéis de Belém, o luxuoso Atrium Hotel Quinta de Pedras (★ 8.6).

Uma opção mais econômica na região é o Hotel Della Luna (★ 8.2), mais perto do Forte do Presépio e da Catedral Metropolitana.


Leia também: 13 dicas imperdíveis de onde comer em Belém


Onde ficar em Belém: perto do aeroporto

Se você precisa se hospedar perto do aeroporto de Belém, localizado a 10km do centro da cidade, o hotel mais próximo, com melhor custo-benefício, é o Ibis Belém Aeroporto (★ 7.7).


Outras opções de onde se hospedar em Belém

O bairro Reduto, principal pólo industrial da cidade durante o ápice do Ciclo da Borracha é central e também bastante movimentado durante o horário comercial. O Hotel Le Massilia (★ 8.2), com piscina, é a opção por aqui.

Mais distante do centro da cidade, fica o Stada Hotel Hangar (★ 7.7), no Marco, bairro onde se encontra o Bosque Rodrigues Alves.


Aluguel de temporada em Belém

Em tempos de pandemia, muita gente prefere alugar um apartamento ou casa de temporada. O Airbnb tem ótimas opções para aluguel de temporada em Belém. Listei algumas delas a seguir:


Confira outras opções de aluguel de temporada em Belém


Onde ficar em Belém | No Mapa

Confira no mapa interativo abaixo, a localização de todas as opções de hospedagem em Belém listadas neste post.


Leia também: Aprenda a usar um mapa personalizado do Google My Maps para organizar sua viagem


Leia mais dicas de viagem para o Pará


RESOLVA SUA VIAGEM

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome