Travel Proud no Booking.com : certificação voltada para viajantes LGBTQ+

Selo Travel Proud indica quais são as propriedades do site Booking.com preparadas para receber turistas LGBTQ+ de forma adequada e acolhedora

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

O ano é 2024 e ainda assim, um em cada três viajantes da comunidade LGBTQ+ teme sofrer discriminação por parte de funcionários de acomodações e hospedagens.

É difícil encontrar um casal LGBTQ+ que nunca tenha passado por uma situação constrangedora durante uma reserva ou check-in em hospedagem.

E pensando nisso, a Booking.com lançou o Travel Proud, um programa de certificação com foco nos desafios específicos que os viajantes LGBTQ+ enfrentam.

As acomodações parceiras que tiverem o selo Travel Proud, oferecerão a segurança de uma estadia acolhedora para viajantes LGBTQ+ no Brasil e no mundo.

Vem comigo entender melhor o programa e aprender como encontrar uma acomodação LGBTQ+ friendly para a sua viagem.

Selo Booking Travel Proud: para acomodações seguras e inclusivas



O que é o programa Booking Travel Proud?

Viajantes LGBTQ+ são responsáveis por US$ 211 bilhões em gastos de consumo anualmente no mundo todo.

No entanto, de acordo com uma pesquisa recente realizada pela Booking.com, com mais de 11 mil participantes, em 27 países, mais de 50% dos viajantes LGBTQ+ já foi discriminada enquanto viajava.

E a grande maioria, não sente que pode se apresentar como si mesmos quando viajam.

Para tentar melhorar isso, a Booking.com lançou o programa Travel Proud, baseado no lema ‘Filtramos lugares, não pessoas’.

Casais LGBTQ+ ainda sofrem com preconceito do setor turístico

O programa está disponível gratuitamente para todas as propriedades parceiras da Booking.com. E inclui o Proud Hospitality, um treinamento sobre diversidade e inclusão, focado nos desafios específicos que os viajantes LGBTQ+ enfrentam no setor de hotelaria.

Quase todo casal LGBTQ+ que eu conheço já passou por alguma situação constrangedora na hora de reservar ou fazer check in em um hotel ou pousada.

O mais comum é que os funcionários da acomodação presumam que os hóspedes do mesmo sexo precisariam camas separadas ao fazer o check-in juntos. Ou que precisariam de quartos diferentes.

Além disso, a confusão e uso incorreto de pronomes também aparece na pesquisa como situação constrangedora bem comum.

A criação do programa Booking Travel Proud traz luz a esses problemas. E fornece ferramentas e soluções práticas para que as interações entre os funcionários do setor hoteleiro e os hóspedes LGBTQ+ sejam mais confortáveis e respeitosas.

Lema do programa Booking Travel ProudE como o treinamento está disponível gratuitamente para todos os parceiros, a ideia é que cada vez mais acomodações se preparem para receber todos os visitantes. Independente de quem amem, ou como se identifiquem.

Não seria um sonho?


Outros dados da pesquisa da Booking com viajantes LGBTQ+

Outros dados interessantes da pesquisa Travel Proud 2023, são:

  • 9 em cada 10 viajantes brasileiros LGBTQ+ consideram seu bem-estar e segurança ao escolher um destino para visitar;
  • 27% dos entrevistados foram submetidos a estereótipos;
  • Somente 5% dos viajantes LGBTQ+ sentem-se à vontade para demonstrar afeto aos seus companheiros;
  • 77% dão preferência a empresas de turismo com políticas inclusivas;
  • 76% preferem reservar viagens e experiências com marcas de pessoas LGBTQ+;

Por outro lado, 9 em cada 10 viajantes LGBTQ+ se sentem mais confortáveis ao viajar graças ao aumento de medidas inclusivas na indústria turística.

E 84% experimentaram pelo menos uma experiência positiva em suas últimas viagens.


A pesquisa foi encomendada pela Booking.com e foi realizada em março e abril de 2023.


Como encontrar e reservar uma acomodação Travel Proud no site Booking.com

Atualmente, já existem milhares de propriedades Proud Certified no site Booking.com. Muitas delas no Brasil, onde o programa foi lançado em 2023.

Para identificar as propriedades com a certificação Travel Proud em uma busca por hospedagem no site Booking.com, basta procurar pelo selo do arco-íris no anúncio dessa acomodação.

Identificar acomodações Travel Proud no site Booking.com
Foto: Reprodução Booking.com

Aqui no Tô Pensando em Viajar, a gente adora fazer uma boa lista de hospedagem nos mais variados destinos para facilitar a sua vida.

E estamos incluindo uma seção especial de acomodações e hospedagens Travel Proud em cada uma delas para . Fique de olho nas atualizações.


Leia também: Booking é confiável? Ainda vale a pena usar em 2024?


O que esperar de uma acomodação com certificado Travel Proud (Proud Certified) no Booking.com?

Ao reservar uma acomodação com o selo Travel Proud, você pode ter certeza de que estará reservando um lugar onde você poderá ser quem realmente é.

Para obter o selo, os funcionários das acomodações têm que passar por um treinamento online em parceria com a HospitableMe, sobre diversidade e conscientização.

Só depois de concluir o treinamento e assumir o compromisso de oferecer uma experiência mais inclusiva para viajantes da comunidade LGBTQ+, é que as acomodações receberão o selo Travel Proud na página de sua propriedade.

Dessa maneira, será possível identificar imediatamente quais são as propriedades que mostrar aos hóspedes em potencial que podem contar com uma experiência acolhedora.


Principais destinos LGBT-friendly indicados pelo site Booking.com

Os principais destinos internacionais LGBTQ-friendly indicados pelo site Booking.com, são:

  • Kyoto (Japão)
  • Nice (França)
  • Chiang Mai (Tailândia)
  • Puerto Vallarta (México)
  • Ghent (Bélgica)
  • Las Vegas (Estados Unidos)
  • Ottawa (Canadá)
  • Amsterdã (Holanda)
  • Bariloche (Argentina)

No Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife aparecem na lista.


Conclusão: ainda há muito o que fazer

A indústria de turismo tem um papel importante na mudança de atitudes em relação aos viajantes LGBTQ+. Uma comunidade que movimenta uma importante parcela do mercado.

E apesar de iniciativas como o programa Travel Proud do Booking serem importantes, elas são apenas um passo para o desenvolvimento de políticas mais inclusivas e acolhedoras para viajantes LGBTQ+.


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM