Confira as melhores dicas de o que fazer em Gonçalves, um pequeno município do sul de Minas Gerais. Apesar de mineiríssima, a cidade é muito frequentada pelos paulistas, já que está pertinho da fronteira com SP.

Essa charmosa cidade é cercada por belezas naturais e tem uma energia deliciosa, que vai fazer você se apaixonar!

As melhores dicas de o que fazer em Gonçalves MG

O frio delicioso da Serra da Mantiqueira, o clima pacato, belas cachoeiras e culinária de babar, transformam Gonçalves em um destino perfeito para férias, feriado ou mesmo um final de semana longe da rotina.

Neste post vou te contar mais sobre o que fazer em Gonçalves, como chegar e te dar dicas para aproveitar esse paraíso na Mantiqueira. Vamos começar?!


Leia também: 11 pousadas românticas perto de SP



O que fazer em Gonçalves

Gonçalves oferece opções pra todos os gostos. Confira a seguir, uma lista com o melhor do que fazer em Gonçalves e comece já a sonhar e planejar sua viagem para um dos destinos mais charmosos de Minas Gerais.

» Encante-se com as belezas da Serra da Mantiqueira

Uma das muitas vantagens de visitar Gonçalves, é poder ver ao vivo e em cores, as belezas infinitas da Serra da Mantiqueira, essa belíssima cadeia de montanhas que cruza três estados brasileiros: SP, RJ e MG.

Pôr do Sol em Gonçalves MG

Gonçalves tem lugares incríveis para você parar por um momento e deixar seus olhos se perderem por entre as montanhas, até onde a vista alcança. Descanso para os olhos e para o coração. Recomendo!


» Curta as cachoeiras de Gonçalves

Gonçalves é bastante conhecida por suas cachoeiras com água gelada. As principais cachoeiras de Gonçalves, são:

  • Cachoeira das Andorinhas
  • Cachoeira do Cruzeiro
  • Cachoeira dos Henriques
  • Cachoeira do Retiro
  • Cachoeira Sete Quedas
  • Cachoeira do Simão

No final do post você encontra um mapa interativo com todas as localizações dessas dicas de onde comer e o que fazer em Gonçalves!


» Observe e fotografe o céu

E quando a noite cai sobre a Serra da Mantiqueira, aproveite para olhar e ver o céu. Uma coisa ‘tão simples’, mas tão difícil de fazer na correria e poluição da cidade.

O destino também é um prato cheio para quem gosta ou quer aprender mais sobre astrofotografia. Longe das luzes das grandes cidade, a gente enxerga além do quê os olhos veem.

Dicas de o que fazer em Gonçalves MG


» Faça um passeio de 4×4 pelas estradas de terra da região

Continuando essa lista de dicas de o que fazer em Gonçalves, não deixe de conferir os passeios da Mantiqueira Ecoturismo. Eles oferecem vários passeios 4×4, além de opções de trilhas e caminhadas, rapel, canoagem e mountain bike.

Fizemos o Roteiro Alambique, que inclui uma visita ao Alambique Três Barras, fundado em 1952.


Leia mais sobre o Passeio de 4×4 com a Mantiqueira Ecoturismo.


» Dê uma volta pelo centro de Gonçalves

Se você não estiver muito no pique para passeio de 4×4, pode também fazer trilhas a pé, de bicicleta, a cavalo, ou de carro, visitar cachoeiras e mirantes incríveis, e claro provar queijos, doces e muita comida mineira de dar água na boca!

Em Gonçalves, é impossível resistir às comprinhas. Dá uma olhadinha nessa lista com lugares imperdíveis no centro da cidade.

A Senhora das Especiarias

A Senhora Das Especiarias é um dos lugares mais especiais em Gonçalves. Aqui você encontra geleias especiais, conservas, chutneys, azeites aromáticos, e outros temperos especialíssimos.

Quando você entra na loja, dá de cara com as prateleiras cheias, e uma mesa com todos os produtos da loja para degustação.

As melhores dicas de o que fazer em Gonçalves MG

Você pode experimentar tudo antes de levar alguma coisa pra casa, e uma coisa eu garanto: depois da degustação, escolher o que levar pra casa vai ser super difícil, porque é tudo muito saboroso e especial.

Aliás, essa foi uma das coisas que mais me impressionou em Gonçalves. Não importa o lugar que você vá, tudo é sempre feito com carinho e cuidado, colocando toda atenção nos detalhes.

Padaria São Francisco

A tradicional padaria de Gonçalves tem esta linda fachada, ótima para tirar aquela foto!

As melhores dicas de o que fazer em Gonçalves MG655555555ytttttttttt

Bar do Marcelo

Olha só a variedade de cachaças do Bar do Marcelo – que não é um bar -. Incrível, não?! Quer produto mais mineiro que cachaça?!

As melhores dicas de o que fazer em Gonçalves MG

Dona Terra

Loja lindíssima de artesanato e móveis de madeira de enlouquecer!

As melhores dicas de o que fazer em Gonçalves MG

A Pioneira

Queijos, geleias, doces, vinhos, cafés, cervejas locais, biscoito! Tudo delicioso, bem mineirinho, uma perdição! Pra se esbaldar!

As melhores dicas de o que fazer em Gonçalves MG

Outra dica de lugar onde comprar ótimos queijos em Gonçalves é na loja Pérola da Mantiqueira que fica no posto BR.


» Visite a Feira de Orgânicos de Gonçalves

Se você estiver em Gonçalves durante a semana, não deixe de ‘dar uma banda‘ pela Feira de Orgânicos da Mantiqueira, ela acontece às terças e quintas, das 9h às 15h.

Infelizmente não estávamos nesses dias em Gonçalves e perdemos a feira, mas conseguimos dar uma passadinha no galpão onde ela acontece e acompanhamos o processo de embalagem das cestas de orgânicos, que são enviadas para outras cidades e estados.

Feira de Orgânicos em Gonçalves

Feira de Orgânicos em Gonçalves


» Birdwatching em Gonçalves

Além disso, Gonçalves é o lugar certo para os apaixonados por aves. A região possui uma incrível variedade de aves e plantas. Mais de 250 espécies já foram avistadas e catalogadas nessa região.


Leia também: São Bento do Sapucaí, paraíso na Mantiqueira paulista


Onde comer em Gonçalves

Opção boa de onde comer em Gonçalves (MG) é o que não falta. Comida deliciosa, feita com ingredientes locais, tudo isso em ambientes super charmosos.

Reuni aqui as melhores opções para uma boa refeição ou mesmo um lanche, doce ou cafezinho.

» Restaurantes em Gonçalves

O Restaurante Sauá, que fica na Pousada Bicho do Mato surpreendeu MUITO! Com um menu de primeiríssima, executado de maneira impecável pelo chef Vitor Pompeu, o restaurante é, sem sombra de dúvida, um lugar imperdível em Gonçalves.

Fico com fome só de pensar. Tudo isso cercado por uma vista panorâmica de tirar o fôlego. O Sauá fica a cerca de 7.5 km do centro de Gonçalves. Atendem apenas com reserva antecipada.

Dica de onde comer em Gonçalves

Outro restaurante em Gonçalves, mais afastado do centro da cidade, mas que vale muito a pena conhecer é o Sabores da Mantiqueira. Um agradável bistrot, com ótimas opções gastronômicas. Eles seguem o conceito de comfort food, com cardápio enxuto e com parte dos ingredientes produzidos por eles. Fica no caminho para a Cervejaria 3 Orelhas.

Há ainda ótimas opções de restaurantes no centro de Gonçalves, como o Restaurante Flor de Cerejeira, que além dos ótimos pratos (muito bem servidos), tem uma varanda super agradável.

Provei e aprovei o filé à milanesa com risoto al limone e a truta com macadâmias, alcaparras e purê de banana da terra. O couvert com pãezinhos caseiros também é imperdível.

Outras boas opções de restaurantes no centro de Gonçalves, são: San Benedetto, Janelas com Tramela e Detrás da Matriz.

» Cafés em Gonçalves

Quem vai para Gonçalves não pode deixar de provar o melhor brigadeiro do mundo no Armazém São Bento. Esse mix de Café e loja de artesanato tem um delicioso quintal. A pedida aqui foi o café coado e o brigadeiro. Bom demais!

Dica de onde comer em Gonçalves: Armazém São Bento

Para completar essa lista de onde comer em Gonçalves, pode anotar mais duas dicas: o Flor de Cerejeira, um restaurante e café com ótimas opções de doces. E o Árarosa, com lanches italianos, cervejas, doces e café.

» Cervejaria em Gonçalves

A cereja do bolo, principalmente para quem curte cerveja artesanal, é a Cervejaria 3 Orelhas, mais uma super dica de o que fazer em Gonçalves MG.

A cervejaria fica a cerca de 10 minutos do centro da cidade e vale a visita tanto pelo lugar lindo quanto pelas ótimas cervejas, disponíveis no bar da fábrica e também na lojinha.

Cervejaria Três Orelhas em Gonçalves

Além das cervejas há um ótimo cardápio com petiscos e lanches. Lugar ideal para passar boas horinhas.

Onde ficar em Gonçalves (MG): pousadas e Airbnb

A maioria das pousadas em Gonçalves fica longe do centro e por isso são perfeitas para quem quer se esconder entre as montanhas, respirar ar puro e curtir a natureza.

Algumas ainda oferecem mimos extras, como piscina, jacuzzi, lareira. Tem para todo gosto e orçamento.

Dica de onde ficar em Gonçalves

» As melhores pousadas de Gonçalves

Para te ajudar, fiz uma seleção de hotéis e pousadas em Gonçalves. Confira a lista a seguir:


Leia também: +11 dicas incríveis de pousada em Gonçalves


Airbnb em Gonçalves

Com os novos tempos, muita gente tem preferido alugar um espaço inteiro para si, sua família ou seu grupo de viagem.

Como me incluo nessa categoria, também preparei uma lista com 13 excelentes casas disponíveis para aluguel no Airbnb em Gonçalves. Não perca!


Quando ir a Gonçalves?

A época ideal para aproveitar o frio e os 1.250 metros de altitude de Gonçalves é de junho a agosto. O clima mais seco dessa época ajuda a percorrer as estradas de terra sem maiores problemas. Coisa que pode ser complicada durante o verão, o período das chuvas.

Carnaval, Semana Santa e Réveillon em Gonçalves são os períodos mais movimentados (e inflacionados) na cidade. Fora de temporada, a grande maioria das pousadas oferece pacotes para feriados prolongados ou finais de semana (sexta a domingo). Fica a dica!


Quantos dias em Gonçalves MG?

Acho que uma visita a Gonçalves merece pelo menos duas noites. Se você quiser fazer trilha ou algum passeio de 4×4, recomendo passar pelo menos três noites. Vai da sua disponibilidade de tempo e recursos.


Turismo em Gonçalves MG e Covid-19

No site da prefeitura da cidade de Gonçalves MG você pode conferir informações atualizadas sobre a situação da pandemia na cidade.


Como chegar em Gonçalves

Gonçalves fica a pouco mais de 200 km de São Paulo, 379km do Rio de Janeiro e 464 km de Belo Horizonte.

Não há ônibus direto pra Gonçalves. Nem a partir de São Paulo e nem do Rio de Janeiro. Para chegar até lá você deve pegar um ônibus até Paraisópolis (23km de Gonçalves) e depois pegar um ônibus até Gonçalves.

Por isso, o jeito mais prático para ir até Gonçalves é de carro. Dessa maneira você também fica livre pra explorar a cidade no seu tempo, com independência.

» De São Paulo a Gonçalves de carro

Para chegar em Gonçalves de SP, você pode usar tanto a a rodovia Ayrton Senna + Carvalho Pinto (210km), a rota toda asfaltada. Ou a Fernão Dias, o caminho ‘mais curto’ (187km), mas com 29 km de estrada de terra. Em ambos os casos, a viagem dura 3h30.

Como chegar em Gonçalves MG

Dica para economizar!

Para alugar carro mais barato, eu sempre uso um comparador online para buscar valores de locadoras diferentes. Recomendo a ferramenta da Rentcars, que ainda oferece parcelamento no cartão de crédito e alterações/cancelamento grátis. Só vantagem!

Dá para fazer a cotação online grátis para a sua viagem rapidinho.


Leia também: O site da Rentcars é confiável? Vale a pena usar?


O que fazer em Gonçalves | No Mapa

Confira no mapa interativo a seguir, todas as localizações dessas dicas de o que fazer em Gonçalves.


Leia também: Tutorial completo para usar o Google Maps para organizar a sua viagem


Leia mais dicas de viagem


Salve estas dicas de o que fazer em Gonçalves no Pinterest

Apaixone-se por Gonçalves (MG)


38 COMENTÁRIOS

  1. Adorei suas dicas, vou fazer uma prova na cidade em janeiro, tem algum lugar com preço melhor para indicar-me?

  2. Alessandra, vou viajar com meu esposo em Outubro e não consigo me decidir entre Gonçalves ou São Bento do Sapucaí, você que já foi nos dois lugares, o que você indicaria?

    • Eike difícil, Roberta! Ahahahaha. Essa é uma daquelas perguntas difíceis de responder, porque ambas as cidades são muito gostosas. Eu me apaixonei pela pousada Refúgio Mantiqueira, em São Bento do Sapucaí. Fico sonhando com as cachoeiras na pousada. As trilhas pra ver a Pedra do Baú também são bem legais. Mas bem difícil essa decisão. Ahahahahaha.

  3. Vimos teu post e já anotei as dicas. O tour pelas pingas e as comidas é a cereja do bolo rsrsrs.
    Vamos na segunda semana de setembro para uma pousada que é considerada uma das melhores do mundo, e fica em Gonsalves. E com as dicas, vai ser top.
    obrigado por enriquecer nossa viagem com suas sugestões.

  4. Estou em Gonçalves pela primeira vez e utilizando suas dicas. Gratidão!

    Lugar maravilhoso para todos os perfis turísticos. Para quem quer ficar quieto/a e/ou para quem quer se aventurar nas belezas naturais.

    Estamos hospedamos na pousada Espelho Dágua, cujo “quintal” é a cachoeira Sete Quedas. Lugar maravilhoso e perto do “centrinho” de Gonçalves.

    Os atrativos naturais, restaurantes e lojinhas estão funcionando com restrições de horário e número de pessoas.

    20 de janeiro de 2021

  5. Boa tarde.
    Ecopia eh pouco conhecida ainda aqui em Goncalves.
    Gostaria de convidar , para fazr uma trilha em nosso parque.
    Aguardo sua visita.

  6. FUI VÁRIAS VEZES A GONÇALVES MG. APAIXONANTES SÃO AS MONTANHAS E AS CACHOEIRAS.
    CURIOSO É QUE PARA CHEGAR À CACHOEIRA DO CRUZEIRO, TIVE QUE TOCAR AS VACAS PARA PODER PASSAR, POIS AS MESMAS ESTAVAM DEITADAS NO CAMINHO. ISSO, NÃO TEM DINHEIRO QUE PAGUE.

  7. Eu estava um pouco na dúvida sobre ir lá, agora com essa matéria show, batemos o martelo já irei reservar a pousada.

  8. ola boa tarde
    Gostaria de saber se a estrada de Gonçalves para Camburi se e boa se e pavimentada?
    Eu vou star em Campos do Jordão e quero ir para Monte Verde passando por Gonçalves

  9. Tenho muita vontade de conhecer Gonçalves! Porém me disseram que se eu for com meu carro de passeio não vou conseguir subir pois é muito íngreme e de terra. Procede isso?

  10. Passamos por Gonçalves de passagem, e fiquei muito tentada a voltar, agora já tenho mais motivo ainda. Esse roteiro é exatamente o tipo que eu adoro: com lugares ótimos pra comprar doces e outros itens de Minas e a casinha de Chá é um encanto! Além do que, Gonçalves é aqui perto!
    Amei o seu post, muito completo!!
    Beijos.

  11. Se o intuito do post era para se apaixonar, acho que você conseguiu passar isso para mim, estou simplesmente encantada com o charme e graciosidade de detalhes em todos estes lugares de Goncalves. Sou mineira (mas moro em SP), e confesso que ainda não sabia que Minas tinha uma cidade tão fofa e ainda rodeada por verde. Achei uma graça o café e fachada da padaria todo colorido. Acho que ia neste café só por causa da sua decoração rs, mas claro, um cafezinho e um paozinho de queijo mineiro não passaria batido.

    Abraços

  12. Minha família mora do lado, na cidade de Paraisópolis -MG, mas fui apenas uma vez em Gonçalves no casamento de um amigo, em uma linda igrejinha que fica no alto do morro.
    Pretendo visitar a cidade novamente no futuro e guardarei suas dicas para poder aproveitar ao máximo a cidade.
    Abraço!

  13. Que lugar mais lindo!!! Sou de Portugal e já fui várias vezes a MG, um estado que eu adoro, mas nunca tinha ouvido falar de Gonçalves. Obrigado por mostrar essa cidade. Abraço e boa sviagens.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome