Surpreenda-se com tantas opções do que fazer em São Bento do Sapucaí, uma pequena e acolhedora cidade da Serra da Mantiqueira paulista, divisa com Minas Gerais.
São Bento do Sapucaí tem charmosas pousadas, bons restaurantes, refinado artesanato local e inúmeros atrativos naturais. A cidade é o esconderijo perfeito para curtir um final de semana em contato com a natureza e em boa companhia longe da correria de São Paulo.
A cidade também tem um lado aventureiro, carregado de adrenalina, é a casa de um dos símbolos naturais do estado de São Paulo, a Pedra do Baú, e é um dos principais destinos do montanhismo nacional.
Quer conhecer as principais atrações de São Bento do Sapucaí?! Vem comigo!
Navegue pelos tópicos ou leia o post inteiro
Onde fica São Bento do Sapucaí?
São Bento do Sapucaí fica a cerca de 350km do Rio de Janeiro e 200km de São Paulo, pertinho de Campos do Jordão.
Diferente da vizinha Campos, São Bento é menos badalação e mais meditação. É o refúgio certeiro pra quem quer ouvir os sons da natureza e curtir as estrelas.
E com menores preços, diga-se de passagem!
Leia também: 15 hotéis perto de São Paulo para aproveitar com a família
Como chegar e circular em São Bento do Sapucaí
A maneira mais fácil para chegar até São Bento do Sapucaí a partir de São Paulo é de carro, pelo Sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto/SP-070. Uma viagem que dura cerca de 3 horas.
A não ser que você fique restrito ao centro da cidade, recomendo ir de carro para conseguir aproveitar ao máximo as diversas opções do que fazer em São Bento do Sapucaí.
Aproveite que a maioria das pousadas em São Bento do Sapucaí oferece estacionamento grátis e explore ao máximo essa região. Vai valer a pena!
Para chegar em São Bento do Sapucaí de ônibus a partir de São Paulo, você vai ter que fazer uma ‘conexão’ em São José dos Campos, por exemplo, já que não existe uma linha direta de ônibus entre as duas cidades.
Precisa alugar um carro?
Uma super dica para economizar é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.
Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.
Leia também: O site da Rentcars é confiável? Vale a pena usar?
Onde ficar em São Bento do Sapucaí
Falou em hospedagem na Mantiqueira eu já me animo. Amo as charmosas pousadas das pequenas cidades da serra. Boas opções de hospedagem em São Bento do Sapucaí, são:
- Hospedaria Vida na Roça (★ 9.4)
- Pousada Turmalinas (★ 9.6)
- Pousada do Quilombo (★ 8.6)
- Pousada 4 Irmãos (★ 9.6)
Minha escolha foi a Pousada Refúgio Mantiqueira (★ 9.3), localizada na Estrada do Paiol, a 10km do centro de São Bento do Sapucaí. Sente o drama…
Leia também: As melhores dicas de pousada em São Bento do Sapucaí
O que fazer em São Bento do Sapucaí
São Bento do Sapucaí oferece várias atrações para todos os gostos.
- Complexo da Pedra do Baú para os aventureiros
- Turismo rural no Entre Vilas e viveiro Frutopia
- Conheça o artesanato local: Arte no Quilombo e Atelier de Ditinho Joana
- Nakawe Tecidos
- Visite as capelas de mosaico
- Aprenda mais sobre chá na Escola de Chá Embahú
- Vinícola Villa Santa Maria: experiência enogastronômica
- Oliq Azeite: visitação, degustação de azeites e restaurante
- Beergarden da Cervejaria Bauzera
- Belvedere do Serrano: mirante com uma bela vista
1. Complexo da Pedra do Baú
A grande atração da cidade é, com certeza, o Complexo da Pedra do Baú. Ele é composto pela Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata. Olha elas de longe aí.
Praticamente de qualquer lugar da cidade você consegue enxergar as pedras e elas são combustível pra imaginação.
Para chegar até o começo das trilhas você vai enfrentar uma serra cheia de curvas, mas em ótimas condições e ainda pode parar no caminho pra curtir a vista no Mirante do Vale Paiol Grande e as cachoeiras dos Amores e Toldi.
Como a gente tinha as cachoeiras maravilhosas na pousada, nem esquentei a cabeça.
As trilhas do Complexo da Pedra do Baú
Para quem gosta de aventura, o complexo da Pedra do Baú é um prato cheio. Você pode percorrer várias trilhas, fazer escalada e até rapel. As principais trilhas no complexo da Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí, são:
- Trilha do Baú Via Ferrata (Face Norte)
- Trilha do Bauzinho
- Trilha Ana Chata
A Trilha do Baú Via Ferrata (Face Norte) até o topo do Bauzão é difícil, arriscada e exige conhecimento e equipamento de segurança (capacete, cadeirinha, fita e mosquetão).
Para chegar lá você tem que subir os 600 degraus da Via Ferrata (degraus instalados na própria pedra) a 1.950m de altitude. Me disseram que é de surtar. Melhor contratar um guia em uma das empresas de ecoturismo da cidade. Não vai dar mole, hein?!
A Trilha Ana Chata é uma trilha moderada, com 3,8km de extensão (2 horas de caminhada) e 1770 metros de altitude. Pra chegar até o cume da Ana Chata você também vai precisar se agarrar à escadinha instalada na pedra.
Agora, se você não tem experiência nenhuma e também não quer contratar um guia, pode ir direto para a Trilha do Bauzinho, uma trilha bem fácil, com apenas 100 metros de extensão.
Em meia horinha de caminhada (menos até) você já se depara com uma vista maravilhosa da Pedra do Baú, da cidade de São Bento do Sapucaí e das montanhas que separam Minas Gerais e São Paulo.
Lindimais, como eles dizem nas Gerais!
Consulte este Guia Prático elaborado pela prefeitura da cidade para mais detalhes sobre as Trilhas em São Bento do Sapucaí.
2. Turismo rural no Entre Vilas e Frutopia
Outro ótimo passeio perto de São Bento do Sapucaí é conhecer o restaurante e vinícola Entre Vilas e o viveiro Frutopia.
Visitar o Entre Vilas e o viveiro Frutopia é programa ‘vários em um’. Aqui você pode acompanhar todo o processo da uva ao vinho e se deliciar com os ótimos produtos artesanais produzidos por Rodrigo Veraldi, o idealizador e capitão do Entre Vilas, e sua equipe.
Vínicola orgânica e Wine Boutique Entre Vilas
Rodrigo e sua equipe plantam as uvas com o mínimo de intervenção possível e produzem, de forma artesanal, os Vinhos Entre Vilas, vinhos naturais sem uso de aditivos químicos e agrotóxicos e sem adição de sulfitos.
Entre as castas, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Shiraz, Malbec e Pinot Noir.
Uma das estratégias é plantar as vinhas debaixo de uma estrutura, protegendo-as das chuvas e minimizando a ocorrência de doenças.
Outra característica importante do Altiplano do Baú, localizado a 1600 metros acima do nível do mar, em plena Serra da Mantiqueira é que devido as grandes amplitudes térmicas da primavera e verão, ocorre um espessamento das cascas das uvas, produzindo um vinho concentrado e cheio de personalidade.
Viveiro Frutopia
Além das uvas, Rodrigo e sua turma também plantam frutas vermelhas (framboesa, amora, uva, mirtilo). Olha só o tamanho dessa framboesa!
Visitamos também plantações de castanhas portuguesas, azeitona e até lúpulo. Isso mesmo. Lúpulo! Pra ser mais exata, a primeira variedade de lúpulo brasileira, que foi usada pela Baden Baden na produção da Baden Baden Märzen, uma cerveja comemorativa aos 15 anos da microcervejaria de Campos do Jordão.
Infelizmente chegamos algumas semanas depois da colheita, mas pra uma cervejeira apaixonada como eu, foi muito legal andar em meio à plantação da primeira variedade de lúpulo brasileira.
Foi tão legal que entrou para a minha lista de top 13 experiências cervejeiras pelo mundo.
Almoço no Restaurante Entre Vilas
Os produtos fresquíssimos do Viveiro Frutopia vão direto para a mesa do Restaurante Entre Vilas, ou para o empório, que oferece aos visitantes uma série de outros produtos produzidos ali e na região, como vinagres, geleias, azeite, café, embutidos e queijos deliciosos!
Tudo artesanal e produzido na região!
O almoço de sábado no Restaurante Entre Vilas já é bem famoso e funciona no esquema menu degustação, com direito a couvert, entrada, três pratos e sobremesa. Tudo fresco. Tudo lindo!
E pra melhorar, com essa vista!
Adepto do movimento Slow Food, é melhor você ir curtir o almoço no Entre Vilas sem pressa. O almoço começa às 13 horas e segue tarde a dentro.
Para almoçar no Entre Vilas você tem que fazer a sua reserva com antecedência pelo Whats App – (12) 99782-7760 ou pelo site. Por motivos óbvios o almoço costuma lotar!
O Entre Vilas fica no km 5 da estrada Municipal São Bento do Sapucaí (estrada de terra). Pode ser um pouco difícil para achar. Fique bastante atent@ às placas na rodovia 383. Consulte antes, com o pessoal do Entre Vilas, como está a condição da estrada.
3. Conheça o artesanato local
Outro bom programa em São Bento do Sapucaí é conhecer o Bairro do Quilombo, onde acontecem as famosas congadas de São Bento do Sapucaí, tradição passada de geração em geração nessa comunidade unida desde os tempos dos quilombos.
Atelier Ditinho Joana
O bairro também é conhecido por seus artesãos, o mais ‘famoso’ deles, Ditinho Joana, memória viva do Bairro do Quilombo, abre as portas de seu Atelier sempre com um sorriso no rosto e muita história pra contar.
As obras de Ditinho Joana são entalhadas em pedaços inteiriços de madeira e retratam cenas do cotidiano. Ditinho é autodidata e me contou que esculpir sempre foi algo natural pra ele. Quando era novo, esculpia sob o olhar e atenção da mãe, que sempre o incentivava segurando uma vela para iluminar seu trabalho.
Uma verdadeira aula de humanidade! Não perca a chance de trocar um dedinho de prosa com Seu Ditinho, hein?!
Espaço Arte no Quilombo
Visite também o espaço ‘Arte no Quilombo‘. É uma ótima oportunidade para conhecer os quase 80 artesãos e artesãs locais que trabalham com palha de bananeira, de milho, bambu e outros materiais.
Não me surpreende nada essa veia artística dos habitantes de São Bento do Sapucaí. A cidade tem um clima inspirador. Acho que é a Serra da Mantiqueira, né?!
4. Visitar a Nakawe Tecidos
Seguindo a linha dos artistas, outra lugar imperdível pra conhecer em São Bento do Sapucaí é o Atelier de Tecidos Nakawe.
A artista Claudia Mattos usa carimbos de borracha que ela mesma confecciona para criar padrões únicos – pintados à mão – em painéis, capas de almofadas, echarpes, jogos e caminhos de mesa. Tecidos que ela mesma tinge.
Este é definitivamente outro desses lugares pra sentir a magia da Serra da Mantiqueira. Não perca!
Agende sua visita ao Atelier de Tecidos Nakawe pelo WhatsApp 012 997198007.
5. Visite as Capelas de mosaico
Aproveite sua visita a São Bento do Sapucaí para conhecer as capelas de mosaico na cidade.

Não se sabe ao certo qual é a origem das Capelinhas de Santa Cruz, como são chamadas as pequenas Igrejas dessa região. O que se sabe é que em 2008 a dupla de artistas Ângelo Milani e Claudia Villar resolveu revitalizar uma dessas capelas, produzindo uma verdadeira obra de arte.
Eles usaram diversos materiais, como fragmentos de estátuas de santos, que o casal guardou por cerca de 10 anos, e produziram com seus cacos mosaicos coloridos, que enfeitam tanto o exterior quanto o interior das capelinhas, que se transformaram em pontos turísticos.
A capela de mosaico ‘original’, a denominada capela de mosaico I, fica na Rua Treze de Maio, 217 no centro de São Bento do Sapucaí.

Já a capelinha, ou capela de mosaico II, fica na Estrada do Paiol Grande (Rodovia Prefeito Benedicto Gomes de Souza), em direção à Pedra do Baú. Fiquei encantada quando entrei na capela e me deparei com essa bela imagem. Olha só que incrível!
Os artistas têm outras obras feitas com mosaico em diversos lugares da cidade.
6. Escola de chá Embahu
Outra ótima surpresa em São Bento do Sapucaí foi a Escola de chá Embahu, que oferece cursos e consultorias para os interessados nessa bebida milenar.
Yuri Hayashi, pesquisadora especialista em chás, é a fundadora da Escola de Chá Embahú e a simpatia em pessoa. Ela é outra dessas personagens que tornam a Serra da Mantiqueira um lugar mágico.
Nós fomos recepcionadas por Yuri com um workshop pra começar a entender dessa complexa arte meditativa que é a preparação e degustação do chá.
Yuri é uma das grandes referências brasileiras do assunto e você pode conferir as últimas novidades sobre cursos, workshops e até viagens com temática chá no site da Escola de Chá Embahu.
7. Vinícola Villa Santa Maria: experiência enogastronômica
Um ótimo passeio para fazer em São Bento do Sapucaí é visitar a Vinícola Villa Santa Maria. O lugar é lindo, em meio à natureza, tem uma vista especial e ótimos vinhos e gastronomia.
Temos um post completo sobre como é a visita à Vinícola Villa Santa Maria. Leia para saber todas as informações e ver como esse lugar é incrível.
8. Oliq Azeite: visitação, degustação de azeites e restaurante
Mais um passeio imperdível para fazer em São Bento do Sapucaí: visitar a Oliq Azeite que produz o azeite extravirgem da Mantiqueira. Um lugar especial para passar boas horas, comer bem e experimentar os azeites de oliva e abacate da Oliq.
A Sofia fez esse passeio e conta a experiência neste post. Vale a pena ler para saber tudo sobre como é visitar a Oliq Azeite.
9. Beer Garden da Cervejaria Bauzera
A cerveja Bauzera é produzida em São Bento do Sapucaí. É possível comprar as cervejas especiais da marca em diversos estabelecimentos da cidade e também na loja da fábrica que funciona de segunda a sexta, das 12h às 17h. Na loja da fábrica você encontra os rótulos consagrados e séries limitadas.
Aos sábados e feriados, das 12h às 19h, funciona o Beer Garden da Cervejaria Bauzera. No agradável jardim é possível degustar as cervejas na versão chope e também na garrafa. Para acompanhar e tornar a experiência ainda melhor há um cardápio com pratos preparados com cerveja ou que se harmonizam com ela. São petiscos, saladas e sobremesas.
A Cervejaria Bauzera fica na Estrada dos Serranos, 1505. Basta colocar o nome da cervejaria no Google Maps que ele te leva até lá. O caminho é fácil e asfaltado. Para mais informações e contato acesse o site da Cervejaria Bauzera.
10. Contemplar uma bela vista no Belvedere do Serrano
Quem curte uma vista bonita vai se encantar com o Belvedere Serrano. O mirante fica no bairro Serrano Alto e proporciona uma visão espetacular das montanhas da Serra da Mantiqueira. É um ótimo lugar para contemplação e para tirar boas fotos.
Uma boa dica é visitar o Belvedere do Serrano e na volta dar uma paradinha na Bauzera, é no caminho.
Leia também: Guia completo do que fazer em Gonçalves (MG)
O que fazer em São Bento do Sapucaí | No mapa
Leia também: Aprenda a usar o Google My Maps para organizar o seu roteiro de viagem
O que fazer em São Bento do Sapucaí: Roteiro de 2, 3 e 4 dias na cidade
Depois de te mostrar onde ficar e o que fazer em São Bento do Sapucaí que tal organizar todas essas dicas em um roteiro para o final de semana? Se for ficar mais dias na cidade melhor ainda!
DIA 1: Aproveite a manhã do sábado para visitar a(s) capela(s) de mosaico e conhecer o Atelier de tecidos Nakawe a caminho do almoço no Entre Vilas (não esqueça de reservar). Aproveite o almoço com calma e curta a tarde no Viveiro Frutopia. De volta à pousada a boa pedida é curtir uma lareira e as estrelas!
DIA 2: Depois de um café da manhã reforçando, é hora de curtir o Complexo do Baú. A Trilha do Bauzinho é uma é perfeita até pra quem não tem muita intimidade com aventura. Depois do almoço no centro de São Bento do Sapucaí vá até o Bairro do Quilombo para conhecer o atelier do escultor Ditinho Joana e o Espaço Arte no Quilombo, para conhecer o trabalho de artesãos e artesãs locais.
DIA 3: Reserve o dia para almoçar na Vinícola Villa Santa Maria e passe a tarde por lá. Inclua a visitação guiada e a degustação de vinhos para a experiência ficar completa.
DIA 4: Passe o dia na Oliq Azeite. Almoce muito bem por lá. Faça o tour guiado e a degustação de azeites e desfrute ótimos momentos nesse belíssimo lugar.
Outras referências online sobre o que fazer em São Bento do Sapucaí
O blog Destinos & Afins tem um ótimo post sobre São Bento do Sapucaí, com as impressões dela da cidade. Vale a pena ler!
Leia também
- Visita à Vinícola Villa Santa Maria em São Bento do Sapucaí
- Como visitar a Oliq Azeite em São Bento do Sapucaí
- As melhores pousadas de São Bento do Sapucaí
- 21 casas para alugar no Airbnb perto de SP
- 15 hotéis fazenda perto de SP para aproveitar em família
- Guia completo de o que fazer em Gonçalves, MG
- Os melhores hotéis e pousadas de Monte Verde
- Onde ficar em Campos do Jordão
- 7 hotéis com piscina e day use em SP
- Os melhores resorts em SP: 19 dicas imperdíveis
- 11 Pousadas Românticas perto de SP
Salve esse artigo no Pinterest
Ola Alessandra, primeiro pbens pelo blog .,.. sensacional !!!!!
Gostaria de uma sugestao , estou querendo ir a SFX e SBS numa mesma viagem , em torno de 7 dias para as 2 … chegando no FDS onde está tudo aberto , mas consequentemente a outra ficaria no comeco e meio da semana
qual vc sugeriria para se ir primeiro no FDS e a outra no meio da semana tentando pegar o maximo de pontos turisticos abertos ?
as 2 sao mais ou menos do mesmo tamanho ? com a mesma estrutura ?
aceito sua sugestao
grande abraco e obg pela atencao
bruno mendonca
aracaju
Oi Bruno, tudo bem?! Melhor fazer SFX no final de semana e deixar SBS pros dias da semana. Obrigada pela visita e boa viagem!
Que lugar fantastico, nosso brasil é tão grande que as vezes nos esquecemos de cidades como essa.
Amei as dicas!!! Pretendo levar meu pet para passar o final de semana no chalé, sabe me informar se os restaurantes são Petfrendly?
Muito obrigada.
Acredito que alguns sejam, mas é melhor confirmar com aqueles que você deseja visitar.
Adorei suas dicas! Estou planejando ir a São Bento do Sapucaí em Março de 2022 comemorar aniversário de casamento. estou pesquisando chalés para ficar, tem cada um mais lindo que o outro com paisagens incríveis. Já anotei algumas dicas sua de lugares para conhecer!
Que ótimo, Janiara! Fico feliz. Obrigada pela visita e comentário!
Quais lugares próximos da para acrescentar ao roteiro?
oi Júlia, tudo bem?! A cidade fica pertinho de Campos do Jordão. Dá para dar um pulinho. Além disso existem várias outras pequenas cidades ao redos de São Bento.
Amei as dicas, pretendo acrescentar ao meu roteiro de férias São Bento em breve.
Que bom que você gostou, Maria Júlia. Obrigada pela visita e comentário.
O interior se SP tem muita coisa pra ver, conheço Campos do Jordão. Pretendo conhecer são Bento do Sapucaí, vi o filme Modo Avião foi gravado algumas cenas Lá, me encantei com o Lugar. Acho que dá para acrescentar ao roteiro Monte Verde-MG.
Obrigada pelas dicas. Vou pesquisar sobre o filmes. Abraços.
Ola Alessandra, obrigado por compartilhar suas experiências em São Bento.
Iremos nos hospedar em um sitio agora no começo de Janeiro por 7 dias. Minha esposa e eu com nosso dois filhos, 10 e 4 anos. Estamos buscando conhecer lugares para as crianças e experiências para comermos e bebermos.
Teria alguma dica para fazermos nesses 7 dias? Estamos pensando em rodar também pelas cidades vizinhas.
Obrigado
Oi Fabio, tudo bem?! A maioria das dicas do post são boas para crianças também. É só dar uma conferida nos texto. Grande abraço.
Oi Alessandra,
Eu e meu esposo estamos considerando em ficar uns 4 dias, porém seria nos dias de semana e minha preocupação é não encontrar locais abertos. Você acha que corro esse risco?
Outra opção seria ir para uma região de montanha porém mais movimentada para não ter esse problema, tipo monte verde. O que você recomendaria? Sei que são duas propostas diferentes de viagem.
oi Lucila, é possível que algumas coisas estejam fechadas dia de semana sim… acho que Monte Verde vai ser a opção mais movimentada na montanha em dias de semana mesmo, e talvez nem lá você encontre tudo aberto… outras opções que eu adoro, são: Gonçalves e São Francisco Xavier. E tb tem Campos do Jordão, né?! Mas o pique é diferente. Obrigada pela visita e comentário!
A cidade é maravilhoso minha mãe era nascida na cidade mas já se foi mas a cidade é linda população muito agradável recomendo
Que legal, Humberto. Obrigada pela visita e comentário!
Alessandra, estou me programando de ir com meu marido em nossas férias de dezembro. Gostaria que me ajudasse em questão de quanto dias consigo fazer um tour tranquilo para conhecer os pontos principais e qual seria o clima nesta época? Adorei e já salvei suas dicas primordiais ;)
oi Anna, tudo bem?! Eu acho que no mínimo 3 dias. Dezembro é mais calor e pode chover. Obrigada pela visita. Beijos.
Boa noite
Acabei de voltar de São Bento e fiquei apaixonada por tudo. Ficamos no Refúgio da Pedra, que é bem próximo a Pedra do Baú. Não fomos de carro, mas conseguimos conhecer a cidade.
Dicas, prepare o físico, caso não for de carro, pois as ladeiras são intensas próximas a Pedra do Baú (são pirambeiras..juro). Além disso, se você não for de carro, procure uma hospedagem que tenha cozinha e leve coisas para fazer; além, claro, de vinhos, pois faz muito frio! Outra coisa, se você não for de carro, quando for para a pousada, chame um táxi! Assim, você poderá levar tudo o que quiser!!!
Essa cidade é para descansar e esquecer de tudo. Vale muito a pena!!!
Que bom que você curtiu, Alice. Fico feliz. Obrigada pelas dicas. Abração
Olá Alessandra, lindo post!! Meu nome é Mariana e sou idealizadora da loja colaborativa Mãos Bentas em São Bento do Sapucaí. Quando vier novamente visite nossa loja. Reunimos mais de 20 artesãos, todos da região! Nosso Instagram é @maosbentas
Olá, Mariana. Com certeza! Estamos planejando uma volta em breve. Obrigada pela visita e comentário.
Muito legal teu post…Moro em Poços de Caldas, e gosto muito de conhecer as atrações turísticas das cidades. Em viagem de Poços à Ubatuba, parei em um mirante na estrada próximo a São Bento do Sapucaí, e tirei foto da pedra Baú lá distante, uma vista muito bonita. Assim que possível, visito São Bento do Sapucaí, e conheço essas maravilhas por ti postadas. Sou muito chegado à cachoeiras, onde for permitido tomo aquele banho relaxante e revigorante…Parabéns!!!
Que legal, Nelson. Tenho certeza que você vai adorar! Obrigada pela visita e comentário. Abraços.
Oi Alessandra, tudo bem?
Me chamo João, sou de lá e moro há um tempo aqui na capital.
Existe sim uma maneira de ir diretamente de ônibus para lá: saindo da rodoviária do Tietê, pegue a linha “São Paulo – Brazópolis”, da empresa Pássaro Marron. Só não se esqueça de pedir ao motorista que a deixe no portal da cidade já que, devido desentendimentos entre a empresa e a prefeitura de lá, eles infelizmente não podem mais nos deixar na rodoviária do município. Mas do portal até o pequeno centro, tomando a única avenida que lá existe, leva-se em torno de dez minutos para se chegar ao pequeno e aconchegante “centrinho” (isso se for em um ritmo leve; aproveitando para apreciar o estilo das residências do local).
Mas atenção: só existem três horários no dia para se chegar lá com essa linha: 7:?*, 12:? e 15:30.
*: Acredito que seja 15 ou 30 em ambos os horários.
Um abraço e parabéns por divulgar a minha terrinha que realmente adora receber turistas e fazer com que eles se sintam em casa.
:)
oi João, que legal! Vou incluir essa dica no post. Obrigada por ajudar! Grande abraço.
São Bento é uma ótima cidade pra quem quer fugir do agito e procurar paz, porém as festas de carnaval são fantásticas, bem animada e familiar, vale muito a pena.
Bom saber! Ótima pedida para o carnaval 2019 então, né?! ;)
Eu e minha esposa adoramos suas dicas. Faremos Airbnb na região (São Mateus de Minas e Santo Antônio do Pinhal) no final de julho, com nossa filha de 5 anos e iremos visitar alguns dos locais que você apresentou (adorei o clima do Bairro do Quilombo). Nós também buscamos fugir do esquema “turistão” e conhecer os locais através das pessoas, sem roteiro muito fechado. Eu, particularmente, me identifiquei muito com a sua descrição pessoal, pois gosto muito de fotografar (apesar de não ser muito bom nisso, rs) e sou cervejeiro caseiro, apenas ainda não tive coragem de jogar o doutorado (Antropologia) pra cima e desacelerar, hehe.
opa!!! Que bom, João Marcelo. Depois passa aqui pra me contar o que você achou. Abração e ótima viagem!
Encantada com tantas belezas..um sonho..em breve irei conhecer..me apaixoneiiii!! as vezes vamos pra tão longe…com um paraiso ali mesmo..
Pois é, Leticia. Vale muito a pena conhecer. Você vai se apaixonar! ;)
Adorei o roteiro, muita coisa bacana pra fazer as obras sao lindas . Muito bom o lugar. Quero conhecer em breve.
Tô namorando esse lugar faz um tempo e ainda não rolou de conhecer… Seu post completinho vai me ajudar muito na missão .
Valeu pelas dicas!
Oi, Alê. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oba!!! Adoro! Obrigada, Bóia! :*!
Eu nunca tinha visto nada sobre esse local mas já to completamente encantada!!! Passar uns dias assim em contato total com a natureza é incrível e com certeza a gente volta com as energias recarregadas!
A pousada tb é liiiinda! Deu super vontade de conhecer!
A Pousada com certeza é a cereja do bolo. Fico até sonhando com as cachoeiras lindas! ;)
Adorei a Capela de mosaico.. que coisa mais linda!
A pedra do Baù vi apenas de Santo Antônio do Pinhal, outra cidade que vale a pena dar uma esticadinha… Um dia quero fazer esta trilha!
;)
Tá na lista já pra visitar, Juliana! Obrigada pela visita e comentário! ;)
Brasil é lindo demais! Mais um lugar incrível na minha lista pra eu conhecer! Parabens pelo post.
Lindo demais mesmo! Tanto lugar pra conhecer, né?! Obrigada pela visita e comentário, Caroline.
Um post super completo, amei conhecer essa cidade. Moro em SC e sempre tento ficar por dentro das coisas de SP, para qdo eu ir sair do “tradicional”, sabe?
Opa!! Vem Pra SP, Angela!! ;)
Já ouvi falar dessa Pedra do Baú, mas não imaginei que tivesse tanta coisa legal pela região! Adorei as dicas!
Que bom que você gostou. Obrigada pela visita, Gaia!
Uau! Estávamos justamente falando de ir para lá no próximo feriado. Vou anotar todas as dicas, e quem sabe a gente vai para lá, dar aquela relaxada :)
Vocês vão aaaamar! É um delicinha! Mil beijos.
Que pecado eu ainda não conhecer São Bento do Sapucaí, mas esse post me inspirou demais a fazer uma viagem o mais rápido possível, amei as opções de passeio e as fotos lindas.
Que legal, Deisy. A cidade é uma delícia. Obrigada pela visita!
A região é linda mas o mérito é seu por conseguir esmiuçar restaurantes, artesãos e pousadas, parabéns, cumpriu a função de inspirar uma visita!
Oba!! Obrigada, Marcia. Beijos.
Adorei o roteiro, quanta coisa legal pra fazer hein… Coisa linda essas obras do Ditinho. Já tinha me inspirado no post de vocês antes de ir pra Gonçalves, agora partiu São Bento do Sapucaí. Uma delícia de lugar.
Oba!!! Boa viagem, Fabio! ;)
Eu estive aí na Páscoa, motivada por uma acomodação do Airbnb com uma vista sensacional! Amei a cidade! Indico também a vizinha Santo Antônio do Pinhal,tem um centro que é uma gracinha!
Já está na lista pra conhecer, Aninha. Beijos.