Ainda era cedo quando peguei a estrada rumo às ruínas da desconhecida Base Aeronaval do Amapá, construída e dirigida por militares da marinha dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.

Antiga casa de máquinas da Base Aérea do Amapá

Pelo caminho, emoldurado por dezenas de búfalos pastando pelo alagado amazônico, carros riscavam o asfalto com pranchas de surfe empilhadas em suas carrocerias a caminho da Pororoca e suas violentas ondas.

Indícios de que o Amapá é uma dessas terras feitas da matéria dos sonhos, delírios.

Um destino tanto improvável quanto inesquecível no extremo norte do Brasil.


Leia também: O fantástico Stonehenge da Amazônia


As bases aéreas americanas no Brasil

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil contribuiu com as Forças Aliadas ‘emprestando’ seu território e permitindo a instalação de bases aéreas em pontos estratégicos da rota aérea do Atlântico Sul.

As bases militares forram construídas principalmente no norte e nordeste do país, em cidades como Belém, São Luís, Natal, Recife, Maceió, Fortaleza e Salvador.

Elas eram utilizadas como pontos táticos para o patrulhamento do litoral e pontos de apoio – escolta e armazenamento – de navios mercantes para as travessias ao continente africano e europeu.

A Base Aeronaval do Amapá era uma delas.

Trator na Base Aérea do Amapá

Base Aeronaval do Amapá

A Base Aérea do Amapá começou a ser construída em 1941 e por conta de sua posição estratégica, próxima à costa do Atlântico, foi muito utilizada para o atracamento de dirigíveis, os famosos Zepelim, também conhecidos como Blimps, especializados em detectar submarinos nazistas.

Não a toa, esses gigantes foram essenciais no combate e afundamento de dois submarinos alemães que perseguiam e navios mercantes na costa brasileira.

A base aérea do Amapá era usada como atracadouro de Zepelins
Foto: Um cais que abriga histórias de vida homens e máquinas construindo o social na cidade de Macapá

Quando a guerra acabou, a base foi devolvida ao governo brasileiro. Por algum tempo ainda passou a ser usada como pista de pouso, mas infelizmente caiu em desuso e foi esquecida.

Imagem aérea da Casa de Máquinas da Base Aérea do Amapá

A Base Aeronaval do Amapá nos dias de hoje

Hoje em dia, o local encontra-se em ruínas, mas é um verdadeiro museu a céu aberto. É possível caminhar por restos de memórias que contam uma parte da história do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Esqueletos de antigos tratores, caminhões e até tanques de guerra parecem vigiar as instalações fantasmagóricas da base aérea. Antigos equipamentos na Base Aérea do AmapáComo almas penadas em um cemitério de sucata estadunidense, esses veículos foram testemunhas de uma história que pertence a todes nós brasileires e que parece ter sumido dos livros.

Um dos destaques da minha visita à Base Aérea Americana no Amapá foi entrar – com cuidado – na antiga Casa de Força do complexo, que nos anos 40, funcionava como uma cidade. Tinha hospital, alojamentos, restaurantes e até cinema.

Interior da Casa de Máquinas na Base Aérea do Amapá

Fiquei muito impressionada também com o atracadouro de Zepelim. Algo que jamais imaginei ver pessoalmente na minha vida.

Hangar de Zepelin na Base Aérea do Amapá

Além disso, também dá para visitar um pequeno museu que abriga algumas fotos antigas que contam um pouco da história do lugar.

Museu a Céu Aberto na Base Aérea do Amapá

Interior do Museu na Base Aérea do Amapá


Fonte: A base aeronaval norte-americana do Amapá-Brasil pós-Segunda Guerra Mundial, de Edinaldo Pinheiro Nunes Filho


Como chegar

A Base Aérea do Amapá fica a 15 km do centro de Município do Amapá, a 302km de Macapá, a capital e principal porta de entrada do estado do Amapá.

Você pode alugar um carro e dirigir até lá por conta própria ou contratar um tour particular com guia a partir de Macapá.

Recomendo fortemente os serviços do Sandro, da Cunani Turismo. Aprendi muito com ele e só tenho a agradecer a excelente experiência. Fica a fica, hein?

Quer alugar um carro com desconto?

Nós sempre usamos o site da Rentcars para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma. A Rentcars garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.

FAÇA JÁ UMA COTAÇÃO


Leia também: O site da Rentcars é confiável? Vale a pena usar?


Base Aérea Americana no Amapá | No Mapa

Confira no mapa interativo abaixo, a localização exata da Base Aérea Americana no Amapá.


Leia também: Como usar um mapa personalizado do Google para organizar a sua viagem


Leia mais dicas de viagem para o Amapá


Salve este post no Pinterest

Conheça a história da Base Aérea da Segunda Guerra Mundial no Amapá


Alessandra viajou para o Amapá de maneira independente, com apoio logístico da Cunani Turismo e da APSetur.


Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome