Você sabia que é possível fazer o teste de Covid-19 Antígeno e PCR grátis na Argentina (em Buenos Aires)? Neste post eu vou te contar como foi minha experiência e te mostrar o mapa do tesouro para que você também possa aproveitar essa vantagem extra de um dos destinos mais deliciosos da América do Sul.

Tá pensando em marcar uma viagem para Argentina em 2022? Então vem comigo e já anota essa super dica!

Como fazer um teste PCR grátis em Buenos Aires



Quem pode fazer o teste de Covid-19 grátis na Argentina (antígeno ou RT-PCR)?

O teste Covid-19 antígeno ou RT-PCR gratuito está disponível para pessoas sintomáticas ou pessoas sem sintomas, que tenham tido contato com positivades ou que precisam se testar.

Isso inclui turistas que necessitem do teste para viajar de volta para países que ainda exigem resultado de teste Covid-19 RT-PCR ou antígeno para a entrada em seu território.

Quem pode fazer o teste de Covid-19 grátis na Argentina?
Foto: Reprodução

Desde 1/4/2022, viajantes internacionais com esquema de vacinação completo não precisam mais apresentar resultado negativo de teste para Covid-19 para entrar no Brasil.


Como fazer o teste de Covid-19 Antígeno e PCR grátis na Argentina

Para fazer o teste de Covid-19 gratuito em Buenos Aires, recomendo que você acesse o site oficial da cidade e leia todas as informações atualizadas ali contidas.

Resumindo, para fazer o teste PCR gratuito, você pode:

  1. Marcar horário (turno) em um dos centros de testes que funcionam todos os dias das 8h às 20h.
  2. Ir até o ponto DetectAr de sua preferência para fazer um teste. Os endereços e horários estão disponíveis no site.

Em qualquer um dos casos, você deverá ir até o local da testagem com seu documento de viagem em mãos. Há opção do teste RT-PCR ou teste rápido de antígeno.

Além disso, antes do teste, você também deverá informar um número de telefone vinculado ao aplicativo Whatsapp, plataforma utilizada para recebimento do resultado.


Quais são os requisitos para viajar para Argentina na pandemia?

Desde 29/1/2022, o teste PCR não é mais obrigatório para a entrada de estrangeiros de países vizinhos na Argentina.

Os requisitos obrigatórios para a entrada de brasileiros na Argentina, são:


Leia também: Novas regras e requisitos para uma viagem para Argentina em 2022


Quanto tempo demora para chegar o resultado do teste PCR grátis em Buenos Aires?

Oficialmente, o resultado do teste Covid-19 gratuito em Buenos Aires demora de 12 a 24 horas. Porém, o resultado do teste rápido de antígeno costuma ser entregue de 4 a 6 horas.

Para ter acesso ao seu resultado, nas horas posteriores ao exame, envie a mensagem ‘Resultado Test’ pelo Whatsapp para o número do chat bot da cidade de Buenos Aires (+541150500147).

Chat bot da cidade de Buenos Aires

Assim que o resultado tiver pronto, você poderá fazer o download do laudo pelo seu celular. Simples, fácil e de graça!


Dica importante para receber seu resultado do teste Covid gratuito na Argentina!

Uma dica importante é informar o número correto vinculado ao Whatsapp que você usa. Mesmo que seja do Brasil. Lembre-se de informar também o código do país (o do Brasil é 55) e o código da cidade antes do número do telefone.


Saiba qual é o número de cadastro do seu Whatsapp.

Para acessar o número cadastrado no seu Whatsapp para receber o resultado do teste Covid gratuito de Buenos Aires, abra o aplicativo no seu celular, clique em Configurações e depois clique no seu nome.


Minha experiência com o teste PCR grátis em Buenos Aires

Fui até o centro de testagem La Rural (Avenida Sarmiento, 2704) com horário marcado para fazer um teste RT-PCR, mas chegando lá, não consegui. Só estava permitida a entrada de veículos e o ponto móvel de teste só estava fazendo testes rápidos de antígeno no momento.

Retornei depois de dois dias, sem horário marcado e enfrentei uma fila de cerca de 20 minutos antes de entrar no grande espaço, que também atendia veículos no esquema drive-through.

Centro de testagem Covid-19 PCR grátis na Argentina

O teste foi rápido e tranquilo. Passei meus dados do passaporte, mas cometi um erro: cadastrei meu número da Argentina para receber o resultado. Sendo que meu Whatsapp continuava registrado no meu número brasileiro.

E faz diferença, viu?! Só recebi o resultado quando mudei o número registrado no Whatsapp para o número argentino, que eu tinha informado na hora do teste. Fica a dica pra você não errar e receber o seu resultado o quanto antes.


Vale a pena fazer o teste Covid grátis em Buenos Aires?

Na minha opinião, vale a pena fazer o teste de Covid grátis em Buenos Aires. Principalmente se você se organizar, marcar horário e tiver um tempo sobrando no seu roteiro por Buenos Aires.

Porém, de 3 experiências que acompanhei de perto (em março de 2022), uma delas não recebeu o resultado. E olha que meu irmão e minha mãe fizeram o teste juntos! Mas apenas ela recebeu o resultado do teste. A hipótese mais plausível é que a pessoa tenha anotado o número de telefone dele errado.

Por isso, recomendo que você leve seu número anotado em um papel e capriche na letra! Também peça para confirmar o número depois que ele for anotado pelo profissional da saúde encarregado do seu teste.

Resultado do teste Covid PCR grátis em Buenos Aires

É muito importante também, acessar o site oficial da cidade e ler todas as informações atualizadas. Essencial para não perder tempo com possíveis mudanças do governo.


Dicas de laboratórios em Buenos Aires para fazer teste PCR ou antígeno para voltar para o Brasil

Caso você tenha algum problema com o teste de PCR grátis em Buenos Aires, ou não receba o resultado, o laboratório Stamboulian oferece testes tanto no Aeroporto Ezeiza quanto no Aeroparque, com resultados em até meia hora.

Você também pode marcar horário para coleta em outros laboratórios em Buenos Aires, como: CentraLab, com mais de 20 endereços na cidade ou no Diagnóstico Maipú, que oferece coleta em domicílio.


Seguro viagem para Argentina é obrigatório

Todos os estrangeiros que estiverem em viagem para Argentina deverão apresentar uma apólice de seguro viagem Argentina com cobertura específica para Covid-19, incluindo serviços de internação, isolamento e/ou transferências médicas para positivados, suspeitos ou contatos próximos.

A dica é usar um comparador online para contratar seu seguro viagem Argentina de maneira rápida, facil e pelo melhor preço. O melhor é o site da Seguros Promo. Eu uso e recomendo.

O plano de seguro viagem para Argentina mais completo é o AC Covid-19 QUARENTENA, que possui cobertura extra para gastos de diárias de hotel (até 10 dias) e remarcação de bilhetes aéreos (diferença tarifária ou multa por alteração da data da passagem) caso você teste positivo para Covid-19 antes de voltar para casa.

Outros bons planos de seguro viagem para Argentina, são:

  • CORIS 60 BASIC +Covid19
  • UA 40 MUNDO (exceto EUA) Covid19
  • VC 30 Mundo (exceto EUA) COVID-19 20K
  • Intermac 60 Long Stay Am. Latina COVID-19 TOP5

QUERO FAZER UMA COTAÇÃO GRÁTIS


Ficou com alguma dúvida? Deixa um comentário ou acesse as melhores dicas para contratar seguro viagem Argentina em 2022.


Leia mais dicas de viagem para Argentina


Salve essas dicas sobre o teste PCR grátis na Argentina no Pinterest

Confira o passo-a-passo de como fazer um teste Covid-19 PCR grátis na Argentina, requisito obrigatório para a volta para o Brasil.

Confira o passo-a-passo de como fazer um teste Covid-19 PCR grátis na Argentina, requisito obrigatório para a volta para o Brasil.


RESOLVA SUA VIAGEM

Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela postagem!! Otimizas informações! Eu vou para a Argentina em Setembro e essas informações esclareceu muitas dúvidas minhas! Muito obrigado!!

  2. Muito boa a postagem!
    Pretendo ir para a Argentina, entretanto terei q fazer o exame para retorno voltando pelo Uruguai, só uma duvida , o teste é marcado pelo site indicado acima” da cidade” na opção NÃO TENHO SINTOMAS, reservar?
    pois de momento não abre essa opção de reservar.
    muito obrigado!

    • Sander, o Brasil não exige mais o teste para a volta se você tiver esquema vacinal completo. Se você precisar fazer mesmo assim, é só ir até uma das unidades móveis (na Plaza Italia, em Palermo, tem uma). Obrigada pela visita e comentário.

  3. Amei seu post! Caiu como uma luva!
    Vou de Buenos Aires para Montevideo e lá estão aceitando o antígeno em até 72 horas antes.
    Sabe se eu conseguiria fazer gratuitamente esse teste sendo que não vou voltar ao Brasil, mas sim seguir para outro país? Tipo, eles te pediram alguma passagem de volta para “comprovar” algo?
    Estou o conteúdo do blog. <3

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome