Um dos requisitos obrigatórios para a entrada na Argentina após a reabertura das fronteiras do país nessa retomada do turismo durante a pandemia de Covid-19 é o preenchimento da Declaração Jurada Argentina, também chamada de DDJJ (Declaración Jurada), que deve ser feito nas 48 horas anteriores ao seu embarque.

Para te ajudar nesse processo, que é super simples e deve ser feito individualmente, para cada viajante, vou te mostrar o passo-a-passo de como preencher a Declaração Jurada Argentina. Vem comigo!

Como preencher a Declaração Jurada Argentina


O que é a Declaração Jurada Argentina (DDJJ)?

A Declaração Jurada Argentina é um dos requisitos obrigatórios para entrada no país. Através do preenchimento de um formulário online, você atesta a ausência de sintomas relacionados a uma infecção por Covid-19 e também concentra seus dados de vacinação e identificação.


Quem precisa preencher a Declaración Jurada Argentina?

A DDJJ deve ser preenchida por todos os viajantes que estiverem entrando na Argentina, inclusive menores de idade, que devem ser auxiliados pelos seus responsáveis.

Maiores de 70 anos estão isentos da obrigatoriedade de preencher a Declaração Jurada Argentina.


Como preencher a Declaração Jurada Argentina: passo a passo

A DDJJ é individual e deve ser preenchida através de um formulário online, em até 48 horas antes do seu embarque para Argentina.

Repetindo: a declaração tem uma validade de 48 horas. Então, não adianta preencher antes disso.

Siga esse tutorial passo-a-passo para preenchê-la da maneira correta e viajar para Argentina com tranquilidade!


1. Reúna todas as informações da sua viagem para Argentina

Antes de começar a preencher a Declaração Jurada Argentina, reúna todas as informações da sua viagem para a Argentina.

Tenha em mãos:

  • Dados do documento de viagem que você irá utilizar para entrar na Argentina (passaporte ou rg);
  • Informações do seu voo de chegada na Argentina (aeroporto de chegada, companhia aérea, número do voo, assento e fila);
  • Endereço da sua hospedagem (com código postal).

Você deverá preencher a Declaração Jurada Argentina com os dados do documento que você apresentará na imigração para a entrada no país.


2. Acesse o site e preencha com seus dados

Agora você está pronte para acessar o site oficial do governo da Argentina e começar a preencher o formulário online da Declaração Jurada Argentina (DDJJ).

Site para preencher a Declaração Jurada Argentina
Foto: Reprodução

Na primeira parte você deverá preencher sua nacionalidade, número do documento de viagem (incluindo sua data de emissão), gênero e seu endereço de e.mail.

Preencha todos os dados corretamente, confira tudo, aceite os termos e condições e siga adiante.

Primeira parte da Declaração Jurada Argentina
Foto: Reprodução

Não entendo espanhol. E agora?

O formulário está disponível em espanhol e inglês. Caso você não entenda nenhum dos dois idiomas, pode usar um tradutor online (como o Google Tradutor, que é gratuito) para fazer a tradução das informações da Declaração Jurada Argentina (DDJJ).


O próximo passo chegará até você por e.mail. Na sua caixa de entrada, abra a mensagem cujo título é DJJ – MIGRACIONES.GOV.AR – Paso 1 de 2 e acesse o link ali indicado.

E.mail para continuar preenchendo a Declaração Jurada Argentina

Você será levade ao próximo Paso 2/2 da Declaração Jurada Argentina, que concentra a maior parte do formulário.


As informações marcadas com asterisco são obrigatórias.


» Motivo da viagem

A próxima etapa é preencher o motivo da viagem, tempo de permanência no país.

Como preencher a Declaração Jurada Argentina (DDJJ)


» Transporte

Continuando o processo de preenchimento da Declaração Jurada Argentina, chegamos à etapa das informações sobre o seu meio de transporte para entrada no país.

Como preencher o meio de transporte na Declaração Jurada Argentina
Foto: Reprodução

» Informação Sanitária

Seguindo, você deverá informar se completou o esquema de vacinação contra o SARS-Cov2 (Covid-19) com pelo menos 14 dias de antecedência da sua viagem. Ou seja, você deverá ter tomado as 2 doses da vacina ou a vacina de dose única.

Porém, é importante saber que desde 7/4/2022 não é mais obrigatória a apresentação comprovante de vacina contra Covid-19 para ingresso no país.


Requisitos e regras para entrar na Argentina em 2022

Turistas brasileiros em viagem para Argentina devem cumprir os seguintes requisitos para a entrada no país:

  • Ter um documento de viagem válido (rg ou passaporte);
  • Preencher declaração juramentada antes da chegada;
  • Ter um seguro viagem para Argentina com cobertura para COVID-19, incluindo serviços de internação, isolamento e/ou transferências médicas para positivados, suspeitos ou contatos próximos.

Leia mais detalhes sobre regras e requisitos para uma viagem para Argentina em 2022.


» Informações sobre hospedagem

Na próxima etapa da Declaração Jurada Argentina você deverá preencher as informações sobre sua hospedagem no país. Por isso é importante já ter todos os dados antes de começar a preencher o formulário.

Se você estiver indo para a cidade de Buenos Aires, no item Provincia (*), selecione CIUDAD DE BUENOS AIRES. No campo Localidad, selecione o bairro em que você se hospedará.

Informações sobre hospedagem na Declaração Jurada Argentina
Foto: Reprodução

» Dados do passageiro

Continue preenchendo seus dados pessoais, lembrando sempre de usar o documento que você utilizará para entrar na Argentina.

Dados do passageiro para emitir a DDJJ
Foto: Reprodução

» Informações de saúde

Finalize o preenchimento da Declaração Jurada Argentina com as questões sobre seu estado de saúde.

Você está apresentando algum dos sintomas mencionados como, febre, tosse, dor de garganta, diarréia, perda de paladar e olfato ou dificuldade respiratória? Teve contato direto com alguém positivo para Covid-19 nos últimos 14 dias?

Não esqueça também que é obrigatório ter uma apólice de seguro viagem para Argentina.

Clique em CONFIRMAR para finalizar o preenchimento da Declaração Jurada Argentina.

Dados de saúde na Declaração Jurada Argentina
Foto: Reprodução

É obrigatório ter seguro viagem para entrar na Argentina!

Todos os estrangeiros deverão apresentar uma apólice de seguro viagem com cobertura para Covid-19, incluindo serviços de internação, isolamento e/ou transferências médicas para positivados, suspeitos ou contatos próximos.

Pela minha experiência de viagem para Argentina e de familiares e amigos (em abril de 2022), o governo argentino não está exigindo a cobertura especial de quarentena na prática. Basta ter um seguro viagem internacional com boa cobertura Covid-19.

E não adianta chorar: você deverá apresentar sua apólice de seguro viagem para Argentina (com cobertura Covid-19) no check in. Se não tiver seguro viagem, você nem embarca.

Faça uma cotação usando um comparador online como o site da Seguros Promo, que oferece o melhor preço, atendimento e cupons de desconto para te ajudar a economizar muito na sua viagem para a Argentina.

QUERO FAZER UMA COTAÇÃO GRÁTIS


Leia também: Qual é o melhor seguro viagem para Argentina em 2022


4. Receba o comprovanteda Declaração Jurada Argentina (DDJJ) por e.mail

Após finalizar o preenchimento da DDJJ, você receberá um pdf por e.mail com a declaração preenchida. Você também pode baixar o arquivo direto do site, na tela final.

Imprima o documento e apresente-o na imigração quando solicitado.

Comprovante Declaração Jurada Argentina
Foto: Reprodução

É importante que você ande sempre com este documento para a conferência da autoridade responsável caso necessário. Salve o pdf no seu celular ou carregue a cópia impressa sempre que for sair.


Teve algum problema ou preencheu alguma informação errada na DDJJ?

Calma! É possível anular uma DDJJ e preencher a declaração de novo. Para isso, acesse o primeiro email que o sistema da Declaração Jurada Argentina te enviou e clique no link Anulación de DDJJ Vigentes.

Como cancelar a DDJJ


Dicas e recomendações

Eu recomendo que você imprima os seguintes comprovantes e documentos para agilizar o processo na imigração argentina:

  • Comprovante da passagem de volta;
  • A Declaração Jurada Argentina;
  • Apólice do seguro viagem;
  • Comprovante da reserva de hospedagem.

Leia mais dicas de viagem para Argentina


RESOLVA SUA VIAGEM

Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

66 COMENTÁRIOS

  1. Alessandra, boa tarde!
    Vou para Bariloche de carro partindo de Florianópolis. Logicamente a viagem, tanto para chegar ao destino quanto para retornar para casa, terá várias paradas. Esta é minha dúvida para preencher a DDJJ no campo “domicílio de estadia durante os próximos dias”. O formulário abre várias abas para eu preencher os vários locais de pernoite ou coloco apenas o destino final, Bariloche?
    A viagem será de 18 Jun a 18 Jul.
    Obrigado!

  2. Boa noite. Primeiro que dizer que a postagens são excelentes, mas confesso que fiquei com umas dúvidas e gostaria de tira-las. Estarei viajando com a família dia 11/05 pro Uruguai, vamos até Colônia e de lá iremos passar 4 dias na Argentina e depois retornaremos pra Montevideu. Então, surgiu dúvida qto as declarações juramentadas, precisarei fazer, além da declaração para ingressar do Brasil pro Uruguai, uma pra entrar na Argentina e outra qdo retornar ao Uruguai? E qto ao seguro saúde, fiquei em dúvida pois apesar do nosso ser com cobertura Covid, não é específico só pra Argentina ou só pro Uruguai, ele cobre o período da viagem para países da América do Sul, mas não mencionar os nomes, teria problema, tem que ser um específicopra Argentina? Obrigada

    • oi Mittyz. Isso mesmo. Você terá que fazer as declarações na entrada: primeiro a do Uruguai, depois a da Argentina e de novo a do Uruguai. Se o seu seguro tem cobertura para países da América do Sul, então não tem problema. A Argentina também está coberta. Boa viagem e obrigada pela visita!

  3. Alessandra, muito obrigada pelo esclarecimento.
    Farei passeio para Colônia Del Sacramento de um dia. No dia que fizer a declaração jurada para entrar no Uruguai já poderei fazer a declaração jurada para entrar novamente na Argentina ou só poderei fazer a declaração jurada para entrar novamente na Argentina no dia que estiver em Colônia Del Sacramento, esperando primeiro sair do país.

  4. Oi Alessandra, primeiramente gostaria de agradecer pelos posts, são excepcionais e muito elucidativos.
    Caso faça passeio de um início dia em Colônia Del Sacramento terei que fazer uma declaração jurada no site do Governo do Uruguai e no mesmo dia do passeio fazer uma declaração jurada no site do governo da Argentina para entrar novamente na Argentina?
    Precisarei fazer declaração jurada para sair da Argentina, no dia do passeio para ir para Colônia Del Sacramento e no dia que retornarei ao Brasil?
    Desde já agradeço,
    Mayara Louzada

  5. Boa tarde! Por gentileza. Estou indo para Bariloche. Tenho uma conexão no aeroparque. Na ddjj onde tem provincia, coloco o que? E o endereço? Sendo que vou ficar hospedado em bariloche

  6. Boa tarde Alessandra,

    Estou indo agora dia06/05 do Rio para Buenos Aires. Como vou fazer o chek in no aeroporto, não tenho o numero do assento, como devo preencher?
    Na volta Buenos Aires x Rio, precisa alguma coisa?
    Muito Obrigado!!!

  7. Boa tarde Alessandra. Moro no Brasil, mas vou ingressar em Buenos Aires pelo Buquebus vindo de Montevideo. Na pergunta Qual meu pais de origem (Cual es su país de procedencia), devo informar Uruguai ou Brasil?

  8. Boa tarde.

    Estou preenchendo a declaração jurada e ao informar o voo, o meu não consta na lista disponível no site, sabe informar como proceder.

    Obrigado

  9. oii Alessandra, no meu caso irei fazer um passeio de bate e volta de Buenos Aires para Colonia no Uruguai. Sabe se na volta para a Argentina tenho que preencher o formulário novamente?

  10. Boa tarde. Viajarei ao Peru com conexão na ida em Buenos Aires (cerca de 4h). É necessário tbm ter o seguro viagem e fazer a DDJJ?? E a DDJJ de saída tbm é preciso? Grato!

  11. Olá Alessandra, Muito obrigada pela resposta! :)
    Eu não consegui adicionar o endereço do Aeroparque, só em recomenda Ezeiza, mas vou tentar novamente!

  12. Olá Alessandra,
    Meu pais irão realizar uma viagem e apenas irão fazer conexão na Argentina. Estou preenchendo o formulário deles e não tem nenhum endereço onde irão ficar no país, já que só vão passar em conexão. Mas igual nos aeroportos estão exigindo. Não vai ficar ruim preencher um endereço onde não vão ficar e passar na migração?
    Obrigada,

    • Ana Carolina, se eles nem vão sair do aeroporto, eu colocaria o endereço do próprio aeroporto. Faz mais sentido, né?! Se implicarem na imigração – o que eu duvido -, é só falar que é apenas uma conexão e não vão sair.

  13. Olá Alessandra. Esse processo de entrada na Argentina. Como fazer processo de saída? Eu ouvi falar que é necessário. Mas não vi nenhum conteúdo a respeito.

  14. Irei viajar pelo aeroporto da argentina (Puerto Iguazu) porque sou de Foz do Iguaçu, por ser voo nacional IGUAZU – BUENOS AIRES – USHUAIA, devo ter seguro viagem? Já que irei passar a fronteira terrestre e embarcarei pelo aeroporto deles para o voo doméstico

    • oi Heloise, tudo bem? Acredito que para entrar na Argentina, mesmo pela fronteira terrestre, o seguro viagem com cobertura Covid será solicitado. Você pode conferir as regras atuais para entrada na Argentina por meios aéreos, fluviais e terrestres neste post.

  15. Olá! Tudo bem?
    Irei para Buenos Aires e ficarei na Argentina por 8 dias, mas viajarei por dias para Bariloche e depois retorno para Buenos Aires. Preciso fazer apenas uma declaração ou preciso de uma quando chegar em Buenos Aires e de outra quando chegar em Bariloche?

    Obrigada é seu site é maravilhoso demais ❤️

  16. Eu apenas vou passar pela Argentina, vou do Porto de Alba Posse para a divisa até Foz do Iguaçu, não há um endereço que vou ficar, então cheguei nessa parte e não passo a diante. Não sei o que eu posso colocar como endereço de estadia.

  17. Bom dia tudo bem??
    Qual motivo eu coloco para a declaração jurada de volta ao Brasil, seria o residência? E o tempo março mais de 2 anos?
    Desde já agradeço

  18. Olá Alessandra, estou amando suas dicas. Irei para Buenos Aires no px dia 30, e tenho duas dúvidas: preciso de teste de COVID negativo para bate volta a Colonia? E qual a melhor forma para a troca pela moeda local no melhor câmbio? West Union é uma boa opção? Baixei o app, mas tenho que preencher para quem estou enviando e motivo, e não tenho.
    Muito obrigada. Beijos

    • oi Thayane, tudo bem?! Para voltar para o Brasil você precisará: 1. Apresentar um resultado negativo para Covid-19 (teste de antígeno dentro das 24 horas anteriores ao embarque ou teste RT-PCR em até 72 horas antes do embarque). Você pode fazer o teste Covid gratuito Em Buenos Aires.

      2. Preencher a Declaração de Saúde do Viajante da Anvisa nas 24 horas anteriores ao embarque para o Brasil e 3. Preencher a DDJJ de saída do país.

      Espero ter ajudado! Obrigada pela visita.

  19. Vou de carro e chegarei na Argentina na segunda feira, qual dia faço a declaração sexta ou sábado, funciona aos finais de semana. Obrigada

  20. Vou de foz do Iguaçu até Santo Antônio do sudoeste pela Argentina, eu consigo passar a duana Argentina sem problemas em San Antônio?

  21. Olá!
    No meu caso, que vou de carro e ficarei em campings como faria para declarar o endereço lá?
    Outra Dúvida, Vou para o chile também, sabes me dizer se tem algum seguro que seja válido para os dois países? Para que não precise pagar por dois seguros.

  22. Boa noite! Preenchi um item errada na declaração. Como faço pra alterar? Tem como? Meu voo é sábado cedo, e preenchi hj, quarta noite.
    Muito obrigado e parabéns pelo canal.

  23. Olá Alessandra,
    Como eu devo preencher a Declaração Jurada quando vou ficar em mais de uma cidade?
    Tem opções para colocar todos os endereços ou coloco só o destino inicial e final?
    Obrigada

  24. olá Alessandra, tudo bem? Obrigada pelas informações.
    No caso para quem vai mochilar de ônibus, a partir de Puerto Iguazu, seguem as mesmas regras? E no caso das suas recomendações, não terei passagem de volta porque avaliarei na viagem se retornarei de transporte rodoviário ou aéreo, isso seria um implicador? Se tiver alguma informação complementar agradeço. Abs!

    • oi Jennifer.Sim, mesmas regras. Essas recomendações são só uma dica minha que sigo em toda viagem. Se implicarem, você explica isso que acabou de me escrever. Acredito que você não vá ter problemas. Pode ir tranquila!

  25. Bom dia, no seu texto fala que a declaração juramentada deve ser preenchida em no máximo 48 horas antes da viajem, porém na embaixada da Argentina e nos demais sites oficiais fala-se em “dentro” das 48 horas. Gostaria de saber se a declaração precisa ser preenchida anteriormente às 48 horas que antecedem a viajem, ou dentro do período de 48 horas que antecedem a viajem.

    • Oi Fernando. As informações são iguais. A validade da declaração é de 48 horas, ou seja, você deve preenchê-la com, no máximo 48 horas antes do embarque. Mais que isso terá que fazer outra ao embarcar.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome