Se você está procurando o que fazer na Flórida, você veio ao lugar certo. Preparei uma lista com 21 experiências inesquecíveis em um dos dos destinos nos Estados Unidos mais visitados – e desejados – por viajantes brasileiros.

Muito além do comum, essas 21 experiências na Flórida vão te mostrar um pouquinho do que o estado tem para oferecer para viajantes que desejam ir além do roteiro clássico de parques temáticos e compras.

Desde almoçar com um astronauta a conhecer um zoológico de caiaque, passando por tour mal assombrando e trilha de bicicleta nos Everglades. Tenho certeza que você vai se surpreender.

O que fazer na Flórida: 21 experiências incríveis

Ahh, é importante falar que a maioria dessas dicas está perto dos principais hubs aéreos do estado: Orlando, Miami e Fort Lauderdale. Portanto, será super simples incluí-las no roteiro da sua próxima viagem.

Tudo pronto para começar?


Leia também: História, natureza e praia – 3 roteiros temáticos perto de Orlando


O que fazer na Flórida: 21 experiências incríveis


1. Almoço com um astronauta

Para começar essa lista com dicas do que fazer na Flórida muito além do óbvio, escolhi o almoço com um astronauta no Kennedy Space Center.

A visita ao ‘parque da NASA’ é emocionante. Mas almoçar com um astronauta de verdade, que participou de missões no espaço e poder fazer perguntas para ele é fenomenal!

O que fazer na Flórida: almoçar com um astronauta

Perguntei a ele sobre a existência de alienígenas. Será que existem? Estarão por aí?! Por aqui?!

Sam Gemar, um veterano da NASA, com mais de 3 missões espaciais no currículo, me respondeu que seria muita pretensão achar que estamos sós em um universo mais que imenso, mas que talvez eles não existam no agora.

E você, qual pergunta faria a um astronauta?


Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a visita ao Kennedy Space Center


2. Mergulho com um peixe-boi em Crystal River

Seguindo, outra experiência única dessa lista do que fazer na Flórida é nadar com peixes-bois livres na natureza em Crystal River (a 160km de Orlando), o maior refúgio natural de inverno para estes animais na Costa Oeste da Flórida.

A ‘Capital Mundial do Peixe-Boi’ é um dos únicos lugares do mundo onde isso é permitido. Você pode contratar um passeio guiado e fazer um mergulho para observação desses animais. Muito emocionante!

Mergulho com peixe boi em Crystal River perto de Orlando


Leia também: As melhores dicas de o que fazer em Crystal River

3. Happy Hour no museu

Explorando um lado mais cosmopolita da Flórida, vale a pena se ligar nos eventos especiais na programação de dois excelentes museus na Flórida, de happy hour a shows musicais. Nada como uma noite no museu, né?!

O Pérez Art Museum Miami (PAMM), o museu de arte mais impressionante de Miami, tem mais mais de 3.000 metros quadrados e seu acervo é composto de arte moderna e contemporânea dos séculos XX e XXI.

Dicas de museus em Miami: Pérez Art Museum

Da última vez que estive lá, antes da pandemia, participei de um evento de dramaturgia ao vivo e depois um show. Fique de olho no calendário de eventos especiais deles.

Dica de museu em Miami: show no Peréz Art Museum

Já o Norton Museum of Art, em West Palm Beach, recentemente ampliado, oferece, às sextas-feiras, o ‘Art after dark’, um evento que agita seu belo jardim e permite visitação às suas galerias depois que o sol se põe. Uma verdadeira delícia. Vale a pena conhecer!

Norton Museum of Art em West Palm Beach


Leia também: 13 museus em Miami para visitar

4. Beber água da Fonte da Juventude

Cidades perto de Orlando com históriasDizem que o primeiro explorador europeu a chegar na Flórida foi Ponce de Leon, depois de se perder no mar durante uma tormenta.

Dizem também, que ele estava em uma em busca da Fonte de Juventude e quando chegou à costa da Flórida, no local onde hoje fica St. Augustine, encontrou os Timucua, antigo povo originário dessa região, vivendo em uma aldeia ao redor de uma fonte de água fresca.

Para sua surpresa, muitos dos nativos viviam bem e tinham idade avançada. Teria ele, num ‘golpe de sorte’, encontrado a tão procurada fonte da juventude?!

E você pode provar um pouquinho dessa água no Ponce de Leon Fountain of Youth Archeological Park, o lugar perfeito para descobrir mais sobre as raízes espanholas da Flórida. Que tal?

A fonte da juventude de Ponce de Leon


Leia também: 13 dicas do que fazer em St. Augustine

5. Compras com estilo

Não dá para não falar de compras, né?! Mesmo com o dólar nas alturas, mesmo em uma lista mais ‘diferentona’ do que fazer na Flórida.

Fato é que o estado é paraíso das compras para nós, brasileiros. E mesmo quem não curte muito esse lado consumista das viagens – como eu – acaba se rendendo. Mas isso não significa que não existam shoppings mais agradáveis, que também ofereçam arte, cultura e excelentes opções gastronômicas.

Em Miami, a capital das compras, gosto muito do Brickell City Centre. Um centro comercial com belíssima arquitetura e ótimos restaurantes.

O que fazer na Flórida: compras no Brickell City Centre

O Aventura Mall também é uma boa pedida para quem se entedia fácil com a rotina de compras. O shopping tem um belo acervo de arte contemporânea e um escorregador gigante, de quase 30 metros de altura, para entreter os pequenos. Radical, hein?!

O que fazer na Flórida: compras no Aventura Mall

Em Palm Beach, você pode ir às compras com estilo no The Royal Poinciana Plaza. Um belíssimo shopping ao ar livre, projetado na década de 50 pelo famoso arquiteto John Volk, que foi recém restaurado.

Jardins do Royal Poinciana Plaza em Palm Beach

Para completar, a Ron Jon Surf Shop, em Cocoa Beach (a cidade de praia mais perto de Orlando), é a maior loja de surfe do mundo e fica aberta 24 horas, 365 dias no ano.

O que fazer na Flórida: compras na maior loja de surf do mundo


Cocoa Beach é a capital do surfe da Costa Leste e é a cidade natal de Kelly Slater, um dos maiores surfistas de todos os tempos. Aproveite a boa onda!

6. Visitar as fontes cristalinas da Flórida

Outra dica quente do que fazer na Flórida é embarcar em uma viagem para conhecer as fontes cristalinas (springs), que são verdadeiros paraísos naturais no estado.

Three Sisters Springs perto de Orlando

Essas fontes despejam litros e mais litros de água em grandes rios da Flórida e são muito importantes para a conservação da fauna e flora local.

A água das springs da Flórida vem de um aquífero subterrâneo que abrange uma área de cerca de 160.000 quilômetros.

Algumas das springs mais bonitas da Flórida, são:

A água das springs na Flórida tem temperatura média de 23º C durante todo o ano, independente da estação e a maioria delas funciona com restrições no inverno para garantir a preservação dos peixes-bois que se refugiam por aqui.


Leia também: 9 parques naturais incríveis na Flórida

7. Faça um tour cervejeiro

É como eu sempre digo: para conhecer um lugar, comece pela cerveja local. Por isso, um dos itens principais dessa lista com as melhores dicas de o que fazer na Flórida, é visitar uma cervejaria local e experimentar as cervejas produzidas ali.

Pra começar, leia o post 11 cervejarias em Miami que você tem que conhecer para conhecer as melhores cervejarias da região. Fácil, rápido e certeiro.

Para ir além, recomendo imensamente a Funky Buddha (minha cervejaria Floridian) preferida. Amo o taproom deles em Oakland Park, pertinho de Fort Lauderdale  e a visita à fábrica é uma excelente pedida!

O que fazer na Flórida: tour cervejeiro

A Cigar City Brewing, em Tampa, pertinho de Orlando, também é uma ótima pedida. Eles têm um dos taprooms mais ‘clássicos’ que visitei na Flórida durante a Beertrip que fiz por lá.


Leia também: Roteiro cervejeiro na Flórida

8. Visitar o Castillo de San Marcos a fortaleza invencível

O Castillo de San Marco é uma das principais atrações de Saint Augustine, a cidade mais antiga dos EUA. A fortaleza, construída pelos espanhóis, é o forte de alvenaria mais antigo do país e segundo sua história, é invencível.

Castillo de San Marcos, o forte de St. Augustine, Flórida

A visita ao interior da fortaleza é imperdível. Caminhe pelo convés dos canhões e imagine as batalhas que marcaram as grossas paredes de coquina, um tipo de rocha calcária formada por corais, conchas e areia compactadas.

Castillo de San Marcos em St Augustine, cidade perto de Orlando

O Castillo de San Marco é um Monumento Nacional, e a visita custa 15 dólares por pessoa (o ingresso é válido por 7 dias consecutivos). A entrada é grátis para quem tem o America The Beautiful, o passe anual dos Parques Nacionais Americanos.


Leia mais sobre o Castillo de San Marcos

9. Comer (e fazer) panquecas num antigo moinho

Mais uma experiência peculiar nesta lista do que fazer na Flórida. Coma (e prepare) panquecas em um restaurante que fica dentro de um antigo moinho de açúcar, o Old Spanish Sugar Mill, inaugurado em 1961.

No restaurante, você prepara as panquecas em uma chapa no centro da sua mesa. Divertido e apetitoso!

Panquecas em parque natural perto de Orlando


Leia também: O que fazer em West Volusia

10. Airboat na Flórida

Os passeios de airboat na Flórida são marcas registradas do estado. Um clássico!

Esses barcos têm uma grande hélice na parte traseira, que fica fora da água e permite com que eles deslizem – em alta velocidade – pela vegetação alagada tão característica dessa parte dos Estados Unidos.

O que fazer na Flórida: passeio de airboat nos Everglades

Eu amo passear de airboat e já tive 4 experiências incríveis, muito diferentes entre si. Recomendo todas:

  1. Airboat no Everglades perto de Miami
  2. Airboat no Golfo do México
  3. Airboat no Rio Withlacoochee
  4. Airboat perto de Orlando

Leia também: 4 dicas sensacionais de passeios de airboat na Flórida

11. Visitar o Southernmost Point, o ponto mais ao sul dos EUA

O Southernmost point é uma das atrações de Key West. O monumento foi construído em 1983 e fica no ponto mais sul dos Estados Unidos, a apenas 90 milhas (160km) de Cuba.

Aproveite para fazer uma foto em uma das atrações mais clássicas de Key West.

O que fazer na Flórida: visitar o Southernmost Point


Leia também: O que fazer em Key West

12. Bike nos Everglades

O Everglades National Park é o mais famoso parque natural da Flórida. Ele foi criado como área de proteção aos Everglades, importante sistema ecológico no sudoeste do estado.

Uma forma de conhecer um pedacinho dessa complexa rede de pântanos e mangues, é pedalando. A entrada do parque mais perto de Miami é Shark Valley.

A trilha até a torre de observação, no ‘meio do nada’, tem 24km de extensão (11km na ida e 13km na volta). Uma pernadinha, viu?! Prepare-se!

O que fazer na Flórida: trilha de bicicleta nos Everglades

A vantagem é estar totalmente imerso na natureza selvagem da Flórida. Quando eu estava percorrendo o caminho, dei de cara com essa cena abaixo: um grande pássaro aproveitou a distração da serpente e a capturou.

O que fazer na Flórida: visitar os Everglades


Leia também: O fenomenal Shark Valley – visite os Everglades perto de Miami

13. Ouça o canto da sereia

O show das sereias no Weeki Wachee Springs State Park é outra dessas experiências surreais do que fazer na Flórida.  O show, com ‘sereias de verdade’, acontece no Mermaid Theatre, um teatro submerso a quase dois metros abaixo da superfície, desde 1947.

Show de sereias no Weeki Wachee, na Flórida

Durante toda a apresentação, as atrizes respiram com mangueiras de ar de fluxo livre de oxigênio a partir de um compressor de ar. Uma técnica ‘inventada’ por Newton Perry, um ex-oficial da Marinha dos EUA que transformou Weeki Wachee em uma das paradas turísticas mais populares do país na década de 50.

A plateia mergulha com sereias, peixinhos, tartarugas e outras criaturas aquáticas, em uma bela história de amor.

Como não amar um show de sereias em um teatro submerso? Me diz!

O que fazer na Flórida: show das sereias

O parque também oferece aluguel de caiaque, SUP e um passeio de barco no rio que está temporariamente suspenso.


Leia mais sobre a história do show de sereias em Weeki Wachee

14. Ver o nascer do sol na praia

Com mais de 2.000 km de costa, o estado da Flórida tem belíssimas praias, perfeitas para contemplar a imensidão do oceano e essas pinturas no céu durante as horas mágicas do dia!

Assisti esse belo nascer do Sol em New Smyrna Beach, uma charmosa cidade de praia perto de Orlando, na costa leste da Flórida.

O que fazer na Flórida: ver o nascer do sol na praia


Leia também: As 10 melhores praias perto de Orlando

15. Conheça os fantasmas de Saint Augustine

Passear pelas ruas vazias de St. Augustine, depois que a noite cai e os fantasmas saem, dá um frio na espinha, confesso. A cidade mais antiga dos EUA é lar de muitas histórias mal assombradas e fazer um tour pelos lugares onde elas aconteceram é uma experiência arrepiante.

Deu medo? Deu, confesso! Mas o passeio com a Ghostly Encounter foi tão legal, que eu relaxei e viajei nas histórias e lendas. Ainda tirei onda de corajosa!

O que fazer na Flórida: tour de fantasmas em St Augustine


Leia mais: Tour fantasmagórico em St. Augustine

16. Encontre seu artista favorito em Wynwood

O descolado bairro de Wynwood em Miami é, sem sombra de dúvidas, a minha região favorita na cidade.

Considerado a meca do graffiti, os muros do Wynwood Arts District concentram o ‘filé mignon‘ da street art mundial em um museu ao ar livre. Artistas como Shepard Fairey, OSgêmeos e Kobra têm obras suas espalhadas pelo bairro.

O que fazer na Flórida: visitar os murais de Wynwood

Além de poder fazer um tour por esse museu de arte urbana a céu aberto, durante a Art Basel Miami Beach, a renomada feira de arte que agita a cidade anualmente, é possível até encontrar seus artistas preferidos pelas ruas de Wynwood.

Em 2017, quando estive na cidade para a feira, encontrei Mr Brainwash atravessando a rua e pude ver o Kobra assinando um de seus murais.

O que fazer na Flórida: ver seu grafiteiro favorito


Leia também: Guia completo de Wynwood em Miami

17. Veja o fenômeno da ‘bioluminescência’

Outra experiência sensacional para fazer na Flórida é fazer um passeio de caiaque para observar a bioluminescência (emissão de luz por organismos vivos). Um fenômeno muito raro que acontece em poucos lugares do mundo.

O passeio acontece à noite, na Indian River Lagoon, e a intensidade da bioluminescência depende da época do ano (fica mais forte depois de agosto).

Essa experiência é uma dessas coisas ‘ver para crer’, porque capturar o brilho nas fotos é um grande desafio.

Tentei pegar um pouquinho da ‘água bioluminescente’ em uma mão e com a outra segurar a câmera e fazer a foto de longa exposição e foi isso que saiu. Mas juro que dava pra ver!

O que fazer na Flórida: ver bioluminescência


18. Jantar na antiga piscina de um hotel

Voltando para as experiências gastronômicas na Flórida, que tal almoçar no lugar que abrigava a maior piscina coberta do mundo?

O Cafe Alcazar, além de ter no cardápio os melhores camarões e frutos do mar que você encontrará em St. Augustine, ainda oferece a experiência única de fazer uma refeição dentro da piscina do antigo Alcazar Hotel, construído em 1888 pelo magnata das ferrovias, Henry Flagler.

É isso que eu chamo de viagem no tempo. Partiu?!

O que fazer na Flórida: almoçar na piscinade um antigo hotel


Leia também: Onde comer em St. Augustine, destino gastronômico na Flórida

19. Trilha subaquática

A Trilha de Snorkel do Phil Foster Park é considerada um dos melhores pontos de mergulho para iniciantes de toda a Flórida. Ela fica em Riviera Beach, na região de Palm Beaches.

A trilha subaquática foi marcada com recifes artificiais e pode ser explorada com snorkel e pés de pato ou com cilindro de oxigênio. Como ela é rasa e fica bem perto da praia, é o local perfeito para aprender e se aventurar em um primeiro mergulho, como foi o meu caso!

Já foram vistas nessas águas várias espécies de cavalo-marinho, polvos, arraias, pequenos tubarões, tartarugas marinhas e até peixe-boi! Uma super experiência debaixo d’água na Flórida!

O que fazer na Flórida: mergulho no Phil Foster Park


Leia também: Mergulho de Palm Beaches, a minha primeira vez!

20. Enviar uma carta na menor agência dos correios dos EUA

Ochopee Post Office é a menor agência dos correios dos Estados Unidos e fica na Highway 41 (também chamada de Tamiami Trail).

O pequeno galpão costumava ser um depósito para tubos de irrigação de uma fazenda de tomates e foi convertido em agência dos correios em 1953.

A agência funciona normalmente e atende 3 condados.

O que fazer na Flórida: conhecer a menor agência dos Correios dos EUA

21. Visitar animais em um zoológico de caiaque

Só no Brevard Zoo você poderá passear de caiaque ‘pela África’ e admirar animais selvagens bem de pertinho.

O zoológico oferece um passeio de caiaque pelo rio Nyami Nyami, com direito a observação de girafas, rinocerontes e lêmures. Divertido é pouco!

O que fazer na Flórida: visitar zoológico de caiaque

Gostou dessas dicas do que fazer na Flórida? Encararia alguma dessas experiências diferentonas?! Deixe um comentário. Vou adorar saber mais sobre o que você achou!

Leia mais dicas de viagem para Flórida


* Este artigo é um publieditorial. Seu conteúdo foi desenvolvido pelo Tô Pensando em Viajar especialmente para o Visit Florida.


Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome