A Flórida é um dos destinos mais populares entre os viajantes brasileiros nos EUA. Quantos e quantas não sonham com o clássico roteiro dos parques temáticos em Orlando mais compras e badalação em Miami.

Porém, ainda existem belas surpresas para quem decide se aventurar e ir além do óbvio. Nessa lista, vou te apresentar 9 parques naturais na Flórida para conhecer o estado como você nunca viu.

Nove parques naturais na Flórida

Lugares com natureza exuberante e atividades ao ar livre para toda família. Tudo isso a uma curta distância de Orlando, Miami e Fort Lauderdale, os principais hubs aéreos da Flórida para quem viaja a partir do Brasil.

Ou seja, dá para planejar o roteiro clássico e separar alguns dias para descobrir os segredos naturais da Flórida. Vamos começar?


Leia também: O que fazer na Flórida – 21 experiências além do óbvio


9 parques naturais na Flórida para ir além do óbvio

Veja todas as localizações dos parques naturais na Flórida listados neste post no mapa abaixo.

Mapa de 9 parques naturais da Flórida


Clique aqui para visualizar o mapa com os 9 parques naturais na Flórida no Google Maps

Navegue por destino


1. Everglades National Park

O Everglades National Park é o mais famoso parque natural da Flórida. Ele foi criado como área de proteção aos Everglades, importante sistema ecológico presente em grande parte da região sudoeste do estado.

Formado por uma complexa rede de pântanos e mangues, é o habitat de dezenas de espécies de fauna e flora ameaçadas, como a pantera-da-flórida, o crocodilo-americano, o peixe-boi, aves e peixes.

Crocodilo nos Everglades
Crocodilo nos Everglades

Sou totalmente apaixonada pelas paisagens pantanosas da Flórida. É uma natureza original, uma beleza crua. É como se estivéssemos olhando para o mundo que veio primeiro, que já estava ali muito antes da gente ser.

Para quem gosta de fotografar, é um prato cheio. Parece que a gente aprende a olhar melhor, sabe?!

Paisagem no Everglades National Park
Paisagem no Everglades National Park

Você pode conhecer o Everglades National Park a partir de 3 entradas:

  • Em Homestead (com 3 centros de visitantes: The Ernest F. Coe Visitor Center, Royal Palm e Flamingo);
  • Shark Valley, a entrada mais perto de Miami, na U.S. 41 Tamiami Trail;
  • Em Everglades City (Gulf Coast Visitor Center), mais perto de Naples.

A partir de Miami, recomendo o belíssimo Shark Valley e sua torre de observação de com 20 metros de altura, no ‘meio do nada’. Surreal!

Torre de observação no Shark Valley, na Flórida
Torre de observação no Shark Valley

Dá para pedalar até lá ou fazer a trilha de tram. Você também pode fazer caminhadas por trilhas curtas ou mais longas, acampar ou alugar um caiaque ou canoa para navegar por esse ‘rio de grama’.

A Wilderness Waterway, trilha aquática dentro do parque, tem mais de 200km e pode ser percorrida em até 10 dias de canoa ou caiaque. Já pensou?!

Trilha aquática no Everglades National Park
Trilha aquática no Everglades National Park

Para completar, outra excelente forma de conhecer os Everglades é a bordo de um airboat (aerobarco). Uma verdadeira instituição da Flórida.

Esses barcos são projetados sobre uma estrutura plana e tem um grande ventilador na popa, fora da água. Isso faz com que eles sejam capazes de voar em alta velocidade pelos pântanos e áreas alagadas.

Passeio de airboat na Flórida
Airboat na Flórida

Os passeios de airboat são recheados de adrenalina. Eu adoro! Já fiz quatro diferentes e me divirto toda vez. Sem contar as paisagens, né?!

Dica de passeio de airboat na Flórida: Golfo do México
Passeio de airboat na Flórida
Everglades National Park
📍 Shark Valley: 36000 SW 8th Street – Miami, FL
🕒 8h30 às 18h
💲 $30 por carro (válido por 7 dias) – Grátis com o America The Beautiful Pass

Leia também: 4 ótimos passeios de airboat na Flórida


2. Three Sisters Spring

O segundo lugar dessa lista com os mais belos parques naturais na Flórida é um dos lugares mais lindos que eu já conheci na vida: Three Sisters Springs, em Crystal River.

O nome vem das três nascentes que formam esse complexo todo azul, na cidade conhecida como a Capital mundial do peixe-boi. Isso porque é um dos únicos lugares no mundo que permite que os visitantes nadem com peixes-boi livres na natureza.

Three Sisters Springs na Flórida
Caiaque em Three Sisters Springs, na Flórida

O acesso por água é aberto diariamente do nascer ao pôr do sol e não inclui o acesso à plataforma de madeira que cerca o complexo. Você pode chegar até lá de caiaque, canoa, barco, ou SUP a partir de uma das rampas públicas em Kings Bay.

  • Hunter Springs Park: 18 NE 2nd St
  • King’s Bay Park: 268 NW 3rd St

É importante salientar que dentro das nascentes só são permitidas embarcações a remo. E de 1 de abril a 14 de novembro, fora da temporada de peixes-boi.

Three Sisters Springs, na Flórida
Three Sisters Springs, na Flórida

O acesso por terra à Three Sisters Springs é permitido independente da presença ou não de peixes-boi, diariamente, das 8h30 às 15h30. O ingresso custa $12,5 no verão e $20 no inverno, quando é possível ver as centenas de peixes-boi coladinhos uns nos outros. Crianças de 6 a 15 anos pagam $7,5.

É bom reforçar que não dá para entrar na água a partir do calçadão. Só olhar!

Plataforma de madeira que cerca Three Sisters Springs
Plataforma de madeira que cerca Three Sisters Springs

Mergulhar nessas águas que jorram direto da terra é uma sensação única. É uma daquelas experiências únicas na vida, sabe?! Ainda mais levando em consideração que Crystal River fica a apenas 2 horas de carro de Orlando. Recomendo muito!

Mergulho em Three Sisters Springs
Mergulho em Three Sisters Springs
Three Sisters Springs
📍 123 NW HWY 19Crystal River, FL
🕒 8h30 às 16h30 (o horário de funcionamento pode variar)
💲 $12.50 (no verão) e $15 (no inverno)

3. Indian River Lagoon

A Indian River Lagoon é um imenso sistema biológico ligado ao mar, que ocupa grande parte da costa leste da Flórida, de New Smyrna Beach até Jupiter.

Indian River Lagoon, na Flórida
Indian River Lagoon, na Flórida

Este grande e complexo sistema é composto por três grande lagoas: Mosquito Lagoon, Banana River e Indian River, onde a água salgada do Oceano Atlântico se mistura com a água doce, resultando em uma água ligeiramente salgada, movida pelo vento, diferente de um rio.

Uma das características principais da Indian River Lagoon é a sua rica biodiversidade. É casa de mais de 4.300 espécies de plantas e animais.

Pássaros na Indian River Lagoon, na Flórida
Pássaros na Indian River Lagoon

As praias da região atraem um dos maiores números de tartarugas marinhas do hemisfério ocidental, incluindo espécies raríssimas. Não à toa, é conhecida como ‘berço do oceano’.

Vi muitos golfinhos e manatees (peixes-boi) e fiquei completamente encantada. Afinal de contas, não é em qualquer lugar que dá pra curtir um stand up em ótima companhia, né?!

New Smyrna Beach, uma charmosa cidade de praia na Flórida
Stand up com golfinhos na Fórida

Além do caiaque ou stand up, você também pode se aventurar por essas águas em um barco. O Marine Discovery Center oferece 5 tipos de passeios de barco focados em conservação, preservação e educação. Recomendo!

Passeio de barco na Indian River Lagoon, na Flórida
Passeio de barco na Indian River Lagoon
Indian River Lagoon Preserve State Park
📍 Off U.S. Highway A1A – Indian River, FL
🕒 8h até o pôr do sol
💲 Grátis

Leia também: New Smyrna Beach, charme e autenticidade na Flórida


4. Blue Spring State Park

O Blue Spring State Park, em Orange City, no condado de West Volusia é uma grande reserva natural a mais ou menos uma hora de Orlando.

O parque abriga a maior nascente (spring) do St. Johns River, um dos grandes rios da Flórida. Essas nascentes são muito importantes para a conservação de espécies de peixes, aves e peixes-boi, que se refugiam nas águas transparentes e quentinhas (23º C) durante o inverno.

Atividades aquáticas no Blue Spring State Park, em West Volusia
Mergulho no Blue Spring State Park, em West Volusia

A reserva atrai viajantes interessados em diversas atividades aquáticas, como flutuação com bóia, caiaque, mergulho e snorkel, que são permitidas apenas no verão.

Recomendo a descida pelo riacho flutuando em uma bóia. Super relaxante! Também não deixe de alugar (ou levar) equipamento de snorkel para mergulhar. Vela a pena!

Snorkel em Blue Springs
Snorkel em Blue Springs

Blue Spring State Park
📍 5271 FL-19, Salt Springs, Fl.
🕒 8h às 20h (o horário de funcionamento pode variar)
💲 $6 por pessoa


Leia mais: Blue Spring State Park, uma reserva natural perto de Orlando


5. Silver Glen Springs Recreation Area

A Silver Glen Springs Recreation Area é uma fonte cristalina de primeira magnitude que fica em Ocala, a menos de 150km de Orlando.

Silver Glen Springs em Ocala, Flórida
Silver Glen Springs em Ocala, Flórida

O maior atrativo aqui são as águas transparentes, que fazem de Silver Glen Springs uma das fontes cristalinas mais bonitas – e fotogênicas – do estado.

Dá para aproveitar o dia, fazer um piquenique e caprichar nas fotos dessa belíssima lagoa azul. Como não amar?

Silver Glen Springs, na Flórida
Silver Glen Springs, na Flórida
Silver Glen Springs Recreation Area
📍 5271 FL-19 – Salt Springs, Fl.
🕒 8h às 20h (o horário de funcionamento pode variar)
💲 $6 por pessoa

6. Rainbow River

Outro lugar belíssimo em Ocala é o Rainbow River. Um verdadeiro paraíso a apenas 150km de Orlando.

Rainbow River na Flórida
Rainbow River na Flórida

Simplesmente inacreditável a transparência da água e a beleza das árvores centenárias que o cercam. Parece cenográfico, mas é a tal beleza natural da Flórida!

As águas transparentes do Rainbow River, em Ocala
As águas transparentes do Rainbow River, em Ocala

Experimente alugar um caiaque, SUP ou mesmo uma bóia (tube) para flutuar pelas águas cristalinas e quentinhas do Rainbow River. Começando do KP Hole Park, uma área de recreação pública às margens do rio.

O percurso todo dura cerca de 4 horas e se você der sorte, conseguirá ver muita vida selvagem nas margens do rio calminho. Vimos pássaros, tartarugas e até uma lontra.

Flutuando pelo Rainbow River de boia
Flutuando pelo Rainbow River em uma boia
Rainbow River
📍 9435 SW 190th Avenue Road – Dunnellon, FL
🕒 8h às 17h (o horário pode variar)
💲 $5 por pessoa. O aluguel da bóia custa $10 (inclui transfer de volta)

7. Smyrna Dunes Park

O Smyrna Dunes Park é um parque em New Smyrna Beach. Cidade na costa Atlântica da Flórida, com características únicas. Aqui você encontrará belíssimas praias (algumas delas dog friendly) e natureza abundante, com representantes de 5 ecossistemas diferentes!

Smyrna Dunes Park, na Costa Atlântica da Flórida
Smyrna Dunes Park, na Costa Atlântica da Flórida

Uma característica bem interessante do Smyrna Dunes Park é que ele é super acessível. O parque é cortado por uma enorme passarela elevada, com mais de 2km de extensão, com mirantes panorâmicos para o Oceano Atlântico, Indian River e a enseada de Ponce de Leon.

Plataforma de madeira no Smyrna Dunes Park
Plataforma de madeira no Smyrna Dunes Park
Smyrna Dunes Park
📍 2995 N. Peninsula Ave.New Smyrna Beach, Fl
🕒 6h às 19h30 (o horário pode variar)
💲 $10 por carro

8. Silver Springs

O Silver Springs State Park, em Ocala, é conhecido como a ‘atração original da Flórida’. O passeio no barco com chão de vidro (glass bottom boat), o grande destaque do parque, foi inventado aqui e funciona desde 1870. É muita história!

Passeio em barco com o chão de vidro em Silver Springs
Passeio em barco com o chão de vidro em Silver Springs

A bordo dessas preciosidades, é possível observar a vida subaquática e as nascentes de uma maneira especial e ‘íntima’, digamos assim, sem precisar usar qualquer equipamento de mergulho.

Você pode fazer o passeio de 30 minutos, que acontece durante todos os dias do ano ($12) ou se aventurar no tour estendido, oferecido às sextas, sábados e domingos, às 11h, 13h 3 15h ($25). Crianças com até 5 anos não pagam.

Passeio de barco em Silver Springs
Interior do barco com chão de vidro em Silver Springs, na Flórida

Outra curiosidade sobre Silver Springs State Park é que o lugar já foi cenário de inúmeras produções de Hollywood. Mais de 20 filmes foram rodados aqui. Entre eles, Juventude Transviada (Rebel Without a Cause), estrelado por James Dean; 007 contra o Foguete da Morte (James Bond Moonraker) e seis filmes do Tarzan.

Em Silver Springs, você também pode fazer caminhadas, trilhas de bicicleta ou alugar uma canoa, caiaque e SUP para deslizar pelas águas transparentes do rio Silver. Recomendo!

Dica de o que fazer em Ocala:
Caiaque no Silve Springs Park

Surpreenda-se com a beleza das paisagens cinematográficas de Silver Springs e faça parte da história da Flórida!

Silver Springs State Park
📍 1425 NE 58th Ave.
🕒 8h até o pôr do sol (o ano todo)
💲 $8 por veículo (2 a 8 pessoas)

9. Riverbend Park

O Riverbend Park fica em Jupiter, a cidade mais ao norte da região de Palm Beaches. Aqui você pode caminhar ou alugar uma bicicleta e percorrer uma trilha belíssima com mais de 16km.

Passeio de bicicleta no Riverbend Park
Passeio de bicicleta no Riverbend Park

Aproveite também para alugar um caiaque e paddleboard (SUP) e remar pelas águas do rio Loxahatchee, palavra que significa ‘tartaruga’ em Seminole, antiga tribo nativo americana que habitava essa região. Diversão para o dia todo!

Caiaque no Riverbend Park, em The Palm Beaches
Caiaque no Riverbend Park, na Flórida

Se você tiver sorte, assim como eu, pode ser que até seja brindado com uma aparição surpresa da fauna local.

Fauna local no Riverbend park
Aparição surpresa no Riverbend Park
Riverbend Park
📍 9060 Indiantown RoadJupiter, Fl
🕒 Amanhecer ao entardecer (pode variar)

Bônus: trilha subaquática no Phil Foster Park (Riviera Beach)

A Trilha de Snorkel do Phil Foster Park é considerada um dos melhores pontos de mergulho para iniciante de toda a Flórida. Ela fica ao sul da praia do Phil Foster Park, em Riviera Beach, também na região de Palm Beaches.

Visão aérea da Trilha de Snorkel do Phil Foster Park em Palm Beaches
Reprodução: GoogleMaps

A trilha subaquática foi marcada com recifes artificiais e pode ser explorada com snorkel e pés de pato ou com cilindro.

Como ela é rasa (1,8 a 5 metros de profundidade) e fica a apenas 60 metros da praia, é o local perfeito para aprender, ou mesmo se aventurar em um primeiro mergulho, como foi o meu caso.

Mergulho no Phil Foster Park, em Riviera Bridge
Mergulho em trilha subaquática na Flórida

Segundo relatos da comunidade local de mergulhadores, já foram avistadas nessas águas várias espécies de cavalo-marinho, polvos, arraias, pequenos tubarões, tartarugas marinhas e até peixe-boi!

Mergulho em trilha subaquática na Flórida
Mergulho em trilha subaquática na Flórida

Leia mais dicas de viagem para Flórida


Salve essas 9 dicas de parques naturais na Flórida no Pinterest

Conheça as belezas inebriantes de 9 parques naturais na Flórida perto de Orlando. Saiba como chegar, quando ir, o que fazer e muito mais!


* Este artigo é um publieditorial. Seu conteúdo foi desenvolvido pelo Tô Pensando em Viajar especialmente para o Visit Florida.


Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

18 COMENTÁRIOS

  1. Amei as dicas de parques naturais na Flórida! Como você disse, lugares para sair do óbvio em uma viagem para lá. Eu só tinha lido sobre o Eveglades e seus famosos crocodilos. Não imaginava que havia tantos outros parques super interessantes para visitar.

  2. Meu sonho é conhecer os Parques Naturais da Flórida!!! Amei suas dicas e deixei salvo aqui para quando eu conseguir viajar pra lá. Espero que ainda esse ano :)

  3. Ouvimos tanto falar dos parques de diversões da Flórida mas pouquíssimo desses parques naturais – que me atraem muito mais, por sinal! Adoraria fazer o passeio no barco com chão de vidro em Silver Springs, deve ser maravilhoso! Perfeito para os covardes que não mergulham como eu kkkk

  4. Adorei conhecer alguns parques naturais da flórida! Fiquei morrendo de vontade de fazer um passeio com o airboat, deve ser muito divertido!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome