Interessada em compartilhar um lado da Flórida que nem todo mundo conhece, montei estes 3 roteiros temáticos em sete cidades perto de Orlando, com viagens para todos os gostos.

Descubra parte da história da Flórida, aproveite a natureza selvagem deste estado americano e um sem fim de atividades ao ar livre e curta belas praias com mar calminho e areia branca.

Bora conhecer a Flórida além do óbvio?


Leia também: O que fazer na Flórida – 21 experiências além do óbvio


3 roteiros temáticos em cidades perto de Orlando

No mapa interativo abaixo você vai descobrir quais são as sete cidades perto de Orlando que fazem parte dos 3 roteiros temáticos que você encontrará neste post com foco nos seguintes assuntos: história, natureza e praia.

As cores diferentes dos ícones no mapa, unem os roteiros. Siga adiante para navegar pelo menu.


Leia também: Como usar um mapa do Google My Maps personalizado para organizar a sua viagem



 1. Cidades perto de Orlando para aprender sobre a História da Flórida

O roteiro temático ‘História’ começa com Saint Augustine, a cidade mais antiga dos Estados Unidos. Ele também inclui uma passadinha pelas misteriosas ruínas em New Smyrna Beach, um mistério que até hoje ainda não foi solucionado.

O roteiro é perfeito para ser feito em 2 ou 3 dias, já que as cidades ficam bem perto de Orlando.

Mapa do roteiro histórico perto de Orlando

» Saint Augustine

Comece seu roteiro histórico por Saint Augustine, a cidade mais antiga dos Estados Unidos, a 170 Km de Orlando (entre Daytona Beach e Jacksonville).

Recomendo que a primeira parada seja o Ponce de Leon’s Fountain of Youth Archeological Park, o lugar onde ‘a história encontra a lenda’.

Neste parque temático você aprenderá muito sobre a história de St. Augustine e sua colonização espanhola. Depois da visita, estará pronto para partir para os próximos pontos históricos da cidade.

Roteiro histórico em cidade perto de Orlando, na Flórida

No parque, você terá a chance de ver como e onde era o primeiro assentamento europeu dos Estados Unidos,  aprenderá sobre o modo de vida dos Timucuan e poderá até tomar um golinho de água da fonte da juventude.

St Augustine: cidade perto de Orlando com muita história

O parque ainda oferece atividades como demostração do uso de canhão, planetário com informações sobre as técnicas de navegação da época de Ponce de Leon, e muito mais!


📜 Uma breve história da Flórida

A Flórida tem uma história de colonização diferente de outras partes dos Estados Unidos. O primeiro ‘conquistador’ europeu a chegar aqui, em 1513, foi o espanhol Juan Ponce de León.

Dizem que Ponce de León navegava em busca da ‘fonte da juventude’ e depois de uma dura tempestade, veio ancorar aqui.

Leia mais

Cidades perto de Orlando com histórias

Quando desembarcou, ele encontrou os Timucua, antigo povo originário dessa região, vivendo em uma aldeia ao redor de uma fonte de água fresca.

O mais interessante é que muitos Timucua tinham idade avançada (principalmente para o padrão europeu) e isso chamou muito a atenção do conquistador espanhol. Teria ele encontrado a tal ‘fonte da juventude’?

Ponce de León reivindicou as terras em nome do rei da Espanha e nomeou o lugar de La Florida, mas voltou para Porto Rico.

O primeiro assentamento espanhol permanente na Flórida só foi fundado em 1565, por outro conquistador espanhol, Pedro Menéndez de Avilés, em Saint Augustine.

Os ingleses só ‘assumiram o comando’ da Flórida em 1763, com a assinatura do Tratado de Paris.


A próxima atração histórica em St. Augustine é o Castillo de San Marco, o forte de alvenaria mais antigo dos Estados Unidos, construído em 1672 pelos espanhóis.

A visita ao interior da fortaleza é imperdível. Caminhe pelo convés dos canhões e imagine as batalhas que marcaram as grossas paredes de coquina, um tipo de rocha calcária formada por corais, conchas e areia compactadas.

Castillo de San Marcos em St Augustine, cidade perto de Orlando

Veja como dormiam e como viviam os soldados espanhóis e depois os ingleses. Desvende os mistérios das inscrições dos prisioneiros nas paredes das celas da solitária e reviva a história nesse importante marco da colonização espanhola em Saint Augustine.

Para completar o tour histórico à Saint Augustine, caminhe pelo centro histórico da cidade, explorando todas as atrações históricas da Saint George Street, a principal rua e coração da cidade antiga.

Rua do centro histórico de Saint Augustine, na Flórida

Ah, e não deixe de conhecer a Flagler College, antigo Hotel Ponce de Leon, um luxuoso hotel construído por Henry Flagler,  o magnata das ferrovias americanas’.

Só para você ter uma ideia da influência e fortuna do Flagler, esse hotel teve acesso a eletricidade 3 anos antes da Casa Branca!

Flagler College em St. Augustine


Leia também: 13 dicas imperdíveis de o que fazer em Saint Augustine


» New Smyrna Beach

Na volta para Orlando, faça uma rápida parada em New Smyrna Beach, uma das cidades mais antigas da Flórida, fundada em 1768 pelo médico escocês Andrew Turnbull.

A história conta que o doutor veio para o novo mundo com um grupo de colonos do Mediterrâneo, com a ideia de prosperar no cultivo de índigo, cana-de-açúcar e cânhamo. Porém, o plano não deu certo.

As plantações não foram para frente e isso trouxe escassez de comida, doenças e mortes. A colônia foi abandonada em 1777, mas deixou vivo um mistério: as ruínas do Old Fort Park.

Ruínas do Old Fort Park, em NSB perto de Orlando

Alguns dizem que essas ruínas são os restos da mansão abandonada do Dr. Turnbull. Outros historiadores, porém, sugerem que a estrutura, que mais parece um forte, pode ser da época dos espanhóis. Quem sabe até seja o Castillo de San Marcos original. Será?!

Pertinho do parque, que é muito bonito e arborizado, você encontrará também o New Smyrna Museum of History. Um museu que guarda boa parte dessa história e merece pelo menos uma horinha do seu tempo.

Museu em New Smyrna Beach

Para completar o roteiro histórico por essa cidade perto de Orlando, visite Sugar Mills Ruins, ruínas de uma usina de açúcar construída no início do século XIX.

Ruínas de um moinho de açúcar em New Smyrna Beach


‘Bônus histórico’ perto de Orlando

Para quem curte um outro tipo de história, a da corrida espacial, um lugar imperdível para visitar perto de Orlando é o Kennedy Space Center.

O ‘parque da NASA’ oferece a oportunidade de ver ao vivo e em cores o ônibus espacial Atlantis, uma nave que foi lançada ao espaço pela primeira vez em 1985 e fez sua última viagem em 2011.

Se você der sorte, também pode visitar o Kennedy Space Center para conhecer um astronauta e até assistir um lançamento. QUERO!


2. Cidades perto de Orlando para aproveitar a natureza

O segundo roteiro temático perto de Orlando é de natureza. Ecoturistas, essa é a hora de vocês!

Selecionei três cidades perto de Orlando para aproveitar as belezas naturais da Flórida: DeLand, Ocala e Crystal River.

Para percorrer este roteiro inteiro, recomendo no mínimo 4 dias.

Mapa do roteiro de natureza perto de Orlando


Leia também: 9 parques naturais incríveis na Flórida


» DeLand (West Volusia)

A pequena e encantadora DeLand fica a pouco mais de 30 minutos de Orlando. A cidade e sua vizinha, Orange City, possuem algumas das paisagens mais lindas da região.

Há dois passeios praticamente obrigatórios para os amantes da natureza: o Blue Spring State Park e o DeLeon Springs State Park.

O Blue Spring State Park é uma grande reserva natural conhecida por abrigar a maior fonte cristalina do rio St. John’s, um dos rios mais importantes da Flórida, que você pode conhecer em um belíssimo passeio de barco.

A reserva atrai viajantes interessados em diversas atividades aquáticas, como flutuação com bóia, caiaque, mergulho e snorkel.

Atividades aquáticas no Blue Spring State Park perto de OrlandoDurante o inverno, atrai também centenas de peixes-boi que procuram as águas quentinhas da nascente (sempre a 23º C). Para a proteção dos animais, durante este período, as atividades aquáticas no local são proibidas.

No De Leon Springs State Park você pode nadar, alugar um caiaque, uma canoa, fazer uma trilha ou mesmo aproveitar um dia de sol para fazer um piquenique ou churrasco ao ar livre.

Além disso, aqui você terá uma das experiências mais peculiares e autênticas da sua vida: comer panquecas em um antigo moinho de açúcar, o Old Spanish Sugar Mill, inaugurado em 1961.

No restaurante, dentro do parque, você prepara as panquecas em uma chapa no centro da sua mesa. Achei muito divertido e apetitoso!

Panquecas em parque natural perto de Orlando


Leia também: O que fazer em West Volusia


» Ocala

Em Ocala, no Condado de Marion e a 144km de Orlando, você poderá visitar o Silver Springs State Park, o parque conhecido como a ‘atração original da Flórida’.

O passeio no barco com chão de vidro (glass bottom boat) é o grande destaque do parque e foi inaugurado em 1870. Porém, se você preferir, pode apenas caminhar ou ‘navegar’ de caiaque ou SUP por paisagens marcantes desse lugar que faz parte da história do estado.

Parque Silver Springs perto de Orlando

A Silver Glen Springs Recreation Area é outra atração imperdível nessa cidade perto de Orlando.

Reserve pelo menos um período do dia para aproveitar as águas límpidas dessa que é uma das fontes cristalinas mais bonitas da Flórida!

Fonte cristalina em Ocala, cidade perto de Orlando

Para os amantes dos rios, recomendo descer o Rainbow River flutuando em uma bóia. O trajeto começa no KP Hole Park e dura cerca de 4 horas.

Flutuação com boia pelo Rainbow River em Ocala

Para completar suas eco-aventuras em Ocala, alugue uma bicicleta ou coloque um tênis confortável para percorrer a Blue Run Trail, trilha pavimentada que corta uma floresta incrível e corre paralela ao rio Rainbow.

Trilha na natureza perto de Orlando


The Canyons Zip Line, circuito de tirolesas

E se você pensa que essas são as únicas ‘eco-aventuras’ em Ocala, você está enganado! Para quem gosta de altura, a pedida é o circuito formado por 9 tirolesas na Canyons Zip Line & Canopy Tours.

Uma aventura na natureza nessa cidade perto de Orlando!


Leia também: As melhores dicas de o que fazer em Ocala


» Crystal River

A cidade de Crystal River fica na costa oeste da Flórida, a 160km do Aeroporto de Orlando (menos de 2 horas de carro) e é conhecida como a ‘Capital Mundial do Peixe-Boi’.

É o maior refúgio natural de inverno para peixes-boi na Costa Oeste da Flórida e único lugar onde é permitido, por lei, nadar com peixes-boi livres na natureza.

Aqui, você pode contratar um passeio guiado e fazer um mergulho para observação passiva desses animais. É uma daquelas experiências únicas na vida, sabe?!

Mergulho com peixe boi em Crystal River perto de Orlando

Como se não bastasse tudo isso, Crystal River também é lar de um do lugares mais lindos que já visitei na vida: Three Sisters Springs. Um complexo de três nascentes que parece cenográfico de tão lindo!

Você pode chegar até lá nadando (com snorkel), de caiaque ou SUP. Dá para imaginar um paraíso desses a menos de 2 horas de Orlando?!

Three Sisters Springs perto de Orlando

Para completar este roteiro de natureza perto de Orlando, não dava para não falar do famoso passeio de airboat, um clássico da Flórida.

Esses barcos especiais têm uma grande hélice na parte traseira, fora da água. Isso faz com que eles deslizem – em alta velocidade – pela vegetação alagada tão característica dessa região dos Estados Unidos.

Em Crystal River, você pode fazer o passeio de airboat no Golfo do México e no rio Withlacoochee, com paisagens bem diferentes.

Passeios de airboat em Crystal River perto de Orlando


Leia também: O que fazer em Crystal River, a capital mundial do peixe-boi

Airboat perto de Orlando

Se você não tem tempo para ir até Crystal River, mas mesmo assim quer fazer um passeio de airboat perto de Orlando, recomendo o Lone Cabbage Fish Camp.

Eles oferecem um passeio de airboat com duração de 30 minutos, a apenas 50km do aeroporto de Orlando. Vale muito a pena!


Leia também: 4 dicas sensacionais de passeios de airboat na Flórida


3. Cidades com praia perto de Orlando

Para finalizar essa lista com 3 roteiros temáticos perto de Orlando, vamos de praia. Que tal?!

Roteiro de cidades de praia perto de Orlando

‘Pegar uma praia’ perto de Orlando pode ser a oportunidade perfeita para descansar da maratona de parques.

Em uma hora de viagem você chega às praias do Oceano Atlântico (costa leste) e em menos de 90 minutos você chega às praias da costa oeste (Golfo do México).

» Cocoa Beach: a praia mais perto de Orlando

Cocoa Beach é a praia mais perto de Orlando. É possível chegar até lá em 1 horinha só de carro.

Dá pra curtir o dia na praia, que tem um pier com uma boa estrutura de restaurantes e bares e visitar a Ron Jon Surf Shop, a maior loja de surf do mundo, aberta 24 horas, 365 dias no ano.

Cocoa Beach: dica de praia em cidade perto de Orlando

Para quem não sabe, Cocoa Beach é a terra natal de Kelly Slater, o maior surfista do mundo e como não poderia ser diferente: tem onda!


Leia também: O que fazer em Cocoa Beach – 6 dicas imperdíveis


» New Smyrna Beach

New Smyrna Beach é uma charmosa cidade de praia perto de Orlando (115km), na costa leste da Flórida. Essa pequena e estilosa cidade do condado de Volusia possui uma história interessantíssima (já falei dela no roteiro de história), natureza abundante e belíssimas praias.

Vale a pena conhecer!

Dica de praia perto de Orlando: New Smyrna Beach


Leia mais: New Smyrna Beach – charme e autenticidade na Flórida


» Daytona Beach

Daytona Beach é uma das mais famosas praias perto de Orlando (100km). A praia é linda e tem ótima estrutura para receber visitantes e atrações e diversão para a família toda!

Daytona Beach: dica de praia perto de Orlando

Além dos atrativos naturais, Daytona Beach é casa também, do famoso Daytona International Speedway, o autódromo que recebe velocíssimas corridas NASCAR.

Mesmo que você não tenha oportunidade de assistir a uma corrida, pode visitar o museu Motorsports Hall of Fame of America.

Motorsports Hall of Fame em Daytona Beach

Clearwater Beach, a queridinha da Costa Oeste

A praia Clearwater é uma das praias mais incríveis perto de Orlando, na costa oeste do estado.

Com água calma, cristalina e areia branquinha. A praia tem ótima infraestrutura e fica a cerca de 2 horas de carro de Orlando, bem perto de St. Petersburgo, outra cidade interessantíssima.

Em Clearwater Beach, vale a pena se hospedar no Opal Sands Resort (★ 9.3). Se você preferir se hospedar em St. Petersburg, uma excelente opção é o Hyatt Place Downtown (★ 9.0).


Leia também: As 10 melhores praias perto de Orlando


Leia mais dicas de viagem para a Flórida


* Este artigo é um publieditorial. Seu conteúdo foi desenvolvido pelo Tô Pensando em Viajar especialmente para o Visit Florida.


Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

9 COMENTÁRIOS

  1. Esses roteiros temáticos para fugir do básico de Orlando foram uma ideia genial! Perfeito para complementar a viagem e fazer um programa diferente! O roteiro de Cidades perto de Orlando para aproveitar a natureza foi o que mais curti! 💚

  2. Não conheço a Flórida, mas fico feliz em saber que tem muito mais que parques perto de Orlando. Adorei o roteiro histórico e fiquei encantada com as belezas naturais de DeLand e com as praias. Que delícia de post!

  3. Ainda não conheço Orlando, mas quando puder viajar para lá vou querer fazer esse roteiro de cidades de natureza por perto! Obrigada por compartilhar

  4. Quantos roteiros interessantes em Flórida que mal tinha ouvido falar! Todos realmente incríveis, mas apaixonada por praia que sou, se fosse para escolher, ficaria com o último! rs

  5. Nossa, quando a gente ia imaginar tantas coisas interessantes perto de Orlando? Confesso que gostei muito de Saint Augustine, gosto muito de história e ia gostar de conhecer a cidade mais antiga.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome