Gasparilla: o festival de piratas em Tampa

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Se você gosta de aventura, diversão e de explorar as peculiaridades de cada destino, você não pode perder o Gasparilla, um festival anual de piratas em Tampa, na Flórida.

A festa é uma homenagem ao lendário pirata José Gaspar, que aterrorizou a costa da Flórida nos séculos XVIII e XIX, e teria escondido um tesouro na região.

Durante o Gasparilla, a cidade se transforma em um cenário de filmes de piratas. Com pessoas fantasiadas, barcos enfeitados, desfiles, shows e muita animação.

Quer saber mais sobre essa tradição que já dura mais de um século? Então vem comigo.



O que é Gasparilla: uma experiência única em Tampa

O Gasparilla é um festival popular anual que acontece no último sábado de janeiro, em Tampa, na Flórida. Desde 1904.

Invasão pirata durante a Gasparilla em Tampa
Foto: Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

É organizado pelos membros da Ye Mystic Krewe of Gasparilla (YMKG), inspirado na lenda do pirata José Gaspar, o Gasparilla, que teria aterrorizado toda essa região no final do século XVIII e início do século XIX.

Todos os anos, um navio pirata chamado Jose Gasparilla II, lotado com piratas de todos os tipos e idades, é usado para invadir a cidade de Tampa, em uma cerimônia bem divertida.

O grande navio pirata é acompanhado por centenas de outros barcos particulares e vão até o Centro de Convenções de Tampa, onde exigem que o prefeito entregue a chave da cidade. Tudo encenação, claro!

Invasão pirata durante a Gasparilla, em Tampa
Foto: Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

Depois disso, é hora de embarcar no próximo evento: a parada de piratas (YMKG Invasion & Parade of Pirate), considerada a terceira maior parada anual dos Estados Unidos.

Ela conta com mais de 100 carros alegóricos, banda e diversos artistas que se apresentam ao vivo, por um trajeto de 7.2 quilômetros, pela orla de Tampa até o Tampa Riverwalk (ponto final desde 2011), onde a festa continuam até altas horas.

Desfile durante a Gasparilla, em Tampa
Foto: Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

Leia também: 27+ pontos turísticos e coisas para fazer em Tampa, na Flórida


Seminole Hard Rock Gasparilla Pirate Fest em 2024

Este ano, a Seminole Hard Rock Gasparilla Pirate Fest acontece no dia 27 de janeiro de 2024. O evento é gratuito e aberto ao público e atrai cerca de meio milhão de pessoas todos os anos.

É uma experiência única e inesquecível, que mistura história, cultura e diversão.


A lenda de José Gaspar

As histórias contam que José Gaspar, também conhecido como Gasparilla, era um dos piratas mais temidos do Golfo do México.

Segundo a lenda, ele era um oficial da marinha espanhola que se rebelou contra o rei e se tornou um corsário. Era considerado o ‘último Buccaneer’ – vem daí o nome do time de futebol americano da cidade -. E navegava em um navio capturado de um comerciante francês, com uma tripulação de mais de 200 homens.

A lenda do pirata José Gaspar é inspiração para a Gasparilla, em Tampa

Gasparilla atacava e saqueava navios mercantes, militares e até mesmo de passageiros, roubando ouro, prata, joias e outras riquezas. E era tão cruel, que chegou a matar alguns de seus próprios homens por desobediência ou traição.

O pirata reinou nos mares do Golfo do México por mais de 40 anos. Até que, em 1821, decidiu ‘se aposentar’.

No entanto, foi surpreendido por um navio de guerra dos Estados Unidos, que lhe preparou uma armadilha.

Percebendo estar cercado, preferiu explodir seu próprio navio a se render. E acabou morrendo com um tesouro que nunca foi encontrado.


Seminole Hard Rock Gasparilla Pirate Fest: a programação da festa dos piratas em Tampa em 2024

A festa de Gasparilla de 2024 promete ser uma das maiores e mais animadas de todos os tempos.

A invasão dos piratas começa às 11h30. E a parada às 14h.

Outros eventos importantes também fazem parte da programação do Gasparilla, antes e depois do dia 27 de janeiro.

Como o Gasparilla Children’s Parade, um evento voltado para as crianças e famílias. O desfile segue o mesmo trajeto da festa principal, mas é mais curto e começa mais cedo. Há também uma queima de fogos no final do desfile.

Geralmente acontece uma semana antes da parada principal. Em 2024, aconteceu no dia 20 de janeiro.


Veja mais informações no site oficial do evento


3 dicas para aproveitar o Gasparilla em Tampa

1. Chegue cedo para garantir um bom lugar para assistir à invasão e a parada. Os melhores lugares são os mais perto da água. Onde você consegue ver melhor os barcos e a encenação.

Você pode levar cadeiras e cooler com bebida e comida. Mas lembre-se de que não é permitido consumir bebidas alcoólicas em público nos EUA. A fiscalização é redobrada e quem desrespeita a lei tem que pagar uma multa.

2. Use protetor solar, óculos escuros e chapéu. O sol da Flórida pode ser forte. E beba bastante água para se hidratar. Se você for beber, faça-o com moderação e responsabilidade, e não dirija depois.

3. Tome cuidado com as crianças. Como a festa costuma ser muito cheia e movimentada, sempre combine um ponto de encontro caso alguém se perca. Ensine as crianças a procurar um policial ou um voluntário da festa caso se sintam-se perdidas.


Mini-guia do que fazer em Tampa

Além da festa do Gasparilla em Tampa, você pode aproveitar para explorar as diversas atrações da cidade, como:

  • Busch Gardens
  • Florida Aquarium
  • Tampa Museum of Art
  • Tampa Bay History Center
  • Ybor City

Leia também: Onde comer em Tampa – +15 restaurantes imperdíveis na cidade


Abra uma conta internacional gratuita e economize muito na viagem para o exterior

Passei a economizar MUITO nas minhas viagens para o exterior desde que comecei a usar os cartões de débito internacional vinculados à conta Nomad digital e conta multimoedas Wise.

Essas contas são gratuitas e usam o câmbio do dólar comercial. Bem mais vantajoso do que o dólar turismo, usado pelas casas de câmbio e bancos. Além disso, cobra apenas 1,1% de IOF. Menos que os cartões de crédito brasileiros.


Leia também: Conta Nomad é confiável? Abra a sua já e ganhe até US$ 20 (R$ 100) de presente


E você, já conhecia o festival dos piratas em Tampa?

Arrume as suas malas, prepare a sua fantasia, e embarque nessa aventura. Você vai se surpreender e se divertir como nunca.


Leia mais dicas de viagem para a Flórida


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM