O incrível Beco do Batman, na Vila Madalena em São Paulo

0

O Beco do Batman, tradicional endereço do graffiti em São Paulo, fica escondido entre as vielas da Vila Madalena, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque e é o paraíso para os amantes de arte de rua como eu! Quer saber por que?!

Beco do Batman, em São Paulo

A História do Beco do Batman em SP

O Beco do Batman é referência para o graffiti paulistano há mais de 30 anos. Reza a lenda que nos anos 80 um desenho do Batman apareceu da noite pro dia em uma das paredes do beco. A partir daí, o nome pegou e o Beco do Batman, como passou a ser conhecido, se tornou tela em branco – ou quase isso – para artistas pioneiros na arte urbana em São Paulo, como Alex Vallauri e depois o Grupo Tupinãodá.

O lugar, que antigamente era abandonado, largado, passou por uma imensa transformação com a presença dos artistas e as paredes cheias de arte e hoje em dia tem status de atração turística, com direito a placa e tudo!

Beco do Batman, em São Paulo


Aliás, o movimento de transformação das cidades pela arte de rua é algo global. Muitas cidades como Nova York e Londres tiveram bairros inteiros transformados pela arte de rua, como é o caso de Wynwood, em Miami.


Beco do Batman para pedestres

Pra melhorar, a passagem de carros pelo Beco do Batman foi interrompida, o que permite a circulação de pessoas por ali sem o menor problema!

Beco do Batman, em São Paulo

Beco do Batman, em São Paulo


Detalhe!! Tá vendo a boca dos Stones grafitada no muro?! Quem fez esse graffiti foi o próprio Ron Wood, guitarrista do Rolling Stones quando eles vieram tocar em São Paulo em 2016. Legal, né?!


São Paulo, o Beco do Batman e o graffiti

O graffiti é um patrimônio da cidade de São Paulo, que é casa de alguns dos maiores artistas do mundo! Tanto, que as paredes do Beco são disputadíssimas e os artistas têm até um código de honra entre si: quando alguém quer pintar por cima de um graffiti antigo, tem que conversar com o dono do trabalho e mesmo sem existir uma curadoria oficial, as coisas por aqui estão funcionando! Se organizar direitinho, todo mundo pinta, né?!

Esse muro, por exemplo, é uma obra coletiva que foi feita por 6 artistas diferentes: Highgraff + Ninguém Dorme + Milo Tchais + Hebert Baglione + Boleta + Fefe Talavera.

Beco do Batman, em São Paulo

Como eu não canso de falar, São Paulo é berço e tela de grandes artistas urbanos. É, sem sombra de dúvida, a melhor cidade brasileira pra ver e conhecer mais sobre graffiti, pixação, lambe-lambe, stickers e outras formas de arte que colorem e dão significado à cidade.

Pra ir além das cores do Beco do Batman, nada melhor que saber mais sobre os artistas responsáveis por essas obras de arte.

Conheça os Artistas por trás dos muros do Beco do Batman

Rita Wainer

Beco do Batman, em São Paulo

Miss Van e Ciro Schu

Colaboração entre a artista francesa Miss Van e o paulistano Ciro Schu.

Beco do Batman, em São Paulo

Boleta

Daniel Medeiros, também chamado de Boleta usa em seus murais elementos da natureza, misturando referências do mundo da tatuagem e psicodelia dos anos 60 e 70. Seus passarinhos são personagens frequentes em suas pinturas.

Beco do Batman, em São Paulo

CALIGRAPIXO + Cento e Vinte Libras + IGNOTO

Beco do Batman, em São Paulo

Speto + Ciro + Binho Ribeiro

Beco do Batman, em São Paulo

Coletivo Transverso

As intervenções urbanas do Coletivo Transverso, criado em 2011 são carregadas de poesia e questionamento. Como eles mesmos dizem: ‘Buscamos a construção de uma identidade estética que alie plasticidade e conteúdo, inspirada pelo haikai oriental e pelo poema-objeto concretista. Os poemas e desenhos são autorais, e todo o material das intervenções é idealizado e produzido num processo colaborativo nas reuniões do coletivo.’

Beco do Batman, em São Paulo

Highgraff + Ninguém Dorme + Milo Tchais + Boleta

Beco do Batman, em São Paulo

Speto

Speto é um dos grandes nomes da arte de rua brasileira, reconhecido mundialmente, e na ativa desde a década de 80! Os trabalhos dele são únicos e lembram xilogravuras inspiradas nos desenhos de cordel. Legal, né?!

Beco do Batman, em São Paulo

Paulo Ito

Os murais do Paulo Ito geralmente são enormes, e carregados de críticas que nos fazem refletir sobre diversos temas, mostrando o papel importante que a arte de rua tem no desenvolvimento de reflexões, inspirações.

Beco do Batman, em São Paulo

Sliks

Uma das coisas mais interessantes nos trabalhos do Sliks é o uso constante de sua tag. Todo grafiteiro tem uma tag, e praticamente todo tipo de graffiti veio dessa linguagem caligráfica das tags, da pixação.

Tanto, que em inglês, os grafiteiros são chamados de “writers’, escritores. O Sliks usa e abusa desse título, criando sobreposições surreais, e nos apresentando um outro mundo, o mundo dentro da cabeça do artista.

Beco do Batman, em São Paulo


Leia mais: Arte de Rua: 7 Artistas pra conhecer em São Paulo


Onde fica o Beco do Batman

O Beco do Batman fica entre as rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque, Vila Madalena – São Paulo.

Como chegar no Beco do Batman

Na onda dos aplicativos de motorista, a Cabify desponta como uma ótima alternativa! Você já conhece?!Cadastre-se e ganhe R$15.


Onde Se Hospedar em São Paulo

Se você não é de São Paulo e quer descobrir novas regiões pra ficar na cidade, a Vila Madalena é uma ótima escolha. Assim como o bairro vizinho Pinheiros, regiões super bem localizadas e

Sabendo que é difícil superar os clássicos, e se eu não morasse aqui, ia sempre me hospedar na Avenida Paulista. Aproveite os ótimos preços do Ibis São Paulo Paulista, do Ibis Budget SP Paulista, na Consolação, ou do Ibis Budget SP Paraíso, lá na outra ponta da avenida. Você vai estar praticamente ‘dentro’ das estações de metrô em uma região com ótimas opções culturais e de lazer. Vai por mim!

Meliá Paulista, Mercure Sao Paulo Paulista e Blue Tree Premium Paulista também são ótimas opções na região da Bela Vista. Se tiver em busca de uma opção mais requintada, pode se hospedar no clássico Maksoud Plaza ou o super charmoso L’Hotel PortoBay São Paulo.

Pra quem está procurando uma opção mais econômica, pode conferir mais sobre o Soul Hostel e o Mama Brasil Hostel.


Leia também: Guia completo de onde ficar em SP por regiões


Salve essas dicas no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas por lá!Beco do Batman, em São Paulo


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Compartilhar
Alessandra Fratus

Viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome