O Beco do Batman, tradicional endereço do graffiti em São Paulo, fica escondido entre as vielas da Vila Madalena, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, e é o paraíso para os amantes de arte de rua como eu. Quer saber por quê?!

Beco do Batman, em São Paulo


Leia também: Onde ficar em SP – O Guia Completo


A História do Beco do Batman em SP

O Beco do Batman é referência para o graffiti paulistano há mais de 30 anos. Reza a lenda que nos anos 80 um desenho do Batman apareceu da noite pro dia em uma das paredes do beco. A partir daí, o nome pegou e o Beco do Batman, como passou a ser conhecido, se tornou tela para artistas pioneiros na arte urbana em São Paulo, como Alex Vallauri e depois o Grupo Tupinãodá.

O lugar, que antigamente era abandonado, largado, passou por uma imensa transformação com a presença dos artistas e as paredes cheias de arte e hoje em dia tem status de atração turística, com direito a placa e tudo!

Beco do Batman, em São Paulo


Aliás, o movimento de transformação das cidades pela arte de rua é algo global. Muitas cidades como Nova York e Londres tiveram bairros inteiros transformados pela arte de rua, como é o caso de Wynwood, em Miami


Onde fica o Beco do Batman

O Beco do Batman fica entre as rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena, bairro boêmio da zona oeste de São Paulo.

Quando ir

Geralmente o Beco do Batman fica lotado nos finais de semana, mas você também vai encontrar bastante movimento lá de segunda a sexta. Cada dia mais famoso, é comum ver uma quantidade enorme de gringos passeando por lá.

Como chegar

Eu sou do tempo que a gente passava no Beco do Batman de carro. Não dava, né? Felizmente, a prefeitura resolveu interromper o trânsito de carros pelo Beco do Batman, permitindo a circulação de pessoas por aqui sem preocupações. Bom, né?!

Beco do Batman, em São Paulo

» De carro

Para chegar até o Beco do Batman é super fácil. Você pode dirigir até uma das duas entradas do Beco e depois caminhar observando os graffitis. Como não dá para passar com o carro, você vai precisar estacionar nas redondezas, uma tarefa meio chata para quem não conhece muito bem a região.

Recomendo parar em um dos estacionamentos da Rua Harmonia. Prepare-se para pagar entre R$15 e R$20 por período.

» Aplicativos de mobilidade

Outra alternativa bem legal é usar um dos aplicativos de motorista. Nós usamos e recomendamos a Cabify. Você já conhece?!

Cadastre-se e ganhe créditos para usar.

» Metrô

A estação Fradique Coutinho da linha amarela é a estação de metrô mais perto do Beco do Batman (1.5 km). A estação Vila Madalena, linha verde do metrô, fica a 1.7 km de distância do Beco do Batman.

São Paulo, o Beco do Batman e o graffiti

O graffiti é um patrimônio da cidade de São Paulo. Não é à toa que SP é considerada uma das capitais do mundo de arte de rua.

Aqui no Beco do Batman, as paredes são disputadíssimas e os artistas têm um código de honra entre si: quando alguém quer pintar por cima de um graffiti antigo, tem que conversar com o dono do trabalho e mesmo sem existir uma curadoria oficial, as coisas por aqui estão funcionando! Se organizar direitinho, todo mundo pinta, né?!

Esse muro, por exemplo, é uma obra coletiva que foi feita por 6 artistas diferentes: Highgraff + Ninguém Dorme + Milo Tchais + Hebert Baglione + Boleta + Fefe Talavera.

Beco do Batman, em São Paulo

Como eu não canso de falar, São Paulo é berço e tela de grandes artistas urbanos. E conhecê-los é mais importante ainda. Quer tirar uma foto usando um dos murais no Beco do Batman como fundo, ótimo, vai fundo, mas pelo menos leia mais e conheça o artista responsável por aquela arte. É dando valor e crédito a estes artistas incríveis, que a gente vai conseguindo estimular cada vez mais a arte.

Aproveite que São Paulo é a melhor cidade brasileira para conhecer mais sobre graffiti, pixação, lambe-lambe, stickers e outras formas de arte que colorem e dão significado à cidade e vá pra rua. Vá ver!

Conheça os artistas por trás dos murais do Beco do Batman

Para ir além das cores do Beco do Batman, nada melhor que saber mais sobre os artistas responsáveis por essas obras de arte. Que tal embarcar comigo em um  um tour virtual pelas paredes do Beco do Batman? Vou te contar mais sobre os meus murais preferidos e sobre os artistas por trás das obras.

» Os Tupys

Entrando no Beco do Batman pelo cruzamento da R. Medeiros de Albuquerque com a Tv. Alonso vamos dar de cara com esse mural recente do do coletivo Os Tupys.

O coletivo é formado por Carlos Delfino, Ciro Cozzolino e Zé Carratu, e é deles também o mural na lateral do Edifício Casa do Baixo Augusta, na Rua da Consolação, sabe? Em frente à Paróquia Nossa Senhora da Consolação.

Beco do Batman em São Paulo

Eu ainda não tinha visto esse aqui no Beco do Batman. Achei no mínimo provocativo, né?! Começar a visita ao Beco do Batman assim já te faz pensar.


Leia também: 7 artistas para (re)conhecer nas ruas de São Paulo


» Miss Van e Ciro Schu

Outro destaque do Beco do Batman, para mim, é a colaboração entre a artista francesa Miss Van e o paulistano Ciro Schu, que vai sobrevivendo por aqui.

Beco do Batman, em São Paulo

Miss Van é um dos grandes nomes da arte de rua mundial, e o trabalho dela já ganhou as galerias de arte. Vale a pena conferir mais sobre ele.

» Bueno Caos

Beco do Batman em São Paulo

Outra novidade no Beco do Batman. Oba! Quem não conhece o Pelé Beijoqueiro do Bueno Caos?!

Luis Bueno trabalhou como designer e ilustrador e iniciou seus experimentos nas ruas de São Paulo em 2007.

Ele usa o lambe-lambe como sua principal linguagem e espalha seus personagens pelas paredes das ruas de São Paulo. Eu adoro essa série do Bueno porque acho ela ao mesmo tempo crítica e alto astral. É o tipo de ‘humor’ de que agrada. Impossível não sorrir ao avistar um beijinho desses!

Tá vendo?! Você já tinha visto o Pelé beijoqueiro tantas vezes pela cidade, mas aposto que nem sabia o nome do ‘pai’ dele, né?! Vivendo e aprendendo…

» Boletabike

Daniel Medeiros, também chamado de Boletabike usa em seus murais elementos da natureza, misturando referências do mundo da tatuagem e psicodelia dos anos 60 e 70. Seus passarinhos são personagens frequentes em suas pinturas.

Beco do Batman, em São Paulo

Esse mural aí de cima também não existe mais. Ele foi substituído por esse outro, feito em colaboração com o Milo Tchais.

Beco do Batman em São Paulo

» CALIGRAPIXO + Cento e Vinte Libras + IGNOTO

Esse mural também já foi atropelado diversas vezes, infelizmente.

Beco do Batman, em São Paulo

» Speto + Ciro + Binho Ribeiro | O Mural da Discórdia

Esse famoso mural feito em colaboração pelos artistas Binho Ribeiro, Speto e Ciro foi centro de uma polêmica recente.

Ele foi apagado por um morador da região, que resolveu do dia para a noite, pintar de cinza o muro externo da sua casa. O caso ganhou notoriedade, e a discussão de quem tinha razão ou não rodou o Brasil.

Beco do Batman, em São Paulo

Fato é que o próprio Binho Ribeiro decidiu conversar com seu João e conseguiu autorização para pintar um novo mural. Ainda bem, né?! Porque uma parede cinza não combina nadinha com o Beco do Batman.

Beco do Batman em São Paulo

O mural foi pintado em colaboração com os artistas Boletabike e Milo Tchais.

» Coletivo Transverso

Olhe para cima e se surpreenda com as intervenções urbanas do Coletivo Transverso, criado em 2011.

Beco do Batman, em São Paulo

Os lambe-lambes são carregados de poesia e questionamento, e como eles mesmos dizem:

‘Buscamos a construção de uma identidade estética que alie plasticidade e conteúdo, inspirada pelo haikai oriental e pelo poema-objeto concretista. Os poemas e desenhos são autorais, e todo o material das intervenções é idealizado e produzido num processo colaborativo nas reuniões do coletivo.’

» Enivo

Esse mural é outra novidade no Beco do Batman, e já chegou causando filas imensas. Afinal de contas, todo mundo quer uma selfie com o pavão, não é?!

Beco do Batman em São Paulo

Esse mural genial é do Enivo, um dos artistas de rua mais ativos aqui em São Paulo. É bem comum parar de descobrir novos grafites de um artista pela cidade depois que ele fica famoso e começa a ganhar as galerias. Só os bons mesmo continuam pintando na rua e trazendo mais arte e cor para a cidade. O Enivo é um desses caras. Você pode ver trabalhos dele por toda a cidade.

» NOVE | Digital Orgânico

Outro mural pintado recentemente aqui no Beco do Batman. E que coisa linda!

Beco do Batman em São Paulo

O responsável por esssa beleza é o talentoso NOVE, conhecido também como Digital Orgânico.

As composições geométricas do Digital Orgânico, e o uso de cor e luz são espetaculares. Uma assinatura dele, diferente de tudo e de todos. Vale a pena conhecer mais sobre o trabalho dele!

» Sliks

Saindo da pracinha principal ali do Beco do Batman, e subindo a rua Gonçalo Afonso, você logo vai ver uma das paredes mais legais do Beco. Uma das mais fotogênicas, com certeza!

Beco do Batman, em São Paulo

Essa parede é um trabalho do Rafael Sliks, um dos grandes artistas de rua de São Paulo, e do mundo – o cara é fera! -, e um dos meus artistas favoritos!

Uma das coisas mais interessantes nos trabalhos do Sliks é o uso constante de sua tag. Todo grafiteiro tem uma tag, e praticamente todo tipo de graffiti veio dessa linguagem caligráfica das tags, da pixação.

Tanto, que em inglês, os grafiteiros são chamados de “writers’, escritores. O Sliks usa e abusa desse título, criando sobreposições surreais, e nos apresentando um outro mundo, o mundo dentro da cabeça do artista.

» Speto

Beco do Batman em São Paulo

Speto é o cara, né?! Não preciso nem falar.

Ele é um dos grandes nomes da arte de rua brasileira, reconhecido mundialmente, e na ativa desde a década de 80!

Os trabalhos dele são únicos e lembram xilogravuras inspiradas nos desenhos de cordel.

Delirei quando vi a arte nova, que substituiu o clássico casal, que também era fenomenal!

O Speto mora bem pertinho do Beco do Batman e tanto ele quanto suas figuras são meio os guardiões desse lugar.

Este é um mural super importante, novíssimo, e você não pode deixar de tirar uma foto dele, ou com ele de fundo, hein?!

» Paulo Ito

Na outra ponta do Beco do Batman, quase chegando na rua Harmonia, você vai avistar o enorme mural do gênio Paulo Ito. Os trabalhos dele geralmente são enormes e carregados de críticas que nos fazem refletir sobre diversos temas, mostrando o papel importante que a arte de rua tem no desenvolvimento de reflexões, inspirações.

Beco do Batman, em São Paulo

O mural de cima deu lugar a esse outro em 2017. Sempre muito perspicaz. Sou muito fã do Paulo Ito.

Beco do Batman em São Paulo

Outros graffitis famosos perto do Beco do Batman

» As asas de anjo da Vila Madalena

Com certeza você já deve ter visto no Instagram aquele seu amigo ou amiga que foi para São Paulo, visitou o Beco do Batman e fez aquela selfie dos sonhos com duas asas coloridas de anjo. Não viu?!

Beco do Batman em São Paulo

Se você está louca para saber onde ficam essas asas de anjo, vou te contar. O Anjo da Vila Madalena fica na Rua Harmonia, 150, na loja Kotton Futon. Super perto do Beco do Batman.

Corre lá para garantir a sua foto!

Onde ficar em São Paulo

Se você não é de São Paulo e quer descobrir novas regiões pra ficar na cidade, a Vila Madalena é uma ótima escolha. Assim como o bairro vizinho Pinheiros, regiões super bem localizadas e

Sabendo que é difícil superar os clássicos, e se eu não morasse aqui, ia sempre me hospedar na Avenida Paulista. Aproveite os ótimos preços do Ibis São Paulo Paulista, do Ibis Budget SP Paulista, na Consolação, ou do Ibis Budget SP Paraíso, lá na outra ponta da avenida. Você vai estar praticamente ‘dentro’ das estações de metrô em uma região com ótimas opções culturais e de lazer. Vai por mim!

Meliá Paulista, Mercure Sao Paulo Paulista e Blue Tree Premium Paulista também são ótimas opções na região da Bela Vista. Se tiver em busca de uma opção mais requintada, pode se hospedar no clássico Maksoud Plaza ou o super charmoso L’Hotel PortoBay São Paulo.

Pra quem está procurando uma opção mais econômica, pode conferir mais sobre o Soul Hostel e o Mama Brasil Hostel.


Leia também: Como chegar ao Aeroporto de Guarulhos mais rápido e barato?


Leia mais sobre São Paulo

» O que fazer em São Paulo

» Onde comer em São Paulo

» Onde se hospedar em São Paulo


Salve essas dicas no PinterestBeco do Batman, em São Paulo


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


8 COMENTÁRIOS

  1. PARABENS PELA DESCRIÇÃO DETALHADA DO BECO DO BATMAN, SUA ORIGEM E COMO VOCES SE REPEITAM ENTRE SI!!!
    SE TODOS OS BRASILEIROS FOSSEM ASSIM, ACHO QUE BRASIL SERIA UMA PAIS MUITO MAIS RESPEITADO E DESENVOLVIDO!!!
    COM CERTEZA IREI CONHECER SUAS OBRAS E LEVAR MUITOS AMIGOS PARA LÁ!!
    ABRACOS !!!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome