Aqui, pega essa semente e carrega sempre com você. Esse foi o primeiro presente – e conselho – que recebi ao chegar em Rio Branco, capital do Acre. Naquela época, eu mal sabia dos poderes mágicos da semente de aguaí (Thevetia peruviana), uma árvore nativa da Amazônia, também conhecida como Chapéu de Napoleão, Castanha elétrica, Nó-de-Cobra e Coração de Jesus.

Como eu não sou boba nem nada, acatei o conselho – e o presente – e comecei a andar com a tal semente triangular diferentona colada ao corpo. Afasta as cobras. É melhor garantir.

Semente de aguaí: o amuleto mágico da Amazônia

Depois descobri que os povos nativos da Amazônia usam as sementes de aguaí como amuleto durante as caçadas. Além de tornar a caçada mais eficaz, dizem que o som das sementes batendo umas nas outras, realmente afasta as cobras e outros animais peçonhentos.

A vibração magnética das sementes de aguaí

Sementes de aguaí
Lionel Allorge / CC BY-SA

Mas não para por aí. Dizem também que essa semente emite uma alta vibração magnética, que pode ser captada por aparelhos usados na radiestesia, como pêndulos, por exemplo.

Essa seria capar de promover o equilíbrio físico, emocional e espiritual de qualquer pessoa, agindo contra energias negativas, doenças e purificando ambientes carregados. Alguém duvida?

Outra curiosidade da semente de aguaí, é que existem as sementes macho e fêmea. Para descobrir quem é quem, você deve mergulhar as sementes em um recipiente com água. As sementes fêmeas afundam, as que são machos, boiam.

O mais interessante é que também dizem que os poderes mágicos dessas sementes se potencializam quando alguém usa os dois gêneros juntos.

Árvore tóxica

Sementes de aguaí
Francisco Manuel Blanco (O.S.A.) / Public domain

Ao mesmo tempo, a árvore aguaí é altamente tóxica. Ela produz uma seiva leitosa que em contato com os olhos, pode causar perda da visão. E pior: se essa mesma seiva entrar em contato com a corrente sanguínea, pode acelerar os batimentos cardíacos até a morte do desavisado. Aí já era.

Venenos e antídotos. Não somos todos?

A semente de aguaí é tão famosa que existe até um livro dedicado a ela. ‘Aguaí Zen para Macrobióticos’ do Dr. Henrique Smith.

Eu mesma não largo da minha. Aprendi que dá para usar como colar, amarrada na cintura, no bolso da calça, de qualquer jeito perto da gente.

Em casa, é só distribuir as sementes pelos batentes das janelas e outras superfícies para se livrar dos pernilongos, baratas e outros seres indesejáveis.

Vale tentar?


Leia também: Onde ficar em Rio Branco, no Acre


 

RESOLVA SUA VIAGEM

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom Dia!
    Eu também uso o casal de sementes aguaí, logo na primeira semana que comecei a usar, nunca mais senti dores nas costas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome