Onde ficar em Cuba: da casa particular ao resort all inclusive

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Durante o planejamento da viagem de 13 dias em Cuba o assunto hospedagem foi um dos tópicos mais complicados. Falta informação online atualizada e tudo parece meio confuso.

Por isso, nesse post vou tentar solucionar algumas dúvidas que eu tinha e que você também pode ter sobre onde ficar em Cuba.

Onde ficar em Cuba

Vou te contar também sobre as minhas variadas experiências de hospedagem na ilha: apartamentos particulares em Havana, casa particular em Cienfuegos, quartos independentes em Viñales, hostal em Trinidad e resort all inclusive em Varadero.

Afinal de contas, meu objetivo é experimentar o máximo de opções possíveis pra te contar tudo depois! Vamos lá?


Seguro viagem é obrigatório em Cuba, hein?!

E uma ótima dica para economizar muito é usar um comparador online para pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar. A gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo.

Aproveite a oportunidade e use o código TOPENSANDO05 para ganhar, no mínimo, 10% de desconto!

QUERO DESCONTO


Leia também: Como escolher o melhor seguro viagem para Cuba


Onde ficar em Cuba: tipos de hospedagem

Para começar, sugiro que você leia o post Viagem para Cuba: dicas práticas essenciais para entender melhor assuntos práticos sobre a ilha de Cuba.

Apesar de ser um destino cada vez mais popular entre os brasileiros, ainda é um pouco mais complicado planejar uma viagem para Cuba do que para outras partes do mundo.

Nossas dicas ‘mão na massa’ vão te ajudar a decidir o melhor tipo de hospedagem em Cuba para você.

» Hotéis

Cuba é um país com uma rede hoteleira que vem crescendo a cada ano, acompanhando a crescente de turistas na ilha.

Alguns hotéis em Havana são clássicos, como é o caso do Hotel Nacional, um 5 estrelas construído na década de 30, do Hotel Habana Libre, tomado pela revolução em 1967.

Ambos ainda funcionam e ficam em Vedado, uma excelente região para se hospedar em Havana.

Hotel Habana Libre em Vedado, Havana

Já aviso com antecedência que as diárias na maioria dos hotéis são bem salgadinhas e quase sempre você vai pagar mais por menos. Não espere muito luxo e conforto em Cuba e esqueça as comparações com o resto do mundo.

Mesmo as grandes redes hoteleiras têm dificuldades em repor itens como toalhas, lençóis, amenidades e até comprar material para manutenção. Coisas “del bloqueo“, o embargo econômico, financeiro e comercial dos Estados Unidos – e do mundo quase todo, diga-se de passagem – imposto pelos EUA a Cuba desde os anos 60.

Sites gringos como o Booking.com, por exemplo, podem até mostrar algumas opções de hotel em Cuba, mas a reserva não vai ser tão ‘garantida’.

Terraço do Gran Hotel Manzana Kempinski em Havana

Uma dica bem legal é que mesmo não sendo hóspede, você pode curtir a vista, café, bar ou restaurante da maioria dos hotéis. Olha o visual do terraço do Gran Hotel Manzana Kempinski em Havana. Cuba e seus contrastes…

» Casas particulares

As chamadas ‘casas particulares’ são o modo de hospedagem em Cuba mais recomendado pela maioria dos viajantes que visitam o país.

Primeiro porque é uma opção mais barata que a maioria dos hotéis e geralmente mais confortável e limpa também. Além disso, ao alugar um quarto na casa de uma família cubana, você terá a chance de viver a vida como ela é em Cuba, e poderá aprender muito. Acredite em mim!

As casas particulares surgiram nos anos 90 e este esquema de aluguel de quartos garante uma renda extra às famílias cubanas, já que o pagamento é sempre feito em CUC (a moeda dos turistas).

As casas particulares são registradas pelo governo e também são marcadas pelo seguinte símbolo, que pode ser visto nas portas e paredes de casa por toda Cuba.

Placa que marca as 'casas particulares'

As casas particulares geralmente cobram um valor fixo pelo diária do quarto, que dependendo da estrutura e localização, podem variar de 15 a 45 CUC. Ou até um pouquinho mais.

A maioria das casas também oferece café da manhã e outras refeições por um valor fixo e tem lugar que vale a pena, viu?!


Lembre-se que a comunicação por e.mail pode demorar um pouco, já que o acesso a internet em Cuba é bem limitado.


» Aluguel de apartamentos independentes pelo Airbnb

Depois da aproximação de Estados Unidos e Cuba, promovida por Barack Obama, o Airbnb começou a atuar bem forte na Ilha.

Pra mim é uma alternativa bem interessante, já que estou super acostumada com a ferramenta, que segue o seguinte padrão: você escolhe o apartamento, checa a disponibilidade nas suas datas, faz a reserva e paga com seu cartão de crédito.

Nós usamos o Airbnb para reservar quase todas as nossas hospedagens em Cuba e deu tudo certo. E com as mudanças vindo a galope, vai ficar cada vez mais fácil pesquisar por hospedagem em Cuba.

A minha dica é: antes de escolher onde ficar em Cuba, leia todos os comentários, pesquise bastante e confira as nossas dicas de onde ficar em Havana, Viñales, Cienfuegos, Trinidad e Varadero.


Faça seu cadastro no Airbnb através deste link e ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva.


» Resort all inclusive

Nos destinos ‘praia para gringo’, como Varadero e os Cayos cubanos, os resorts all inclusive são reis. Você pode escolher as grandes redes como Iberostar e Meliá, ou conhecer outras alternativas.

Lembre-se sempre que em Cuba as coisas são um pouco diferentes, hein?! Não vá esperando total luxo, mesmo nos resorts das grandes redes.

Passamos 2 noites no Grand Memories Varadero e tivemos uma ótima experiência. Fiz a reserva pelo Decolar.com e não tive nenhum problema.

Onde ficar em Cuba: resort em Varadero


Nossa amiga Mochilinha Gaúcha ficou no Meliã Varadero e também adoro. Vale a pena ler o relato dela.


Onde ficar em Cuba: nossa experiência

Como viajei com meu pai e Sofia e a gente quase sempre se divide em dois quartos, achei que valia mais a pena alugar um apartamento independente usando o Airbnb. Pela facilidade, independência e preço mesmo.

Trouxemos ótimas experiências de onde ficar em Cuba. Confira dicas de hospedagem em Havana, Viñales, Cienfuegos, Trinidad e Varadero.

» Onde ficar em Havana

Minha ideia em Havana era experimentar o máximo de opções de hospedagem possíveis. A oferta de hospedagem na cidade é alta mas os hotéis não foram opções nem para nossos bolsos nem para nossa vontade.

Como passaríamos em Havana 3 vezes: na chegada a Cuba, no meio e no fim da viagem, resolvi experimentar hospedagens em 3 regiões diferentes da cidade.

1. Apartamento The Plaza

Quem nos recebeu na nossa chegada a Cuba foram os maravilhosos Yuni e Erick, um casal nota 1.000 que nos fez amar Cuba logo de cara. Cuba é um desses países onde ter um bom anfitrião é essencial para se fazer uma boa viagem.

Nós e nossos anfitriões Yuni e Erick, no apartamento Plaza de la Revolución

O apartamento Plaza de la Revolución fica pertinho da Plaza de La Revolución, um dos cartões postais da cidade, a uma curta caminhada de Centro Havana e Vedado e é LINDO!

Quarto no apartamento Plaza de la Revolución, em Havana

Onde ficar em Cuba

Muito bem montado e cuidado e com estrutura para até 3 hóspedes e com cozinha própria.

Cozinha do apartamento Plaza de la Revoluicón, em Havana

Apesar dessa região não ser muito turística da cidade, hospedar-se ali é uma excelente oportunidade de conhecer a Havana real, onde moram los verdadeiros habaneiros e estávamos a 5 minutinhos de taxi do Capitólio, La Rampa e também do bairro de Miramar, onde fica a Fabrica de Arte Cubano, um excelente programa para a noite em Havana.

Sem contar que o preço é ótimo e o apartamento nota 10 mesmo.


2. Casa Compostela

A nossa segunda escolha em Havana foi a Casa Compostela, um apartamento de dois quartos em plena rua Obispo, um dos principais boulevards de Havana Vieja, literalmente no ‘meio do fervo’.

Prepare-se para o agito de uma das ruas mais movimentadas da parte antiga da cidade.

Rua em Havana Vieja

O apartamento tem uma ótima estrutura e apesar de não termos conhecido pessoalmente o Yamil, o dono da casa, Muriel e Alejandro que cuidam do apartamento foram gentilíssimos e extremamente profissionais. Recomendo!

Casa Compostela. Apartamento independente em Havana

Eles também têm um apartamento menor, na Plaza Vieja, um dos meus lugares preferidos em Havana. Vale a pena dar uma conferida nas ofertas da Casa Plaza Vieja.

3. Casa Cárdenas

Passamos nossa última noite na Casa Cárdenas, um apartamento com vista para o Capitólio. Apesar de ser o mais simples dos três apartamentos e termos tido problemas de falta de água quente, o apartamento é super bem localizado e essa vista vale, hein?

Vista do balcão do apartamento Cárdenas, em Havana

Outra opção de hospedagem em Havana é Vedado. Um bairro mais tranquilo.


As amigas Paula, do Mochilinha Gaúcha e Camila, do Viaggiando têm boas indicações de casas particulares em Vedado. Vale a pena conferir os posts delas sobre Cuba.


» Onde ficar em Viñales

Viñales é uma cidade super pequenininha mas tem mais de 1.000 opções casas particulares, de todos os tipos, tamanhos e cores, e a não ser que você escolha uma opção mais isolada, no vale, você não vai ter muito problema com localização aqui.

A Casa Martine El Frances, onde nos hospedamos em Viñales, fica em uma rua paralela à rua principal da cidade e oferece dois quartos independentes, um para casal e outro com capacidade para até 4 pessoas.

Onde ficar em Cuba

Foi uma das casas com melhor estrutura que ficamos, com banheiro bom, água quente e até um maleiro – você aprende a dar valor aos pequenos luxos em Cuba -.

O quarto que alugamos cabia até 4 pessoas. Bom pra quem está com orçamento apertado, né?

Quarto na Casa del Frances, em Viñales

Maritza nos ajudou com o contato com Sergio, o taxista que nos levou para dar uma volta pelos principais pontos turísticos da cidade e nos preparou um dos melhores cafés da manhã que comemos em Cuba.


» Onde ficar em Trinidad

Escolher nossa hospedagem em Trinidad me tirou algumas noites de sono. Procurei, procurei, procurei e só sosseguei quando Carlos, do Vida Cigana me mostrou o Hostal Real 54, bem no centro da cidade.

Pátio do hostal real 54 em Trinidad

Os quartos aqui são bem confortáveis e a localização é espetacular. Não gostei muito do café da manhã e como nesse mesmo espaço funciona um bar, a música ao vivo incomodou um pouquinho. Mesmo assim, ficaria aqui de novo.

Quarto no Hostal Real 54 em Trinidad

» Onde ficar em Cienfuegos

Em Cienfuegos ficamos no A&D Boulevard. Ami e Daniel alugam dois quartos privados em sua casa e são excelentes anfitriões. Conversamos por horas, falando do passado, do presente e do futuro de Cuba. Você ainda leva essa vista de brinde.

Rua de pedestres em Cienfuegos, Cuba

» Onde ficar em Varadero

Pagamos cerca de R$400 na diária do apartamento duplo no Grand Memories Varadero, com regime all inclusive e era all inclusive mesmo!

Os Mojitos começavam a chegar logo cedo e só terminaram quando a pulseirinha foi cortada.

Um dos prédios do Grand Memories Vadarero

Piscinas do Grand Memories Varadero

Se você não tiver afim do esquema all inclusive pode encontrar boas ofertas no Airbnb para aproveitar esse destino de uma maneira diferente.

Ficou com alguma dúvida, tem alguma pergunta?! Deixa um comentário que a gente te responde!

Não se esqueça, hein?

É obrigatório contratar um seguro viagem para viajar para Cuba. Faça uma cotação e encontre o melhor seguro viagem para você. Use o código TOPENSANDO05 para ganhar até 5% de desconto! Aproveite!


Leia também: Como escolher o melhor seguro viagem para Cuba


Leia mais dicas de viagem para Cuba


Salve essas dicas no PinterestProcurando dicas de onde ficar em Cuba?! Esse post é pra você. Confira dicas quentes, testadas e aprovadas de hospedagem em Cuba, nas cidades de Havana, Viñales, Cienfuegos, Trinidad e Varadero. Da casa particular ao resort all inclusive. Tudo o que você precisa saber.


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Oi, boa tarde!
    Tudo bem?

    Estou tentando fazer uma reserva no Airbnb para Cuba e estou tendo problemas.
    Quando vou fazer a reserva ela me retorna com um erro dizendo que não conseguiu processar o certificado. Isso aconteceu com você?

    Já entrei em contato com eles, abriram um chamado e não conseguem me ajudar de imediato.

  2. Olá, estou tentando reservar uma casa em Havana pelo Airbnb mas empaquei na hora de escolher o “motivo da viagem”. Não existe a opção pra turismo simplesmente. O que você colocava?
    Ah, e você teve experiência com aluguel de carro? Por qual empresa? Obrigada

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM