Comer bem torna uma viagem ainda mais especial. E se tem um lugar onde come-se muito bem, esse lugar é Salvador, capital coração da Bahia. Inspirada pelos sabores, cheiros e cores da culinária baiana, fiz uma lista com dicas imperdíveis de restaurantes em Salvador. Quer saber onde comer em Salvador? Vem comigo!

Amado: dica de onde comer em Salvador


Leia também: Guia completo de onde ficar em Salvador


O que comer em Salvador

Antes de te indicar as melhores opções de restaurantes em Salvador, vou te contar o que você não deve deixar de experimentar na capital baiana.

» Acarajé e moqueca são duas das coisas que você não pode deixar de comer em Salvador. O acarajé, pra quem não sabe, é um bolinho de feijão fradinho, frito em azeite de dendê, e recheado com vatapá, camarões secos e caruru.

» Lambreta, tipo de marisco grande, que é servido geralmente em barracas ou restaurantes à beira da praia. Vale a pena provar porque só tem na Bahia!

» Caldinho de sururu, mais um prato típico de Salvador. Esse caldo feito com o sururu, um molusco, é servido bem quente. Recomendo que experimente o caldinho de sururu em algum dos boxes que servem essa iguaria no Mercado Modelo.


Onde comer em Salvador: 13 dicas imperdíveis na capital baiana

Leia o post completo ou vá direto ao ponto!

1. Amado Restaurante

Um dos restaurantes em Salvador que mais me impressionou e que eu recomendo a todo mundo que vai para a cidade é o Amado.

O restaurante do chef Edinho Engel serve comida contemporânea, misturando técnicas da cozinha oriental e francesa com ingredientes baianos. E com uma vista arrasadora da Baía de Todos-os-Santos.

Amado, um dos melhores restaurantes de Salvador, na Bahia

Durante a semana, no almoço, tem menu com preço especial. Vale muito a pena!

? Av. Lafayete Coutinho, 660, Comércio
? Segunda a sábado, das 12h às 23h. Domingos, das 12h às 17h.
Tel: (71) 3322 3520

Confira como foi a nossa experiência no Amado Restaurante.


2. Cafélier

Dica de onde comer em Salvador com uma bela vista do alto! O Cafélier fica em uma casa charmosa do bairro do Santo Antônio Além do Carmo. Lá você pode comer uma salada ou uma massa, ou tomar uns drinques, um café, e comer uns quitutes.

Além da comida gostosa o Cafélier tem uma varanda com vista para a Baía de Todos-os-Santos. É demais! E a recomendação é curtir um pôr do sol dali.

Cafelier: dica de onde comer em Salvador

? Rua do Carmo, 50, Santo Antônio Além do Carmo
? Segunda a sábado, das 14h às 21h30. Domingos, das 14h às 20h.
Tel: (71) 3241 5095

3. Bar Cruz do Pascoal

O Cruz do Pascoal é um bar “sem frescuras”, com mesas e cadeiras de plástico, que fica no Santo Antônio Além do Carmo. Tem também vista para a deslumbrante Baía de Todos-os-Santos.

Aqui o negócio é tomar uma cerveja bem gelada e experimentar o escondidinho, dizem que é delicioso. E curtir a vista, é claro!

?Rua Direita de Santo Antônio, 2, Santo Antônio Além do Carmo
Tel: (71) 3243 2285

4. Ki-Mukeka

Sempre que vou a Salvador faço questão de almoçar no Ki-Mukeka. A moqueca é bem saborosa e o preço é bom.

Dica de onde comer em Salvador: Kimukeka

Para finalizar a refeição prove um quindim ou uma cocada.

O restaurante, que é uma das melhores dicas de onde comer em Salvador, tem várias unidades. A minha preferida é a de Itapuã, que é pé na areia. É um lugar muito agradável. Aos finais de semana chegue cedo!


5. Restaurante Yemanjá

Não tem como escrever sobre onde comer em Salvador sem citar o tradicional restaurante Yemanjá.

No Yemanjá você provará a autêntica comida baiana. O menu com preços salgadinhos oferece inúmeras opções de pratos de frutos do mar.

?Rua Otávio Mangabeira, 4661, Armação
Tel: (71) 3461 9010

Você já pensou em fazer seguro viagem nacional?

Além de assistência médica e odontológica em todo o Brasil, o seguro viagem nacional oferece outras coberturas importantes, como: reembolso de despesas por atrasos ou cancelamentos de voo, dano ou extravio de bagagem e até mesmo cancelamento de viagem.

Tudo isso por um investimento de menos de R$5 por dia de viagem!

Não perca tempo e faça já uma cotação no site da Seguros Promo, nosso comparador online preferido, que oferece o menor preço e melhor atendimento do mercado!

Aproveite a oportunidade e ganhe até 10% de desconto usando nosso código TOPENSANDO05 e pagando com boleto bancário.

QUERO DESCONTO


6. Bar Recanto da Lua Cheia

Minha amiga Liza, soteropolitana apaixonada pela sua cidade, diz que a melhor moqueca de Salvador você encontra no Bar Recanto da Lua Cheia, na Pedra Furada, que fica entre a Igreja do Bonfim e a Ponta do Humaitá.

Além da moqueca ser o destaque a vista para a Baía de Todos-os-Santos é magnífica. Fica a dica!

? Rua Rio Negro, 2, Monte Serrat
? Terça a sexta, das 11h às 17h. Sábados e domingos, 10h30 às 17h.
Tel: (71) 3315 1275

7. Restaurante Origem

Uma opção interessante de onde comer em Salvador é no Restaurante Origem.

Os chefs Lisiane Arouca e Fabrício Lemos oferecem apenas a opção do Menu Degustação e somente com reserva. O menu de 15 etapas, varia todos os dias e tem a opção de harmonização com vinhos.

A experiência apresenta a gastronomia baiana com um misto de tradição e invenção, aliando técnica e memória afetiva.

? Alameda das Algarobas, 74, Caminho das Árvores
? Terça e quarta, das 19h30 às 23h. Quinta a sábado, das 19h30 às 0h

O restaurante atende apenas com reservas, que devem ser feitas através do e-mail contato@restauranteorigem.com.br ou WhatsApp (71) 99202.5787


8. Restaurante Casa de Tereza

O restaurante Casa de Tereza é comandado pela chef Tereza Paim. Instalado em um espaço super charmoso, no bairro do Rio Vermelho, une arte, cultura e ótima gastronomia.

Dica de onde comer em Salvador: Casa de Tereza

No menu, comida típica baiana elaborada com técnicas de diversas culinárias do mundo. Vá sem pressa e aproveite a experiência!

? Rua Odilon Santos, 45, Rio Vermelho
? Segunda a quinta, das 12h às 23h. Sexta e sábado, das 12h às 0h. Domingos, das 12h às 22h.
Tel: (71) 3329 3016

9. Casa di Vina

Essa é uma dica de onde comer em Salvador ao melhor estilo programa 2 em 1. O restaurante fica na casa onde moraram o poeta Vinícius de Moraes e a atriz Gessy Gesse, bem de frente ao mar de Itapuã.

No cardápio pratos da cozinha baiana e mediterrânea. Você pode escolher uma mesa ao ar livre, no jardim da casa e aproveitar o clima bom do lugar.

De quebra aproveite para conhecer o Memorial Casa di Vina, que conta a história do casal. Saiba mais neste post sobre a Casa di Vina.

? Rua Flamengo, 44, Itapuã
? Segunda a sábado, das 12h às 23h30. Domingo, das 12h às 22h.
Tel: (71) 3014 8730

10. Restaurante Mistura

Mais um dos ótimos restaurantes em Salvador. O Mistura é inspirado nos sabores do mar. E oferece pratos da culinária brasileira e mediterrânea.

O restaurante fica em Itapuã e oferece além de diversas opções do cardápio, dois menus especiais, um deles é o menu servido no almoço durante a semana.

? Rua Professor Souza Brito, 41, Itapuã
? Domingo a quarta, das 12h às 23h. Quinta a sábado, das 12h às 0h.
Tel: (71) 3375 2623/ 3012 2623

11. Acarajé da Cira

Não tem como ir a Salvador e não experimentar um acarajé. Pra mim o melhor é o Acarajé da Cira mas são muitas as baianas que fazem ótimos acarajés na cidade, como Dinha e Regina, entre outras.

Não deixe de provar também o abará, que é um tipo de acarajé cozido em folha de bananeira. E para a sobremesa aposte no bolinho de estudante.

? Rio Vermelho – Largo da Mariquita
? Itapuã – Rua Aristides Milton
? Segunda a quinta, das 15h às 23h. Sexta, das 15h às 0h. Sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 0h.

12. Sorveteria da Ribeira

Os sorvetes da tradicional Sorveteria da Ribeira são feitos com frutas e ingredientes regionais. Você pode aproveitar para ir nessa sorveteria quando for passear na Ponta de Humaitá ou na Igreja do Bonfim, que ficam perto de lá.

Impossível essa dica ficar de fora da nossa lista de onde comer em Salvador!

? Rua da Penha, 87, Ribeira
? Segunda a sexta, das 8h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 23h30.

13. Sorveteria A Cubana

A Sorveteria A Cubana fica no alto do Elevador Lacerda e é um clássico de Salvador. A recomendação é pedir um dos diversos sabores de sorvete e apreciar, por um bom tempo, a vista lá do alto.

Elevador Lacerda em Salvador, Bahia

? Praça Tomé de Souza
? Diariamente, das 8h às 22h.
Tel: (71) 3322 7000

Leia também: O que fazer em Salvador: as melhores dicas da capital baiana


Onde comer em Salvador | No Mapa


Leia também: Use o Google My Maps para planejar seu roteiro de viagem


Leia mais dicas de Salvador


1 COMENTÁRIO

  1. A lista é maravilhosa!
    Tem restaurantes incriveis! Mas adiciono a lista o pequeno Restaurante Porção Mágica em Jardim Nova Esperança – Salvador – claro, um pequeno bairro na região da paralela que oferece pratos tipicos maravilhosos!
    indico a carne do sol (fabricação própria), a Moqueca de camarão ou mista cavala com camarão, o beiju de camarão, o pastel de siri catado é maravilhoso!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome