O RUA – Roteiro Urbano de Arte é um projeto que reúne obras de artistas contemporâneos que homenageiam consagrados artistas visuais baianos nas ruas do Comércio, em Salvador, capital da Bahia.

O projeto transformou o centro histórico de Salvador em uma enorme galeria de arte a céu aberto. E com isso, o passeio pela região, que já era interessante, tornou-se um programão!

Rua - Roteiro de Arte Urbana em Salvador


Leia também: O que fazer em Salvador: as melhores dicas da capital baiana



O que é o RUA – Roteiro Urbano de Arte

O RUA é um circuito cultural permanente super interessante, que foi inaugurado recentemente no Comércio, no Centro Histórico de Salvador.

O roteiro é composto por obras de diversas linguagens, que estão espalhadas pelas ruas e praças do bairro. São instalações e esculturas de sete artistas que homenageiam outros sete grandes artistas da Bahia.

Além disso, para costurar o trajeto dessas obras, os artistas Bigod, Júlio e Prisk (MUSAS) criaram o “Conexão Grafite” e espalharam grafites e outras intervenções artísticas pelo roteiro.

O projeto foi desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e tem curadoria de Daniel Rangel.


Artistas, homenageados e obras

    1. Bel Borba homenageia Caribé
    2. Ayrson Heráclito homenageia Mestre Didi
    3. Ray Vianna homenageia Mário Cravo Júnior
    4. Lanussi Pasquali homenageia Joãozito
    5. Iêda Oliveira homenageia M.B.O
    6. Zuarte homenageia Reinaldo Eckenberger
    7. Vinícius S.A homenageia Rubem Valentim

1. Bel Borba homenageia Caribé, pintor nascido na Argentina e radicado na Bahia

A instalação Viva Páride Bernabó modifica a paisagem de um cartão-postal de Salvador, o Plano Inclinado Gonçalves, que conecta a Cidade Alta, Pelourinho, à Cidade Baixa, o Comércio.

Trata-se de uma obra com formato de serpente, que devido a arquitetura horizontal inclinada do local e do movimento do funicular cria um colorido cinético dinâmico.


2. Ayrson Heráclito homenageia Mestre Didi, escultor, sacerdote e escritor baiano

A escultura denominada Juntó é uma referência ao segundo orixá das pessoas, responsável pelo seu equilíbrio e que acompanha o orixá regente.

A escala da obra provoca sensação de elevação e suspensão e se relaciona formalmente com os eguns, entidades com os quais Mestre Didi (1917-2013) se relacionava.

Rua - Roteiro de Arte Urbana em Salvador


3. Ray Vianna homenageia Mário Cravo Júnior, escultor baiano

Propositalmente instalada em uma encruzilhada, a escultura Laroyê representa o orixá Exu, responsável por abrir caminhos.

A obra feita em fibra de vidro tem seis metros de altura. O homenageado, Mário Cravo Júnior ( 1923-2018) era um grande forjador de “exus”.

Rua - Roteiro de Arte Urbana em Salvador


4. Lanussi Pasquali homenageia Joãozito, artista plástico e cenógrafo

Jardim para Alguns Silêncios é a intervenção artística formada por poemas vazados em uma estrutura de ferro. A depender da incidência da luz é possível ler os poemas refletidos no chão.

Rua - Roteiro de Arte Urbana em Salvador


5. Iêda Oliveira homenageia M.B.O, artista naif

Iêda Oliveira é filha do homenageado, Manoel Bittencourt de Oliveira (1930-2018). Sua instalação Haras para M.B.O  reúne 15 cavalinhos e um jogo de amarelinha de aço, na Praça da Inglaterra.

Rua - Roteiro de Arte Urbana em Salvador


6. Zuarte homenageia Reinaldo Eckenberger

Maternos reúne cinco esculturas em fibra de vidro e resina poliéster. O projeto é baseado na última fase de produção do artista, Reinaldo Eckenberger (1938-2017), nascido na Argentina.

Rua - Roteiro de Arte Urbana em Salvador


7. Vinícius S.A homenageia Rubem Valentim

A instalação Lágrimas é composta por lâmpadas cheias de água que simulam uma chuva suspensa no ar e convida o público a uma experiência imersiva. A obra já foi exposta no Brasil, Alemanha e Estados Unidos.

Rua - Roteiro de Arte Urbana em Salvador


» Conexão Grafite

Em um diálogo com todas essas obras, os artistas Bigod, Júlio e Prisk ( MUSAS) criaram o Conexão Grafite e espalharam grafites  em postes, no meio fio e em caixas de luz e de água, que estão pelo trajeto.

Rua - Roteiro de Arte Urbana em Salvador

Percorrer O RUA – Roteiro Urbano de Arte é ter garantido um caminho com muita arte, ludicidade e criatividade.


Leia também: 23 ótimas casas e apartamentos para alugar no Airbnb em Salvador


Como visitar o RUA – Roteiro Urbano de Arte

As instalações artísticas estão na Rua da Grécia, Praça da Inglaterra, Rua dos Ourives, Rua Francisco Gonçalves e Plano Inclinado Gonçalves, no Comércio.

O roteiro começa na parte superior do Plano Inclinado Gonçalves. A entrada do funicular fica bem ao lado da Casa do Carnaval e a passagem custa apenas 15 centavos.

Já no muro do Plano Inclinado Gonçalves está a primeira obra, o mural de Bel Borba em homenagem a Caribé. Durante a descida, observe essa instalação colorida e também a vista da Baía de Todos os Santos.

Vista da Baía de todos os Santos em Salvador

Ao desembarcar do funicular, já no Comércio, você irá dar de cara com a segunda obra. A belíssima escultura Juntó, de Ayrson Heráclito em homenagem a Mestre Didi.

A partir daí basta seguir o trajeto pintado no chão para visitar todas as obras. Para facilitar seu passeio um mapa interativo com as localizações está logo abaixo.


Quer alugar um carro em Salvador com desconto?

Nós sempre usamos o site da Rentcars para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma. A Rentcars garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.

FAÇA JÁ UMA COTAÇÃO


Leia também: O site da Rentcars é confiável? Vale a pena usar?


RUA – Roteiro Urbano de Arte | No Mapa


Leia também: Como usar um mapa personalizado do Google para organizar a sua viagem


Leia mais dicas de viagem para Bahia


RESOLVA SUA VIAGEM

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome