Forte de São Diogo em Salvador: point cultural da cidade

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Quem visita o Forte de São Diogo, no Porto da Barra, um dos lugares mais charmosos de Salvador, com a singela expectativa de conhecer a edificação mais antiga do Brasil, não perde por esperar.

Além de toda a história do Forte, no interior da edificação, funciona o Espaço Carybé de Artes, um centro tecnológico com vários recursos de mídia digital e realidade virtual, dedicado ao artista plástico Hector Julio Páride Bernabó Carybé.

Na área externa, com uma vista deslumbrante para a Baía de Todos os Santos, funciona o Mirante Forte São Diogo – Bar e Bistrô.

Lugar perfeito para assistir aquele pôr do sol caprichado em Salvador, com uma boa companhia e uma cervejinha gelada. Quer saber mais? Vem comigo!


Leia também: As melhores dicas do que fazer em Salvador


História do Forte de São Diogo

O Forte de São Diogo fica localizado na Praça Azevedo Fernandes, no bairro da Barra, em Salvador.

O forte foi construído na base do Morro de Santo Antônio, do lado direito da praia do Porto da Barra, local onde anteriormente existiu o primeiro castelo brasileiro, o Castelo do Pereira.

Com o apoio do Forte de Santa Maria, o Forte de São Diogo visava impedir o desembarque de inimigos no acesso sul de Salvador, naquele tempo, a capital do Brasil.


Espaço Carybé de Artes

O Espaço Carybé de Artes, inaugurado em 2016, é um centro tecnológico de referência à vida e obra de Carybé, artista plástico que escolheu Salvador como casa.

Aqui, as obras não estão nas paredes, mas no universo criado com recursos de mídia digital e realidade virtual. Dessa maneira, o visitante experimenta uma imersão nas gravuras, desenhos, ilustrações, cerâmicas, esculturas e murais do artista, de uma maneira ultra interativa. Já pensou que maravilha?

Outra atração é o dispositivo de realidade virtual que permite que visitantes controlem personagens criados por Carybé com seus próprios movimentos e visitem o estúdio e a casa do artista.

» Video Mapping na fachada do Forte São Diogo

Para completar a experiência, diariamente, das 18 às 19 horas, projeções com as obras de Carybé, estampam as paredes do Forte. Deve ser emocionante! Tô pensando em viajar para Salvador só para visitar o Forte São Diogo.

Projeções de obras de Carybé nas paredes no Forte São Diogo

» Espaço Carybé das Artes + Espaço Pierre Verger da Fotografia

A dica é visitar também o Espaço Pierre Verger da Fotografia, instalado no Forte de Santa Maria. Com um acervo de mais de 5.000 fotografias do gênio Pierre Verger, a visita em dupla vale muito a pena!

Além disso, a entrada é compartilhada. Você paga o ingresso para um dos museus e ganha entrada para o outro.

Quem visita os espaços também pode conhecer as instalações dos fortes.

Ambos espaços funcionam de quarta a segunda-feira. E às quartas-feiras, a entrada é gratuita.


Bar Bistrô Mirante Forte São Diogo

Após visitar o Espaço Pierre Verger da Fotografia e Espaço de Artes Carybé, a pedida para o fim de tarde é tomar um drink ou uma cervejinha no Bar Bistrô Mirante Forte São Diogo, na parte externa do Forte São Diogo.

Se você nunca viu um pôr do sol com vista da Baía de Todos, você não sabe o que está perdendo.

Bar Bistrô Mirante de São DiogoO Bar Bistrô Mirante Forte São Diogo oferece um cardápio de comes e bebes completo, mesclando conceitos refinados e um custo acessível.

Com direito a seleção de cervejas especiais; drinques com gin e chá de hibisco, vodca com cranberry e suco de limão, cachaça, rum e abacaxi, tequila com tangerina e gengibre. Surpreendente, né?!

O ambiente é descolado e grandes carretéis servem como mesas para promover a interação entre os clientes. Além disso, há pequenos lounges com sofás de paletes para grupos maiores. Dá para reservar!

O Bar Bistrô Mirante Forte São Diogo funciona das 15 às 22 horas, todos os dias da semana.


 

Leia mais dicas de onde comer em Salvador


Leia mais dicas de Salvador


Fonte e fotos: Assessoria de imprensa / Divulgação


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM