A gastronomia é um dos grandes motivos para conhecer o Pará, um dos estados mais interessantes do Brasil. Para te ajudar a planejar uma aventura gastronômica no Pará, fiz uma seleção caprichadas com dicas testadas e aprovadas de lugares onde comer em Belém. Com um bônus e um bônus do bônus no fim da lista!
Vamos começar?
Onde comer em Belém: 13 dicas na capital do Pará
Belém recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia concedido pela Unesco e tornou-se uma referência mundial em gastronomia.
Com ingredientes únicos, sabores inusitados e muita personalidade a gastronomia paraense é uma verdadeira aventura e a capital do estado é o epicentro de toda essa originalidade gastronômica.
Essa lista é resultado de duas viagem a Belém e inclui os melhores restaurantes da cidade.
Leia também: O que fazer em Belém – 23 dicas imperdíveis + roteiros 2 a 4 dicas de viagem
1. Restaurante Lá em Casa
O Lá em Casa é uma das melhores dicas de onde comer em Belém. O restaurante funciona há 3 gerações e conseguiu transformar a culinária paraense em sucesso internacional.
As receitas tradicionais de Anna Maria Martins tomaram novos rumos quando seu filho Paulo Martins assumiu o restaurante, dando a ele destaque na gastronomia mundial.
Hoje em dia quem comanda o Lá em Casa são suas filhas. É a tradição centenária da culinária paraense passando de geração pra geração.
O restaurante fica na Estação das Docas, um dos lugares mais legais pra se visitar na cidade.
🕒 Aberto todos os dias, das 12h às 00h
Leia mais sobre a nossa experiência no Restaurante Lá em Casa, em Belém
2. Sorveteria Cairu
É óbvio que quando a gente falar em onde comer em Belém não dá para deixar de fora essa unanimidade que é a Sorveteria Cairu, um clássico da cidade.
Com mais de 50 anos de história e orgulho em produzir sorvete artesanal feito com frutas típicas do Pará, é o programa perfeito para amenizar o calor de Belém.
Experimente o sorvete de tapioca da Cairu, ou o mestiço, com açaí. O sorvete de coco e tapioca também é campeão. Não tem como não experimentar e repetir a dose, hein?!
A Cairu tem 13 lojas em Belém, 2 lojas no Rio de Janeiro e também fornece seus sorvetes para bares, restaurantes e buffets.
3. Restaurante Manjar das Garças
O Restaurante Manjar das Garças é outra referência de onde comer em Belém e já foi eleito o melhor restaurante da cidade.
Instalado no Mangal das Garças, um parque ecológico no centro histórico da cidade, o Manjar das Garças além de lindo, tem cardápio variado, privilegiando os deliciosos ingredientes regionais.
No almoço o restaurante funciona em sistema de buffet e no jantar os pedidos são feitos à la carte.
🕒 De terça a sábado, das 12h às 16h e das 20h às 2h. Domingo, das 12h às 16h
Leia também: Mangal das Garças, passeio imperdível em Belém do Pará
4. Lanchonete Portinha
Portinha ganhou o título de o melhor vatapá que eu já comi na vida!
Essa lanchonete fica pertinho da Catedral Metropolitada, na Cidade Velha, mas não tem placa nem numeração. Para saber que você chegou, é só procurar pela fila que geralmente toma conta da calçada.
A especialidade da casa são os salgados: esfiha de pato com jambu, folhado de Pupunha, pastel de bacon com jambu e queijo cuia, ou tomate seco, mussarela de búfala, jambu e castanhas.
Para acompanhar, suco de sapoti, fruta rica em vitamina B.
Eles ainda servem pratos como risoto de frango no tucupi, maniçoba e vatapá. Imperdível!
🕒 Sexta a domingo, das 17h às 22h
5. Point do Açaí
O restaurante Point do Açai é outro clássico de Belém. Ele serve comida paraense típica, com gostinho de comida de casa.
Aproveite para experimentar a combinação peixe, de preferência o filhote, com açaí e farinha, do jeito que os paraenses comem!
📍 Point Boulevard (Av Boulevard Castilhos França, 744)
6. Remanso do Bosque
O Remanso do Bosque é uma das atrações gastronômicas da cidade. Sob o comando do chef Thiago Castanho, o restaurante foi eleito o 44º melhor restaurante da América Latina em 2016.
Um dos destaques do restaurante é a mousse de chocolate ‘Jardinagem’, feita com nibs de cacau da Ilha do Combu, doce de cupuaçu e crumble de chocolate.
A sobremesa é servida em um vasinho de barro e a colher é substituída por uma pequena pá. Um charme!
O restaurante Remanso do Bosque encontra-se fechado por tempo indeterminado.
7. Famiglia Sicilia
Fabio e Ângela Sicilia cuidam do Famiglia Sicilia, um restaurante com as cores e sabores da Sicília em plena Belém.
O restaurante tem ambiente super aconchegante, com decoração peculiar e serve massas caseiras, risotos e um filé à parmegiana de babar!
A loja Don Viño, anexa ao restaurante, tem uma carta de vinhos bem completa e fornece harmonização necessária para uma ótima refeição italiana.
🕒 Segunda a sábado, das 18h30 às 23h e domingo, das 11h às 15h
8. Saldosa Maloca
Almoçar no Saldosa Maloca é uma das melhores experiências que Belém pode te oferecer.
O restaurante fica na Ilha do Combu, na margem esquerda do rio Guamá, a cerca de 1,5 km de distância de Belém.
A casquinha de caranguejo e o tambaqui assado na brasa, servido com arroz de jambu, farofa molhada e vinagrete valem os 10 minutos de travessia – de barco -.
Acompanha banho de rio e cheiro de mato! Isso porque nem vou entrar no detalhe das sobremesas deliciosas feitas com cupuaçu. Maravilha é pouco!
🕒 Sábados e domingos, a partir das 10h
Leia também: Roteiro de 7 dias no Pará: Belém + Ilha do Marajó
9. Casa do Chocolate da Ilha do Combu
Izete Costa, mais conhecida como dona Nena, é a responsável pela Casa do Chocolate da Ilha do Combu. Ela comanda uma produção de chocolate e cacau amazônico 100% orgânico no mesmo paraíso da Saldosa Maloca, a Ilha do Combu.
Ela produz cerca de 80kg por mês entre barras 100% cacau, pó de cacau, nibs, brigadeiro em pote e outros produtos que são vendidos ali na lojinha no Combu e em alguns lugares em Belém.
O sabor do chocolate da Ilha do Combu é bem intenso, por ser 100% cacau, e a textura é mais arenosa. Diferente de tudo o que você já comeu, aposto!
Que tal visitar a Ilha do Combu? Contrate um passeio com traslados para o hotel inclusos e experimente o famoso chocolate do Combu!
10. Complexo Turístico Ver-o-Rio
O complexo turístico Ver-o-Rio é o lugar perfeito para conhecer a autêntica e verdadeira culinária paraense. Opção perfeita para quem curte comer na rua, vendo o movimento.
Escolha uma das banquinhas e experimente comidas típicas como tacacá, maniçoba, vatapá e caruru. Tudo isso com vista para a baía do Guajará.
11. Restaurante Avenida
O Restaurante Avenida é um dos restaurantes mais antigos de Belém. Ele foi construído em 1945 e tem uma bela vista para a Basílica de Nazaré.
Eu pedi o premiado Camarão ao Grão Pará: camarões gigantes empanados com farinha de tapioca e recheados com mussarela. Os camarões são acompanhados de creme de jambu e arroz de manga com tomate seco! Uma delícia!
Os pratos servem duas pessoas.
Leia também: Jornada fotográfica no Círio de Nazaré
12. Pizzaria Xícara da Silva
Instalada no bairro do Umarizal, um dos melhores lugares para se hospedar em Belém, a Xícara da Silva é uma pizzaria bem concorrida e uma das minhas indicações de onde comer uma boa pizza em Belém.
Além dos sabores tradicionais, não deixe de experimentar a pizza ‘da vovó’, com camarão-rosa e jambu. Treme!
A parte externa da casa, com direito a iluminação especial com luzes coloridas dependurada nas copas das árvores.
13. Amazon Beer Gastropub
Acho que guardei a melhor das 13 dicas de onde comer bem em Belém para o final.
E como a boca já está seca de tanto falar, nada melhor que tomar uma cervejinha enquanto a gente lê o cardápio, não é? Se for cerveja artesanal, feita com ingredientes locais então, pode pedir dobrado!
O gastropub da Amazon Beer na Estação das Docas é o lugar perfeito para você experimentar a cerveja da Amazônia e comer bem em Belém. De petiscos a refeições, você que manda. Só não esquece de pedir um chopp geladinho para acompanhar.
Se você preferir cerveja engarrafada, a minha preferida é a IPA Cumaru, a baunilha da Amazônia. Experimenta e depois me fala se eu não tenho razão. Saúde!
Leia também: 13 experiências cervejeiras pelo mundo
Bônus: onde beber em Belém!
Depois dessas 13 dicas caprichadas de onde comer bem em Belém, resolvi dar um bônus para você que chegou até aqui e vou te contar um super segredinho paraense.
O nome dele é cachaça de jambu Meu Garoto. A receita foi uma ideia de Leo Porto, do Boteco Meu Garoto, na região central de Belém, que inventava receitas de cachaças com sabores diferentes.
Quando ele teve a ideia de preparar uma infusão de cachaça com a flor do jambu, uma erva típica, muito usada na culinária paraense, foi sucesso instantâneo!
O jambu faz ‘tremer’ e quando você toma a cachaça, sentir um ‘tremor’, ou uma dormência na língua.
Hoje, o Leo Porto conta com uma fábrica de Cachaça de Jambu e você pode visitar a loja Meu Garoto, na R. Senador Manoel Barata, 917, Campina, para levar a sua lembrança para casa!
Para completar a experiência, tem que ir até um dos bares Meu Garoto e tomar uma dose acompanhada por um caldinho de carne ou peixe. Recomendo!
- 📍 Boteco Meu Garoto Campina: R. Sen. Manoel Barata, 928, Campina
- 📍 Boteco Meu Garoto Praça Brasil: R. Sen. Lemos, 641, Umarizal
- 📍 Loja Meu Garoto: R. Sen. Manoel Barata, 917, Campina. Belém-PA
Bônus do bônus: Onde comer em Belém | Dicas dos leitores
Desde que publiquei este post com as melhores dicas de onde comer em Belém, muita gente deu opinião e fez sugestões.
Por isso, acho que vale a pena criar um bônus do bônus e fazer um lista exclusiva com dicas de restaurantes em Belém sugeridos pelos leitores do blog.
Olha só as dicas que o pessoal deixou por aqui:
» Sushi Ruy Barbosa | Receitas criativas de comida nipônica, desde carpaccios até grelhados, além de vinhos, em ambiente elegante.
📍 Tv. Rui Barbosa, 1816. Batista Campos
» Santa Chicória | Os Chefs Paulo Anijar e Ilca Carmo comandam a cozinha, utilizando ingredientes regionais e internacionais de uma forma criativa e inovadora.
📍 Rua Diogo Moia, 1046
» Restaurante Benjamin | Dizem que esse é um dos restaurantes imperdíveis em Belém. Até o chef Alex Atala já esteve por aqui. Ele fica em uma casa antiga, na
📍 Tv. Benjamin Constant, 1361
» Doceria Abelhuda | Confeitaria tradicional na cidade que serve bolos paraenses.
📍 Av. Gentil Bittencourt, 2125
» Roxy Bar | Meio bar, meio restaurante. Ambiente bonito e moderno.
📍 Senador Lemos
📍 Shopping Bosque Grão-Pará
Onde comer bem em Belém | No Mapa
Todas as nossas dicas de onde comer e beber bem em Belém estão marcadas no mapa abaixo. Desse jeito fica mais fácil para você se localizar e planejar a sua viagem!
Leia também: Aprenda a usar um mapa personalizado do Google para organizar seu roteiro de viagem
Leia mais dicas de viagem para o Pará
- Roteiro de 7 dias no Pará: Belém + Ilha do Marajó
- O que fazer em Belém: dicas imperdíveis
- Onde ficar em Belém com segurança: os melhores bairros e hotéis
- O melhor passeio de barco em Belém
- Mangal das Garças: passeio imperdível em Belém
- As curvas do Theatro da Paz, em Belém
- Chocolate do Combu: a incrível história de dona Nena
- Ôôôô Lá em Casa: dica de restaurante em Belém
- Jornada fotográfica no Círio de Nazaré
- Padrões paraenses, uma busca fotográfica
- Onde ficar na Ilha do Marajó: Soure ou Salvaterra?
- O que fazer em Santarém: 6 dicas imperdíveis
- Onde comer em Alter do Chão e Santarém
RESOLVA SUA VIAGEM
Parabéns!
E ainda há muito o que se escrever e difundir, sobre o bucolismo, empreendedorismo e maneira de viver de nossa gente paraense. É o chamado “paraensismo”!
muito obrigada pela visita e comentário!
Muito legal! Eu também adorei a Culinária Paraense!
Que bom, Rodrigo. Valeu pela visita e comentário.
Parabéns, ótimo trabalho!
Sua corajosa e grande virada, nos deixa com uma pontinha de boa inveja. Parabéns continue.
Em julho agora irei comprovar suas dicas. Iremos, meu irmão, um amigo e eu do interior de Minas, de moto até Belém do Pará.
Grande abraço.
Valeu, Mauricio. Obrigada pela visita e comentário!
Usei boa parte das dicas.
O Lá em Casa peca no atendimento, mas a comida sensacional ( comi o pato no tucupi ). Em relação ao Remanso do Bosque tenho a acrescentar que é do mesmo Chef que o Remanso do Peixe ( bem próximo do irmão ), mas com ambiente mais informal ( é em uma casa de vila ) e com pratos até mais saborosos ( recomendo a caldeirada de filhote com bastante tucupi e Camarões é imbatível ).
Na Filha do Combu evitar ir muito cedo porque o cacau é preparado no dia e o brigadeiro assim como a pasta de cacau na folha só estão disponíveis por volta das 11:00, -12:00.
Na Saldosa Maloca ( somente aos sábados e domingos ) à espera por prato que não seja petiscos é bem longa ( pedi um peixe à moda indígena às 11 horas e fui servido apenas às 13:15 ). Delicioso mas como era meu último dia em Belém e precisava estar no aeroporto às 15:00 foi tenso. Mas deu tudo certo.
Sugeriria não perder o Tacacá do Renato no calçada do Marco ou na Serzedelo Correia.
Sorveteria Cairu imperdível o sorvete de Carimbo.
Evandro, muito obrigada por ter voltado aqui para deixar essas dicas. Vou adicionar tudo ao post! Obrigada!
Bem interessante esse post.
Obrigada, Lucio.
Dos restaurantes mensionados, fui muito bem atendido no Xícara da Silva, adorei a comida do Saldosa Maloca e amei o Santa Chicória, que não foi mencionado!
Opa! Que bom que você curtiu, Silvio. Na minha proxima visita, com certeza vou experimentar o Santa Chicória. Já vou até pesquisar aqui! Valeu pela visita e comentário!
Eu ameeeii as dicas, sensacional, deu até água na boca com tanta comida gostosa da minha terra. Muito Obrigada!!
Que bom que você gostou, Helyzane! Obrigada pela visita e comentário!
Ai meu Deus, segundo post de comida que leio na última hora navegando pela internet… Será que deu vontade? Adorei, dica anotadíssima! :)
Morri com esse nome, Xícara da Silva! Sensacional, hahahhahaha!!!
Tanta coisa gostosa pra comer aqui e enquanto isso na Holanda… BATATA!!! :'(
Hummm quanta coisa gostosa, ótimas dicas! Fiquei morrendo de vontade experimentar o Camarão ao Grão Pará, parece delicioso!
Que maravilha!Tanto lugar bom e bonito para comer. Quando for a Belém já sei onde venho buscar as dicas gastronômicas. :D
Adorei a gastronomia paraense. Quando fui visitei alguns dos restaurantes da lista e são sensacionais, mas senti falta do Sushi Ruy Barbosa, que oferece culinária japonesa contemporânea com toque paraense e ótimos drinks. Vale a pena conhecer quando voltar a Belém.
Que legal, Leo! Vou anotar a dica para a minha próxima visita! Obrigada. ;)