O Círio de Nazaré é a maior manifestação católica do mundo e reúne mais de 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém do Pará no segundo domingo do mês de outubro. Esse ano eu era uma delas. Gota em mar de gente.
Como gota, segui. Com a câmera em punho e o coração aberto, vivi intensamente esse terremoto de cultura e fé que é o Círio de Nazaré, e vou te dizer logo de cara: é algo indescritível. É uma dessas experiências ver pra crer. Viver pra crer.
Ouvi de uma devota de Nossa Senhora de Nazaré que o Círio é o encontro místico entre o céu e a terra. É durante o Círio de Nazaré que Nossa Senhora desce às ruas de Belém e toca os pés descalços e os corações de seus fiéis, que estão ali por ela, por eles, por nós.
Milhares de [email protected] e fiéis [email protected] e [email protected], percorrem de mãos dadas e corações entrelaçados os quase 4km que separam a Igreja da Sé, no centro antigo da cidade de Belém e a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, local onde o caboclo Plácido encontrou a Imagem Original de Nossa Senhora em 1700.
Pra começar nossa série de artigos sobre o Círio de Nazaré, preparei uma galeria de fotos pra tentar passar um pouco dos sentimentos e sensações desse dia tão especial. Sente só…
Leia também: Círio de Narazé, a maior manifestação religiosa do Brasil
Jornada fotográfica no Círio de Nazaré
O Círio
Independente de seu fortíssimo caráter religioso, o Círio de Nazaré é um tesouro cultural paraense e brasileiro. É uma experiência única que vale a pena ser vivenciada pelo menos uma vez na vida.
A força da fé no ali, agora, transborda os rótulos religiosos. É sobre multidões e sobre o outro, é sobre ajudar o outro, estender a mão. A promessa do outro pode não ser a minha, mas é. A fé do outro pode não ser a minha, mas no Círio, é.
Essa é a Vivian. Ela passou o dia percorrendo, de joelhos, o mesmo trajeto que a Santa Peregrina faz. A promessa foi feita quando a filha Roberta nasceu com problemas no coração. Desde que a filha foi curada, há 16 anos, Vivian percorre todos os anos, de joelhos, esses quase 4km que poderiam ser uma vida. São.
Acompanhei seus últimos metros e sua primeira troca de olhares com a Santa. Me faltam palavras. Obrigada, Vivian!
Círio de Nazaré 2017
Não perca os outros posts dessa série sobre o Círio. Essa jornada fotográfica foi só um gostinho do que vem por aí!
Viajamos para Belém a convite da SETUR-PA. Leia mais sobre as políticas do blog.
As belezas do Pará
Sou totalmente suspeita pra falar sobre o Pará, confesso! Meu amor por esse estado incrível veio antes e não é novidade.
Ele vem lá da primeira castanha que provei no Ver-o-Peso, e desde então o coração aprendeu a pulsar carimbó. Ele vai da Estação das Docas à Ilha do Marajó, passando pelo Mangal das Garças, Theatro da Paz e por todas as outras riquezas naturais e humanas que o Pará carrega.
O Pará é demais! Quer ver?!
- Roteiro de 7 dias no Pará: Belém + Ilha do Marajó
- Roteiro de 3 dias em Belém do Pará
- Guia completo da Ilha de Marajó: tudo o que você precisa saber
- Padrões paraenses, uma busca fotográfica
- Vídeo Inspiração: Pará
- Ôôôô Lá em Casa: dica de restaurante em Belém
- As curvas do Theatro da Paz, em Belém
- Passeio Orla ao entardecer em Belém do Pará
- Mangal das Garças: passeio imperdível em Belém
- Chocolate do Combu: a incrível história de dona Nena
Onde se hospedar em Belém
Uma ótima opção de hospedagem em Belém pra ver o Círio de Nazaré é o Grand Mercure Belém, literalmente na cara do gol. Outra boa opção é o Golden Tulip Belém. Quer saber o que a gente achou?!
Encontre todas as ofertas de hospedagem em Belém!
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre onde ficar em Belém
Salve esse artigo no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas por lá!
Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais
FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER
realmente uma experiencia muito intensa! tem que acreditar mesmo, impressionante a historia da mulher de joelhos por 4km!
Oi Alessandra, que post maravilhoso! Você conseguiu captar muito do sentimento de quem estava por lá. Lindo! Fiquei bastante curioso em conhecer.
Super interessante participar em algo assim. Aqui em Portugal nunca se ouviu falar!
Deve ser uma experiência brutal assistir a uma cerimónia deste tipo, mesmo para aqueles que não são crentes ou religiosos. Adorei as fotos e o relato. Estás de parabéns.
Sem palavras, muito lindo seu olhar para aquilo que é o mais belo do simples. Bjo!
Muito obrigada, queridona!! Adoro quando tem comentário seu! :*!
O Pará é fantástico demais!!! E acompanhar o Ciro deve ser uma das experiências mais intensas para um fotografo. Vou acompanhar sua jornada.
Muito muito emocionante! Obrigada pela visita e comentário!
Eu estou arrepiada! Que ensaio mais lindo!Parabéns viu?!
Valeu, Cris. Beijo.
Imagino como deva ser indescritível a sensação de estar ali. Quanta história linda, de fé, de devoção, de esperança. Fiquei realmente emocionada! As fotos ficaram incríveis e conseguiram traduzir um pouquinho de toda emoção vivida ali. Parabéns!
Que bom que te emocionou, Carol! Muito obrigada pela visita e comentário.
Caramba Alessandra, que texto forte e fotos marcantes. Emocionei-me com a fé desse povo, apesar de não o partilhar. Em particular a promessa e o rosto dessa mãe que pediu pela sua filhinha há tantos anos. Depois disso, tenho que explorar os seus posts sobre a região.
Grata
oi Ruthia. O Pará é demais e apesar de também não ser religiosa, fiquei emocionada profundamente! :)!
Lindas as fotos! Retratam o sentimento, a emoção das pessoas ali. Parabéns pelos cliques.
Obrigada, Michela!
Show de imagens!
É impressionante como dá para ver a emoção expressada pela fé no semblante das pessoas.
Que bom que você gostou, Jair! Abração.
Que experiência intensa, Alê! Não consigo imaginar, mas deu para sentir através do seu relato e fotografias boa parte do que aconteceu.
Foi demais, Eloah! Beijão.
Emocionante demaaais, Ale!!
Acompanhar a viagem pelo Stories já foi um presente, mas este post com essas fotos superou!!!
Na segunda-feira mesmo estava conversando com uma amiga que acompanhar a viagem de vocês me deu uma baaaita vontade de presenciar o Cirio, mesmo eu sendo uma pessoa nada religiosa!
Ansioso pelos próximos relatos!
Abraço!
Que delícia esse seu comentário, Murilo! Fico muito feliz em ler isso. Eu já amava o Pará antes, agora voltei mais apaixonada ainda. É incrível e como falei, você esquece os rótulos religiosos. Muito obrigada pelas palavras e vai pro Pará!! Vale demais conhecer! ;). Beijão.
Deve ser muita emoção reunida mesmo!
Foi demais, Fabio. Beijão.
Chorei! As fotos sao pura emoção!
Que bom que consegui te passar um pouco dessa emoção que senti através das fotos, Angela! Mil beijos.