7 obras imperdíveis na exposição de Banksy em SP

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

A exposição de Banksy em SP intitulada ‘The Art of Banksy: ‘Without Limits’ chega pela primeira vez à capital – e ao Brasil – trazendo 150 obras de um dos artistas urbanos mais famosos do mundo.

A mostra, que já foi vista por mais de 1,3 milhões de pessoas em várias cidades da Europa, Austrália e Estados Unidos, ficará em cartaz de 1 de fevereiro a 30 de abril de 2023 no Shopping Eldorado, em São Paulo e promete ser um dos maiores sucessos do calendário cultural paulista.

Estive na premiere da exposição para a imprensa e garanto: está imperdível! Vem comigo saber mais sobre a primeira grande exposição de Banksy em São Paulo.

Entrada da exposição de Banksy em SP


Leia também: Agenda Cultural SP com os melhores eventos do mês na capital paulista



Quem é Banksy

Banksy é um celebrado artista urbano britânico, cuja identidade permanece um mistério desde o final dos anos 80, quando seus trabalhos começaram a ser notados nas ruas de Bristol, na Inglaterra. Cidade onde ele teria supostamente nascido.

Digo supostamente porque a verdadeira identidade de Banksy não é conhecida publicamente, mesmo com o tremendo sucesso que suas obras tem no mundo.

Tal escolha faz parte da sua estratégia artística e posicionamento político do artista, já que o foco permanece naquilo que realmente importa: os trabalhos carregados de mensagens de conteúdo social e político e não sua identidade.

Banksy consegue permanecer no anonimato usando pseudônimos, uma equipe de apoio e vestindo máscaras, capuz e outros disfarces em suas aparições públicas.

Quem é Banksy?
Foto: Imagem do documentário ‘Exit Trough the Gift Shop’

Além disso, a marca do artista é o uso da técnica de estêncil em seus trabalhos, que consiste na aplicação de um desenho na superfície do muro (ou papel) através de um molde vazado por onde passa a tinta (geralmente spray).

Essa técnica permite que a aplicação do desenho seja bem rápida e passe despercebida, na maioria das vezes.

No Brasil, um grande artista urbano conhecido pelo uso de estêncil é o paulista Daniel Melim. Vale a pena conhecer o trabalho dele também.


Leia também: 7 artistas urbanos em SP para (re)conhecer nas ruas da cidade


O documentário de Banksy: Exit through the gift shop

Para quem quer conhecer mais sobre a história de Banksy e da revolução trazida ao mundo das artes pela street art, recomendo assistir o  documentário ‘Exit Through the Gift Shop’, dirigido pelo próprio Banksy em 2010.

O filme usa a história de Thierry Guetta, artista francês radicado em Los Angeles que passa a ser conhecido como Mr. Brainwash. Dá para assistir online pelo Youtube.


Teorias sobre a identidade de Banksy

A verdadeira identidade de Banksy é um mistério. Mas de qualquer maneira, eu quis trazer algumas teorias fantásticas sobre a identidade do artista.

1. A teoria mais antiga sugere que Banksy é o artista britânico Robin Gunningham. Esta teoria foi baseada em investigações jornalísticas e no local onde suas obras apareceram pela primeira vez;

2. Outra teoria é que Banksy é um coletivo de artistas, trabalhando juntos para produzir suas obras. O anonimato é uma forma de proteger o grupo e aumentar a impacto político das obras;

3. Pra completar, há quem diga que Banksy é Robert Del Naja, fundador da banda Massive Attack. Ambos são de Bristol, dizem que frequentam os mesmos círculos de amizade na cidade e há uma estranha coincidência entre as datas e locais das turnês da banda e o aparecimento de murais de Banksy.


7 destaques da exposição de Banksy em SP

A exposição The Art of Banksy: ‘Without Limits’ foi um sucesso em várias cidades mundo e agora desembarca em São Paulo pela primeira vez, com uma montagem exclusiva para a capital paulista, proporcionando uma experiência inédita e inovadora para nós, brasileiros.

Uma das salas da exposição de Banksy em SP

A 150 obras estão distribuídas em 14 ambientes, incluindo uma sala dedicada às intervenções mais recentes de Banksy na Ucrânia, feitas em áreas bombardeadas durante a guerra com a Rússia.

É possível ver obras originais certificadas, gravuras, fotos, litografias, esculturas, murais e instalações de video mapping feitas especialmente para esta edição. Vale a pena conferir de perto.

Alguns dos clássicos de Banksy também foram reproduzidos nas paredes do espaço no Shopping Eldorado, além de algumas frases marcantes do artista.

Exposição Banksy em SP: espaço expositivo

Fiz uma lista com 7 destaques da exposição de Banksy em SP, que para mim representam momentos importantes da história desse artista. Bora conferir?

1. Girl With Ballon

‘Girl With Ballon’ é uma das obras mais icônicas de Banksy e mostra uma jovem soltando um balão de ar em forma de coração.

O desenho do mural foi reproduzido em um quadro original de Banksy e foi vendido pela Sotheby’s, a casa de leilões de arte mais famosa do mundo, por 1 milhão de libras, mais de 5 milhões de reais em 2019.

Girl with Ballon: obra da exposição de Banksy em SP

Mas logo que o martelo do leilão foi batido, um mecanismo escondido no interior do quadro começou a funcionar, a parte de baixo da moldura se abriu e parte da obra foi picotada.

A ‘performance’ foi arquitetada pelo próprio Banksy como uma crítica ao mercado de arte internacional e chamou a atenção do mundo todo. E sabe o que aconteceu? O valor quadro – picotado – dobrou.


2. Peckham Rock

Outro destaque da exposição de Banksy em SP é a Peckham Rock (2005). A peça foi secretamente instalada em uma das paredes do British Museu em 2005 e não foi detectada por dias.

Peckham Rock, obra na exposição de Banksy em SP

Uma tradução livre do texto que acompanha a obra em uma plaquinha exatamente como as etiquetas das obras do museu, diz mais ou menos isso:

‘Este exemplar preservado de arte primitiva data da era pós-catatônica e acredita-se que represente o homem primitivo se aventurando em áreas de caça fora da cidade. O artista responsável é conhecido por ter criado um corpo substancial de trabalho em todo o sudeste da Inglaterra sob o apelido de Banksymus Maximus, mas pouco mais se sabe sobre ele. A maior parte da arte desse tipo infelizmente não sobreviveu. A maioria é destruída por zelosos funcionários municipais que não reconhecem o mérito artístico e o valor histórico da pintura nas paredes.’

PRB 17752.2-2.1 Cortesia de Pest Control Office, Banksy, Peckham Rock, 2005

Banksy realizou uma série de ações como essas em alguns dos museus mais importantes do mundo e nunca foi pego. Isso fez com que seu nome fosse espalhado aos quatro cantos e o tornou muito conhecido mundialmente.


3. Kissing Coppers

A obra ‘Kissing Coppers’  foi originalmente pintada em um muro em Brighton, na Inglaterra, em 2005, mas foi removida pouco tempo depois.

Rapidamente, a imagem dos dois policiais britânicos se beijando tornou-se uma das imagens mais emblemáticas de Banksy e é frequentemente interpretada como uma crítica às políticas da polícia britânica e sua relação com a comunidade LGBTQIA+.

A obra tem sido reproduzida em muitas outras formas, incluindo impressões, camisetas e até mesmo uma versão em tamanho real feita de madeira.

Kissing Coppers, obra na exposição de Banksy em SP


4. Di-Faced Tenner Note (Ten Pounds)

Em 2004, Banksy imprimiu 1 milhão de libras em notas  de £10 com o rosto da princesa Diana substituindo o da rainha Elizabeth (da nota original). Lady Di teve um relacionamento controverso com a família real e faleceu em 1997.

A nota é emitida pelo ‘Banksy of England’ e traz a frase ‘Trust No One’ (Não confie em ninguém) no verso, assim como a figura de Charles Darwin. Uma crítica conjunta sobre os grandes bancos, o capitalismo e a monarquia.

Uma edição de 50 impressões assinadas pelo artista foi lançada como uma folha com 5 notas sem cortes em duas colunas. Além disso, 32 provas raras assinadas pelo artista também estão em circulação. Ambas estão presentes na exposição de Banksy em SP.

Notas de Lady Di na exposição de Banksy em SP


5. Dismalad, Bemusement Park

Em 2015, com ajuda de mais de 50 artistas Banksy montou um parque de temático disruptivo em Weston-Super-Mare, uma cidade próxima a Bristol, na Inglaterra.

Dismaland foi anunciado como ‘o lugar mais desanimador da Terra’ e foi concebido como uma sátira e crítica aos parques temáticos comerciais.

Na exposição de Banksy em SP, você poderá ver ao vivo uma série de atrações e obras feitas especialmente para esse projeto, que atraiu milhares de visitantes de todo o mundo mas durou apenas 5 semanas.

Dismaland representada na exposição de Banksy em SP

Assista o vídeo abaixo para conhecer algumas das ‘atrações’ assombrosas de Dismaland.

Entre elas, estavam: um carrossel sequestrado por trabalhadores de matadouros, com caixotes rotulados como ‘lasanha’, uma réplica de um campo de refugiados, ruínas do castelo da Disney com uma instalação que mostrava a carruagem da Cinderela acidentada e fotógrafos como urubus se aproveitando do desastre, um túnel do amor com barquinhos cheios de imigrantes, uma réplica da praça Tiananmen e muito mais.


6. The Walled of Hotel

Outro projeto muito importante de Banksy, que você também pode conferir na exposição do artista em SP é o polêmico The Walled of Hotel, inaugurado em 2017, em Belém (Bethlehem), cidade palestina localizada na parte central da Cisjordânia.

Banksy criou um hotel – que funciona normalmente -, onde as janelas dos quartos têm a ‘pior vista do mundo’: o ̶M̶u̶r̶o̶ ̶d̶a̶ ̶V̶e̶r̶g̶o̶n̶h̶a̶ Muro de Separação entre Israel e Palestina.

O hotel, que abriu em 2017, é um estabelecimento real com dez quartos, construído e financiado por Banksy.

Ele é administrado pela comunidade local e tem atraído turistas, curiosos e principalmente fãs de Banksy, já que hospedar-se ali é praticamente passar a noite dentro de uma instalação repleta de obras do artista.

The Walled Off Hotel representado na exposição de Banksy em SP

Além das obras de Banksy, o Walled Off Hotel (trocadilho com o nome do luxuoso Waldorf Hotel) também exibe peças de outros artistas contemporâneos e o objetivo é estimular uma visão crítica sobre o conflito na região e a existência do próprio muro.

Ao lado do hotel, a Wall*Mart, loja oficial do Banksy, vende latas de spray e todo material necessário para quem quiser deixar sua marca no Muro da Separação.

No vídeo a seguir, você acompanha uma visita pelo Walled Off Hotel.


7. Better In Then Out

Em outubro de 2013, Banksy realizou um de seus mais importantes projetos na cidade de Nova York, nos EUA, o ‘Better In Then Out’, e a proposta foi produzir uma nova obra de arte por dia na cidade.

Além dos famosos murais com imagens e mensagens provocativas, cheias de críticas sociais, Banksy também preparou algumas instalações, que incluíam, por exemplo, um caminhão com bichinhos de pelúcia prontos para o abate, inspirado na história do Meatpacking District e até uma banquinha para vender suas obras originais no Central Park anonimamente.

O mais peculiar é que as obras com valor de mercado de mais de 500.000 dólares foram vendidas por apenas 60 dólares de maneira anônima. Uma crítica ao mercado da arte e na artificialidade de seus valores baseados em ego.


Bônus: destaques exclusivos para a exposição de Banksy em SP

Para completar o tour pelos destaques de uma exposição que tem muitas outras obras importantes, como ‘Gangsta Rat’, ‘Flying Copper’, ‘Kate Moss’, ‘Monkey Queen’, ‘Bomb Hugger’, ‘Game Changer’ e também a icônica ‘Flower Thrower’, acho importante citar também alguns detalhes únicos da exposição de Banksy em SP, como:

» Instalações de video mapping

Sala com video mapping na exposição de Banksy em SP

» Sala com as intervenções mais recentes do artista na Ucrânia

A sala especial com os trabalhos mais recentes do artista na Ucrânia é a cereja do bolo da exposição de Banksy em SP.

Os trabalhos foram trazidos para a mostra dentro de uma ambientação especial, em tamanho real e nos transportam até a Ucrânia de hoje em dia, aterrorizada pela guerra.

Sala especial dos novos trabalhos de Banksy na Ucrânia.

No vídeo abaixo, você confere a trajetória de Banksy por esses territórios ucranianos arrasados pela guerra.


O bar na exposição de Banksy em SP: a ‘cerveja do bolo’

E se a sala com os trabalhos mais recentes do artista na Ucrânia é a cereja da exposição de Banksy em SP, na saída da exposição, os visitantes podem aproveitar a ‘cerveja do bolo’  em um bar maravilhoso patrocinado pela cerveja Tiger, que promete uma programação intensa com música ao vivo.

Bar da cerveja Tiger na exposição de Banksy em SP


A polêmica: exposição de Banksy em SP é autorizada?

Apesar de ser um artista de rua e ter um trabalho que faz muito mais sentido nas ruas das cidades, fato é que suas obras tiveram uma valorização milionária ao longo dos anos e Banksy tem reconhecimento mundial também dentro das galerias e coleções de arte.

Tal realidade fomenta um mercado de exposições não-autorizadas, organizadas por colecionadores privados que muitas vezes têm como objetivo aumentar ainda mais o valor das obras de suas coleções particulares.

Por isso, fiquei na dúvida. Afinal de contas, a exposição de Banksy em SP é ou não autorizada pelo artista?

Segundo a assessoria de imprensa da exposição, ‘pelo fato de Banksy ser um artista que não se apresenta, permanecendo incógnito, suas exposições acontecem através de uma produtora internacional que possui obras originais do artista e cuida das validações das obras, assim é possível promover o trabalho magnífico de Banksy. Vale ressaltar que essa exposição – licenciada de acordo com todos os requisitos legais – já percorreu 21 países e foi vista por mais de 1.3 milhões de pessoas.’


Dicas práticas para visitar a exposição de Banksy em São Paulo

» Quando acontece a exposição de Banksy em SP?

‘The Art of Banksy: Without Limits’  fica em cartaz até 30 de abril de 2023. A exposição funcionará de segunda a sábado, das 10h às 22h (entrada até 21h20), domingo das 11h às 21h (entrada até as 20h20).

A tolerância de atraso é de até 20 minutos após o horário agendado para a entrada no ingresso.


» Onde?

A exposição de Banksy em SP acontece no estacionamento do Shopping Eldorado, na Av. Rebouças, 3.970, em Pinheiros, São Paulo. Entrada J.


<strong>Clique para ver a localização da exposição do Banksy em SP no mapa</strong>

Dica para economizar no estacionamento do shopping Eldorado

Para quem for visitar a exposição de carro, é bom saber que dá para economizar muito no valor do estacionamento do shopping, que normalmente custa R$ 21 a hora.

Fazendo uma compra mínima de R$50 no supermercado do shopping Eldorado (Carrefour), você ganha até 4 horas de estacionamento gratuito.


» Quanto custa o ingresso da exposição ‘The Art of Banksy: Without Limits’?

Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 170. De segunda-feira a quinta-feira o valor é R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia-entrada) e de sexta-feira a domingo (e feriados), R$ 130 (inteira) e R$ 65 (meia-entrada).


» Como comprar os ingressos para a exposição de Banksy em SP?

Os ingressos para a exposição de Banksy em SP estão à venda vendas para o público geral através do site da Eventim.

A classificação etária da exposição é livre, mas menores de 12 anos só entram acompanhados. Veja mais informações no site oficial da exposição‘The Art of Banksy: Without Limits’.


Onde ficar em São Paulo

Se você não mora na cidade e precisa de dicas de onde ficar, procure um hotel na Paulista e arredores.

Opções de hospedagem com bons preços na Paulista, são: Ibis São Paulo Paulista e, Ibis Budget SP Paulista (na Consolação) e Ibis Budget SP Paraíso, lá na outra ponta da Paulista.

Se quiser de hospedar em uma região diferente da cidade, recomendo os bairros de Pinheiros e Vila Madalena, dois bairros cheios de coisas divertidas pra fazer!


Leia também: Guia completo de onde ficar em SP por regiões com melhor custo-benefício da cidade


Leia mais dicas do que fazer em São Paulo


A produção da mostra é da Hit Makers e Blast Entertainment, empresa do grupo DCSET, que já realizou exposições como a Space Adventure, Beyond Van Gogh e Van Gogh Live 8K.


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. O único artista plástico da América Latina convidado por Banksy para expor seus trabalhos no Dismaland e no Walled Off Hotel é o brasileiro Sami Musa e a estranhamente ele nunca é citado. No Dismaland foram vários artistas convidados, mas no hotel apenas dois. Uma canadense e um brasileiro.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM