Amantes de uma boa cerveja como eu estão sempre em busca de experiências de viagem que envolvam este néctar dos deuses. Essa lista reúne 7 experiências cervejeiras nos EUA testadas e aprovadas.

O país é um dos principais destinos cervejeiros do mundo atualmente. Só para você ter uma ideia, em 1980 existiam apenas 42 cervejarias artesanais nos Estados Unidos. Hoje em dia, estima-se que uma cervejaria é criada a cada 12 horas. Ou seja: cerveja boa é o que não falta!

7 incríveis experiências cervejeiras nos EUA

No fim do texto ainda tem uma lista bônus com a minha lista de desejos de experiências cervejeiras nos EUA. Afinal de contas, tô pensando em viajar! Bora começar?


Leia também: 13 experiências cervejeiras pelo mundo


7 experiências cervejeiras nos EUA


1. Visita à Sierra Nevada Brewing

A experiência cervejeira nos EUA que encabeça essa lista é a visita à fábrica original da Sierra Nevada Brewing Co.

Fundada em 1980, a Sierra Nevada foi uma das responsáveis pela revolução da cerveja artesanal nos Estados Unidos e permanece até hoje como uma das principais cervejarias independentes dos Estados Unidos.

Visita guiada à fábrica da Sierra Nevada na Califórnia

Ken Grossman começou a fazer cerveja escondido da mãe, ainda adolescente. Em 1978, quando a produção artesanal de cerveja (homebrewing) foi regulamentada nos EUA, ele decidiu fundar uma cervejaria em um dos lugares que mais amava no mundo: a cadeia de montanhas de Sierra Nevada, no norte da Califórnia.

Da costa oeste à costa leste dos EUA, a Sierra Nevada Brewing se transformou em uma das empresas mais bem sucedidas e transformadoras dos Estados Unidos.

Além de produzir algumas das melhores cervejas do país, a empresa investe constantemente em soluções para reduzir o impacto da fabricação de cerveja, um processo que consome muita energia e recursos. Eles são um exemplo dentro e fora do mercado cervejeiro.

Atualmente, a cervejaria tem 2 grandes fábricas. A original em Chico, no norte da Califórnia e a segunda em Mills River, Carolina do Norte.


Leia também: Como é a visita à Sierra Nevada Brewing, no norte da Califórnia


A ‘escola cervejeira americana’

Cada país tem estilos próprios de cervejas com características diferentes. A este conjunto, dá-se o nome de escola cervejeira.

Algumas escolas, de países com tradição cervejeira mais antiga, como Alemanha, Bélgica e Inglaterra são amplamente reconhecidas e reverenciadas pelo mundo.

Outras, com uma história mais recente, como a escola cervejeira dos Estados Unidos, ainda sofrem com polêmicas, principalmente dos amantes da tradicional lei da pureza. Mas o que não dá para negar é que a escola cervejeira americana tem se tornado cada dia mais popular.

Marcada pela criatividade nas releituras dos clássicos europeus e com forte presença de lúpulos florais e cítricos produzidos nos EUA, que dão um sabor e aroma intenso às cervejas, principalmente o estilo IPA, um dos mais consumidos nos Estados Unidos – e aqui em casa -.

Alguns dos principais estilos da ‘escola americana’ são: American Lager, American Pale Ale, American IPA, Pumpkin ALE, American Porter, American Strong ALE, American Barleywine e New England IPA (Hazy IPA).


2. Roteiro cervejeiro na Flórida

Em 2014, quando quase tudo ainda era tudo meio mato aqui no mercado de cervejas artesanais brasileiro, embarquei em um roteiro cervejeiro pela Flórida para conhecer as melhores cervejarias artesanais das regiões centro e sul do estado.

Olha só a lista das cervejarias que visitamos durante a viagem:

Roteiro Cervejeiro na Flórida

Atualmente, existem mais de 300 microcervejarias na Flórida. E algumas delas, além de se preocuparem com as receitas de cerveja, também tem ótimas ideias.

A Saltwater Brewery em Delray Beach, por exemplo, criou Environmental Six Pack Rings, anéis de six-packs de cerveja feitos com ingredientes naturais como palha e fibra de trigo. Uma alternativa ecológica para a versão de plástico.


Leia também: Roteiro cervejeiro pela Flórida, uma viagem lupulada!


3. 11 cervejarias em Miami!

Mesmo que você não tenha tempo de fazer uma viagem por todas essas cervejarias na Flórida, vale a pena conhecer as dezenas de cervejarias de Miami, um dos destinos mais populares entre os brasileiros.

A J. Wakefield Brewing em Wynwood é uma excelente cervejaria, com decoração toda inspirada no Star Wars. Vale a pena conhecer.

Taproom da cervejaria J.W.B., em Wynwood, Miami

Que tal fazer uma visita guiada por Wynwood, o bairro mais alternativo de Miami e ainda parar para experimentar uma cervejinha?!


Leia também: 11 cervejarias em Miami que você tem que conhecer


4. Tour guiado na fábrica de Samuel Adams

Outro clássico dessa lista de experiências cervejeiras nos EUA é a visita guiada à fábrica teste da Samuel Adams, uma das principais cervejarias dos Estados Unidos.

Jim Koch, que começou a Boston Beer Company em 1984 e transformou a Samuel Adams em uma das principais cervejas dos EUA.

Como é a visita à fábrica da Samuel Adams em Bostons

O tour passa pelas principais etapas de produção da cerveja e termina em uma deliciosa degustação dos carros-chefes da cervejaria. Recomendo!

Aproveite para se divertir em um Pub Crawl em Boston com 4 horas de duração por uma das regiões mais interessantes da cidade, repleta de arte, história e bons drinks.


Leia também: Como é a visita à fábrica da Samuel Adams em Boston


5. Brooklyn Brewery

A descolada Brooklyn Brewery é destino certo para viajantes sedentos por programas cervejeiros em Nova York.

O mais legal é que você pode visitar o tasting room em Williamsburg e fazer um tour guiado. Recomendo super o passeio, mesmo que você não esteja muito afim de fazer o tour.

Tenho um caso sério com a Defender IPA. Vale experimentar!


Leia também: A descolada Brooklyn Brewery em Nova York


O estilo IPA

A sigla IPA significa India Pale Ale. Um estilo de cerveja bem amargo e com muito aroma, graças a alta concentração de lúpulo presente em sua receita.

Reza a lenda que durante o período das Grandes Navegações, os ingleses capricharam na quantidade de álcool e lúpulo para produzir cervejas que aguentassem viagens mais longas.

As IPAs ficaram meio esquecidas, até o final dos anos 70, quando se tornaram as protagonistas do movimento de cervejas artesanais nos EUA. Novo Mundo, novos tipos de lúpulo, novas cervejas!

A American IPA, versão estadunidense desse néctar divino, tem versões da Costa Oeste (West Coast) e Costa Leste (East Coast). Ambas com amargor e aroma dos lúpulos americanos.


6. Tour cervejeiro em Anaheim

Que a Califórnia é um destino mega cervejeiro é fato sacramentado. O estado é o lar de mais de 850 cervejarias e produz algumas das melhores cervejas artesanais do país e do mundo.

Visitei Anaheim, a cidade da Disney da Califórnia e conheci 3 ótimas cervejarias. Fica a dica para quem quiser explorar o sul do estado.

Anaheim Brewery: uma das melhores cervejarias de Anaheim


Leia também: As melhores cervejarias de Anaheim, Califórnia


7. Cervejaria na Rota 66 Histórica

Para finalizar nossa lista de experiências cervejeiras nos EUA, que tal experimentar uma cerveja feita em plena Rota 66 Histórica?!

Rota 66 Histórica no Arizona

Conhecida como a ‘Main Street’ americana, a Rota 66 se tornou ‘Histórica’ depois de ter sido substituída pela I40. Em Kingman, no Arizona, o coração da ‘verdadeira’ Rota 66, você pode visitar a Black Bridge Brewery e se deliciar com uma Red Evil IPA. Recomendo!

Lembrando que quem bebe não dirige, hein?!

Black Bridge Brewery em Kingman, no Arizona


Leia também: De Las Vegas ao Grand Canyon pela Rota 66


Bucket list de experiências cervejeiras nos EUA

Como eu tenho vivido dias de sonhar com futuras viagens, resolvi incluir também minha lista de desejos de experiências cervejeiras nos EUA, com roteiros cervejeiros que quero percorrer e cervejarias que quero conhecer na terra do tio Sam.

» Beertrip na Califórnia

A Califórnia é meu estado favorito nos EUA. Ainda mais quando o assunto é cerveja. De norte a sul do estado, dá para pensar em uma beertrip caprichada, hein?! Essas são as cervejarias que não podem ficar fora do meu – e do seu – roteiro dos sonhos:

1. Anchor Brewing Company em São Franciso | Inaugurada em 1965 por Fritz Maytag, a Anchor é uma das pioneiras do movimento moderno de cerveja artesanal nos EUA. A cervejaria em Potrero Hill, oferece tours diários que terminam com degustação de cervejas.

2. Firestone Walker Brewing em Paso Robles | A Firestone Walker Brewing Company é uma cervejaria em Paso Robles, na Costa Central da Califórnia e em Buellton, na Califórnia. A Firestone Walker é a quarta maior cervejaria artesanal da Califórnia.

3. Stone Brewing em Escondido | Uma das minhas cervejarias favoritas. O Stone Brewing World Bistro & Gardens é um beer garden para cervejeiro nenhum botar defeito. Morro de vontade de conhecer. A Stone IPA e a Tangerine Express são as minhas favoritas. Aceito!

4. Ballast Point Brewing em San Diego | Ballast Point Brewing Company é uma cervejaria americana fundada em 1996 por Jack White em San Diego, Califórnia. A Ballast Point Brewing Co. começou na parte de trás da Home Brew Mart, uma loja de suprimentos de cerveja caseira fundada por White em 1992.


Além da Califórnia, vários outros estados americanos têm fama cervejeira. Colorado e Oregon e Maine são dois deles.


» Visitar o taproom da Goose Island em Chicago

Para completar essa lista de experiências cervejeiras nos EUA, não dava para não incluir a visita ao brewpub original da Goose Island em Chicago, Illinois. A cervejaria é uma das pioneiras na fabricação de cervejas envelhecidas em barris de bourbon.

Na ‘falta de passagem para Chicago’, uma solução é visitar a brewhouse da Goose Island em SP, um misto de bar e fábrica que ocupa um prédio de 2 andares no largo da Batata, em Pinheiros. Pertinho do charmoso Mercado de Pinheiros e da estação Faria Lima, linha amarela do metrô. Recomendo!

Brewhouse da Goose Island em SP

Bateu fome?! Faça um tour gastronômico por Chicago e conheça os sabores dessa incrível cidade americana!

Leia também: Brewhouse da Goose Island em SP


Experiências cervejeiras nos EUA | No Mapa


Leia também: Aprenda a criar e usar um mapa personalizado do Google para organizar seu roteiro de viagem


Leia mais dicas sobre turismo cervejeiro


Salve essas dicas sobre turismo cervejeiro nos EUA no Pinterest

Confira essa lista com 7 experiências cervejeiras nos EUA incríveis. Saiba mais sobre os destinos, cervejarias e muito mais!


Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome