Se você ama cerveja como eu, com certeza já ouviu falar na Sierra Nevada Brewing Co. Visitei a primeira fábrica deste ícone cervejeiro, em Chico, no norte da Califórnia e descobri muito mais que cerveja boa.

Além de produzir algumas das melhores cervejas dos Estados Unidos, a Sierra Nevada investe intensamente em soluções para reduzir o impacto da fabricação de cerveja, um processo que consome muita energia e recursos. Um exemplo dentro e fora do mercado cervejeiro.
Depois dessa visita, que foi uma daquelas experiências para guardar na memória, virei mais fã ainda e minha admiração pela cervejaria só aumentou. Vou te contar tudo sobre este dia mágico. E aposto que você também vai querer embarcar nessa aventura cervejeira.
Leia também: 13 experiências cervejeiras pelo mundo
A história da Sierra Nevada
Fundada em 1980 por Ken Grossman, a Sierra Nevada foi uma das responsáveis pela revolução da cerveja artesanal nos Estados Unidos e permanece até hoje como uma das principais cervejarias independentes dos Estados Unidos.
Grossman começou a fazer cerveja em 1969, escondido da mãe, ainda adolescente. Em 1978, quando a produção artesanal de cerveja (homebrewing) foi regulamentada nos EUA, ele decidiu fundar uma cervejaria em um dos lugares que mais amava no mundo: a cadeia de montanhas de Sierra Nevada, no norte da Califórnia.

Em 1980, a Sierra Nevada Brewing Co. produziu sua primeira Pale Ale feita com lúpulo Cascade, que dava um aroma cítrico intenso à cerveja. Mal sabia Ken que este seria o início da revolução da cerveja artesanal nos Estados Unidos.
Só para você ter uma ideia, em 1980, existiam apenas 42 cervejarias artesanais nos Estados Unidos. Hoje em dia, estima-se que uma cervejaria é criada a cada 12 horas.
Quase 40 anos depois, muita água rolou até que a Sierra Nevada chegasse até aqui, com duas grandes fábricas. A primeira em Chico, Califórnia e a segunda em Mills River, Carolina do Norte. Da costa oeste à costa leste dos EUA, a Sierra Nevada se transformou em uma das empresas mais bem sucedidas e transformadoras dos Estados Unidos.
Leia também: Sábado na Brooklyn Brewery, em NYC
Visita guiada à Sierra Nevada Brewing Co.
A visita guiada é excelente. Um verdadeiro sonho para qualquer cervejeira apaixonada como eu. Aprendi tanta coisa, que achei melhor dividir a experiência em 4 tópicos diferentes para poder falar de tudo.
» Introdução
Na primeira parte da visita guiada, somos convidados a assistir um vídeo sobre a história e a evolução da Sierra Nevada, desde o começo dessa aventura de Ken Grossman, até os dias de hoje.
Atualmente, a Sierra Nevada é a 3a cervejaria artesanal dos Estados Unidos, com uma produção estimada de 1.2 milhões de barris de cerveja por ano. Apesar disso, a empresa orgulha-se em ser independente até hoje. Um negócio de família do começo ao fim da sua cadeia produtiva.
» A fábrica
Depois do vídeo, partimos para a visita pela imensa fábrica da Sierra Nevada. Passando pelo estoque de lúpulo, sempre uma divertida e cheirosa experiência.
Até a gigante linha de produção e embalagem da Sierra Nevada, onde são produzidas latas e garrafas de algumas das melhores cervejas dos Estados Unidos.
O tour passa também por uma espécie de memorial, uma sala com a história da Sierra Nevada, seus personagens e vários equipamentos usados na cervejaria antigamente.
» Sustentabilidade
Como eu já te adiantei, além de se preocupar com a qualidade das cervejas, a Sierra Nevada se preocupa muito em reduzir o impacto de toda a cadeia de sua produção, um processo que consome muita energia e recursos. Aqui o principal lema é ‘reduzir, reutilizar, reciclar’.
No site da Sierra Nevada, você pode ver mapas interativos e explorar todas essas ações para reduzir o impacto ambiental das cervejarias. Mas vou citar algumas delas, a seguir. Olha que incrível!
Painéis solares e microturbinas de gás natural
Atualmente, os painéis solares da fábrica da Sierra Nevada em Chico trabalham em conjunto com o sistema de microturbinas de gás natural para fornecer mais de 90% da energia elétrica necessária para alimentar a fábrica.
O calor residual do sistema é capturado e usado para produzir vapor e água quente para o processo de fermentação. É isso que a gente chama de aproveitamento máximo do combustível.
Recuperação de CO2
A grande preocupação da Sierra Nevada é fechar o ciclo de produção da maneira mais sustentável possível. Pensando nisso, o dióxido de carbono (CO2) produzido naturalmente durante o processo de fermentação é recuperado, limpo e enviado de volta para a cervejaria para pressurizar os tanques e ajudar na embalagem.
Essa recuperaração de CO2, além de reduzir as despesas, já que eles não precisam comprar CO2, elimina centenas de caminhões de entrega. Fiquei encantada!
HotRot : a super composteira
Seguindo o mesmo pensamento de fechar o ciclo de produção, a Sierra Nevada também usa, há 4 anos, o HotRot, um sistema de compostagem em larga escala super tecnológico, produzido na Nova Zelândia, que acelera muito o processo de compostagem dos resíduos orgânicos da fábrica.
Desta maneira, eles conseguem diminuir muito o descarte de resíduos sólidos e ainda utilizam o adubo produzido pela super-compostagem nas plantações de lúpulo, cevada e na horta para o taproom.
Aliás, durante a visita, tive a oportunidade de ver uma plantação de lúpulo. Coisa mais linda do mundo!
Você sabia que a única plantação de lúpulo no Brasil fica em São Bento do Sapucaí, no interior de SP?
» Degustação

Da plantação de lúpulo à mesa, ou melhor, ao copo! Finalmente, depois de um longo tour, fomos direto à fonte provar alguns dos clássicos e das novidades da cervejaria. Já pensou que incrível provar uma cerveja Sierra Nevada fresquinha, direto do tanque?!
Algumas sugestões para quem não conhece as maravilhas lupuladas da Sierra Nevada, são:
A clássica Pale Ale, feita com lúpulo Cascade e malte caramelizado, com 5.6% de álcool e 38 IBU.
Hazy Little Thing, uma IPA não filtrada, não processada, com 6.7% de álcool e 35 IBU.
Se você não gosta de cervejas muito amargas, uma boa pedida é a Summerfest ou a
Sierraveza (de trigo). Confira a tabela com todas as cervejas produzidas pela Sierra Nevada, incluindo as sazonais (produzidas em determinadas épocas do ano).
Ahh, outra coisa super importe! Não perca a lojinha da Sierra Nevada, hein?! Fiquei louca e obviamente, fui a última a entrar no ônibus para ir embora.
Informações práticas sobre a visita guiada à Sierra Nevada Brewing
» Os tipos de visita guiada
A Sierra Nevada oferece pacotes de degustação e tours com diferentes temáticas, incluindo uma opção grátis, com 45 minutos de duração. Acesse este site para saber mais.
Os tours têm vagas limitadas e costumam lotar rápido. Por isso é melhor fazer sua reserva on-line com antecedência. Lembrando que para participar das degustações é necessário ter mais que 21 anos. Tem que levar o passaporte.
Se você não tiver a fim de fazer o tour, pode ir até o Taproom da Sierra Nevada, que funciona de domingo a quinta-feira, das 11h às 21h e sexta e sábado, das 11h às 22h.
Outros dois taprooms da Sierra Nevada ficam na fábrica de Mills River (na Carolina do Norte) e em Berkley (Torpedo Room).
» Onde fica e como chegar
A Sierra Nevada fica em Chico, cidade no norte da Califórnia, a 140km de Sacramento e pouco mais de 260km de São Francisco.
Para mim, a melhor maneira de explorar a Califórnia é de carro. Alugar um carro no EUA é super simples e barato. Você não precisa de documentação especial e pode usar um comparador online para pesquisar, de uma vez só, ofertas de locadoras de veículos diferentes.
A gente usa e recomenda o site da Rentcars. Uma empresa brasileira super confiável, que além de garantir o melhor preço no aluguel de carro, ainda oferece pagamento facilitado, sem cobrança de iof, dividido em até 6 vezes no cartão de crédito.
Leia mais dicas da Califórnia
- As melhores ofertas de hospedagem em Chico, na Califórnia
- Novas regras e requisitos para uma viagem para os EUA
- Qual é o melhor seguro viagem para os Estados Unidos?
- Vale a pena alugar carro nos EUA?
- Roteiro de 10 dias na Califórnia
- Mt Shasta, a montanha mágica da Califórnia
- Dicas para visitar o Death Valley
- Como é visitar o Yosemite National Park no inverno
- MedMen: a ‘Apple Store’ da Cannabis na Califórnia
Salve estas dicas no Pinterest
Alessandra visitou a Sierra Nevada Brewing Co. a convite de IPW 2019 e do Visit California
Oi, Alê. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oba! Valeu, Bóia!