O ‘Santuario de la naturaleza’ Capillas de Mármol é um dos destinos mais procurados pelos viajantes que desembarcam no Chile para conhecer a parte norte da Patagônia chilena, na região de Aysén.
As super ‘instagramáveis’ Capela e Catedral de Mármore tornaram-se febre na internet e colocaram Puerto Río Tranquilo na lista de desejo de muitos viajantes do mundo inteiro.
É longe? É. Os deslocamentos são longos e complicados, mas a recompensa é certa. Não desista por essas pequenas dificuldades. Ver uma obra prima da natureza como essa, ao vivo, é um super privilégio!
Vou te contar como fiz esta viagem sem estress, com uma única preocupação: fotografar. Tem coisa melhor?
Leia também: Patagônia Aysén – a Patagônia chilena como você nunca viu
O que são as ‘Capillas de Mármol’?
As Capillas de Mármol são, na verdade, um complexo de túneis e cavernas de mármore, que surgem como ilhas no Lago General Carrera, o maior lago do Chile.
Essas obras de arte da natureza são resultado da ação do vento e das águas do General Carrera, que durante milhares de anos esculpiram o mármore produzindo essas maravilhas.
Quer viajar sem preocupações?
Conte com assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas e imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
O passeio de barco até as Capillas de Mármol
Para chegar até as Capillas de Mármol você terá que pegar um barco na pequena Puerto Río Tranquilo. O passeio depende das condições do tempo e o ideal é visitar as Capillas de Mármol em um dia de sol brilhando e águas calmas.
Como na Patagônia o tempo é imprevisível, prepare-se!
Os barcos têm capacidade para até 12 pessoas e o passeio dura cerca de 1h30 e 2 horas. O tour é bem popular, mesmo durante a baixa temporada, e o preço gira em torno de 10.000 pesos chilenos por pessoa (R$65).
Todos a bordo, é hora de navegar!
O visual é arrebatador. Logo de cara me vi hipnotizada pelas águas azuis do Lago General Carrera, 2o maior lago da América Latina, atrás apenas do Titicaca. O lago é imenso e suas águas são compartilhadas com a vizinha Argentina. Lá ele se chama Lago Buenos Aires.
Vinte minutos depois que o barco deixa o ponto de partida já é possível ver as primeiras formações rochosas.
Os túneis e cavernas se espalham pelas encostas do lago. E se por fora essas esculturas naturais já parecem incríveis, imagine só poder entrar e explorá-las por dentro. Pura magia! Somos transportados para outro mundo, outro tempo.
E pensar que tudo isso foi moldado pelo ir e vir das águas durante o passar dos anos….
Em alguns momentos dá até para tocar nas paredes de mármore. Você já sentiu a força do tempo e da natureza?
Tudo impressiona. As formas, padrões, o contraste com as águas esverdeadas do lago. E se tem uma coisa que eu aprendi durante a viagem de 6 dias pela Patagônia Aysén é que se a água pode ficar mais turquesa ainda, ela ficará. Pode esperar! Simplesmente inacreditável.
» A Capela e a Catedral de Mármore
O grande momento do passeio é a visita às estruturas mais famosas do ‘Santuario de la naturaleza’: a Capela e a Catedral de Mármore.
Dizem que quem toca no mármore dentro da capela de mármore casa em um ano. Será?!
Depois de muitas fotos, voltamos ao pier, dessa vez com mais emoção, já que viajamos contra o vento. Dependendo do dia, a viagem pode ser bem agitada. É aventura que fala, né?!
Leia também: É necessário seguro viagem para o Chile? Qual o melhor?
Como chegar?
Para chegar até as Capillas de Mármol, você deve pegar um voo até Santiago e depois outro voo até o aeroporto de Balmaceda. De lá até Puerto Río Tranquilo, prepare-se para enfrentar mais 200km de Ruta 7, a belíssima Carretera Austral. Belíssima, sinuosa, diga-se de passagem.
Encontre promoções de passagem aérea para o Chile
» A mítica Carretera Austral
Percorrer a Carretera Austral é um sonho para quem curte uma boa viagem de carro, mas pode se transformar em um pesadelo, já que alguns trechos podem ficar bem complicados, principalmente por conta do tempo.
Chuvas constantes, grande quantidade de neve e constantes interrupções na via, que chegam a bloquear a estrada por horas a fio, são os principais inimigos de quem pensa em alugar um carro e fazer essa viagem por conta própria. Não é brincadeira não, viu?!
De Balmaceda até a Villa Cerro Castillo a estrada é asfaltada e apesar das curvas dá para manter uma velocidade relativamente boa. Seguindo para o sul dali em diante, a estrada se transforma em uma aventura de cascalho, a velocidade despenca e o balanço toma conta.
Salve-se quem puder e quem tiver um remedinho para enjoo na bolsa. Fez sucesso, viu?!
» Minha experiência
Eu fiz o trajeto de Puerto Chacabuco a Puerto Río Tranquilo em uma das vans do Hotel Loberías del Sur, que além de hospedagem, oferece passeios para os principiais atrativos da região de Aysén. Entre eles, o passeio de 2 dias para conhecer as Capillas de Mármol.
Dividir a viagem em dois dias é uma ótima ideia, pois além do percurso ser super cansativo, caso o tempo não colabore para a navegação até as Capillas de Mármol na chegada a Puerto Río Tranquilo de tarde, a gente ganha uma segunda chance na manhã seguinte.
O tour oferecido pelo Loberías del Sur inclui o deslocamento de ida e volta até Puerto Río Tranquilo de van, com motorista e guia. Passeio de barco até as Capillas, refeições e pernoite nos chalés do Green Baker Lodge, um lugar encantador.
O melhor de tudo é só ter que se preocupar com as fotos pelo caminho. Tô nessa!
O Loberías del Sur oferece programas de 4 ou 5 dias com tudo incluído: hospedagem, transfers, passeios, refeições e bebidas não alcoolicas, ou você pode reservar só a hospedagem + café da manhã e comprar os passeios avulsos, o que eu acho que não compensa muito, principalmente se você for fazer todos os passeios.
Confira maiores detalhes sobre as tarifas do Loberías del Sur.
Leia também: Viagem e fotografia – Qual câmera comprar?
» E dá pra fazer de maneira independente?
Dá. Você pode alugar um carro no aeroporto de Balmaceda e depois dirigir por conta própria até Puerto Río Tranquilo. Se não quiser dirigir e estiver com orçamento mais apertado, pode pegar um transfer até Coyhaique, a maior cidade da região, e depois um ônibus até Puerto Río Tranquilo. Tenha em mente que só há um horário disponível por dia e a viagem pode demorar 10 horas.
Uma super dica para economizar é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.
Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.
Leia também: O site da Rentcars é confiável? Vale a pena usar?
Dicas práticas para visitar as Capillas de Mármol
- Prepare-se para o frio e chuva. Vista-se em camadas e leve uma capa de chuva.*
- O saco estanque é o melhor amigo da fotógrafa e do fotógrafo.
- Não esqueça o remedinho para enjoo.
- Carregue as baterias da câmera e zere o cartão de memória antes de começar o tour.
- Torça para o sol dar o ar da graça. Os raios solares transformam a paisagem das Capillas de Mármol.
- Aproveite a viagem e olhe com os olhos.
*PS. Quem faz o tour com o Loberías del Sur nem precisa levar a capa. Eles já têm tudo preparadinho!
Viva o vídeo!
Não esqueça o seguro viagem, hein?!
Se você está pensando em uma viagem para a Patagônia, é essencial contratar um seguro viagem. Ele é uma garantia em caso de algum acidente ou emergência. E elas acontecem, acredite.
Meu amigo Rafa levou um tombo na primeira tentativa de dominar o snowboard no Chile e fraturou uma vértebra. Ele teve que ser transferido para um hospital em Santiago de helicóptero e por pouco não teve que passar por uma cirurgia. Ainda bem que ele tinha seguro viagem e não teve que se preocupar com nada.
Imagina essa conta! Não dê bobeira e faça já uma cotação para encontrar a melhor opção de seguro para a sua viagem.
Usando um comparador online como a Seguros Promo você encontra o melhor preço e a melhor cobertura, com até 10% de desconto usando o código TOPENSANDO05 e pagando com boleto bancário.
Leia também: Seguro viagem para o Chile. É necessário? Qual é o melhor?
Leia mais dicas do Chile
- Regras e requisitos para uma viagem para o Chile em 2022
- Hotéis no Chile com até 50% de desconto
- Seguro viagem para o Chile é obrigatório. Mas qual é o melhor?
- Patagônia Aysén: a Pagatônia chilena como você nunca viu
- Loberías del Sur: muito mais que um hotel na Patagônia Aysén
- As águas quentes da Ensenada Pérez, na Patagônia Norte do Chile
- Temporada de Neve no Chile: as melhores estações de esqui
- Vinícola Montes: como é a visita à melhor vinícola do Chile
- Parque Bicentenário em Santiago, no Chile
- Mall Sport: o shopping de esportes em Santiago, no Chile
- Lagunas Escondidas de Baltinache no Atacama
- Iorana: Bem-vindos à Ilha de Páscoa
Salve essas dicas sobre as Capillas de Mármol no Pinterest!
Alessandra viajou para a Patagônia Aysén a convite do Hotel Loberías de Sur
Acredita que eu nunca havia escutado/lido sobre as Capilla de Mármol no Chile?! Nunca havia visto sequer uma imagem até cair neste texto! Eu achei o contraste das cavernas e tuneis (esculpidas pelo tempo com arte) com o lago uma coisa linda. Posso entender bem seu entusiamo, pois com certeza me sentiria da mesma maneira! :)
Pois é, Analuiza, ainda não é um lugar muita falado, mas é bem maravilhoso! Obrigada pela visita e comentário!
Surreal este lugar ein! Cada fotografia, cada cantinho, cada história! Adorei conhecer através de vocês. Obrigada por compartilhar.
Beijos, Eloah. Obrigada pela visita e comentário!
Boas dicas para quem quer visitar esse lugar. Dessa forma está tudo explicadinho e até tem dicas de alojamento e como chegar a Capillas de Mármol. Anotei.
Grande abraço, Carla!
Nossa, que maravilha essas formações, que cores! Deve ser realmente uma experiência linda fazer esse passeio no meio eles.
Quando vi imagens desta formações pela primeira vez, fiquei impressionada não só com a beleza, mas por estarem na Patagônia, porque tem cara de lugar tropical! Adorei as dicas e seu post é um cutucão do tipo: ‘pra esta parte do Chile a gente ainda não foi’, ou seja, o melhor!
Lindo demais, Alessandra! Amei essa dica! Com certeza entrou para a lista de desejos. As fotos estão lindas também. Parabéns!
Que lugar maravilhoso! Está na minha lista. Apesar de longe e de deslocamento complicado, como você ressaltou, vale muito a pena ir! Quem toca o mármore casa em 1 ano? Vixi!!! Vai ter fila na porta rsrs
Que coisa mais bonita, a natureza é mesmo surpreendente. Pena que o acesso é tão difícil, mas talvez por isso a viagem seja ainda mais especial. Muito bom o relato e as imagens, imagino que pessoalmente seja de tirar o fôlego.
UAU! QUE MARAVILHA!!!!! O Chile é realmente surpreendente, eu ficaria embasbacada ao ver as Capillas de Marmol ao vivo. Conhecer a Patagônica chilena é um dos meus sonhos. E parabéns pelas fotos que estão, como sempre, um espetáculo!
Que coisa mais linda!!!! Já estava paquerando suas fotos no IG e agora babei aqui como post!
Foi pra minha listinha!!
Beijos