Uma boa maneira de conhecer bons restaurantes em São Paulo, é ficar de olho na lista Bib Gourmand do Guia Michelin. Figuram na lista, restaurantes com alta qualidade e bons preço. Em 2020, a lista dos restaurantes Bib Gourmand do Guia Michelin em SP tem 33 restaurantes e no Rio de Janeiro, 6.
Quer saber quais são os restaurantes com selo Bib Gourmand em São Paulo? Vem comigo!
Leia também: Sampa Sky, o novo mirante de vidro em SP
Guia Michelin 2020
A lista de restaurantes do Guia Michelin é uma das mais importantes premiações gastronômicas do mundo.
Este ano, por mais estranhas que as coisas estejam, não dava para ser diferente. A lista do Guia Michelin 2020 foi divulgada no último dia 25, em uma cerimônia virtual transmitida diretamente do Copacabana Palace.
A lista tem 14 nomes estrelados, 9 em São Paulo e 5 no Rio de Janeiro e mais uma vez não tivemos nenhum restaurante três estrelas Michelin.
» Guia Michelin 2020
Confira a lista completa dos restaurantes com estrela Michelin em São Paulo e Rio de Janeiro:
O selo Bib Gourmand do Guia Michelin
O Bib é esse simpático e rechonchudo boneco da Michelin. Ele dá nome à categoria especial do Guia Michelin, que reúne restaurantes mais informais, mas dentro dos padrões da alta gastronomia. A vantagem são os preços moderados.
Só não espere pechinchas, hein? A característica principal dos restaurantes detentores do selo Bib Gourmand é o ótimo custo-benefício, que na maioria das vezes não quer dizer barato com todas as letras, né?
Apesar de ser uma categoria menos exigente, ainda assim trata-se de um selo do Guia Michelin, ou seja: pode confiar. Dificilmente você vai ter uma surpresa negativa. A gente adora essa categoria, e já visitamos vários dos detentores da insígnia Bib Gourmand.
Leia também: Onde ficar em SP – o guia completo de hospedagem
» Restaurantes Bib Gourmand SP 2020
Os restaurantes Bib Gourmand do Guia Michelin em SP aparecem nessa lista por ordem alfabética, para facilitar a sua vida.
Navegue por restaurante
- A Baianeira
- A Casa do Porco
- AE! Cozinha
- Ama.zo
- Arturito
- Balaio IMS
- Banzeiro
- Barú Marisquería
- Bio
- Bistrot de Paris
- Brasserie Victória
- Casa Santo Antônio
- Cepa
- Charco
- Corrutela
- Ecully – Perdizes
- Fitó
- Kith 2º Andar
- Komah
- Le Bife
- Manioca
- Mimo
- Mocotó
- Nit
- Petí Gastronomia
- Petí Panamericana
- Piccolo
- Più
- Più Iguatemi
- Tanit
- TonTon
- Tordesilhas
- Zena Caffè
Confira as localizações dos restaurantes no mapa interativo no final do post
A Baianeira
O restaurante nasceu numa garagem que vendia Pão de queijo e virou sucesso servindo pratos caseiros que celebram a culinária brasileira.
R. Dona Elisa, 117
A Casa do Porco
Restaurante do chef Jefferson Rueda, onde o porco é rei. É uma mistura de restaurante, bar e mercadinho que fez muito sucesso em São Paulo. Uma boa pedida para acompanhar a refeição é a saborosíssima Horny Pig IPA.
R. Araújo, 124
AE! Cozinha
Cardápio brasileiro com foco na sustentabilidade.
R. Dona Elisa, 117
Ama.zo
Cozinha peruana criativa, reinventada com uso de ingredientes locais e sabores do Amazonas. Interessante, né?!
Rua Guaianases, 1149
Arturito
O Arturito é o restaurante da Masterchef Paola Carosella, que dá muito valor aos ingredientes e ao sabor das combinações.
R. Artur de Azevedo, 542
Balaio IMS
Restaurante que fica no prédio do Instituto Moreira Salles, uma das atrações imperdíveis do corredor cultural da Avenida Paulista. Destaque para a culinária do chef Rodrigo Oliveira, que criou um cardápio combinando os famosos pratos do Mocotó e Esquina Mocotó.
Avenida Paulista, 2424
Banzeiro
Cozinha amazônica em toda sua magnitude é o que oferece o restaurante Banzeiro, do chef Felipe Schaedler.
Rua Tabapuã, 830
Barú Marisquería
Restaurante pequeno mas muito agradável. Menu com foco em produtos do mar elaborados na brasa. Destaque para os ceviches do chef colombiano Dagoberto Torres.
Rua Augusta, 2542
BIO
Filho mais novo de Alex Atala. A filosofia do BIO é valorizar a cozinha saudável, sustentável e feita com ingredientes brasileiros e frescos. O cardápio é vasto e o restaurante serve até café da manhã. A dica é experimentar o menu executivo durante a semana, que tem ótimo custo benefício!
Av. Horácio Lafer, 38
Leia mais sobre o Bio, o novo restaurante de Alex Atala em São Paulo
Bistrot de Paris
Restaurante super intimista, típico bistrô parisiense, do renomado chef francês Alain Poletto.
Rua Augusta, 254
Brasserie Victória
Restaurante de comida árabe, comandado há mais de 35 anos pela mesma família. ‘Uma cozinha autêntica, de raízes familiares e que representa a variada gastronomia do Líbano’.
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 545
Casa Santo Antônio
Restaurante na Granja Julieta, zona sul de São Paulo, que oferece um menu de cozinha italiana clássica. A recomendação do Guia Michelin é a Burrata com tomate, azeitonas e raspas de limão siciliano ou os Tortelli de brie com molho tartufado.
Av. João Carlos da Silva Borges, 764
Cepa
Restaurante no Tatuapé que promote agradar os fãs de porco!
Charco
Restaurante localizado nos Jardins que aposta na cozinha na brasa de vários lugares do Brasil. Orgulha-se do seu próprio secador de embutidos!
Rua Peixoto Gomide, 1492
Corrutela
Cozinha saudável e atual, baseada na sustentabilidade e com uso de produtos da estação.
Rua Medeiros de Albuquerque, 256
Ecully – Perdizes
O Ecully é um restaurante em Perdizes, bairro da zona oeste de São Paulo, que oferece culinária criativa e deliciosa a preços moderados. Com receitas influenciadas pela gastronomia italiana, francesa e brasileira, recomendo muito experimentar o menu executivo durante a semana.
Rua Cotoxó, 493
Leia mais sobre o Ecully: cozinha criativa e deliciosa em SP
Fitó
Restaurante que oferece autêntica comida nordestina, sem frescura, com ratos diferentes para cada dia da semana. A dica do Guia Michelin é saborear os petiscos na cobertura.
Rua Cardeal Arcoverde, 2773
Kith 2o Andar
Cozinha brasileira com um toque internacional.
Rua Bianchi Bertoldi, 166
Por que você ainda não conhece o MAC-USP, em São Paulo?
Komah
Restaurante de cozinha coreana moderna. A fila na porta é sinal de sucesso nos sabores que vão do doce ao picante.
Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 378
Le Bife
No restaurante Le Bife, que tem como consultor o chef Erick Jacquin, você pede quatro boas carnes (filé mignon, entrecôte, steak tartar ou hambúrguer) e como acompanhamento pode escolher salada, três molhos e muitas guarnições. Serve menu executivo no almoço durante a semana.
Rua Pedroso Alvarenga 108
Manioca
Os fãs do Mani podem comer os tradicionais fettuccine de pupunha e o ovo de gema mole envolvido em espuma de pupunha no Restaurante Manioca, que fica no Shopping Iguatemi.
Shopping Iguatemi – Av Brigadeiro Faria Lima, 2232
Mimo
‘Comida mediterrânea com toque de ingredientes locais‘. Eu adoro o Mimo. Vale muito a pena experimentar o menu executivo deles durante a semana, com direito a entrada, mimo (um bolinho de tapioca delicioso), prato principal e sobremesa.
R. Caconde, 118
Mocotó
Comida caipira mesmo, saborosa, bem feita, sem frescura, para comer muito e sair feliz da vida. Clássico paulistano.
Av. Ns. do Lorêto, 1100
Experimente também as delícias do Mocotó Café, no charmoso Mercado de Pinheiros em São Paulo
Nit Bar de Tapas
Restaurante com um cardápio 100% de tapas com toques mediterrâneos. Do mesmo dono do Tanit.
Rua Oscar Freire, 145
Petí Gastronomia
O Petí é um restaurante que serve comida boa, de qualidade, feita com técnica e ingredientes frescos a um preço super justo. O menu degustação sazonal muda a cada 15 dias e inclui entrada + prato principal + sobremesa.
Você também pode pedir o menu reduzido, mas não te aconselho a fazer isso. Para saber mais, leia nosso artigo sobre o Petí.
Rua Cotoxó, 110
Petí Panamericana
O Petí Panamericana, do chef Victor Dimitrow fica dentro da pirâmide de cristal da Escola Panamericana de Arte. Possui buffet de saladas frescas para a entrada e pratos principais com foco em produtos locais.
Rua Groenlândia, 7
Piccolo
O Piccolo Restaurante serve cozinha italiana-atual que toma como base o produto local. Vale a pena experimentar esse, que é um dos ótimos restaurantes da lista Bib Gourmand do Guia Michelin em São Paulo.
Rua dos Pinheiros 266
Più
‘Cozinha de tendência italiana construída sobre sólidos pilares: boa técnica, apresentações esmeradas e um produto que não seja tão sofisticado para não elevar os preços‘. É um sucesso e vive cheio.
Rua Ferreira de Araújo 314
Più Iguatemi
Irmão mais novo do restaurante Più dentro do Shopping Iguatemi. Massas artesanais e cardápio bem italiano, combinado com alguns ingredientes brasileiros. Não tem erro!
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232
Tanit
Comida entre a mediterrânea e a catalã, com toques autorais pra ninguém botar defeito. Confesso que só fui no Tanit uma vez. Assim que abriu. Daí São Paulo descobriu e lotou. Mesmo sendo contra meu próprio interesse por mais gente nessa fila, cá estou eu admitindo: vale a pena, é bom demais e tenho saudades.
Rua Oscar Freire, 145
TonTon
Pequeno e aconchegante restaurante, tipo bistrô. Aposta na cozinha internacional, com receitas brasileiras, italianas, francesas e inglesas. Combinação interessantíssima!
Rua Caconde 132
Tordesilhas
Famoso restaurante da chef Mara Salles. A apresentação no site do restaurante diz muito sobre o mote de restaurante: ‘No frigir dos ovos, o que realmente importa são os ovos; se forem caipiras, tanto melhor; se puder me aproximar de quem alimentou a galinha, estarei fazendo a cozinha que me alimenta’.
Alameda Tietê, 489
Zena Caffè
Pra completar a lista de restaurantes Bib Gourmand do Guia Michelin em São Paulo, vamos falar do Zena, que significa Gênova no dialeto lígure. O restaurante é fiel às receitas originais e serve comida fresca, saudável e rápida, com destaque para as massas e Focaccias.
Rua Peixoto Gomide 1901
Leia também: Qual é a maneira mais rápida e barata para chegar ao Aeroporto de Guarulhos? Ônibus ou trem?
E você? O que achou da lista? Conhece algum desses restaurantes?! Bateu curiosidade?! Deixe seu comentário. Vou adorar saber!
Restaurantes Bib Gourmand do Guia Michelin em SP | No Mapa
Leia também: Saiba como usar um mapa personalizado do Google para organizar sua viagem
Leia mais dicas de São Paulo
- Onde ficar em SP: guia completo por região
- Sampa Sky, o novo mirante de vidro em SP
- O incrível Beco do Batman, na Vila Madalena em SP
- Roteiro com 11 murais do Kobra em SP
- Reabertura do Museu da Língua Portuguesa em SP
- Os melhores museus em SP: um pra cada dia da semana
- 15 hotéis perto de São Paulo para aproveitar com a família
- Parque da Mônica: como curtir SP com crianças
- IMS Paulista: fotografia e cinema em São Paulo
- Conheça o charmoso Mercado de Pinheiros
- Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo
- Visita monitorada a Sala São Paulo
- Domingo em SP: Museu da Casa Brasileira
- Red Bull Station, um espaço criativo no centro de SP
- Museu Lasar Segall em São Paulo
- Passeio diferente em SP: Navegando pela Guarapiranga