Como é dirigir na África do Sul?

Nós adoramos viajar de carro e você?! Se for em outro país, longe e diferente, de preferência, melhor ainda! Mas dirigir na África do Sul, na mão inglesa, do ‘lado errado‘, pode parecer, pra muita gente, um desafio bem maior do que realmente é.

Mas não se despere! Com essas dicas de como dirigir na África do Sul, você vai ver que é moleza e vai logo se animar e tirar aquela tão sonhada viagem de carro do plano dos sonhos!

Como é dirigir na África do Sul

Os sul-africanos dirigem na mão inglesa, ou seja, o motorista dirige do lado direito do carro, ‘do lado errado’. Mas não é só isso! Dirigir na África do Sul significa também dirigir na pista da esquerda, do lado contrário.

É muito pra sua cabeça?! 

Calma! Respire fundo, acalme-se e espere o susto inicial passar. Você vai ver que depois de um tempo tudo parece se ajeitar. É como se o cérebro pegasse no tranco e as coisas começam a fluir naturalmente.

Já fiz 2 viagens de carro pelo país e te garanto que dirigir na África do Sul é o melhor jeito de realmente explorar essa terra linda, com belezas naturais incríveis e tanta coisa pra fazer!

Olha só eu toda feliz lá em 2013 quando dirigi de Joanesburgo até o lindo Pilanesberg Park.


Leia também: Roteiro de 10 dias pela África do Sul


Aluguel de carro na África do Sul

First Car Rental/Sixt

Na nossa última viagem pela África do Sul (junho de 2017), percorremos quase 2.000km com um carro alugado da First Car Rental, representante da Sixt no país. Eles foram nossos parceiros na viagem e emprestaram um carrão pra gente pôr o pé na estrada.

Pegamos o carro no aeroporto O.R.Tambo, em Joanesburgo e depois de todos os procedimentos burocráticos seguimos viagem até a província de Mpumalanga.


DICA: Recomendo muito o aluguel de um carro automático. Vale a pena o investimento!


Quanto custa alugar um carro na África do Sul?

Alugar carro na África do Sul é relativamente barato e se você está viajando com mais pessoas, é uma opção boa pra economizar!

Alugamos um carro com direção automática (Classe D na First Car Rental/Sixt) por 9 dias e o valor total do aluguel foi de cerca de R$700.

Claro que os valores flutuam um pouco, principalmente dependendo da época do ano e da procura. Você pode pesquisar os valores para aluguel de carro diretamente no site da First Car Rental/Sixt ou usar o site da Rentcars pra fazer uma comparação entre várias locadoras.

Vale a pena alugar carro na África do Sul?

Olha, como eu já falei, eu gosto muito da independência que alugar um carro proporciona às viagens. Você pode parar onde quiser. Como gosto muito de dirigir, pra mim é diversão!


Leia também: 6 viagens de carro pra quem tá pensando em viajar


Documentação necessária para dirigir na África do Sul

Pra alugar um carro na África do Sul, você precisa de uma carteira de motorista válida e cartão de crédito para pagamento e caução.

Precisa da PID para dirigir na África do Sul?

Na First Car Rental fizeram cópia apenas da minha CNH brasileira, mas eu sou do time que sempre leva a PID (Permissão Internacional para Dirigir) em viagens internacionais. Sempre!

Primeiro porque algumas locadoras podem sim exigir o documento, já que a PID nada mais é do que sua CNH traduzida em inglês. Segundo porque caso você seja abordado pela polícia de trânsito local, é bem mais seguro apresentar uma carteira em inglês, não é não?!

Como eu odeio discutir com polícia de trânsito, vide a péssima experiência que tivemos no Marrocos, acho melhor prevenir do que remediar.


Leia também: Saiba como tirar a PID (Permissão Internacional para Dirigir)


Como são as estradas na África do Sul?

Algumas estradas na África do Sul são boas e outras não tão boas. Depende muito de que região do país você está e em que época do ano, já que a chuva pode causar um estrago nas estradas.

Como abastecer o carro na África do Sul

Pra abastecer o carro você vai até o posto de gasolina e um frentista vai te atender, assim como no Brasil. O litro de gasolina em junho de 2017 custava em média 13 rands, pouco mais de 3 reais.

Uma boa dica pro caso do frentista perguntar o tipo do combustível é sempre checar o lado interior da tampa do tanque do carro. Melhor garantir, né?!

Pedágios na África do Sul

Na região de Gauteng, principalmente em Joanesburgo e Pretoria e em grandes rodovias espalhadas pelo país, existem vários vários pedágios, mas você não precisa se preocupar. É bem provável que o carro que você vai alugar já venha com um sistema de pagamento eletrônico, tipo o ‘Sem Parar‘, sabe?!

Toda vez que você passar por um pedágio, o aparelhinho, que é colado no painel do carro vai apitar. Depois que você devolver o carro, a locadora vai te cobrar o que você gastou no cartão de crédito.

Os pedágios urbanos eram bem baratinhos (3 rands), mas alguns pedágios da N4 eram mais caros (83 rands).

Safári na África do Sul


DICA: Minha co-pilota anotou todos os pedágios por onde passamos pra deixar tudo bem registradinho.


Mas, afinal de contas, como é dirigir na mão inglesa?

Essa foi minha segunda experiência dirigindo na mão inglesa e acho que tirei de letra. Dessa vez foi ainda mais fácil e não tive nenhum problema!

Claro que você quase sempre esquece e abre a porta do outro lado, no começo fica meio perdid@ com a questão de ultrapassagem, ou mesmo na hora de virar na mão certa, mas é tudo questão de costume, em algumas horas já fica tudo mais natural!

E vou repetir meu conselho: acho imprescindível alugar um carro com câmbio automático. Dessa forma você se concentra na estrada e não precisa se preocupar com trocar a marcha do lado contrário.

E você? Já dirigiu na mão inglesa? Onde? Achou difícil? Divide com a gente a sua experiência!

Nossa viagem de 10 dias na África do Sul

Nossa viagem pela África do Sul foi linda, passamos por paisagens incríveis e conhecemos melhor a história dessa país tão maravilhoso!

Você pode acompanhar nossa viagem através do ‘artigo-índice Roteiro de 10 dias pela África do Sul com o roteiro completo e todos os lugares lindos que conhecemos.

Fique de olho nas novidades sobre a África do Sul!

Vem muita novidade por aí, hein?! Vamos usar esse artigo como guia para todos os artigos que forem publicados sobre essa viagem.


Cadastre-se pra receber as novas publicações sobre a África do Sul direto no seu e.mail!!


Parceiros dessa viagem

Essa viagem foi um projeto independente, 100% idealizado e realizado pelo Tô Pensando em Viajar e contou com parceiros incríveis que chegaram pra somar!

Planejamento da viagem

Seguro viagem para a África do Sul

Uma das coisas mais importantes durante o planejamento de uma viagem é a contratação de um seguro viagem. É imprescindível estar prevenid@ e [email protected] pro caso de algum acidente, ou qualquer outro ‘xabú‘.

Nossa dica pra contratar seguro viagem para a África do Sul é usar o site da Segurospromo, que compara planos de variadas seguradoras em uma só plataforma, simples e fácil de usar.

728x90
Como eles são nossos parceiros, todos os leitores do Tô Pensando em Viajar ganham um desconto de 5% na contratação de qualquer seguro viagem. É só usar o código TOPENSANDO05 durante sua compra no site.


Se você tá pensando na África do Sul, trata de salvá-lo aí nos seus favoritos e/ou no Pinterest pra não perder nada, nadinha!!

E não se esqueça, hein?!

Gostou das dicas?! Use nossos links de afiliados para contratar seguro viagem, reservar seu hotel e alugar um carro. Assim você ajuda o Tô Pensando em Viajar a se manter e não paga nada mais por isso!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Compartilhe!
Alessandra

ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

Leia também...

9 Comentários

  1. É muito pra minha cabeça sim, rs. Chego a ficar um pouco aflita, confesso. Mas a paisagem deve compensar todo esse esforço cerebral, rs.

  2. Não demorou para vc responder a minha dúvida: parece que é realmente mais fácil pegar um carro automático :) Nunca dirigi na mão inglesa e confesso que tenho aflição de pensar. Morro de medo de virar e acabar na pista errada! hahaha Quem sabe, quando for para a África do Sul, não deixe o medo de lado e passe por essa experiência? Adorei o post e todas as dicas, vai ser muito importante para quem estiver indo para o país. Beijo grande.

  3. Também adoro fazer uma viagem de carro, desse modo dá pra aproveitar muito as paisagens da viagem e para em todo canto. Dirigir na mão inglesa no começo é difícil mas depois de uma horas já fica tranquilo né?

  4. bahh eu ja dirigi na mao inglesa em barbados e fiz cada barbaridade ate se acostumar hauehauea a pior parte eh sair da rotatoria haeuah

  5. Bruno Batista disse:

    Tava com essa questão e, muito embora já tenha alugado o carro, fica a expectativa pra ver qual é. Com esse post fico mais tranquilo ;)

  6. Andrea disse:

    Eu adoro road trip e super curti o post. Bem interessante e informativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *