À procura de um baobá na África do Sul

13

O Baobá é uma das maiores e mais antigas árvores da Terra e inspira lendas e histórias há muitos e muitos anos. Como verdadeira apaixonada pela poesia e força dos baobás, fiquei obcecada com a possibilidade de encontrar pelo menos um baobá na África do Sul, durante a nossa viagem de 10 dias de carro pelo país.

E não é que encontrei?!

À procura de um baobá na África do Sul

O Baobá

O baobá africano ou a Adansonia digitata, é a única espécie nativa do continente africano, entre as nove espécies de baobás existentes. Outras 6 delas são Madagascar, um sonho de viagem que eu ainda vou fazer, pode anotar!

Baobá na África do Sul

Os baobás são árvores imensas, que podem chegar a 30 metros de altura, com troncos de até 20 metros de diâmetro, ou mais. São conhecidas como ‘árvores elefante’ ou ‘árvores de cabeça para baixo’, pois parecem estar fincadas na terra ‘do contrário‘.

As lendas do Baobá

Fiquei encantada por esse texto da Géledes contando mais sobre sobre o significado dos baobás na Cosmogonia Yorubá, cultura da atual Nigéria. Dizem que essas árvores são a conexão entre o mundo sobrenatural e o mundo material. É uma leitura que vale a pena!

Baobá na África do Sul

 Importância dos baobás

Essas gigantes milenares são testemunhas vivas do passar do tempo, e são árvores de grande importância principalmente para o povo San, habitantes da parte sul do continente africano, já que elas têm troncos ocos e podem armazenar uma enorme quantidade de água.

Além disso servem como comida para elefantes e babuínos, que adoram comer seus frutos, e abrigam centenas de pequenos animais, como insetos e aves.

Baobá na África do Sul

O baobá floresce durante uma única noite no ano, de maio a agosto e suas flores chegam a medir 20 cm. Incrível, não? Dizem até que as flores curam a malária. Será?!

Onde encontrar baobás na África do Sul?!

Quando comecei a organizar a viagem de 10 dias pela África do Sul, eu queria muito encontrar um baobá. Comecei a pesquisar, a pesquisar e encontrei alguns ótimos exemplares, alguns bem dentro do meu roteiro, outros um pouco mais longe. Olha só que incríveis:

1. Baobá em Hoedspruit

A província ideal pra ver um baobá na África do Sul é a província de Limpopo. O baobá Glencoe fica nos arredores de Hoedspruit, no restaurante Upside Down. Infelizmente ele se partiu ao meio há alguns anos, mas sua circunferência costumava medir 47 metros.

Baobá na África do Sul

Mesmo assim, ali pertinho dele, quase em frente a ele, você pode conhecer outro baobá e se deslumbrar com essa linda obra da natureza!

Baobá na África do Sul

Aproveite para experimentar as deliciosas panquecas do Restaurante Upside Down! O lugar é uma delícia e ótimo para as crianças que podem brincar no jardim!

Baobá na África do Sul

Baobá na África do Sul

O que fazer em Hoedspruit

A cidade de Hoedspruit é uma ótima base para conhecer o Kruger Park, a Rota Panorâmica e de quebra fazer um passeio de barco pelo Blyde River Canyon. Você pode conhecer todos esses lugares legais e ainda economizar uma graninha, já que as opções de hospedagem por aqui são super em conta!

Onde se hospedar em Hoedspruit

Uma ótima dica de onde ficar em Hoedspruit é o Unembeza Boutique Lodge. Além de um ótimo custo-benefício, o lugar é lindíssimo, o lodge é novíssimo e o serviço IMPECÁVEL, 1.000 estrelas! E não perca o jantar maravilhoso que eles oferecem todas as noites, hein?! Inesquecível!


Encontre todas as ofertas de hospedagem em Hoedspruit.


Viaje tranquil@! Não se esqueça do seguro viagem

Se você está se preparando para uma viagem como essa, é essencial contratar um seguro viagem. Essencial! O seguro viagem é uma garantia de assistência em caso de algum acidente ou emergência. Nossa dica é usar o site da Segurospromo, para comparar planos variados, de vários seguradoras em uma só plataforma, simples e fácil de usar!

E aproveite a oportunidade: Usando o código TOPENSANDO05 você ainda leva um desconto de 5% na contratação de qualquer seguro viagem!

2. Baobá no Kruger Park

O segundo baobá dessa lista fica na parte sul do Kruger Park. Quem dirigiu até lá e o ‘conheceu’ pessoalmente foi a Liliane Inglez, do blog Trilhas e Cantos. Esse Baobá fica a cerca de 30km do acampamento Skukuza e está marcado na maioria dos mapas turísticos do parque. Afinal de contas, não é todo dia que a gente encontra pela frente um baobá, né?!

Baobá na África do Sul
Foto: Blog Trilhas e Cantos

3. Sunland Baobá

Outro famoso baobá na África do Sul que também sofreu uma queda recentemente foi o imenso baobá Sunland, localizado a cerca de 6 km da cidade de Modjadjiskloof, na província de Limpopo. Dizem que ele tinha muito mais que 1.700 anos!

Baobá na África do Sul
Foto: www.bigbaobab.co.za

Uma das coisas mais surreais sobre este baobá é que dentro dele costumava existir um pub. Dá pra acreditar?!

Baobá na África do Sul
Foto: www.bigbaobab.co.za

4. Musina – a cidade dos Baobás

Outro lugar especial pra ver um baobá na África do Sul é a Musina Nature Reserve, na região de Soutpansberg, fronteira com Botsuana e Zimbabwe. Essa reserva natural tem uma das maiores coleções de baobás do país. A maior árvore da região pode ser vista na fazenda Nonsiang, a 40 quilômetros a sudeste da cidade, e dizem que ela tem 4.500 anos!


Leia mais sobre o Musina Nature Reserve.


Por falar em Botsuana, o blog Viajoteca tem um ótimo post sobre os baobás mais famosos do país. Confere lá!

Você já viu um baobá de pertinho?! Tem curiosidade pra ver?! Conta pra nós, deixe seu comentário!!!

Viajar de carro pela África do Sul

Dirigir na África do Sul, na mão inglesa, pode parecer um desafio bem maior do que realmente é, mas não é tudo isso não, viu?! Fique tranquil@! A dica é alugar um carro automático e ir com calma até o cérebro acostumar.

Baobá na África do Sul

A nossa dica para alugar um carro na África do Sul é usar o site da Rentcars.com. Assim você garante o melhor preço e melhores condições no aluguel de carro, já que pesquisa de uma vez só os preços de várias locadoras diferentes, não paga iof e ainda pode dividir o valor em até 12 vezes sem juros.


Quer mais dicas?! Leia também: Como é dirigir na África do Sul?


Durante a nossa viagem de 10 dias na África do Sul de carro usamos o serviço da First Car Rental, representante da Sixt e correu tudo certo! Eles foram nossos parceiros nesse projeto e emprestaram um carrão pra gente explorar as belezas desse país maravilhoso!

Tô Pensando na África do Sul

Essa viagem foi um projeto independente, 100% idealizado e realizado pelo Tô Pensando em Viajar e contou com parceiros incríveis que chegaram pra somar! Olha só quanta gente boa!

Leia mais sobre a África do Sul:

Gostou das dicas?!

Use nossos links de afiliados para contratar seguro viagem, reservar seu hotel e alugar um carro. Assim você ajuda o Tô Pensando em Viajar a se manter e não paga nada mais por isso!


Salve esse artigo no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas por lá!

Siga as dicas do Tô Pensando em Viajar para encontrar um baobá na África do Sul, uma das árvores mais antigas do planeta Terra!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Compartilhar
Alessandra Fratus

Viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

13 COMENTÁRIOS

  1. Confesso que já tinha visto algo sobre, mas nunca tinha lido alguma coisa tão detalhado quanto seu post! Deve ser uma experiência muito linda encontrar esta árvore cheia de mistica. Adorei o post!

  2. Interessante conhecer essa lenda do baobá ser a ligação entre o mundo sobrenatural e o “normal”, tenho muita vontade de fazer um Safári pela África e ver essa outra maravilhas do país.

  3. Amei! Esses baobás são lindos demais! Belos clicks. Achei o máximo funcionar um pub dentro de um baobá. A África do Sul é um destino que está na minha lista e certamente também irei conhecer os famosos baobás.

  4. Como Engenheiro Florestal por formação não preciso nem falar que AMEI esse post!! Também tenho sonho de um dia conhecer Madagascar e conhecer a famosa avenida dos gigantes por lá. Obrigado por citar o post da Carina lá no Viajoteca.

    Abs

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome