Durante o planejamento da viagem de 13 dias em Cuba li muitas dicas sobre aplicativos de mapas offline, até encontrar uma dica preciosa, que vou compartilhar com você nesse post: aprenda a usar um mapa personalizado do Google offline usando o Maps.me, um aplicativo gratuito super versátil que calcula rotas para pedestres ou carros.

Pode anotar que a dica é quente mesmo, viu?

Google My Maps

Eu adoro planejar minhas viagens usando o Google My Maps. Você já usou? Com ele você pode marcar todos os pontos de interesse em um mapa e organizá-los em categorias (alimentação, hospedagem, museus, pontos fotográficos). Assim fica mais fácil se organizar e montar um itinerário de viagem.

Como usar um mapa personalizado do Google offline

Com o Google My Maps, você pode marcar seus pontos de interesse em um mapa para poder organizar melhor a sua viagem, já que você pode agrupar as diversas atrações por área no mapa.


Nunca usou? Aprenda a criar um mapa personalizado no Google My Maps passo a passo.


A dica que aprendi e que vou te contar agora vai fazer com que você possa levar esse mapa, com todos os seus pontos de interesse marcados mesmo sem ter acesso a internet. Você ainda vai conseguir traças rota entre eles à pé ou de carro. Muito, muito prático, não viajo mais sem!

Como usar um mapa personalizado do Google offline

Depois de criar o seu mapa, com todos os seus pontos de interesse, é a hora de baixar o aplicativo que vai te ajudar a usá-lo offline. Confesso que tentei primeiro usar o aplicativo do Google Maps, mas não achei que o app me atendia. O que eu queria?

Queria que todos os pontos marcados no meu mapa ficassem disponíveis offline, e que esse aplicativo fosse capaz de traçar uma rota à pé e de carro entre esses pontos.

Foi aí que conheci o Maps.me (iOS | Android), o aplicativo de mapas offline grátis mais recomendado do momento, usado por 50 milhões de viajantes em todo o mundo.

Aplicativo Maps.me: a solução para usar um mapa personalizado do Google offline

Eu adorei a funcionalidade e a ‘cara’ do Maps.me. Eu tenho um péssimo senso de direção, confesso, mas descobrir Havana com a ajuda do Maps.me foi super tranquilo. Essencial, eu diria. A cada caminhada que começávamos, já sabíamos o que esperar.

Todas as suas funções do aplicativo funcionam offline e são grátis. Ou seja, você pode usar todos os recursos sem ter sinal de internet e sem pagar nada! Além disso, todos os mapas são gratuitos, pequenos, carregam super rápido e são atualizados diariamente por milhões de contribuidores OpenStreetMap. Pra você ter uma ideia, o mapa de Cuba tem cerca de 25MB. Bom, né?

Os mapas também são super detalhados e oferecem direções visuais e de voz.

Ahh, uma coisa super importante é baixar o aplicativo e mapa antes de chegar em Cuba, hein? A conexão lá é bem precária, limitada e custa caro. Fica a dica!


Leia também: Dicas práticas essenciais para uma viagem para Cuba


Como usar um mapa personalizado do Google offline: Maps.me

Para usar um mapa personalizado do Google offline siga os passos desse mini tutorial. Espero que ele te ajude na sua próxima viagem.

É importante começar esse tutorial só depois de ter marcado todos os pontos de interesse no mapa, já que você não poderá adicionar itens depois.

Tutorial de como usar um mapa personalizado do Google offline no aplicativo Maps.me

1 | Marque todos os pontos que você quer visitar na cidade em um mapa personalizado. Aprenda a criar um mapa personalizado no Google My Maps.

2 | Clique no ícone com 3 pontos verticais, à direita de “Adicionar camada”, “Compartilhar” e “Visualizar”) e clique em “Exportar para KML/KMZ” (a penúltima opção da lista).

Como usar um mapa personalizado do Google offline

3 | Uma caixa pop-up vai aparecer. Faça o download do arquivo KML/KMZ para seu computador. Você pode salvar o mapa inteiro ou apenas algumas camadas.

Como usar um mapa personalizado do Google offline

4 | Envie o arquivo .KML para o seu email ou cloud storage de preferência (Google Drive, Dropbox, etx) para que você possa ter acesso a ele no seu telefone.

5 | Baixe o aplicativo “Maps.ME” (iOS | Android).

6 | Acesse seu e.mail e selecione o arquivo KML/KMZ. Selecione “Abrir com Maps.ME”.

Como usar um mapa personalizado do Google offline

7 | Se tudo der certo, a mensagem de ‘A carregar favoritos’ vai aparecer na tela do seu celular e você poderá acessar o mapa personalizado que você criou no Google no aplicativo. É só clicar no ícone com as duas estrelas (favoritos) e navegar pelos seus mapas.

Como usar um mapa personalizado do Google offline

O mais legal é que depois de fazer o download do mapa da cidade ou região de interesse, você vai ter acesso a esse e quantos mapas você quiser sem precisar de sinal de internet e poderá traçar rotas até os pontos de interesse que você marcou, ou navegar entre eles apenas com o sinal gps. Muito prático!

Ficou alguma dúvida? Deixa um comentário que eu vou adorar te ajudar. Conhece algum outro aplicativo? Divide com a gente, vou adorar saber!

Gostou da dica?

Use nossos links de afiliados para contratar seguro viagem, reservar hotel e alugar um carro. Assim você ajuda o Tô Pensando em Viajar a se manter e não paga nada mais por isso!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


10 COMENTÁRIOS

  1. Muito obrigada pela dica! Ajudará muito a minha viagem! Só uma dúvida rápida: Quando passa pro maps ele perde os ícones diferentes, né? No Google eu tinha feito um ícone de talheres para restaurantes e um ícone de câmera fotográfica para pontos turísticos, mas no Maps Me todos aparecem como uma estrelinha só. Tem alguma forma de manter os ícones do Google? Obrigada!!

  2. Oi Alessandra. Segui todos os passos, baixei o aplicativo maps.me, exportei o arquivo do mapa, mas na hora de “abrir com” não aparece a opção do “maps.me”

  3. Boa noite, viajarei para NY e já tenho feito o roteiro desde MyMaps, segui todo seu tutorial e baixei o app, mas assim que cliquei no meu mapa que foi importado, tenho que baixar o mapa da cidade solicitado pelo app, confere? Caso contrário não consigo utilizá-lo?

  4. Obrigadooooooooooooooooooooooooooooo !! Maps. Me + Google combinação pra ir a Marte sem se perder !!!! top demaisssssss
    Explicação simples e direta !!!!
    valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome