O passeio fluvial Orla ao Entardecer, da Valeverde Turismo é uma ótima apresentação a Belém, uma cidade pra lá de interessante, dona de uma riqueza cultural imensa, verdadeiro patrimônio brasileiro.
Durante esse passeio você tem a chance de assistir ao pôr do sol sobre Belém ‘de dentro’ dos rios que a banham. Uma beleza só!
Leia também: O que fazer em Belém – dicas e roteiros de viagem
O melhor passeio de barco em Belém: Orla Ao Entardecer
O passeio tem duração de quase duas horas, e te leva pelas águas da Baía do Guajara e do Rio Guamá, aproveitando vistas privilegiadas dos principais cartões postais da cidade: Ver-o-Peso, complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças e a Estação das Docas, onde começa e termina a viagem!
Além do visual arrebatador, durante o passeio você também é enfeitiçado pela magia de algumas das mais tradicionais manifestações culturais amazônicas, como o carimbó, retumbão, siriá e a marujada. Canções e danças sobre lendas e tradições que são lindamente interpretadas em pleno barco, com direito a banda ao vivo!
Outro ponto alto – além do psicodélico pôr do sol – foi a animação da nossa guia Ana Cristina, que divertiu até mesmo os gringos que não falavam nada de português! Geralmente não sou muito chegada nesse tipo de ‘animação‘, mas dei boas risadas, e aprendi muito sobre a cultura tão plural do estado do Pará. Foi paixão à primeira visita!
No caminho de volta, com a cidade toda acesa, Belém se mostrou mais linda ainda!
Quando e Onde
O passeio Orla ao Entardecer, da Valeverde Turismo acontece de terça a domingo, às 17h30, saindo do Pier Amazon River, na Estação das Docas.
Pra ler mais dicas sobre o que fazer, onde comer e onde se hospedar em Belém leia nosso Roteiro de 3 Dias em Belém do Pará.
Quanto Custa o Passeio fluvial Orla ao Entardecer?
O passeio custa R$50 e você pode comprar seu ingresso online no site da Valeverde Turismo, ou comprar na hora no guichê da empresa na Estação das Docas.
E vale a pena?
Muito! Fotografei bastante, dei muita risada, e fiquei impressionada com a a apresentação. Tudo impecável, feito por quem realmente ama a cultura paraense, e você sente isso! Se você tiver pouco tempo na cidade, pode aproveitar pra experimentar comidas típicas paraenses como maniçoba, tacacá, e vatapá, que podem ser compradas à bordo durante o trajeto.
Vídeo: o melhor passeio de barco em Belém
Uma das lendas mais famosas da região amazônica é a lenda do boto. Olha só que demais essa interpretação…
Leia mais dicas de viagem para o Pará
- Roteiro de 7 Dias no Pará: Belém + Ilha do Marajó
- O que fazer em Belém: 23 dicas imperdíveis e roteiros de viagem
- Onde ficar em Belém com segurança: melhores bairros e hotéis
- 13 lugares onde comer em Belém
- Mangal das Garças: Passeio imperdível em Belém do Pará
- As curvas do Theatro da Paz em Belém, do Pará
- Lá em Casa: dica de restaurante em Belém do Pará
- Chocolate do Combu: a incrível história de dona Nena
- Guia completo da Ilha de Marajó
- Onde ficar na Ilha de Marajó: Soure ou Salvaterra?
- O que fazer em Santarém: 6 dicas imperdíveis
- Onde comer em Alter do Chão e Santarém
Salve esse artigo no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas por lá!