Dia Internacional da Mulher em SP: programação especial do mês das mulheres

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

ODia Internacional da Mulher é uma data muito importante e significativa para celebrar as conquistas, desafios e lutas enfrentadas pelas mulheres em todo o mundo.

Essa data é comemorada anualmente no dia 8 de março e destaca a importância da igualdade de gênero e o papel fundamental que as mulheres desempenham na sociedade.

Reunimos uma programação especial neste post para quem deseja comemorar o Dia das Mulheres em SP. Tem muita coisa legal e o melhor, a maioria é 0800!

Dia das Mulheres em SP: programação especial


Leia também: Agenda Cultural com os melhores eventos de março em SP


Confira onde comemorar o Dia da Mulher em SP


1. Atos #8M na Avenida Paulista

Na sexta-feira, dia 8 de março, mulheres do mundo todo estarão nas ruas em atos pelos seus direitos, contra a violência e a desigualdade.

Em São Paulo, o ato principal ocorrerá a partir das 16h, na Avenida Paulista, com concentração em frente ao MASP.


2. Tour gratuito pelo Centro de São Paulo + exposição 

O Pátio Metrô São Bento e o Caminhos do Triângulo organizam o Tour Guiado – Mulheres na História de São Paulo. O passeio homenageia figuras femininas que desempenharam papel importante e atuaram na cidade. É totalmente gratuito!

Com saída do Pátio Metrô São Bento — Praça da Colmeia (dentro da estação São Bento do metrô), o roteiro percorre a região do Triângulo Histórico do Centro.

Esse tour será realizado todos os sábados de março e abril, às 11h (retirada de senhas a partir das 10h30). A duração é de aproximadamente 2 horas. Sujeito à lotação.

A segunda atração do Pátio Metrô São Bento é a 4ª edição da exposição ilustraDELAS. Em cartaz a partir do dia 8 de março. O objetivo da exposição é dar visibilidade ao trabalho de artistas mulheres, cis ou trans e pessoas não-binárias, que atuam no ramo da ilustração e das artes visuais em geral. Curadoria de Anita Lazarim e Isabela Parrón.


3. MASP com entrada gratuita para as mulheres

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o MASP convida todas as mulheres para visitarem o museu gratuitamente.

Retire seu ingresso gratuito no site do MASP e aproveite para visitar as exposições em cartaz.

Saiba mais sobre o MASP – Museu de Arte de São Paulo.


4. 60 Anos do golpe: a resistência feminina e o machismo nas torturas

2024 marca os 60 anos do Golpe no Brasil e de 6 a 9 de março, a NuOlhar Filmes faz uma jornada de 4 encontros com mulheres que foram torturadas, ex-presas políticas, historiadoras, filósofas, advogados.

A mediação das conversas fica por conta de Ana Paula Pinheiro e Marcela Varani, diretoras do documentário ‘Madre’, lançado agora em 2024. O doc conta a história de Maurina Borges da Silveira, uma freira presa, torturada e banida do Brasil durante a ditadura militar.

Os links serão liberados dia a dia nos perfis oficiais da NuOlhar Filmes no Youtube e Instagram.

  • Encontro 1 (6/3): Conversa com a historiadora Maria Cecília Adão e a ex-presa política Leila Bosqueto;
  • Encontro 2 (7/3)
  • Encontro 3 (8/3)
  • Encontro 4 (9/3)

5. Fest Delas

No Dia Internacional da Mulher, começa a primeira edição do Fest Delas. O festival, idealizado pela cantora e compositora Gabi Albuquerque, celebra o protagonismo das mulheres na música. Conta com line up essencialmente feminino e contempla diferentes estilos.

Entre as atrações, que se apresentam nos dias 8 e 9 de março, estão nomes como Ticiana Schirm, Duo Voz de Salvia, Quarteto Elo Perdido, entre outras.

O evento acontece na Cervejazul Music Club — Praça Ciro Pontes, 26 — Mooca. Dias 8 e 9 de março, das 19h à 1h. Ingressos à venda na Sympla.


6. Brassagem e degustação de cerveja

O Eataly e a Cervejaria Paulistânia produzirão uma cerveja em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A cerveja batizada de Ceres Visia tem receita idealizada pela mestre cervejeira Dani Mingatos e pela sommelière Candy Nunes.

A brassagem acontecerá na microcervejaria da Paulistânia, dentro do Eataly. No dia 8 de março, das 11h às 19h. Na ocasião, será oferecido um copo de cerveja para degustação, às mulheres que estiverem presentes e postarem fotos e vídeos sobre a produção.


7. Noite Delas

O Cuscuz da Irina, restaurante da chef Irina Cordeiro, promove uma noite especial comandada por mulheres potentes. As chefs cozinharão delícias no Dia Internacional das Mulheres.

Entre os nomes estão Carolina Von, do café Dois Trópicos e Iêda de Matos, da Casa de Ieda. Além da própria Irina.

O evento será das 18h às 22h, no dia 8 de março. É só colar lá!


8. Criado por Elas, Liderado por Elas

Mais um evento cervejeiro para comemorar o Dia Internacional da Mulher em SP. No sábado, dia 9 de março, o Greta Galpão recebe 26 cervejarias, de diversos lugares do Brasil, criadas e lideradas por mulheres.

A festa, organizada pela Cervejaria Dádiva, contará com 20 torneiras de chopp de diversos estilos. Além disso, haverá comidas, bebidas e atrações musicais.

Greta Galpão — Rua Pedro Soares de Almeida, 104, Vila Anglo Brasileira. Dia 9 de março, das 13h às 20h. Ingressos à venda pela Sympla.


9. Praça das Mulheres

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Prefeitura de São Paulo promove o Praça das Mulheres. O evento será realizado na Praça das Artes e terá a oferta de diversos serviços gratuitos.

Na ocasião serão realizados shows de Fátima Santos, às 11h, e de Izzy Gordon cantando “as Rainhas que inspiraram a mulher”, às 15h.



Não deixe de acessar também a nossa Agenda SP, com os melhores eventos em São Paulo em cada mês do ano.


Dia Internacional das Mulheres | No Mapa

Veja no mapa interativo abaixo as localizações de todos os lugares para comemorar o dia internacional das mulheres em São Paulo.


Mais dicas do que fazer em São Paulo 


Onde comer e beber em São Paulo

Inspire-se também nas nossas aventuras gastronômicas em São Paulo para aproveitar bem o mês das mulheres.


Onde ficar em São Paulo

Se você não é de São Paulo, uma ótima dica para aproveitar bem a cidade é reservar um hotel na Paulista e arredores. Opções de hospedagem com bons preços na região, são: Ibis São Paulo e, Ibis Budget (na Consolação). E o Ibis Budget Paraíso, lá na outra ponta da avenida.

Quer se hospedar em uma área diferente da cidade? Recomendo os bairros de Pinheiros e Vila Madalena. Dois bairros cheios de coisas divertidas para fazer!


Para saber tudo sobre onde se hospedar em São Paulo, leia nosso guia completo


Sofia Conchester
Sofia Conchester
Publicitária e produtora cultural. Escreve, pesquisa e produz. É ela que comanda as redes sociais do Tô Pensando em Viajar e se tem foto de comida, pode apostar que a fome é dela!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM