Dia Internacional da Mulher em SP: programação especial do mês das mulheres

ODia Internacional da Mulher é uma data muito importante e significativa para celebrar as conquistas, desafios e lutas enfrentadas pelas mulheres em todo o mundo. Essa data é comemorada anualmente no dia 8 de março e tem como objetivo destacar a importância da igualdade de gênero e o papel fundamental que as mulheres desempenham na sociedade.

Reunimos neste post uma programação especial para quem deseja comemorar o Dia das Mulheres em SP. Tem muita coisa legal e o melhor, a maioria é 0800!

Dia das Mulheres em SP: programação especial


Leia também: Agenda Cultural com os melhores eventos de março em SP


Confira onde comemorar o Dia da Mulher em SP

Navegue pela programação em homenagem ao dia internacional das mulheres


1. Atos #8M na Avenida Paulista

Na terça-feira, dia 8 de março, mulheres do mundo todo estarão nas ruas em atos pelos seus direitos, contra a violência e a desigualdade. Em São Paulo, o ato principal ocorrerá a partir das 16h, na Avenida Paulista, com concentração em frente ao Masp.


2. Tour gratuito pelo Centro de São Paulo

O Pátio Metrô São Bento está organizando o Tour Guiado – Mulheres na História de São Paulo, um passeio que destacará figuras importantes que tiveram um papel fundamental na formação da cidade e deixaram sua marca na história.

O itinerário cobrirá a famosa região do Triângulo Histórico do Centro. E durante a caminhada, as vidas e influências dessas personalidades serão exploradas. Oferecendo uma jornada no tempo e na história, que começa nos dias em que a cidade ainda era uma aldeia indígena até o presente, ressaltando que essas mulheres são notáveis até os dias de hoje.

Esse tour será realizado todos os sábados de março, abril e maio, às 11h (retirada de senhas a partir das 10h30). A duração é de aproximadamente 2 horas. A saída é do Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia. Sujeito à lotação.


2. Programação especial no Parque Ibirapuera

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Planetário Ibirapuera promoverá uma sessão gratuita intitulada “Tinha que Ser Mulher” no sábado (11) às 17h.

Durante essa sessão,, com duração de 50 minutos, diversas mulheres cientistas como Jocelyn Bell, Valentina Tereshkova e Marcelle Soares-Santo serão apresentadas para destacar suas descobertas, que foram fundamentais no contexto científico da história. A entrada é livre para todas as idades e os ingressos devem ser reservados no site Urbia Pass.

Já no domingo (12) às 15h, o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) sediará o “Slam das Manas”, uma batalha poética onde serão apresentados textos autorais de até três minutos sem a utilização de figurino ou objeto cênico.

O destaque dessa atividade é que somente mulheres podem batalhar. A vencedora será premiada com livros.


Leia também: Planetário Ibirapuera: um passeio para as estrelas


3. Show gratuito da banda Barra da Saia

No Dia Internacional da Mulher (8 de março), às 20h, a Barra da Saia,  única banda feminina de música sertaneja do Brasil, realizará o show “A História da Mulher na Música Caipira” no palco do Teatro do SESI, no Centro Cultural Fiesp, localizado em frente à estação Trianon-Masp do Metrô, na Av. Paulista.

O show faz parte do projeto “Quartas Musicais”, tem entrada franca e os ingressos devem ser reservados através do site.

Show no Dia Internacional da Mulher em SP
Foto: Divulgação

Liderada pela cantora e sanfoneira Adriana Sanchez, a Barra da Saia apresentará neste show grandes clássicos que contam a história da mulher na música caipira e sertaneja.

As releituras são apresentadas com muita personalidade e histórias emocionantes. Entre as canções do repertório estão “Meu Primeiro Amor” e “Marvada Pinga”, que foi a primeira música caipira gravada com viola no Brasil por uma mulher, Inezita Barroso, em 1953.


4. Fábricas de Cultura

No mês de março, em comemoração ao Mês da Mulher, as Fábricas de Cultura (programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo gerenciado pela Poiesis) irão dedicar-se a destacar a presença feminina na música.

Entre as atrações estão shows de MC Luanna com a DJ Livea, da rapper Jas Safira, da cantora Nanda Brandão, Izzy Gordon e da dupla Tasha & Tracie.

As atividades serão gratuitas e acontecerão nas unidades das zonas Norte e Sul, Diadema e Osasco (Região Metropolitana) e em Iguape, no Vale do Ribeira. Confira os detalhes no site.


5. Casca das Mulheres

Este será um encontro dedicado às mulheres para discutir sobre a sexualidade feminina, elevar a autoestima e promover o cuidado pessoal.

A noite será repleta de atividades, incluindo uma roda de conversa com Mari Williams sobre reflexões acerca do tema sexualidade; danças e movimentos com Carol Ussier, para estimular a autopercepção e o acolhimento; e uma apresentação de acessórios íntimos com Sté Paranhos.

Também haverá um menu gastronômico preparado pela vencedora do MasterChef 2022, Lays Fernandes, que será servido à vontade durante o evento. O objetivo é reunir mulheres para que se sintam amadas, acolhidas e, acima de tudo, para se divertirem.

O evento acontecerá no dia 8 de março, das 18h30 às 00h, no Casca Gastro Bar, que fica na Rua Gonçalo Afonso, 46, Jardim das Bandeiras. O valor é de R$ 90 por pessoa. As vagas são limitadas e é preciso fazer reserva antecipada através do WhatsApp do Casca Bar | (11)91065-8824.


6. Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo

Durante todo o mês de março, a Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida celebram a mulher com programação que evidencia a importância feminina na música e literatura.

Entre as atrações estão show com artistas latinas, bate-papo e sarau de mulheres. Todas as atividades são gratuitas, porém algumas delas exigem inscrição prévia.


Dia Internacional das Mulheres | No Mapa

Veja no mapa interativo abaixo as localizações de todos os lugares para comemorar o dia internacional das mulheres em diversas regiões de São Paulo.


Mais dicas do que fazer em São Paulo 

Onde comer e beber em São Paulo

Inspire-se também nas nossas aventuras gastronômicas em São Paulo para aproveitar bem o mês das mulheres.

Onde ficar em São Paulo

Se você não é de São Paulo, uma ótima dica para aproveitar bem a cidade é reservar um hotel na Paulista e arredores. Opções de hospedagem com bons preços na região, são: Ibis São Paulo e, Ibis Budget (na Consolação) e Ibis Budget Paraíso, lá na outra ponta da avenida.

Se quiser de hospedar em uma área diferente da cidade, recomendo os bairros de Pinheiros e Vila Madalena, dois bairros cheios de coisas divertidas pra fazer!


Para saber tudo sobre onde se hospedar em São Paulo, leia nosso guia completo


Sofia Conchester
Sofia Conchester
Publicitária e produtora cultural. Escreve, pesquisa e produz. É ela que comanda as redes sociais do Tô Pensando em Viajar e se tem foto de comida, pode apostar que a fome é dela!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM