Começou a organizar sua viagem dos seus sonhos e está se perguntando se você precisa mesmo alugar carro na Itália?! Pois você veio ao lugar certo!
Escrevi este guia completo de aluguel de carro na Itália usando experiências minhas e da minha família em diversas viagens diferentes na Itália e com certeza vão te ajudar a organizar sua viagem de carro por esse país incrível que atrai tantos viajantes do mundo todo.
Depois de ler este guia, você será capaz de responder às seguintes perguntas:
- Aluguel de carro na Itália vale a pena para quem?
- Onde alugar pelo menor preço?
- Quais são as principais regras e os documentos necessários para alugar um veículo na Itália?
- Para quais rotas, alugar o carro é indispensável e onde não é recomendado?
- Como são as leis de trânsito, sinalização, limites de velocidade, ZTLs e pedágios na Itália?
- Como funciona abastecimento e estacionamento na Italia?
Vamos começar?
Vale a pena alugar carro na Itália?
A primeira coisa que você deve se perguntar é se você precisa mesmo alugar um carro na Itália. Será que vale a pena?! Pela minha experiência pessoal, eu digo que sim. Mas cada viajante, cada viagem e cada orçamento é diferente.
Na minha última viagem de carro pela Itália, no verão de 2022, percorri mais de 3.000 Km, de Veneza até a Puglia (e depois de volta), passando por Verona, pelo Lago di Garda, Florença, Cascia e Matera.
Uma experiência incrível que só a liberdade e praticidade de ter alugado um carro poderia me dar.

Usar o carro alugado também é muito útil para quem viaja com crianças ou idosos, ou mesmo para quem carrega muita bagagem.
E se você pretende viajar em um grupo maior de amigos ou família, o carro também pode ser uma opção economicamente mais viável do que viajar de trem pela Itália, por exemplo, com bilhetes individuais.
Porém, existem exceções. Se o seu roteiro de viagem pela Itália só inclui cidades maiores ou muito turísticas como Milão, Roma, Florença e Veneza, o carro pode atrapalhar mais do que ajudar.
Isso porque o trânsito e as regras de trânsito nessas cidades são bem complicados. Além disso, estacionar perto dos centros históricos geralmente é caríssimo e você ganha bem mais ao usar o transporte público.
Vantagens e desvantagens do aluguel de carro na Itália
Veja na tabela a seguir, um resumo de vantagens e desvantagens de alugar carro na Itália e continue lendo o artigo para tirar todas as suas dúvidas. Se precisar de algo, deixa um comentário que eu vou tentar de ajudar como eu puder.
✅ VANTAGENS | ⛔ DESVANTAGENS |
|
|
Como alugar carro na Itália pelo melhor preço?
A melhor maneira para alugar carro barato na Itália é usar um comparador online para comparar tarifas de carros de várias empresas em uma só plataforma, simples e fácil de usar.
Eu uso e recomendo a Rentcars há anos porque além de ser uma empresa brasileira (com suporte em português), ela tem a melhor ferramenta de busca do mercado e oferece excelentes ofertas de aluguel de carros.

Como a empresa é um consolidador de ofertas, ela negocia grandes volumes direto com as locadoras de veículos e por isso oferece preços menores ou iguais aos sites das próprias locadoras.
E como eles não cobram para alterar ou cancelar a reserva, dá para você ir acompanhando os preços até conseguir a melhor tarifa para as datas/destinos da sua viagem.
Pra completar, o pagamento pode ser feito em real, parcelado no cartão de crédito e sem cobrança de iof.
Faça uma cotação grátis e reserve o carro ideal para sua viagem para Itália.
Leia também: Passo-a-passo para alugar um carro através do site da Rentcars
Documentos necessários para alugar carro na Itália
Para alugar um veículo na Itália é necessário ter no mínimo 21 anos de idade e pelo menos 1 ano de habilitação. Também é preciso ter os seguintes documentos:
- Carteira de motorista brasileira válida;
- Passaporte válido;
- PID (Permissão Internacional para Dirigir);
- Cartão de crédito no nome do motorista principal (cartões de crédito pré-pagos não são aceitos);
- Comprovante da reserva.
Condutores com menos de 25 anos podem pagar uma taxa adicional para a locação do veículo.
Precisa de PID na Itália para dirigir o carro alugado?
Apesar de amplamente divulgado em diversos sites pela internet que não é preciso apresentar a PID para alugar carro na Itália, saiba que o documento pode ser exigido a qualquer momento, inclusive por algumas locadoras de veículos na Itália na hora que você vai retirar o veículo.
A PID é a tradução da nossa CNH brasileira e caso você seja parado em alguma blitz ou sofra qualquer tipo de acidente, o oficial de trânsito ou policial poderá solicitar o documento. Se você não o apresentar, poderá receber uma multa e terá muita dor de cabeça.
A boa notícia é que a PID é um documento super simples de ser feito. Você pode fazer direto no DETRAN da sua cidade (alguns estados possuem pedido online) ou mais fácil ainda: através do site carteirainternacional.org, do Automóvel Clube Brasileiro (ACBr), a única entidade civil autorizada a emitir a PID no Brasil além dos DETRANs.
Tanto eu quanto a Sofia (e mais de 200 leitores aqui do blog) já emitimos a PID com eles e o processo é 100% online, confiável, seguro e com um preço fixo para todo o Brasil de R$195 + frete, não importa onde sua CNH esteja registrada.
Bem mais barato e rápido que o processo no DETRAN de São Paulo, por exemplo, que cobra mais de R$300 pelo mesmo documento.
É bom ressaltar, porém, que a permissão internacional não substitui a sua habilitação nacional. Então lembre-se sempre de carregar os dois documentos para evitar problemas (além do seu passaporte).
Não dê bobeira e peça já a sua PID online.
Leia também: Preciso de PID para dirigir na Itália?
Onde alugar carro na Itália? Em quais destinos na Itália o carro é indispensável?
A tabela a seguir mostra os destinos/rotas na Itália onde o carro é útil e pode até ser indispensável.
Da mesma maneira, como eu já citei anteriormente, em alguns destinos, o carro alugado pode acabar atrapalhando mais do que ajudando. Por isso é bom desenhar o seu roteiro no país antes de qualquer decisão. Fica a dica.
DESTINOS / ROTAS NA ITÁLIA 🇮🇹 |
PRECISO DE CARRO PARA CONHECER? |
✅ | |
⛔ | |
✅ | |
✅ | |
✅ | |
✅ | |
✅ | |
⛔ | |
✅ | |
✅ |
3 dicas para economizar com aluguel de carro na Itália
1. Use um comparador online
Usar o comparador online da Rentcars é a maneira mais fácil e prática para alugar carros baratos na Itália. Use os filtros da plataforma e ordene as ofertas para reservar o carro ideal para a sua viagem com pagamento em real, sem cobrança de IOF, em até 12 vezes sem juros. Faça já uma cotação grátis.
2. Reserve com antecedência
Outra boa dica é reservar o carro com a maior antecedência possível. NUNCA deixe para alugar um carro direto no balcão do aeroporto. Aproveite que você pode alterar ou cancelar a sua reserva sem custo até 24 horas antes do horário de retirada do carro reservando pelo site da Rentcars.
3. Economize com extras
Ao invés de alugar um GPS e pagar um valor extra pelo aparelho, compre um chip com acesso a internet ou usando um mapa offline direto no seu celular.
Quais são as melhores locadoras de carro na Itália?
Já que você decidiu e vai alugar carro na Itália, é preciso saber que as empresas líderes do mercado de aluguel de carros na Europa, que são mais populares na Itália, são: National, Sixt, Europcar, Hertz, Alamo e Enterprise.
A maioria das grandes empresas dispõe de ótimas plataformas de reserva online próprias. Mas para economizar tempo e dinheiro, use o comparador online da Rentcars.
As empresas locais menores oferecem melhor preço, mas nem tanta confiança. Eu recomendo que você invista na sua segurança e reserve seu aluguel de carro com uma empresa maior e mais confiável, principalmente se for um aluguel de longo prazo.
Qual modelo de carros para alugar?
Escolher a categoria e tipo de carro para se locomover na Itália depende muito do seu perfil de viajante.
A tarifa do aluguel de um carro mini ou compactos é menor que o preço de um SUV ou carro de luxo, com a vantagem da economia de combustível por serem mais econômicos.
Porém, se você está viajando em família ou com um grupo de amigos, vale a pena investir no aluguel de carros grandes, com maior capacidade para passageiros e malas. Não se esqueça das malas, hein?!
Algumas categorias de carros, são: Mini, Econômico, Compacto, Intermediário, SUV e Minivan.
Quanto custa alugar um carro na Itália?
Os valores do aluguel de um carro na Itália variam de acordo com uma série de fatores, como: locadora e modelo de veículo escolhido, época do ano e período de locação, o local de retirada e de devolução e a idade do motorista.
Nas tabelas a seguir, você vê uma simulação de aluguel de carro em dois destinos importantes na Itália, onde vale a pena alugar carro.
Faça uma cotação grátis para a sua viagem →
Dicas para alugar carros de luxo na Itália: é possível realizar esse sonho!
Agora, se o seu sonho é poder alugar um carro pra dirigir pelas estradas italianas com luxo, saiba que é possível alugar um Lexus, BMW ou Alfa Romeo e até mesmo uma Lamborghini ou uma Ferrari. Partiu?
Valor caução: bloqueio de garantia no cartão de crédito pela locadora de carro na Itália
Outra dúvida frequente que recebo por aqui é sobre a famosa caução, que nada mais é que uma garantia de determinado valor, que será bloqueado no seu cartão de crédito na hora de retirar o carro na locadora.
Esse valor ficará bloqueado durante o período da locação e após a devolução do carro, será estornado.
O valor caução varia de acordo com a empresa de aluguel que você escolher e depende também da categoria do carro. Por isso é importante, que além de desbloquear o seu cartão de crédito antes da viagem, você tenha limite disponível incluindo a garantia.
No site da Rentcars, você pode se informar sobre os valores.
Locação de carro na Itália: é possível reservar um aluguel com devolução do carro alugado em outra cidade?
Além de retirar e devolver o carro no mesmo lugar, é possível reservar um aluguel retirando o veículo em uma cidade e devolvendo em outra.
Usando o site da Rentcars, basta apenas marcar a opção (“Devolver em outra cidade”). O valor total já incluirá a taxa de retorno, que geralmente custa cerca de € 100.
Lembre-se também que se você pegou o carro com tanque cheio, deve devolver o carro com o tanque cheio.
Precisa contratar seguro de aluguel do carro na Itália?
SIM. Com todas as letras maiúsculas, SIM. E te digo isso por experiência própria. Já passei por diversas situações com carro alugado que foram amenizadas pelo bom seguro que sempre contrato.
A lei italiana exige que o seguro CDW (Collision Damage Waiver) seja automaticamente incluído na tarifa do aluguel e por isso, as tarifas no site da Rentcars já possuem esse seguro básico que cobre roubo, danos ao veículo e a terceiros.
Porém, esse seguro é muito básico e não oferece coberturas importantes para acessórios, pneus, rodas e suspensões danificadas por buracos ou guias, riscos ou amassados e trincos no para-brisa, espelhos e janelas.
Caso você tenha algum problema dessa natureza, terá que pagar o conserto do próprio bolso, além da taxa diária cobrada pela locadora já que o carro ficará na oficina.
É por isso que eu prefiro fazer um seguro mais completo, que me garante mais cobertura e franquia zero em caso de qualquer ocorrência. E apesar de encarecer um pouco o aluguel, o seguro mais completo me deixa 100% protegida em caso de qualquer problema.
Existem 3 maneiras para fazer um seguro mais completo do veículo alugado na Itália:
Ofertas de aluguel de carro barato na Itália
Para alugar um carro muito barato na Itália a partir de R $ 80, use o site da Rentcars. Eu uso e recomendo! Além dos menores preços e melhores condições, você pode alterar ou cancelar a sua reserva sem multa.
Seguro viagem Europa também é obrigatório
Além do seguro do carro alugado, que só cobre danos do próprio carro, é obrigatório contratar um seguro viagem antes de embarcar em uma viagem para a Itália e outros países da Europa signatários do Tratado de Schengen.
Uma boa dica para economizar é usar a Seguros Promo ou a Real Seguros para comparar planos de seguradoras diferentes em uma única plataforma, com pagamento em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito ou desconto no PIX e boleto.
Aproveite e faça uma cotação grátis para ganhar até 20% de desconto na contratação do seu seguro viagem para Itália obrigatório.
Leia também: Seguro viagem para Itália é obrigatório. Mas qual é o melhor?
Outras dicas de onde alugar um carro barato na Itália
Existem muitos comparadores de preços de locadoras de veículos que você pode usar para alugar carro na Itália, mas por experiência própria, recomendo apenas esses dois: Rentcars e Orbitz.
Tive problemas sérios com um parceiro da RentalCars durante uma viagem para o Marrocos e por isso não recomendo mais os serviços deles.
Você pode usar o cartão Nomad ou o cartão Wise para fazer o pagamento no Orbitz. Dessa maneira, você economiza ainda mais na conversão, já que ambas as contas internacionais usam a cotação comercial do dólar e cobram menos de 2% de IOF as transações.
Vale a pena abrir uma conta gratuita.
Leia também: Abra sua conta Nomad gratuita e ganhe até R$100 de presente na primeira remessa
Dicas para dirigir na Itália
Não é tão difícil assim dirigir na Itália, sabia?! Na minha opinião, quem dirige em uma grande cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro, está totalmente preparado para enfrentar o trânsito italiano.
A seguir, você encontra algumas dicas práticas para se virar na direção e planejar sua viagem com toda a segurança que ela merece.
» Regras de trânsito
As regras de trânsito italianas são bem parecidas com as brasileiras.
- Cintos de segurança são obrigatórios para todos os passageiros nos bancos dianteiros e traseiros do veículo;
- Os faróis devem estar acesos fora das áreas urbanas (eu recomendo deixá-los acesos sempre para não ter perigo de esquecer);
- É proibido virar à direita com o sinal vermelho;
- É proibido usar ou segurar o celular enquanto você dirige (mas você pode configurar o viva-voz);
- O limite de álcool na Itália é de 0,05%. Ou seja, nada de tomar um vinhozinho e dirigir depois. Combine com antecedência quem será o motorista da rodada ou leve o vinho de volta para seu hotel.
É importante também, ter atenção ao limite de velocidade e às placas indicativas dentro e fora das cidades. Dependendo do tipo de via, o limite de velocidade muda.
Em rodovias, por exemplo, a velocidade máxima permitida é 110km/h. Em vias urbanas, 50km/h e nas Autoestradas, 130km/h. Com chuva, neve ou neblina, a velocidade deve ser reduzida.
» Cadeirinha para transporte de crianças é obrigatória
Segundo Artigo 172 do Código de Trânsito Italiano, crianças menores de 12 anos e com menos de 1.50 cm devem usar a cadeirinha ou assento elevatório apropriado para sua altura e peso.
A cadeirinha também deve estar voltada para trás até que a criança tenha pelo menos 15 meses de idade.
O não cumprimento dessa lei pode gerar uma multa de € 70 a € 285.
Não dê bobeira e reserve a cadeirinha (‘seggiolino‘) direto na locadora, logo que você fizer a reserva do carro. Informe a idade e peso da criança e peça para que já deixem a cadeirinha instalada no veículo na hora da retirada.
» ZTL: Zona Traffico Limitato
É muito importante também se atentar para as ZTL (‘Zona Traffico Limitato’), ou Zona de Tráfego Limitado geralmente presentes nos centros históricos das cidades italianas, como Florença, Roma e Treviso.
O acesso de carros dentro dos limites da ZTL é restrito para residentes identificados ou vale em determinados horários. Informe-se para não ser multado, coisa facílima de acontecer na Itália.
O valor da multa varia de € 80 e € 300, dependendo da cidade em que você está dirigindo.
O aplicativo Waze possui uma opção para avisar sobre os limites da ZTL, mas é bom sempre ficar de olho nas placas.
E se meu hotel estiver localizado dentro de uma ZTL?
Se isso ocorrer, entre em contato com o seu hotel e informe a placa do seu veículo alugado, para que ela seja registrada pelas autoridades locais durante a sua estadia.
Geralmente este é um serviço incluso no valor do estacionamento, mas tem que ser combinado com a hospedagem antes de chegar.
» As Autostradas e os pedágios na Itália
As Autostradas são as grandes rodovias que cortam a Itália de norte a sul. Elas possuem pedágios e são nomeadas sempre com a letra ‘A’ seguida por um número, como A1 (a ‘Autostrada del Sole’ entre Milão e Nápoles), A14 (Autostrada Adriatica entre Bolonha e Taranto) e A35 (Autostrada BrebreMi, entre Milão e Bréscia).
As placas sinalizando as Autostradas são sempre verdes. Não tem erro!
Os pedágios italianos são cobrados por trajeto e funcionam da seguinte maneira: ao entrar numa Autostrada, você para na cabine e pega um ticket de papel (biglietto). Ao sair, você paga um valor que é calculado a partir do seu ponto de partida.
Você deverá fazer o pagamento com dinheiro ou cartão de crédito já que o Telepass, sistema automático para pagamento de pedágio, não está mais disponível para veículos de aluguel.
Fique atento às placas na chegada ao pedágio para entrar na fila certa. Algumas cabines têm atendentes (placa com a mãozinha segurando as notas) e outras são auto-serviço. Ou seja, você deposita o dinheiro na máquina e recebe o troco.
Se tiver algum problema, pressione o botão de ajuda para obter assistência.
Para planejar tudo com antecedência, use o site Autostrade per l’Italia para calcular os valores aproximados de pedágio a partir de um ponto de partida e de chegada.
» Como abastecer o carro na Itália e qual é o preço do combustível no país
Muitos postos de combustível na Itália funcionam 24 horas, e é mais comum que funcionem no esquema self-service (fai da te, em italiano). Ou seja, você abastece o carro e usa máquinas de autoatendimento para fazer o pagamento com dinheiro ou cartão de crédito.
Os valores do litro de gasolina (benzina) ou diesel (gasolio) também variam de acordo com o modo de abastecimento. No self-service, a gasolina geralmente é mais barata do que quando você conta com a ajuda do frentista para abastecer o veículo (servito).
O preço médio do litro da gasolina na Itália e abril de 2023 foi cerca de € 1,873. Você pode conferir os valores atualizados pelo site do governo italiano.
» Estacionamento na Itália
É relativamente fácil encontrar estacionamentos públicos e privados nas cidades italianas.
Geralmente, as vagas marcadas com azul indicam estacionamentos pagos. Vá até o parquímetro e faça o pagamento correspondente à quantidade de tempo que você desejar. Se for preciso, você deverá deixar o recibo do estacionamento exposto no para-brisas dentro do carro.
Recomendo também tirar uma foto da placa do carro alugado para ter sempre com você caso seja necessário digitá-la no parquímetro.
Vagas marcadas com a cor branca geralmente são gratuitas e amarelas são reservadas para pessoas com deficiência ou ônibus. Leia as instruções das placas sinalizadoras com atenção antes de deixar o carro.
Talvez, em algum momento da viagem, seja preciso usar o disco de estacionamento, um dispositivo que geralmente vem colado para-brisas (do lado do motorista) e é usado para sinalizar a hora de início do estacionamento.
Mova o disco para mostrar a hora em que você chegou. As placas próximas informam por quanto tempo você pode estacionar naquele espaço.
É importante também NUNCA estacionar em frente a garagens ou áreas de embarque de ônibus ou táxis. O sinal de ‘Passo Carrabile’, indica entrada e saída de veículos e você não deve estacionar ali.
Outra coisa importante é ter atenção a seus pertences. Evite deixar malas ou qualquer outro objetos à mostra dentro do carro. Eu mesma passei por uma tentativa de arrombamento do carro que aluguei e não recomendo.
» Multas e radares na Itália
Os limites de velocidade nas estradas italianas são normalmente controlados pelo Autovelox, um tipo de radar fixo que fotografa seu carro quando você ultrapassa a velocidade limite da via, com margem de 5%.
Ou seja, se o limite de velocidade for 130 km/h, você receberá a multa se ultrapassar 136 km/h.
Outro sistema utilizado nas Autostradas para controle de velocidade de veículos é o Il Tutor, introduzido no país em 2018.
Ele fotografa a placa do seu veículo no ponto A e no ponto B e calcula a média de sua velocidade entre os dois pontos. E se ela for maior que o limite da estrada, você será multado.
O sistema funciona de noite, na chuva, com neblina e visibilidade reduzida e é capaz de distinguir o tipo de veículo. Tenha atenção!
» Uso obrigatório de correntes no inverno
Se você for viajar no inverno (de dezembro a março), lembre-se de que em alguns locais da Itália, o uso de correntes nos pneus do carro é obrigatório.
É preciso se informar com a empresa que realizará o aluguel do carro quanto a isso. Já que cada uma tem uma política diferente em relação ao assunto.
» É permitido fazer viagens para outros países da Europa com o carro alugado?
Em hipótese nenhuma faça uma viagem para outro país europeu com o carro alugado sem consultar a locadora para saber se é permitido. Em muitos casos, não é.
Quer ter internet ilimitada na sua viagem?
Comprar um chip internacional é uma das coisas que eu não abro mão nas minhas viagens e a recomendação é comprar com a America Chip, que oferece o melhor custo-benefício do Brasil, com opções que incluem ligações e 4g ilimitados.
Faz muita diferença ter acesso constante ao GPS, WhatsApp e outros aplicativos.
Leia também: Você já conhece o eSIM, o chip virtual para viagens internacionais?
Perguntas frequentes sobre aluguel de carro na Itália
Leia mais dicas de viagem na Itália e roteiros de carro no país
- Quer alugar um carro na Europa com o menor preço?
- Precisa de PID na Itália? Resolva todas as suas dúvidas
- Hospedagem na Itália com até 50% de desconto
- Regras e requisitos para uma viagem para Itália em 2023
- Qual é o melhor seguro viagem para Itália?
- Lago di Garda: guia completo e roteiro de 2 a 5 dias
- Onde ficar em Florença: as melhores dicas de 2023
- Roteiro de 10 dias de viagem na Itália