Onde comprar passagem de trem na Europa (mais barato) em 2024

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Você começou a planejar uma viagem para o velho continente e não sabe onde comprar passagem de trem na Europa?! Pois eu já te digo: antes de mais nada, faça uma cotação no site da Omio.

A plataforma tem mais de 1.000 parceiros de transporte, entre voos, ferries (balsas), transfer, ônibus e trem com os melhores preços e a facilidade de fazer tudo online e levar o bilhete no próprio celular.

Dicas para comprar passagem de trem na Europa mais barato

Sei que andar de trem pode ser um pouco assustador e talvez você nem saiba por onde começar, por ser algo fora da nossa realidade aqui no Brasil, mas não se preocupe! Eu também me senti assim e estou aqui justamente para desmistificar e resolver todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Veja tudo o que você precisa saber sobre passagens de trem em uma viagem pela Europa e viaje com segurança para se virar em toda e qualquer situação.



Omio: o melhor site para comprar passagens de trem na Europa

Pela minha experiência, a melhor dica para comprar todos os percursos de trem ou ônibus na Europa é o site ou app da Omio, uma plataforma de viagens essencial para todo e qualquer viajante com planos de se aventurar pelo velho continente.

Através de uma ferramenta online simples e fácil de usar, é possível pesquisar e comprar bilhetes de vários meios de transporte (trem, ônibus e avião) para diversos destinos na Europa.

Dica para comprar passagem de trem na Europa mais baratoPelo site, você consegue ter um panorama geral das empresas que operam trens, ônibus ou voos (inclusive low cost) em determinado trajeto e horário, além do valores das passagens.

E a partir desse comparativo, você pode escolher a melhor opção para a sua viagem, comprando comprar diretamente através do site ou app Omio (opção que eu sempre prefiro) ou ir até o próprio site da companhia.


<strong>Leia mais sobre a história da Omio</strong>

A Omio foi criada depois que o seu fundador Naren Shaam, embarcou em um mochilão pela Europa lá em 2010 e teve muita dificuldade em planejar o melhor percurso e encontrar passagens de ônibus e trem com um bom preço para viajar entre as cidades que ele queria conhecer.

Ao voltar de viagem, Narem largou o emprego no setor das finanças em Nova Iorque e mudou-se para Berlim para criar a GOEURO, que depois de uma mudança de marca passou a se chamar Omio.

A empresa cresceu tanto, que hoje em dia tem mais de 300 colaboradores, de mais de 50 países diferentes, que trabalham em escritórios em Berlim, Praga, Pequim, Londres e Nova Iorque e está comprometida em tornar as viagens mais sustentáveis, incentivando seus usuários a escolher opções de transporte mais ecológicas.


Como funciona a Omio?

A Omio tem um poderoso comparador online de passagens de ônibus, trem e avião na Europa, EUA e Canadá. Com ele, você tem uma comparação clara das opções de transporte disponíveis de uma cidade A para B e vice-versa.

Quem é leitor do Tô Pensando em Viajar já sabe que eu sou uma entusiasta dos comparadores online. Uso e recomendo essas ferramentas e acho que são excelentes opções para economizar tempo e dinheiro no planejamento de viagens internacionais.

Eu uso comparadores e agregadores de ofertas durante o planejamento de praticamente todas as minhas viagens, para a contração de diversos serviços e acho que vale muito a pena.

Veja alguns deles:


Tutorial de como pesquisar por passagens de trem no site Omio

Ao acessar o site ou aplicativo da Omio, você terá acesso a ofertas de diferentes operadoras de transporte e poderá compará-las para escolher aquela que tem melhor custo-benefício para a sua viagem (inclusive comparando diferentes horários).

Como o foco desse post é comprar passagens as passagens de trem na Europa, vamos nos concentrar nisso. Mas você também pode usar essas dicas para as outras opções de transporte disponíveis no site da Omio.

Vou te mostrar passo-a-passo como você vai ter que fazer para pesquisar e encontrar a melhor opção para sua viagem de trem pela Europa, seja ela em trens regionais, trens noturnos, na primeira ou segunda classe.

<strong>1. Acesse o site e mude o idioma para português</strong>

Abra o aplicativo ou acesso o site da Omio e se preferir, use a versão em português (de Portugal). Na minha opinião, essa versão pode apresentar algumas falhas. E como o site é gringo, acessá-lo em inglês é o ideal. Mas a escolha é sua.

Como mudar o idioma do site Omio

<strong>2. Insira as informações básicas da sua viagem</strong>

Insira os dados da sua viagem: cidade de partida e cidade de destino, data da viagem, número de viajantes (e suas respectivas idades).

Ao digitar o nome da cidade, é importante também ficar de olho na estação ferroviária de onde o trem parte e onde chega. É muito comum que cidades europeias tenham duas ou mais estações em diferentes regiões.

É possível comprar apenas um trecho da viagem ou ida e volta junto.

<strong>3. Selecione opções de horários e preços</strong>

Na próxima tela, você verá o resultado da busca para as três categorias de transporte: Comboios (trens), Autocarros (ônibus) e voos. Escolha o que for melhor para você e siga adiante para finalizar a compra.

Use os filtros para encontrar a melhor opção para a sua viagem. Uma dica pessoal minha é que eu sempre tento priorizar viagens diretas (sem paragens) para minimizar os transtornos das paradas. Mas nem sempre isso é possível.

Tipos de transporte no site Omio

<strong>4. Selecione a classe, tarifa e a reserva de lugar e informe os dados do passageiro ou passageiros</strong>

Nessa tela, você deve selecionar se quer viajar em 1ª ou 2ª classe, a categoria da tarifa e se você deseja fazer a reserva de lugar, um assunto que merece um tópico específico só para ele.

Siga para a próxima etapa para informar os dados dos passageiros e se quiser, crie uma conta Omio para realizar reservas mais rápidas.

Processo de compra de passagens de trem na Europa

<strong>6. Insira as informações de pagamento</strong>

Finalize a compra inserindo as informações do pagamento. Uma boa dica é usar o cartão de uma conta internacional gratuita como a conta Nomad e conta Wise para pagar, já que o site irá gerar uma compra em euro.

<strong>7. Receba o bilhete de trem eletrônico</strong>

Depois do pagamento confirmado, você receberá o bilhete de trem eletrônico no seu e.mail de cadastro.

E atenção! Você nem precisa imprimir sua passagem. Basta fazer a compra e apresentar o bilhete guardado no app no seu celular.


Use um cartão internacional para comprar os bilhetes ou passes de trem na Europa e economize na conversão!

As duas melhores contas internacionais gratuitas para usar na Europa, são a conta Nomad e a conta multimoedas Wise. Ambas oferecem um cartão de débito internacional gratuito, com a melhor taxa de conversão do mercado. Uma economia de até 10% quando comparamos com o uso do cartão de crédito brasileiro no exterior.


Leia também: Saiba tudo sobre a conta Nomad e ganhe até R$100 de presente na primeira remessa


Outras maneiras para comprar a passagem de trem: usar o sites das empresas e na estação de trem

Apesar das estações de trem mais bonitas do mundo estarem localizadas na Europa. Você não precisa perder tempo da sua preciosa viagem para ir até a bilheteria da estação comprar seu bilhete de trem, né?!

Hoje em dia, praticamente todas as empresas de trem na Europa possuem sua próprias páginas de venda de passagem online e é muito mais prático e barato comprar assim, com antecedência.

Vale a pena conferir passagens no site da Omio também, viu?!


Vantagens de viajar de trem na Europa

Como a rede ferroviária europeia é a mais extensa do mundo, ela facilita a conexão entre diferentes cidades europeias. de maneira segura, rápida e

Viajar de trem na Europa é um meio de transporte prático tanto para turistas quanto para moradores locais. Além disso, é seguro, rápido e mais sustentável que as viagens aéreas, por exemplo.

A seguir, preparei um resumo com as vantagens e desvantagens de usar o trem na Europa.

✅ VANTAGENS ⛔ DESVANTAGENS
  • Eficiência: os trens são um meio de transporte eficiente e pontual, com horários bem definidos e poucos atrasos;
  • Segurança: viajar de trem na Europa é muito mais seguro do que a maioria dos outros modos de transporte;
  • Paisagens: ir de trem na Europa significa aproveitar a vista, tornando a viagem mais interessante e agradável;
  • Economia: em alguns casos, viajar de trem na Europa pode ser mais econômico do que de avião, por exemplo;
  • Redução da pegada de carbono: viajar de trem é uma solução mais ecológica para explorar vários países da Europa.
  • Limitações geográficas: nem todas as cidades e vilarejos da Europa são acessíveis por trem;
  • Preços instáveis: em alguns casos, os preços das passagens de trem podem ser mais caros do que outras opções de transporte. Principalmente se você comprar o bilhete na última hora.
  • Conforto limitado em trens regionais: em trens regionais, os assentos podem ser menos confortáveis e espaçosos do que em trens de alta velocidade. Além disso, esses trens não oferecem reserva de assentos.
  • Mais demorado: Se você contar apenas o tempo de viagem, o trem é, geralmente mais demorado que o avião. Só não se esqueça do tempo de antecedência que você tem que estar no aeroporto por conta das medidas de segurança.

Quais são as melhores empresas de trem na Europa

Veja a seguir, quais são as maiores empresas ferroviárias de importantes países europeus.

<strong>Alemanha </strong>

A Deutsche Bahn é a maior empresa de trens da Alemanha. O FlixTrain é uma mais econômica para alguns destinos no país.

<strong>Áustria </strong>

A Österreichische Bundesbahn (ÖBB) é a principal empresa ferroviário na Áustria. A WESTbahn é a segunda maior e oferece preços mais competitivos principalmente dentro da Áustria.

<strong>Bélgica </strong>

A SNCB é a principal empresa de trens belga, com vagões de 1ª e 2ª classe.

<strong>Espanha </strong>

A Renfe é a principal companhia de trens da Espanha. Ela opera o AVE, trem de alta velocidade, que circula entre as principais cidades espanholas, como Madrid, Barcelona, Valência, Bilbao, entre outras.

<strong>França </strong>

A principal empresa trens na França é a SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français) e tem vários tipos de serviços, desde o trem rápido: o TGV até o Ouigo, trem low cost da França.

<strong>Holanda </strong>

A NS International é a empresa de trens da Holanda.

<strong>Itália </strong>

A Trenitalia e a .Italo são as principais empresas de trem na Itália.

<strong>Portugal </strong>

A Comboios Portugal (CP) é a principal empresa de trens portuguesa e opera junto com a Renfe, o Lusitânia Trenhotel, trem que circula todas as noites entre Madrid e Lisboa, as duas capitais da Península Ibérica.

<strong>Reino Unido </strong>

Existem mais de 25 empresas de trem que operam no Reino Unido. Algumas delas, são: Network Rail, Arriva Trains Wales, c2c Rail Limited, Chiltern Railways, CrossCountry Trains, East Coast trains, East Midlands Trains, Eurostar, First Capital Connect, First Great Western Trains, First Hull Trains, First TransPennine Express, Grand Central, Greater Anglia, Heathrow Connect, Heathrow Express, London Midland, London Overground, Merseyrail, North Yorkshire Moors Railway, Northern Rail, ScotRail, South West Trains, Southeastern, Southern e Virgin Trains.

<strong>República Checa </strong>

A RegioJet e a Leo Express são as principais empresas de trens da República Checa.


Quando vale a pena viajar de trem na Europa?

Viajar de trem é uma excelente maneira de explorar a Europa com mala e mais barato, se você planejar com antecedência.

Durante os meses que morei na Itália, dei preferência às viagens de trem, pois para mim, o acesso a um aeroporto era mais complicado e demorado. Além disso, eu tinha pouca ou nenhuma experiência com viagens de trem e queria acrescentar isso ao meu passaporte de viajante.

Por fim, e não menos importante, viajar de trem é uma solução mais ecológica que viajar de avião. Um investimento para quem pensa em fazer viagens cada vez mais sustentáveis.

De qualquer maneira, principalmente em viagens mais longas, vale a pena também conferior o preço dos voos low cost, que podem te economizar um tempo no destino.

No site da Omio você consegue fazer a comparação entre a viagem de trem e de avião. Vale a pena conferir!


Principais rotas de trem na Europa

Na tabela a seguir, você verá excelentes rotas de viagem de trem na Europa (muito populares) e sua duração, além do nome da empresa responsável pela operação. Veja nossas dicas e comece a planejar a sua viagem.

Rota Distância Duração Média Quem Leva Preço Médio
Roma – Florença 274 km 1h30m Trenitalia, Italo € 20 – € 50
Milão – Veneza 270 km 2h30 Trenitalia, Italo € 20 – € 50
Amsterdã – Paris 431 km 3h20m Thalys € 35 – € 100
Viena – Budapeste 243 km 2h45 ÖBB, RegioJet € 10 – € 30
Viena – Praga 253 km ÖBB, RegioJet 4h € 29 – € 39
Paris – Londres 464 km 2h30m Eurostar € 50 – € 200
Paris – Nice 930 km 5h30m TGV € 50 – € 150
Madrid – Barcelona 621 km 2h30m Renfe € 30 – € 100
Lisboa – Madrid 623 km 10h30 Renfe-SNCF € 43 – € 100
Lisboa – Porto 313 km 2h50 CP – Comboios de Portugal € 9 – € 25
Berlim – Praga
354 km 4h30 Deutsche Bahn, RegioJet € 20 – € 60
Berlim – Munique 623 km 6 Deutsche Bahn, FlixTrain € 29 – € 129
Londres – Edimburgo 632 km 4h30 LNER, Virgin Trains € 20 – € 200
Budapeste – Praga 530 km 7h RegioJet € 10 – € 30
Viena – Veneza 601 km 7h ÖBB € 30 – € 80

Os tipos de trem disponíveis na Europa

Os tipos de trem mais comuns na Europa, são:

  • Trens Regionais

Os trens regionais são o tipo mais comum de trem na Europa. São mais lentos pois param mais vezes, em praticamente todas as pequenas cidades, mas em compensação, são mais baratos.

Em Portugal são os Regional, na Espanha ‘Cercanías’, na França TER, na Itália Regionale, na Alemanha Regionalbahn e no Reino Unido Local.

  • Trens Intermunicipais

Os trens intermunicipais são mais rápidos que os trens regionais e geralmente fazem menos paradas. São uma boa opção para percorrer distâncias maiores e costumam oferecer mais conforto do que os trens regionais.

Em Portugal são chamados de Intercidades, na Espanha Media Distancia, na França Intercités, na Itália e Reino Unido InterCity e na Alemanha Intercity-Express (ICE).

  • Trens de alta velocidade

Os trens de alta velocidade são o tipo de trem mais rápido e caro da Europa. Eles percorrem longas distâncias em altas velocidades (podem atingir até 300 km/h) e oferecem bastante conforto.

São chamados de Intercity-Express (ICE) na Alemanha, AVE na Espanha, TGV na França, Alfa Pendular em Portugal e Frecciarossa e Frecciargento na Itália.


Não perca tempo e faça já uma cotação grátis para a sua viagem


Dicas para aproveitar o deslocamento de trem no seu roteiro de viagem: use um trem noturno

Os trens noturnos são uma ótima opção para economizar uma noite de hospedagem em viagens de longa distância, pois permitem que você durma no trem e acorde no seu destino.

Em Portugal chamam-se “Lusitânia Comboio Hotel”, na Espanha “Trenhotel”, na França “Intercités de Nuit”, na Itália “Intercity Notte”, na Alemanha “City Night Line” e no Reino Unido “Caledonian Sleeper”.

Veja quanto custa uma viagem em trem noturno pela Europa no site Omio.

Viajar com o trem noturno na Europa é uma boa forma de economizar


Reserve assento para embarcar com tranquilidade

Em alguns trens na Europa, além de comprar a passagem, é necessário também fazer reserva de poltrona. Isso é muito comum na maioria dos trens de alta velocidade (tanto em um país quanto entre países) e sempre obrigatório em trens noturnos (taxa varia com o tipo de assento ou acomodação com leito escolhido).

Nos trens regionais, geralmente não é necessário reservar de assento. E se você estiver viajando com orçamento mais apartado, usar esses trens mais lentos que não exigem reservas de assentos pode ser também uma forma de economizar. Quanto vale o seu tempo?

A reserva de lugar pode garantir que você viaje em uma poltrona perto da família, par ou grupo de amigos e reservar um lugar com mesa de apoio (ou na janela) também pode ser uma boa para quem precisa trabalhar um pouco durante o deslocamento de trem.

A tarifa para a reserva de assento varia bastante. Ao comprar sua passagem pelo site da Omio você já vê quanto custa a reserva de lugar na hora e já escolhe seu assento de preferência. Muito fácil!

Como reservar lugar no trem na hora de comprar passagem


Dicas no embarque e desembarque do trem

Outra coisa importante são essas dicas para fazer antes de entrar no trem. É importante chegar com antecedência à estação de trem (30, 45 minutos é mais que suficiente). Ainda mais se você não tem muita esperiência com esse tipo de transporte.

Os trens na Europa são super pontuais e geralmente saem na hora. Com ou sem você. Não dê bobeira!

Estação de trem na Europa

Ao entrar na estação de trem, procure o um quadro com os horários e plataformas e localize o número do trem (e o nome da companhia) no seu bilhete para localizar a plataforma de embarque.

Antes de embarcar, confira a classe do trem, número do vagão e número do seu assento, caso tenha marcado com antecedência. Se não tiver lugar marcado, é só entrar no vagão e na classe certos e ocupar qualquer poltrona livre.

É importante se atentar para qualquer sinalização nas poltronas. Na Alemanha, por exemplo, as poltronas de alguns trens têm um pequeno visor. As poltronas reservadas geralmente mostram o nome do passageiro e o trecho que ele fará.

Já na Itália, eles colocam um papelzinho com o nome do passageiro acima da poltrona reservada.

Outra coisa importante é: mantenha o bilhete impresso ou o e-ticket à mão caso um funcionário solicite para a checagem. Se não tiver, é multa, hein?!

Antes de desembarcar, preste atenção no nome da estação (ou acompanhe o trajeto através de um mapa do Google). Muitas cidades têm mais de uma estação e você pode acabar se confundindo. Prepare-se com antecedência para não esquecer nada.


Bagagem no trem

E como será que funciona a questão das bagagens nas viagens de trem?! Geralmente as companhias de trem na Europa costumam ser mais flexíveis em relação às regras da bagagem do que as companhias aéreas e permitem um item de bagagem por passageiro mais um item menor de bagagem de mão (mochila).

E ao mesmo tempo que não há um limite de peso para a mala, você deve conseguir carregá-la por conta própria para embarcar e desembarcar.

Como funciona a bagagem nos trens da Europa

Dentro do trem, você pode acomodar as suas malas nos compartimento de bagagens no final de cada vagão ou nos compartimentos aéreos perto do seu asssento.


Algumas empresas têm regras mais restritas, por isso é sempre bom conferi-las antes de viajar.


Três dicas para economizar em viagens de trem na Europa: vale a pena comprar a passagem para viagem de trem com antecedência!

1. A principal dica para economizar ao viajar de trem pela Europa é comprar as passagens com antecedência. E isso vale para qualquer trem e qualquer país europeu;

O ideal é reservar com pelo menos um mês de antecedência, pois como o preço das passagens sobe muito de uma semana para a outra, nem a Omio vai fazer o milagre das passagens de trem baratas se você não se planejar e deixar para comprar de última hora;

2. Outra dica é tentar flexibilizar os horários para viajar fora do horário de pico dos trens;

3. Use o site Omio para comprar com antecedência e economizar muito na hora de fazer a compra da sua passagem de trem na Europa.


Vai viajar por toda a Europa? Será que vale comprar um passe de trem como o Eurorail?

Se você pretende conhecer a Europa de trem é bom saber que existem passes como o Eurail ou Interrail (para quem mora na Europa), que permitem viagens em 33 países do continente europeu, com durações que variam de 5 dias a um mês.

Com o Global Pass, você pode fazer um tour de trem pela Europa sem se preocupar em comprar individualmente cada um dos seus bilhetes, tendo mais flexibilidade para viajar.

Você pode comprar agora e viajar em até 11 meses. Não é preciso escolher uma data de início até o começo da sua viagem.

A entrega do passe é feita na hora da compra, de maneira gratuita, através de um aplicativo no celular. O passe também tem substituição gratuita caso você perca seu telefone.

Para comprar, basta escolher o tipo de passe (quantos dias de viagem e qual a validade) e selecionar a categoria correspondente à idade do viajante: Crianças (4 a 11 anos), Jovem (12 a 27 anos), adulto (mais de 28 anos) e sênior (mais de 60 anos).

Além disso, você também pode escolher a classe que você quer viajar.

<strong>Tipos Eurorail Global Pass</strong>
15 dias em 2 meses USD $ 565
4 dias em 1 mês USD $ 281
5 dias em 1 mês USD $ 323
7 dias em 1 mês USD $ 384
10 dias em 2 meses USD $ 459
15 dias USD $ 507
22 dias USD $ 593
1 mês USD $ 767
2 meses USD $ 837
3 meses USD $ 1032

A plataforma Omio oferece bilhetes para trem e ônibus

A Omio é um site e app que também permite com que você compare os valores e horários dos itinerários de trem com os de ônibus (e de voos low cost) em uma mesma plataforma. Isso facilita muito porque a gente não tem que ficar pulando de site em site.

O ônibus é outra excelente forma de viajar pela Europa. Os valores das passagens de ônibus são mais estáveis que os do trem. Ou seja, não precisa de tanta antecedência para comprar o bilhete.

Se você tem mais tempo na viagem, acho que vale a pena comparar as duas formas de transporte.


Conclusão e perguntas frequentes sobre como comprar passagem de trem na Europa

<strong>Qual é o melhor site para comprar passagens de trem na Europa?</strong>

O site Omio é a melhor opção para quem vai comprar passagens de trem na Europa. Saiba mais sobre ele.

<strong>Quanto tempo antes comprar passagem de trem na Europa?</strong>

O ideal é reservar com pelo menos um mês de antecedência, pois como o preço das passagens sobe muito de uma semana para a outra, nem a Omio vai fazer o milagre das passagens de trem baratas se você não se planejar e deixar para comprar de última hora. Saiba mais.

<strong>É difícil viajar de trem na Europa?</strong>

Viajar de trem na Europa é muito simples. Existem trens de alta velocidade, alguns panorâmicos, você pode comprar sua passagem online, pode chegar na estação com menos antecedência que no aeroporto e é geralmente mais em conta do que comprar uma passagem aérea. Saiba mais.

<strong>Quanto custa uma passagem de trem na Europa?</strong>

O valor depende muito do trecho da viagem que você quer fazer, do horário do trem e também da antecedência que você compra a sua passagem. Quanto mais perto da data de viajar, mais caro fica. Confira as principais rotas de trem na Europa e seus valores.

<strong>Quais países da Europa dá para fazer de trem?</strong>

É possível explorar diversos países europeus de trem, como França e Itália, Alemanha, Áustria, Espanha, Portugal e muitos outros. Confira as principais rotas de trem na Europa.

<strong>O que é Omio?</strong>

A Omio é um site ou aplicativo simples e fácil de usar para comprar bilhetes de vários meios de transporte (trem, ônibus e avião) para diversos destinos na Europa mais barato e mais fácil. Saiba mais.


Mais dicas para viajar pela Europa 


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Excelentes informações.
    Irei ficar seis meses na Espanha para um pós doutorado e pretendo utilizar trem para conhecer o máximo de coisas possível.
    Favoritando sua página aqui. 😊

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM