Procurando o que fazer em Salvador? A capital baiana é destino certo para quem curte cultura, história, ótima gastronomia e praias lindas, é claro! Salvador tem uma beleza única e muito axé.

Você terá muito o que visitar em Salvador, são muitos os pontos turísticos e as atrações culturais da cidade. Para te ajudar reuni neste post algumas super dicas, com direito a mapa interativo para você não se perder!

O que fazer em Salvador: passeio no Pelourinho


Encontre ofertas de passagem aérea para Salvador


Qual é a melhor época para ir a Salvador?

A melhor época para ir a Salvador, pensando em clima, é de setembro a fevereiro, quando a incidência de chuva é menor e as temperaturas mais quentes.

Se você quiser fugir do agito e dos preços mais altos das férias de verão e do carnaval, aconselho a programar a sua viagem entre setembro e a primeira quinzena de dezembro. Agora, se quer calorzão e agito os meses de janeiro e fevereiro são ótimos para você!

Evite viajar para Salvador de abril a julho, pois chove muito, principalmente nos meses de abril e maio. Muita chuva pode atrapalhar a sua viagem, já que a maior parte das atrações de Salvador são ao ar livre.

Onde ficar em Salvador

As melhores regiões para se hospedar em Salvador são: Rio Vermelho, Barra-Ondina, Pelourinho e Itapuã, essa última um pouco mais afastada do centro mas perto das melhores praias e da saída para o litoral norte.

No Rio Vermelho, duas ótimas opções são o Ibis (★ 8.3) e o Mercure (★ 8.6), eles são vizinhos e ficam na rua Fonte do Boi, que tem boas opções de restaurantes e barzinhos.

Se você quer se hospedar com charme e elegância, que tal o Fera Palace Hotel (★ 8.4) no centro histórico de Salvador?

Nos hospedamos no Vila Galé Salvador e contamos tudo para você!

No geral, a cidade tem uma ótima rede hoteleira, com opções para todos os gostos e bolsos. Fizemos um guia completo com as melhores dicas de onde ficar em Salvador, incluindo os hotéis onde já nos hospedamos. Escolha a melhor opção para você!

Como se locomover em Salvador

Uma boa dica para quem quer passear em Salvador é alugar um carro. Apesar da cidade ser grande e do trânsito ser chatinho em determinados horários, o carro te dará liberdade para aproveitar ao máximo a cidade e as ótimas praias mais afastadas do centro.

Uma dica para economizar no aluguel de carro é usar um comparador online para pesquisar várias locadoras diferentes e encontrar o melhor preço e melhor condição para você. Nós usamos e recomendamos a Rentcars.

Se você não estiver a fim de dirigir, pode usar os aplicativos de transporte, como o Uber, para passear por Salvador. Ou uma opção com mais comodidade? Você pode contratar um passeio privado pela cidade, com direito a guia e transporte.

Seguem algumas sugestões de passeios em Salvador:

O que fazer em Salvador: passeios clássicos

Não teria como falar sobre o que fazer em Salvador sem citar alguns passeios clássicos obrigatórios para quem visita a cidade. Ainda mais se for a sua primeira vez na capital baiana.

» Roteiro Cidade Baixa + Cidade Alta

Comece pela cidade baixa, visite o Mercado Modelo que abriga diversas lojas de artesanato, temperos, roupas, pedras e muito mais. Se você estiver de carro deixe-o em um dos estacionamentos no entorno do mercado.

Mercado Modelo em Salvador, Bahia

O Mercado Modelo é um bom local para comprar aquela lembrancinha de Salvador, com preços mais em conta do que nas lojinhas do Pelô. Vale pechinchar! Prove um caldinho de sururu, servido nos restaurantes que ficam no piso superior do mercado.

Depois de um passeio pelo Mercado Modelo, atravesse a rua em direção ao Elevador Lacerda. Esse é um dos principais cartões postais de Salvador e o elevador urbano mais antigo do mundo.

Elevador Lacerda em Salvador, Bahia

Suba de elevador, pagando 15 centavos, até a cidade alta. Vale tomar um sorvete na Cubana, na saída do elevador, e apreciar a vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos. Difícil vai ser deixar essa vista para trás. Mas o passeio tem que continuar!

Siga em direção à Praça da Sé e percorra a pé, as ruas e ladeiras do Pelourinho. O Pelô é um lugar vibrante, todo colorido, com muitos atrativos, muitos mesmo: lojas de artesanato, restaurantes, galerias, igrejas e espaços culturais. Já adianto que é impossível conhecer tudo em uma única visita.

Pense em incluir dois lugares nesse passeio, a Fundação Casa de Jorge Amado, que guarda importante acervo do escritor baiano. A fundação funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 16h, a entrada custa R$ 5 e às quartas é gratuita.

E se você gosta de fotografia visite a Galeria Pierre Verger, que fica entre o Elevador Lacerda e a entrada para o Pelourinho, tem entrada gratuita e abre de segunda a sábado das 9h às 19h.

Galeria Pierre Verger, no Pelourinho, Salvador

A recomendação principal no Pelô é: ande, observe, registre, tudo da sua maneira. Surpreenda-se.


» Passar uma tarde em Itapuã

A praia de Itapuã, lindamente cantada na canção de Toquinho e Vinícius, é um dos pontos turísticos icônicos de Salvador. Os coqueiros por toda a orla e o Farol de Itapuã dão o charme ao lugar.

Farol de Itapuã, em Salvador, BA

Caminhe pela praia e curta a brisa do mar. Na Praça Vinícius de Moraes tem uma estátua do compositor. Visite também a Casa di Vina, que foi residência do poetinha e de sua amada Gessy Gesse no início dos anos 70.

No largo de Itapuã você pode provar um dos melhores acarajés da cidade, o acarajé da Cira.

Conjugue seu passeio à praia de Itapuã com uma visita à Lagoa do Abaeté, que fica ali próximo. A grande lagoa de água escura cercada por areia branca é mais um cartão postal de Salvador.

Lagoa do Abaeté, em Salvador, Bahia


» Visitar as Igrejas de Salvador

Dizem que em Salvador tem 365 igrejas, uma para cada dia do ano. Como não dá para visitar todas destaco aqui duas delas, que valem uma visita.

Igreja do Senhor do Bonfim

A Igreja do Bonfim é a mais famosa da Bahia, ela atrai muitos fiéis e turistas. Construída no século XVIII, tem interior em estilo neoclássico e fachada em rococó.

Igreja do Bonfim em Salvador, Bahia

O que chama mesmo a atenção são as fitinhas do Senhor Bonfim, coloridas, amarradas nos portões que cercam a igreja. Não deixe de comprar suas fitinhas, amarre uma em seu pulso, dê três nozinhos, um para cada pedido. Boa sorte!

Igreja de São Francisco

No Centro Histórico de Salvador há muitas igrejas que podem ser visitadas mas se você tiver que escolher apenas uma, escolha a Igreja de São Francisco. Ela é toda revestida em ouro, belíssima.

A visita à igreja custa R$ 5 e pode ser feita de segunda a sábado, das 9h às 17h. E aos domingos, das 10h às 15h.


» Comer muito bem!

A culinária baiana é uma das mais gostosas do mundo e em Salvador você come muitíssimo bem.

Um dos restaurantes que mais me impressionou em Salvador e que eu recomendo a todo mundo que vai para a cidade é o Amado, que tem cozinha contemporânea com ingredientes baianos. Sem contar na vista arrasadora da Baía de Todos os Santos.

Amado, um dos melhores restaurantes de Salvador, na Bahia

Estando em Salvador não deixe de comer um bom acarajé. Pra mim, o melhor é o da Cira, mas tem gente que prefere o da Regina, o da Dinha ou outros. Depois me conta, nos comentários, qual foi o seu acarajé favorito.

Experimente também, nessas barracas, o Abará, que é uma versão de acarajé cozido em folha de bananeira, e o Bolinho de Estudante para a sobremesa.

Você já comeu Lambreta? É uma espécie de marisco grande. Ideal para comer na praia, de petisco. Bom demais! Experimente em alguma barraca ou restaurante da orla de Salvador.

Os sorvetes da tradicional Sorveteria da Ribeira são feitos com frutas e ingredientes regionais. Você pode aproveitar para ir nessa sorveteria quando for passear na Ponta de Humaitá ou na Igreja do Bonfim, que ficam perto de lá.

Uma boa Moqueca você come no restaurante Ki-Mukeka, que eu amo e sempre vou. São várias unidades mas sempre fui na de Itapuã.

Minha amiga Liza, soteropolitana apaixonada pela sua cidade, diz que a melhor moqueca você encontra no Bar Recanto da Lua Cheia, que fica na Pedra Furada, que fica entre a Igreja do Bonfim e a Ponta do Humaitá. Já quero provar!


» Praia para banho em Salvador

Praia é o que não falta em Salvador, a cidade tem 50km de praias, mas grande parte delas não são próprias para banho. Aqui estão sugestões das melhores praias de Salvador.

Praias de Stella Maris e do Flamengo

Stella Maris e Flamengo são as melhores praias de Salvador. Elas ficam distantes do centro de Salvador, cerca de 25Km. As praias são lindas, limpas e possuem ótima estrutura.

Praia em Salvador, Bahia

A Praia de Stella Maris têm águas mais tranquilas, ótima para crianças. Já a Praia do Flamengo tem o mar agitado, ideal para os surfistas de plantão.

Praia do Buracão

A Praia do Buracão é uma praia sossegada no bairro do Rio Vermelho, a entrada é pela Rua Barro Vermelho. Ideal para quem quer fugir do agito. Mas tome cuidado porque ali o mar é revolto! Não vacile, fique no raso, não ultrapasse a arrebentação.

Uma dica é aproveitar para ir nessa praia durante a maré baixa, aí você aproveita bem mais. Você pode consultar a tábua de marés de Salvador.

Na Praia do Boqueirão fica o Blue Praia Bar, restaurante que tem uma bela vista para a praia, ótimas opções de comida e bebidas e até camas para você curtir o visual com muita comodidade. Na alta temporada eles oferecem serviço de praia.

Praia do Porto da Barra

Essa praia urbana fica no bairro da Barra, entre o Forte de Santa Maria e o Forte São Diogo. A praia do Porto da Barra é banhada pela Baía de Todos os Santos e é ótima para o banho, pois sua água é tranquila.

É uma praia pequena, com a faixa de areia curta e por isso aos finais de semana e nas férias pode ser bastante concorrida, mas durante a semana vale a pena. Fora que tem uma ótima localização na região central da cidade.


» Conhecer o Farol da Barra

Mais um clássico e não tem como não citá-lo ao darmos dicas de o que visitar em Salvador. O Farol da Barra é o farol mais antigo das Américas, fica no Forte de Santo Antônio, no bairro da Barra. Visite o Forte e também o Museu Náutico da Bahia.

De quebra você pode subir no farol que tem 22 metros de altura, o que garante uma vista incrível. O Farol da Barra fica em um lugar muito bonito e dali é ótimo assistir ao sol cair no mar, sentado no gramado.


» Ver o pôr do sol em Salvador

Salvador é uma cidade de beleza estonteante, de um lado banhada pelo Oceano Atlântico e do outro pela Baía de Todos os Santos.

Pôr do sol em Salvador, Bahia

Se você gosta de assistir ao cair do sol a recomendação é ir cada dia em um lugar diferente para contemplar esse espetáculo. São muitas as opções mas destaco os dois melhores lugares para assistir ao pôr do sol em Salvador: Solar do Unhão e Ponta do Humaitá.

Solar do Unhão

O Solar do Unhão é um complexo arquitetônico, às margens da Baía de Todos os Santos. Dali você terá uma bela visão do cair do sol.

De quebra você pode visitar o Parque das Esculturas, um museu a céu aberto, e o MAM – Museu de Arte Moderna, que sempre tem ótimas exposições. O Solar do Unhão tem entrada gratuita e fica na Avenida do Contorno.

Ponta do Humaitá

Outro lugar para você assistir a um belíssimo pôr do sol em Salvador é na Ponta do Humaitá, que foi recentemente renovada e ficou ainda mais charmosa. De cara para a Baía de Todos os Santos, o lugar tem um visual incrível e é uma ótima dica sobre o que fazer em Salvador.

A Ponta de Humaitá fica na península de Itapagipe, na Cidade Baixa, e reúne, entre outros atrativos, a Igreja de Monte Serrat e o Farol de Humaitá.

Ponta de Humaitá, em Salvador, Bahia

Logo ali perto tem o Forte de Monte Serrat, que também merece uma visita.


» Curtir um carnaval de Salvador

A festa mais popular de Salvador é o carnaval, gente do Brasil e do mundo visita a cidade para cair na folia.

Eu já fui uma foliã animada, cheguei a passar o carnaval em Salvador três anos seguidos (2003, 2004 e 2005), de tanto que amei.

Mas não é só de trio elétrico que vive o carnaval de Salvador, tem também os blocos e cortejos que desfilam pelo centro histórico ao ritmo de percussão e danças afro baianas.

Se você pretende passar o carnaval na capital baiana recomendo conferir a programação oficial no site da Prefeitura de Salvador. É uma experiência única.

O que fazer em Salvador além do óbvio

Depois de cumprir o ‘tem que fazer em Salvador’, resolvi listar também algumas das experiências mais interessantes na cidade!

» Assistir à missa afro no Pelô

Todas as terças-feiras, às 18h, acontece a missa afro na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelô.

Assistir à missa afro é uma experiência de arrepiar. Tudo ali é muito especial: os rituais, os cantos, o som dos atabaques, o sincretismo religioso, a energia que toma conta do lugar.

Missa Afro no Pelourinho, em Salvador

A dica é chegar uns 15 minutos antes do horário para garantir um lugar sentado. A igreja é a azulzinha que fica no largo do Pelourinho, fácil de encontrar.


» Passear por Santo Antônio Além do Carmo

O charmoso bairro do Santo Antônio Além do Carmo, um dos mais antigos de Salvador, merece uma visita. E de preferência na parte da tarde, já conto o porquê.

Comece seu passeio percorrendo as ruas de pedras com casarões seculares coloridos. Aproveite para visitar o Convento do Carmo.

No fim da tarde, e aí vem o motivo de fazer esse passeio de tarde, vá até um café ou bar com vista para a Baía de Todos os Santos e deleite-se com um belíssimo pôr-do-sol. Duas ótimas opções são o Cafélier e o tradicional bar Cruz do Pascoal.

O Cafélier é uma delícia de lugar, tem ótima comida, tanto pratos quanto quitutes para um lanche. Chegue antes do horário do pôr do sol para garantir um bom lugar na varanda.

O bar Cruz do Pascoal é um bar bem descontraído com mesas e cadeiras de plástico, uma ótima pedida para aquela gelada!


» Ir a uma das festas de largo em Salvador

Em Salvador é possível vivenciar o sincretismo religioso durante a realização de inúmeras festas populares que acontecem durante o ano, são as chamadas Festas de Largo.

A primeira do ano é a Lavagem do Bonfim, realizada na segunda quinta-feira após o Dia de Reis (6 de janeiro). A lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim é a segunda maior manifestação popular de Salvador, só perde para o Carnaval.

No dia 2 de fevereiro acontece a Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho. Participar da festa da rainha do mar é uma experiência incrível.

iemanjá em salvador

Nós tivemos a oportunidade de passar três vezes o Dia de Iemanjá em Salvador e eu sempre quero voltar, a energia é inacreditável. A Alessandra contou todos os detalhes neste lindo post.

Além dessas ainda tem a Festa de São Lázaro, no dia 27 de janeiro. Em dezembro, é a vez da Festa de Santa Bárbara, no dia 4, Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, dia 8 e no dia 13 acontece a Festa de Santa Luzia.


» Conhecer a Feira de São Joaquim

A Feira de São Joaquim é a maior feira livre da Bahia. Frequentada pelos moradores da cidade, que fazem suas compras do dia-a-dia ou para as ocasiões especiais.

Lá você encontra os ingredientes dos tradicionais pratos baianos, pimentas de todos os tipos, temperos. Além disso, tem artigos de candomblé e muitos outros itens.

Recomendo levar pra casa uma boa pimenta e a farinha amarelinha baiana, para mim a melhor para fazer farofa.

O que fazer em Salvador com chuva… e com sol

Caso você pegue um dia chuvoso, você terá o que fazer em Salvador pois a cidade tem ótimos museus e espaços de cultura.

Aqui vão mais alguns lugares incríveis em Salvador para quem quer mergulhar na história e cultura da cidade:

  • Casa de  Pierre Verger – Esse é um passeio altamente indicado para os amantes da fotografia e para quem quer conhecer um pouco mais sobre o grande fotógrafo francês, que escolheu viver na Bahia.

Visita à casa de Pierre Verger em Salvador?

A casa onde viveu Pierre Verger é onde fica a sede da Fundação Pierre Verger. Nós a visitamos duas vezes e contamos neste post como é esse lugar.

Dá para emendar essa visita, que é gratuita, com uma ida ao Dique do Tororó, onde ficam as belas esculturas dos orixás.

  • Espaço Carybé de Artes – esse centro tecnológico dedicado ao artista plástico Carybé funciona no interior do Forte de São Diogo. Ele conta com vários recursos de mídia digital e realidade virtual.

Forte São Diogo em Salvador

Esse programa pode ser conjugado com uma visita ao Espaço Pierre Verger da Fotografia, que fica no vizinho Forte de Santa Maria.

O ingresso custa R$ 20 (inteira) e dá acesso aos dois espaços culturais e ainda é possível visitar os dois Fortes. De quebra dá para curtir uma bela vista! Saiba mais sobre esses passeios neste post.

O que fazer em Salvador a noite

» Aproveitar o Rio Vermelho em Salvador Bahia

O bairro do Rio Vermelho é um bairro boêmio de Salvador e altamente recomendado para quem quer curtir a noite soteropolitana.

São muitos os restaurantes e barzinhos espalhados pelo bairro. A rua Fonte do Boi abriga muitos lugares legais.

O agito é garantido no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. É um lugar bem legal para tomar uma cerveja e bater papo. Ali ficam algumas barracas de acarajé e eu sempre recomendo o da Cira.

Outro point do bairro é o antigo Mercado do Peixe do Rio Vermelho. O espaço reúne bares e restaurantes diversificados, com opções para todos os gostos. Lá também rola música ao vivo.

O que fazer perto do aeroporto de Salvador

O aeroporto de Salvador fica distante do centro da cidade, são cerca de 30km. Os pontos turísticos mais próximos do aeroporto são a Lagoa do Abaeté e a Praia de Itapuã aproximadamente uns 10km de distância.

Praia de Itapuã, em Salvador, Bahia

As praias de Stella Maris e do Flamengo ficam a menos de 10km.


Leia também: Hotel Deville Prime Salvador: ótima opção em Itapuã


O que fazer em Salvador sozinha

Visite os pontos turísticos, assista a um belo pôr do sol, vá aos museus e centros culturais. E de quebra aproveite uma praia! Os pontos turísticos principais da cidade são policiados. A noite tome o cuidado que você tomaria em qualquer cidade grande, evite andar a pé.

O que fazer em Salvador no domingo

Receita para um domingo perfeito em Salvador. Vá a praia pela manhã. Almoce um boa moqueca baiana. Visite um dos pontos turísticos da cidade e termine o dia assistindo o pôr do sol no Rio Vermelho e finalize o dia com um acarajé!

O que mais saber sobre Salvador

Salvador foi a primeira capital brasileira. A cidade é riquíssima em história e cultura, além de ter uma natureza privilegiada. As cores, os sabores, as pessoas, o astral… tudo é incrível. Salvador é linda!

Como em toda cidade grande é preciso tomar cuidado ao sair nas ruas de Salvador. Não dê bobeira! Não ande em ruas de pouco movimento, não vacile com seu celular ou câmera fotográfica.

Na maioria dos pontos turísticos de Salvador há policiamento mas esteja sempre atento. Eu nunca tive nenhum problema em minhas muitas idas a Salvador.

O que fazer em Salvador | No Mapa

Confira a lista completa do que fazer em Salvador no mapa interativo a seguir.


Leia também: Como usar o Google My Maps para organizar o seu roteiro de viagem


Leia mais dicas de Salvador


Salve estas dicas no Pinterest

Confira as melhores dicas do que fazer em Salvador, capital da Bahia. Os melhores passeios clássicos e além do óbvio. Com mapa interativo!


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome