Contratar um seguro viagem para Itália deve ser parte essencial no planejamento da sua viagem dos sonhos para o ‘País da Bota‘. Além de ser essencial para sua tranquilidade e para o seu bolso, a contratação de uma apólice de seguro viagem internacional é item obrigatório para sua entrada na Itália e na maioria dos países da Europa.

Qual é o melhor seguro viagem para Itália

Mas não se preocupe! Contratar um seguro viagem para Itália é mais fácil e barato do que você imagina. Neste post vou te dar todas as dicas para você encontrar o melhor seguro internacional para Europa. Contrate a melhor cobertura pelo menor preço e ainda ganhe um descontinho extra para tomar mais gelatos! Combinado?

Não perca tempo e faça já uma cotação grátis.


Leia também: Dicas infalíveis para comprar seguro viagem mais barato


Quais são os documentos necessários para entrar na Itália?

Melhor seguro viagem para Itália

A Itália é um dos destinos europeus mais visitados pelos brasileiros, e não é à toa não. O país tem de tudo um pouco: gastronomia incrível, arte, cultura, patrimônios e lugares históricos, belas praias, montanhas, lagos.

Algumas cidades como Roma, Veneza e Florença estão no topo da lista de desejos de muitos viajantes. Isso sem falar no Lago di Garda, Costa Amalfitana, Cinque Terre. Aiai, tem tanta coisa para conhecer, né?!

A Itália é um dos países signatários do Tratado De Schengen, e por conta disso, viajantes brasileiros não precisam de visto em viagens de até 90 dias.

Por outro lado, você precisa apresentar alguns documentos para entrar na Itália. São eles:

  • Passaporte válido por até 3 meses depois do término da sua viagem
  • Seguro viagem para Itália com cobertura mínima de € 30.000 (seguro Schengen)
  • Passagem aérea de volta para o Brasil
  • Comprovante de hospedagem (reserva de hotel ou carta-convite)
  • Garantia financeira para viagem (o oficial da imigração poderá perguntar quanto de dinheiro você está levando. Pode ser dinheiro em espécie, cartão de crédito, etc)

Encontre promoção de passagens aéreas para a Itália


O que é o Tratado de Schengen?

O Tratado de Shengen é um acordo de livre circulação de pessoas, bens, capital e serviços entre 26 países da Europa. São eles:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda (Países Baixos), Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suiça.

Apesar do visto não ser necessário para viagens curtas, de até 90 dias, todos esses países exigem que os viajantes brasileiros tenham uma apólice de seguro de viagem com cobertura mínima de 30.000 euros.

Qual o melhor seguro viagem para Itália?

O melhor seguro viagem para a Itália é aquele que atende os requisitos minímos de uma viagem para a Europa (apólice com cobertura de, no mínimo 30.000 euros) e que se encaixa nas suas necessidades e orçamento.

Para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem para a sua viagem, vou te mostrar como é fácil contratar uma apólice de seguro viagem online  com antecedência, com uma seguradora brasileira, vou te contar melhor sobre como funciona o seguro viagem do cartão de crédito e também te apresentar o CDAM, um certificado gratuito emitido pelo Ministério da Saúde, que retira a obrigatoriedade de ter uma apólice de seguro viagem para brasileiros visitando a Itália, que sejam contribuintes do INSS.

Quer saber mais?!

Continue lendo, ou navegue por tópicos.

Vale a pena usar o certificado do INSS?

Antes de mais nada, vou começar te apresentando o CDAM, carinhosamente chamado de certificado do INSS. Não sei se você sabe, mas Brasil e Itália possuem um acordo previdenciário que permite que brasileiros contribuintes do INSS entrem na Itália apresentando apenas o CDAM – Certificado de Direito à Assistência Médica, emitido gratuitamente pelo Ministério da Saúde.

Esse documento elimina a obrigatoriedade de apresentar uma apólice de seguro viagem Schengen (com cobertura mínima de 30.000 euros) na imigração italiana e garante atendimento médico grátis a brasileiros nos hospitais públicos na Itália.

Porém, nem tudo são flores. É bom deixar claro que esse certificado do INSS não substitui o seguro viagem e só é válido se a Itália for o seu único destino na Europa. Além disso, o processo para a emissão do CDAM pode ser bem burocrático e requer tempo e esforço, como vou te contar mais pra frente.


1. Contratar seguro viagem para Itália com antecedência com uma segurados brasileira


Contratar um seguro viagem para a Itália online, com uma seguradora brasileira, com antecedência é fácil, prático e rápido. Eu sempre uso um comparador online para encontrar o melhor preço e condição de seguro viagem. Vou mostrar para você como ele funciona e te dar um super cupom de desconto!

Melhor seguro viagem para Itália

Antes de mais nada, é preciso saber que todos os planos de seguro viagem vendidos por seguradoras brasileiras oferecem:

  • Assistência médica e odontológica;
  • Seguro de vida;
  • Traslado de corpo.

Algumas apólices de seguro viagem também têm uma série de proteções extras, como:

  • Seguro de bagagem extraviada;
  • Atraso de bagagem;
  • Reembolso em caso de cancelamento de viagem.

Depois de uma experiência recente, quando tivemos que cancelar uma viagem toda planejada e paga para o México por motivo de morte na família, aprendi a comprar seguro viagem logo depois das passagens aéreas, e com seguro de cancelamento incluso.

Uma segurança a mais. Só quem já passou por isso sabe a dor de cabeça que dá.

» Use um comparador online para economizar

Uma excelente dica para economizar ao contratar um seguro viagem para Itália é usar um comparador online para comparar lado a lado diferentes seguradoras e planos, em uma única plataforma simples e fácil de usar.

Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo. Além de conseguir a melhor cobertura pelo menor preço do mercado, ainda dá pra pagar em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito, ou com desconto no boleto.

Usar o comparador online da Seguros Promo é super simples e prático. Basta acessar o site, selecionar o destino ‘Europa’, as datas de embarque e retorno e seguir as etapas do próprio site. Não tem erro!

Melhor seguro viagem para Itália

Ao selecionar ‘Europa’ no site da Seguros Promo, você vai ver que só aparecem opções que cumprem todos os requisitos do Tratado de Schengen, ou seja: planos com coberturas maiores que 30.000 euros.

Você pode ordenar os planos por melhor custo-benefício ou menor preço e pode selecionar até 4 opções para comparar lado a lado os benefícios de cada um deles. Super prático e rápido!

Melhor seguro viagem para Itália

Para economizar ainda mais, use quantas vezes quiser o cupom de desconto TOPENSANDO05, que te garante um desconto de 5% na compra de qualquer apólice pelo site.

Se você tiver tempo, ganhe mais 5% de desconto pagando via boleto bancário. Faça já uma cotação grátis e encontre a melhor opção de seguro viagem para Itália para você!


» Quais são as melhores seguradoras do Brasil e quanto custa um seguro viagem para Itália?

A Seguros Promo oferece ofertas das maiores e melhores seguradoras do Brasil, como: Travel Ace, Assist Card, GTA, Affinity, Intermac Assistance, Vital Card, Sul América e April Coris.

Em minhas últimas viagens internacionais, contratei o plano AT 60 da Assist Trip, com bom preço, valor de cobertura e ótimas opções de assistência extra. Só para você ter ideia, esse plano oferece cobertura de 60.000 dólares, seguro de cancelamento de viagem e bagagem extraviada, entre outros, por R$13,42 por dia, 3,15 euros.

Se você procura uma opção mais econômica, o plano TA 40 da Travel Ace é a opcão certa para você.

Não deixe para amanhã. Faça já uma cotação de seguro viagem para Itália e encontre o plano ideal para você. Maior cobertura pelo menor preço. Viaje com segurança e tranquilidade.


Precisar de uma ajuda? Leia também: ‘Como escolher o melhor seguro viagem internacional para você’


» E se eu precisar usar o seguro viagem na Itália? Como faço?

Em caso de emergência ou acidente, é só ligar para os telefones disponíveis em sua apólice e siga as orientações da seguradora. Todas as seguradoras listadas no site da Seguros Promo têm atendimento em português 24 horas por dia, 7 dias da semana e aceitam ligação a cobrar do exterior. Não se preocupe!

Se não for possível entrar em contato com a seguradora, você também pode usar procurar assistência médica ou hospitalar por conta própria. É só pedir o reembolso das despesas pagas à seguradora posteriormente.

Melhor seguro viagem para Itália

» Vantagens e desvantagens de comprar um seguro viagem online

A contratação de um seguro viagem com antecedência, ainda no Brasil tem muitas vantagens:

  • O processo é rápido e prático. Você faz tudo online e já sai de casa protegido.
  • Ao contratar um seguro viagem internacional para a Europa, você poderá usá-lo em países diferentes, ótimo para quem vai visitar vários destinos europeus em uma única viagem.
  • Em caso de emergência você pode contar com a seguradora, que te passará o endereço do hospital ou médico mais perto de você ou cuidará para que você receba atendimento no endereço onde esteja.
  • Coberturas extras como cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem, gastos por atraso de voos, assistência jurídica, entre outros
  • Você conta com uma série de descontos e pode parcelar o pagamento em até 12 vezes sem juros.

A grande desvantagem de comprar um seguro viagem particular online é que ele tem um preço, e quanto mais longa for a sua viagem, maior será o valor do seguro. Além disso ele é individual, e cada um da família precisa contratar o seu. Mesmo assim, considero um excelente investimento. Lembra que um seguro viagem para a Europa custa menos de 4 euros por dia por pessoa?! Praticamente um café.

Não perca tempo e faça já uma cotação grátis.

Curta a página do Tô pensando em viajar no Facebook


2. Seguro viagem do cartão de crédito


Alguns cartões de crédito como Visa Platinum e Mastercard Platinum – e categorias superiores – oferecem um seguro viagem internacional que cobre acidentes e emergências médicas.

Para utilizá-lo, basta pagar o valor integral da passagem com o cartão de crédito.

Melhor seguro viagem para Itália

Os valores de cobertura variam de acordo com o tipo do cartão de crédito, e em caso de emergência é só entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber onde ir.

Outra opção é procurar atendimento médico em local licenciado por conta própria, pagar a conta e solicitar o reembolso posteriormente. Só não esqueça de guardar os comprovantes dos gastos, hein?!

É importante salientar, que antes de viajar, você deve ligar na Central de Atendimento do seu cartão e ativar o seguro viagem.

O seguro viagem do cartão de crédito geralmente se estende ao titular do cartão, cônjuge e filhos até 23 anos de idade.

» Vantagens e desvantagens de usar o seguro do cartão de crédito

A grande vantagem desse tipo de seguro viagem é que ele é grátis e se estende ao cônjuge e filhos até 23 anos.

A desvantagem é que a maioria de nós não tem um cartão de crédito Platinum ou superior, né?! As anuidades geralmente são super caras e sempre fico me perguntando se vale o benefício.

Você também não tem um cartão de crédito Platinum?! Então faça como eu: acesse o site da Seguros Promo e faça já uma cotação para contratar o melhor seguro viagem internacional para você pelo menor preço do mercado!


3. CDAM (Certificado de Direito a Assistência Médica) | Seguro viagem Itália INSS


A terceira opção é o CDAM, Certificado de Direito a Assistência Médica, fruto de um acordo previdenciário entre Brasil e Itália que garante atendimento médico gratuito a brasileiros contribuintes do INSS e seus familiares (dependentes e cônjuges) nos hospitais públicos na Itália.

O documento é emitido gratuitamente pelo Ministério da Saúde do Brasil, mas não equivale a um seguro viagem.

Com o CDAM você tem direito a entrar na Itália sem uma apólice de seguro Schengen e ter atendimento médico gratuito na rede pública italiana. Itens disponíveis em uma apólice de um bom seguro viagem, como: repatriação, evacuação sanitária e translado de corpo, além de coberturas extras como extravio de bagagem e atrasos em voos ou cancelamento de viagem não estão cobertos pelo CDAM.


Além da Itália, o acordo também é válido com Portugal e Cabo Verde.


» Vantagens e desvantagens do CDAM

A vantagem é que a emissão do certificado do INSS é gratuita e inclui dependentes. Se você ou algum membro da sua família tiverem qualquer emergência médica na Itália, poderão procurar atendimento em hospitais públicos italianos sem pagar nada. Além disso, com o CDAM, você não precisa apresentar a apólice de seguro viagem obrigatória na imigração italiana, com cobertura de, no mínimo 30.000 euros.

A grande desvantagem é que o processo para emissão do CDAM é trabalhoso e burocrático, e exige atendimento presencial aqui no Brasil, como vou te mostrar mais para frente. Outro ponto é que o CDAM não é para todo mundo.

Para viagens de turismo ou trabalho rápidas, recomendo a praticidade de comprar um seguro viagem online. O CDAM é mais indicado no caso de viagens longas, como para um intecâmbio de estudo ou um trabalho.

Veja a seguir quem pode solicitar o CDAM, quais são os documentos necessários e como é o processo de emissão do certificado.

» Quem pode solicitar o CDAM?

Para solicitar o CDAM em viagens para a Itália, o viajante tem que ser brasileiro e segurado do INSS, e deve estar enquadrado em uma das seguintes categorias:

  • Trabalhadores com carteira de trabalho assinada (CLT)
  • Trabalhadores autônomos que recolham o INSS (Individual/Segurado Especial/Facultativo)
  • Empregador
  • Aposentados e pensionistas do INSS

O benefício também é válido para seus dependentes menores de 21 anos e cônjuges.

» Como obter o CDAM?

Para solicitar o certificado, você deve levar todos os documentos exigidos pessoalmente até um dos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde, localizados nas capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal, nestes endereços.

Caso você não more em uma capital, pode ser representado por outra pessoa através de procuração registrada em cartório.

» Quais são os documentos necessários para a emissão do certificado do INSS?

A lista de documentos necessários para solicidar o CDAM é bem extensa. No caso de viagem para a Itália, o formulário solicitado deverá ser o IB2. Em viagens para Portugal e Cabo Verde, deverá ser solicitado o PB4, com outras exigências.

É bom saber que deverão ser apresentados os documentos originais ou cópias autenticadas para conferência, além de cópias simples de toda a documentação. Planeje-se!

Confira na tabela abaixo os documentos necessários para a emissão do CDAM para cada uma das categorias.

Categoria Documentos

Trabalhadores com carteira de trabalho assinada (CLT)

  • RG;
  • CPF;
  • Passaporte;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho assinada ou contrato de trabalho;
  • Contracheque mais recente (mês anterior ou atual).

Trabalhadores autônomos que recolham o INSS (Individual/Segurado Especial/Facultativo)

  • RG;
  • CPF;
  • Passaporte;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de contribuição previdenciária sem atraso da competência vigente na data da solicitação (GPS – Guia da Previdência Social).

Empregador

  • CPF;
  • Passaporte (cópia e original);
  • Contrato social;
  • Comprovante de pagamento em dia da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e de Informações à Previdência Social (GFIP) vigente na data de solicitação;
  • Documento que contenha o número de inscrição (individual) no INSS (comprovando que este é vinculado ao CNPJ apresentado).
Aposentados
  • CPF;
  • Passaporte;
  • Comprovante de concessão da aposentadoria/pensão;
  • Documento que contenha o número de inscrição do benefício no INSS.
Dependentes
  • Passaporte;
  • Certidão de casamento, se for o caso;
  • Certidão de nascimento dos filhos menores de 21 anos.

A emissão do certificado pode demorar até 5 dias úteis. O documento é válido por 1 ano a partir da data de emissão e pode ser renovado anualmente.

Mas ainda não acabou, hein?! Depois desse processo todo você ainda precisa reconhecer firma em cartório e realizar o apostilamento do documento (Convenção da Apostila da HAIA) , para validação internacional. É mole?!

» O certificado do INSS é gratuito?

Mais ou menos. A emissão do CDAM é. Ela é um direito seu como contribuinte do INSS. Mas mesmo com a emissão grátis, ainda existem alguns gastos envolvidos no processo, como reconhecimento de firma em cartório e apostilamento do documento, cujo valor varia de estado para estado e pode custar até R$100. Isso sem contar o seu tempo, né?! Você sabe o que eles dizem, tempo e dinheiro!

Melhor economizar os dois e fazer uma cotação na Seguros Promo. Sobra mais tempo para planejar a viagem!


Não perca mais tempo e faça já uma cotação grátis


Gostou das dicas?

Tem alguma dúvida, sugestão? Deixa um comentário. Vou adorar saber mais sobre a sua viagem para a Itália!

Leia mais dicas da Itália


Salve essas dicas no Pinterest

Seguro viagem é obrigatório na Itália, mas qual é o melhor?


8 COMENTÁRIOS

  1. Eu gosto da informação valiosa que você fornece em seus artigos.
    Vou marcar seu blog e verificar novamente aqui regularmente.
    Tenho certeza de que serei informada sobre muitos
    coisas novas bem aqui! Boa sorte para a próxima!

  2. Uau, estou indo viajar na próxima semana para Itália e suas dicas foram muito valiosas.
    Gratidão, te desejo uma vida plena e saudável.

  3. Olá, tudo bem? Tenho uma pergunta que pode parecer meio boba, mas estou um pouco confusa e não acho uma resposta específica para isso, então lá vai: ano que vem vou estudar no Japão e estou considerando reservar minhas passagens com conexão em Roma, ida e volta. Mesmo que eu sequer fique mais do que 10hrs ao todo em território italiano, sem sair do aeroporto, ainda preciso fazer o seguro de viagem por conta do Tratado de Schengen?

    No mais, a Itália é linda e um dia quero muito visitá-la.

    Muito obrigada!

    • oi Mariana, tudo bem?! Obrigada pela visita. Olha, eu acho que se você não passar pela imigração para sair do aeroporto o seguro não é necessário não. A exigência é para passar pela imigração. Abraços e ótima viagem!

  4. Adorei as dicas sobre o tema, estou planejando minha primeira viagem internacional e será para Itália e são tantos detalhes, muito obrigada por compartilhar e o fato de ser um poste recente pra mim foi muito bom.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome